sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cesar Filho e Eva Schran participam do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas em Brasília


Na próxima semana, de 28 a 30, o prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho e a vice-prefeita Eva Schran participam do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios fortes, Brasil sustentável. O evento, que acontece em Brasília, é promovido pelo Governo Federal e tem como objetivo colocar a disposição dos gestores municipais, um conjunto orientações e informações técnicas, administrativas e financeiras, sobre os municípios. “Essa aproximação com o Governo Federal nos dá a oportunidade de nos aprofundamos nos programas e convênios que podem beneficiar Guarapuava”, comenta Cesar Silvestri Filho.

O Encontro, coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, irá reunir gestores municipais de todo o país – novos e reeleitos – para estabelecer parcerias com o objetivo promover o crescimento econômico do país com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã. Para apoiar os gestores municipais a atingir esse objetivo, serão apresentados os principais programas federais compreendidos nos eixos Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania. Cada temática destacará as políticas dos ministérios e órgãos federais voltadas para o respectivo tema.

Programas prioritários do Governo Federal, executados em parceria com os governos municipais, como o Brasil sem Miséria, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e a Política Nacional de Resíduos Sólidos e de Saneamento, entre outros, irão compor a programação principal do evento.

Também serão apresentadas boas práticas de municípios e consórcios intermunicipais e oferecidas oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e contratos de repasse, bem como de outros instrumentos de modernização administrativa. Os participantes receberão publicações exclusivas com orientações voltadas para o início dos mandatos e os programas federais que podem ser acessados pelas prefeituras.

Encontro “Municípios e Políticas para as Mulheres”
No dia 28 de janeiro Eva Schran participa do encontro “Municípios e Políticas para as Mulheres”, com a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). No encontro, a ministra apresenta às prefeitas e vice-prefeitas, as prioridades de gestão da SPM estabelecidas no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM) 2012-2015. “A mulher, que hoje já chefia quase um quarto das famílias brasileiras, precisa e deve, cada vez mais, participar da vida política, mas sabemos também que as mulheres ainda têm muitas dificuldades a superar, por isso vamos em busca de programas que possibilitem o desenvolvimento das guarapuavanas”, comenta a vice-prefeita de Guarapuava.

Prefeitura de Guarapuava entrega 13 mil mudas de eucalipto no Campo Novo II



A Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Florestal e, com apoio da Emater, entregou nesta quinta-feira (24) 13 mil mudas de eucalipto para 28 produtores rurais da Associação do Campo Novo II. Cada produtor recebeu 500 mudas que vão contribuir com as alternativas de renda das propriedades. “Esse projeto é mais uma alternativa de renda para os produtores rurais, uma vez que busca o reflorestamento das propriedades e, uma das propostas do governo Cesar Filho é fazer com que o produtor rural possa diversificar sua produção, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida no campo”.

Além da distribuição gratuita das mudas aos produtores rurais, o projeto prevê também a qualificação para fazer o plantio e acompanhar o crescimento do eucalipto. “A equipe da Emater, junto com a secretaria de Agricultura tem a responsabilidade de levar o programa até os produtores, mas não somente doar as mudas, nós fazemos todo o trabalho de assistência técnica aos pequenos produtores para que a atividade que eles estão desenvolvendo traga resultados financeiramente bons para toda a família”, explica o técnico da Emater, Nilo Patel.

O produtor rural Nélio de Souza, que nasceu e se criou no campo explicou que as mudas de eucalipto vêm para agregar renda em sua propriedade. “Hoje em dia não podemos mais tirar a madeira de nossa propriedade e, com essa madeira de eucalipto, que é para reflorestamento, eu posso fazer cercas, armação para casa, lenha quando for preciso ou ainda vender”, comenta o produtor que recebe apoio de Milton Fiuza de Lima, outro produtor rural que também recebeu as mudas. “A vantagem é que podemos utilizar essa madeira de inúmeras formas, seja vendendo para indústrias ou utilizando em nossa propriedade”.

Associação de Produtores Rurais
Durante a distribuição de mudas no Campo Novo II, o secretário de Agricultura Itacir Vezzaro também destacou a importância dos produtores rurais se organizarem em Associações. “Sabemos que muitas atividades só conseguem se desenvolver se houver mais de um produtor envolvido, e assim é que as associações podem contribuem com o desenvolvimento de toda a região de produtores rurais envolvidos”.

João Bahls, presidente da Associação de Produtores Rurais do Campo Novo II, explica que quando surgiu a associação, ela era formada por apenas dois associados. “Depois que começamos a nos reunir, outros produtores rurais se interessaram porque juntos podemos trocar experiências e receber muitos benefícios. Aqui mesmo nós já recebemos calcário, mudas de erva e agora os eucaliptos. Todos através de programas de governo”.