quarta-feira, 25 de maio de 2011

Jamil Abdanur Júnior assume Diretoria Geral da Sedu‏



O guarapuavano e professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) Jamil Abdanur Junior é o novo diretor geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu). Jamil é mestre em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, com titulo revalidado pela UFRN, e recentemente atuou como pró-reitor Administrativo do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba).

A Diretoria Geral é responsável por toda a parte administrativa e trâmites internos da secretaria. “É um desafio muito grande, mas tenho certeza de que estou preparado. Estou acompanhando o desenvolvimento de todos os projetos que estão sendo encaminhados. Já temos reuniões agendadas para definir os próximos passos para cada um dos projetos que estão na pauta”, detalhou.

Para a nova função que acaba de assumir, o diretor aponta o trabalho em equipe como ponto crucial para o desenvolvimento de projetos. “Meu estilo de administrar é o de conduzir as ações dos servidores vinculados à minha função, mas dando espaço para uma gestão participativa e democrática. Conto com a colaboração dos servidores que atuam aqui há anos, que podem me ver como um parceiro, pois sou mais um servidor a serviço do Estado, para colaborar com as atividades da secretaria”.

Abdanur agradeceu ao reitor da Unicentro, Vitor Hugo Zanette por tê-lo colocado à disposição da Sedu e também ao secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, pela confiança depositada. “Só tenho que agradecer ao professor Zanette e ao secretário Cezar Silvestri: ao primeiro, por ter autorizado, facilitado e incentivado minha transferência e, ao segundo, por ter confiado no meu trabalho e apostado em minha capacidade como administrador”, concluiu.



Currículo

Jamil Abdanur Junior é doutorando em Engenharia Florestal, na área de Economia, Política, Administração, Logística e Planejamento Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa – Portugal, é graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava, atual Unicentro.
Atuou como diretor vice-presidente, assessor de Planejamento e coordenador Administrativo na Fundação Unicentro. Também ocupou os cargos de diretor geral da Faculdade Novo Ateneu de Guarapuava e diretor Educacional da Faculdade de Tecnologia Instituto Politécnico do Paraná.

Cesar Filho e representantes da Agrária reivindicam melhorias viárias em Entre Rios‏



O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, recebeu nesta quarta-feira (25) o deputado Cesar Silvestri Filho e representantes da Cooperativa Agrária Agroindustrial, do Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, para discutir algumas demandas emergenciais para a localidade. É o caso da rodovia PR-540, que faz a ligação das colônias Samambaia, Jordãozinho, Vitória, Cachoeira e Socorro e, em função do intenso tráfego de veículos pesados, precisa de recapeamento e melhorias num trecho de 22 quilômetros.

Cesar Filho lembrou que há muitos anos não são feitas melhorias na estrada, questão que se tornou imprescindível devido ao aumento na produção da cooperativa. “A Agrária é uma das principais cooperativas do Paraná, responsável por boa parte da produção de grãos do Estado, mas a estrutura viária em seu entorno está bastante comprometida”, comentou.

O superintendente da Agrária, Adam Stemmer, explicou a situação precária em que se encontram os acessos ao Distrito, que hoje comprometem a circulação dos caminhões que transitam diariamente até a cooperativa e colocam em risco a segurança da população local.

Para melhorar essa situação, os representantes da Agrária solicitaram ainda a recuperação da área da rodovia PR-170, nos trechos próximos ao trevo de acesso à Colônia Samambaia, e a construção de uma ciclovia ligando as colônias Jordãozinho, Vitória e Cachoeira, num trajeto de aproximadamente oito quilômetros.

Imigração

Em janeiro de 2012, o Distrito de Entre Rios comemora os 60 anos da imigração suábia no Brasil – europeus que habitavam a região do Rio Danúbio e que imigraram para o Brasil em busca de novas oportunidades. Instalados no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, eles fundaram a cooperativa, que, atualmente, conta com 544 cooperados e detém a maior renda per capta entre seus participantes, com um faturamento bruto em 2009 de R$ 1,1 bilhão. Além disso, a cooperativa é a controladora da Agromalte, responsável por 16% da produção nacional de malte de cevada, sendo considerada a maior maltaria da América Latina.

As comemorações dos 60 anos da imigração suábia serão realizadas entre os dias 4 e 8 de janeiro, com a presença de autoridades do Brasil e do exterior.


Assessoria de imprensa
Deputado Estadual Cesar Silvestri Filho
Danielle Blaskievicz
(41) 3350-4262 / (41) 9964-2337

Cezar Silvestri comenta aprovação do Código Florestal




O deputado federal licenciado e secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Cezar Silvestri, avaliou como “um grande avanço” a aprovação do novo Código Florestal brasileiro, discutida ontem na Câmara Federal. Nos últimos dois anos, Silvestri participou ativamente dos trabalhos na Câmara, dentro da comissão especial criada para formulação do Novo Código Florestal. Além de fazer parte da comissão especial, Sivestri foi, até o ano passado, membro da Comissão Permanente de Agricultura da Câmara e suplente da Comissão Permanente de Meio Ambiente.
De acordo com ele, a aprovação do novo código dá tranquilidade aos agricultores, pois terão o respaldo jurídico que precisavam. “Nós consultamos todos os setores, tanto o produtivo quanto o ambientalista. Todos eles, de uma forma ou de outra, dizem que a proposta aprovada ontem não contempla em 100% as aspirações, mas considero extremamente importante a matéria aprovada porque ela dá a tranquilidade jurídica que os agricultores necessitam”.
O secretário, que sempre esteve ligado às questões agropecuárias, destacou que espera agora, sensibilidade da presidente Dilma quanto aos pontos polêmicos aprovados ontem. “Um dos pontos diz respeito à consolidação das áreas já ocupadas, dentro das APPs, e o outro, com relação à extinção das multas que foram feitas antes de 2008. Nossa expectativa é que se realmente haver veto por parte da presidente, que ela centralize seu veto exatamente na extinção de multas. Mas esperamos que ela tenha sensibilidade e não prejudique os agricultores”.

Votação
Mesmo licenciado do cargo de deputado federal, Silvestri continua estreitamente ligado aos assuntos discutidos no Congresso Nacional. “Estou constantemente em contato com o meu suplente, o deputado Luiz Carlos Setim. Tive a oportunidade de conversar pessoalmente com ele sobre a votação do Código Florestal e também acompanhei pela televisão a votação ao vivo”, comentou enfatizando que “o deputado Setim, votou exatamente como eu votaria se estivesse no plenário. Ele é um produtor rural como eu e defensor da agricultura brasileira. Tenho certeza de que ele irá agir dessa forma em todas as votações que sejam de interesse dos produtores rurais brasileiros”, concluiu.