terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Cristãos fazem oração e jejum pelo fim do aborto no Brasil

 A campanha «40 Dias pela Vida», que nasceu nos Estados Unidos, foi iniciada também no Brasil na última quarta-feira (17) em pelo menos quatro cidades do País.

Serão 40 dias de oração pelo fim do aborto até o dia 28 de março, nas cidades de Brasília (DF), Rio Janeiro (RJ), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

Os participantes da campanha se reúnem em locais públicos para orar pelo fim do aborto, de forma «pacífica, cristã e não vinculada a nenhuma denominação», segundo os organizadores.

A organização do 40 Dias Pela Vida Brasil também destaca que a campanha é formada por «40 dias de oração, jejum, vigília pacífica e conscientização sobre o aborto e a dignidade da vida humana».

Com a parceria da Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família, em 2021, mais pessoas passaram a aderir ao movimento.

A organização 40 Dias pela Vida foi fundada em 2004 nos EUA e realiza campanhas contra o aborto em mais de 60 nações ao redor do mundo. O nome tem referência ao símbolo dos 40 dias na Bíblia, como os dias do dilúvio com a arca de Noé, os dias de Moisés no Monte Sinai e os dias de Jesus no deserto.

Nos EUA, a campanha consiste em 40 dias de oração e jejum do lado fora de clínicas ou hospitais que realizam abortos. O movimento também promove a conscientização sobre o aborto e contato direto com mulheres que estão considerando abortar.

De acordo com o site da organização, através de seus esforços, cerca de 18.016 bebês foram salvos do aborto, 211 funcionários de clínicas de aborto pediram demissão e 109 centros de aborto foram fechados.


SAÚDE DE OLHO NOS FOCOS DA DENGUE

 


A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde – Divisão de Vigilância Ambiental, segue com o trabalho de levantamento de focos do Aedes aegypt em Guarapuava.

 

O trabalho entra no segundo ciclo e segue até 12 de março. O método considerado muito eficiente é rápido e  simplificado,oferecendo indicadores do inseto e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.

 

O primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), foi realizado no período de 04/01/2021 a 15/01/2021. Nesse ciclo, 2.354 imóveis foram inspecionados com 4 focos encontrados com larvas do Aedes  aegypti. Até agora, mais  26 focos com larvas do Aedes foram detectados.

 

Devido à pandemia do coronavírus, a Vigilância em Saúde Ambiental não está realizando visita intra-domicilio, obedecendo as recomendações de distanciamento. O isolamento social tem dificultado o ingresso ao interior dos imóveis.

 

Por isso é importante que cada morador cuide do seu quintal retirando objetos que possam acumular água parada e, se apresentar sintomas da enfermidade, buscar a unidade de saúde mais próxima.

 

Medidas Preventivas

 

O trabalho de rotina dos agentes é visitar domicílios, eliminar focos e remover reservatórios. A população deve ser consciente e contribuir evitando água parada, tampando tambores, poços, cisternas e reservatórios e colocando areia fina na borda dos recipientes com plantas.

 

O atual período de calor e de chuva, é favorável à reprodução do Aedes aegypti.

Denúncias sobre possíveis focos de dengue podem ser feitas pelo canal da ouvidoria através do telefone: 156.