segunda-feira, 7 de abril de 2014

RESUMO DE NOTÍCIAS

projeto vem ler no  lago (1)
Projeto Vem Ler participa das Tardes Musicais no Lago
Desde o último domingo (06), o Projeto Vem Ler, da Secretaria de Educação e Cultura, da Prefeitura de Guarapuava, participa do Tardes Musicais no Lago. O programa, que tem como principal objetivo popularizar a leitura entre os guarapuavanos agora, leva ao Parque do Lago, exemplares literários do acervo da Biblioteca Municipal Padre Ruiz de Montoya. “Com essa ação queremos divulgar a Biblioteca de Guarapuava e mostrar ao público que temos bons exemplares em nosso acervo, que podem ser levados para casa e devolvidos outro dia, aqui mesmo no Parque do Lago”, explicou a diretora do departamento de Cultura, Rosevera Bernardim.
O Tardes Musicais no Lago é um projeto do guarapuavano Mauro Biazi, que reúne todos os domingos, a partir das 16h30, admiradores da música para contemplar a arte de artistas locais. Os estilos musicais variam em cada encontro entre MPB, bossa nova, blues e outros. “Aqui o momento é de cultura, por isso, nada mais justo oferecer também uma boa leitura para os admiradores da boa música guarapuavana”, completou Rosevera.
Para emprestar um livro da Biblioteca no Parque do Lago é preciso apresentar a carteirinha. Quem ainda não tem pode aproveitar o momento de descontração para fazer o documento na hora. “Precisa apenas apresentar RG, CPF e um comprovante de residência”, enumerou a diretora. Os livros emprestados no Parque do Lago podem ser devolvidos no local no domingo seguinte. Também é possível solicitar a ampliação do prazo de devolução.

A estudante Fernanda Mossolin, de Laranjeiras do Sul, participou pela primeira vez do Tardes Musicais e aproveitou para emprestar um livro. “Vim para ouvirmúsica e relaxar, mas saber que agora teremos a oportunidade de emprestar os livros da biblioteca fiquei surpresa! Nem sabia que existia uma biblioteca municipal em Guarapuava”, confessou a estudante, sem deixar de folhear os livros que estavam à mostra. Já para Cristiane Joséfi, o Vem Ler é uma grande oportunidade para divulgar a biblioteca. “Tem muita gente que nem sabe que existe uma biblioteca pública em Guarapuava e, trazendo os livros pra cá, desperta o interesse de muita gente pois a leitura deveria ser praticada diariamente, mas muitas pessoas acabam deixando isso de lado”.

Câmara de Guarapuava aprova lei para padronizar placas de ruas


Projeto foi aprovado por unanimidade e em 3ª votação nesta segunda (7).
Proposta pede que empresas custeiem as placas de indicação de ruas.

Do G1 PR, em Guarapuava

Os vereadores de Guarapuava, na região central do Paraná, aprovaram por unanimidade o projeto que propõe a padronização de placas de indicação deruas da cidade durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (7). O projeto, de autoria dos parlamentares Milton Roseira Junior (PSDB) e Valdemar Calixtro “Negão” (PSB), prevê a exploração publicitária em placas de ruas. Iniciativa que, de acordo com a proposta, contribuirá para a padronização das placas.
Segundo a Câmara de Vereadores, o projeto de lei propõe a concorrência de empresas, por meio de licitação, para custearem as placas de indicação de ruas de Guarapuava. A ideia dos vereadores é de que, com o uso da publicidade, o município repasse os custos da padronização às empresas. Na sessão desta segunda-feira, os parlamentares decidiram que a proposta será discutida em redação final na sessão ordinária de terça-feira (8).
"Com essa proposta, o município não terá gasto nenhum, porque a empresa será a responsável pela manutenção, colocação das placas de esquina nas ruas", reforçou o vereador Milton Roseira Junior.
Conforme o projeto, as placas devem conter, no minímo, o nome da via, o bairro, o Código de Endereçamento Postal (CEP) e numeração predial inicial e final da quadra. Além disso, as placas deverão seguir o modelo a ser elaborado pela administração municipal. Caso aprovada e sancionada pelo prefeito César Silvestri Filho (PPS), a instalação das placas no Centro da cidade deve começar em 60 dias.
A última vez que placas de indicação foram instaladas nas ruas de Guarapuava foi na década de 1990. Durante todos esses anos, nomes de ruas pintados em postes da rede elétrica serviram de apoio às placas que já existiam, mas muitos estão apagados, escondidos ou sujos de tinta. "Às vezes a gente acaba entrando em uma rua e nome da via só vai estar no meio da quadra", reclama o estudante Vinícius Maranhão, que mora na cidade há quatro anos.
O problema da má identificação das ruas prejudica até que quem conhece bem a cidade. "A gente vai em uma rua e demora quatro ou cinco quadras para encontrar o nome da rua no poste e às vezes está meio apagando ainda", diz o taxista Ari Ribeiro.
Outro projeto
Para tentar solucionar o problema, a prefeitura criou um projeto que pretende instalar mil placas de indicação de ruas no Centro do município. Entretanto, os bairros devem continuar com a nominação atual. "A maior necessidade é onde o comércio central se localiza, mas esse projeto vai ser ampliado. Ele vai iniciar no Centro e aí sim vai para os bairros", afirmou o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre.