quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cesar Filho faz campanha na Assembleia para instalação da Cargill em Guarapuava‏



O deputado Cesar Silvestri Filho usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (06) para convocar os parlamentares a apoiar a industrialização do interior do Paraná, a partir do interesse da Cargill em se instalar no Estado. Citando as vantagens logísticas, agrícolas, ferroviárias e rodoviárias de Guarapuava, uma das três cidades sondadas pela empresa norte-americana – ao lado de Ponta Grossa e Castro –, Cesar Filho destacou a necessidade de estimular a vinda de novos empreendimentos para cidades que estão fora dos grandes centros.

Entre os diferenciais de Guarapuava citados pelo parlamentar está a competitividade na produção de milho, principal matéria prima da Cargill. “Guarapuava tem um dos melhores índices de produção de milho do Brasil, equiparado ao cinturão do milho americano, e isso sem os mesmos investimentos em tecnologia e irrigação adotados nos Estados Unidos”, exemplificou.

De acordo com o parlamentar, “seria um grande desperdício” esse investimento ser feito em outro local que não Guarapuava. “Não é meu objetivo estimular uma concorrência desleal, autofágica com outros municípios, mas é importante demonstrar ao Governo e à empresa Cargill que este é o grande momento de colocar em prática o discurso da interiorização da industrialização do Paraná”, enfatizou, lembrando que, dessa forma, Guarapuava passará a ter os mesmos atrativos industriais que os municípios da Região Metropolitana e dos Campos Gerais.


Assessoria de imprensa
Deputado Estadual Cesar Silvestri Filho
Danielle Blaskievicz
(41) 3350-4262 / (41) 9964-2337

Jornada de Atualização em Informática (JAI) será em agosto



De 15 a 18 de agosto, ocorre a 4ª Jornada de Atualização em Informática (JAI) da Unicentro, organizado pelo Departamento de Ciência da Computação. Nesta edição, o evento conta com a colaboração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Guarapuava e da Faculdade Guairacá.

De acordo com os organizadores, o evento permite uma divulgação dos cursos de Ciência da Computação, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, bem como o aperfeiçoamento dos participantes em diversos temas atuais da área.

A JAI/Unicentro também tem objetivo de estabelecer um ambiente favorável ao fortalecimento de cooperações tecnológicas e científicas entre os participantes.

Inscrições, programação e demais informações podem ser obtidas no site: http://eventos.unicentro.br/jai2011/ ou diretamente no Departamento de Ciência da Computação, pelo telefone (42) 3621-1069 ou e-mail: jai2011@unicentro.br.

Cesar Filho participa de debate sobre a ficha limpa no Paraná‏



O deputado Cesar Silvestri Filho (PPS) é um dos participantes do programa Tudo é Política, que vai abordar nesta quinta-feira (07) o tema Ficha Limpa dos Funcionários Comissionados no Paraná. Ele e o deputado André Bueno (PDT) são dois dos autores do Projeto de Lei 002/2011 que amplia a exigência de ficha limpa aos funcionários de primeiro escalão dos poderes Executivo e Legislativo do Paraná.
Após a promulgação da lei, que está tramitanto na Assembleia, secretários de Estado e presidentes de autarquias e empresas de economia mista só poderão ser nomeados após a comprovação da inexistência de pendências junto à Justiça Eleitoral, além de outras exigências à frente de funções públicas anteriores.
O Tudo é Política será exibido nesta quinta-feira (07), às 18h30, e reapresentado no sábado (09), às 19; no domingo (10), às 12h30; e na próxima quinta-feira (14), às 12h30. A TV Sinal é transmitida pelo canal 16 da Net, canal 99 da TVA e pela Rede Mercosul, canal 21 UHF.

Doações do Sindicato Rural beneficiam SOS



O Sindicato Rural de Guarapuava entrega nesta quinta-feira (07), às 16 horas, 192 pacotes de fraldas descartáveis geriátricas ao Serviço de Obras Sociais (SOS) Airton Haenish em Guarapuava. As doações foram arrecadadas durante os meses de junho e julho em eventos promovidos pelo Sindicato Rural.

A Campanha Produtor Solidário visa fomentar a solidariedade entre a classe produtora rural e ajudar instituições assistenciais. Essa ação já arrecadou cobertores, fraldas, materiais de limpeza e brinquedos que são doados em diferentes épocas e de acordo com as necessidades das instituições.

Sobre o SOS

O SOS atua em Guarapuava há 46 anos e hoje acolhe 43 adultos com mais de 60 anos de idade comprovadamente desamparados, ou seja, sem parentes próximos.

O diretor presidente Leônidas Marcondes Ribas diz que o SOS não tem fins lucrativos e depende de doações da comunidade. “Toda doação é fundamental, porque sem ela a entidade não teria como atuar”, completa. Visitas podem ser feitas às terças, quintas, sábados e domingos, das 14 às 17 horas.

Assessoria de Imprensa – Release 521 - 06.07.2011

Caminhão de mudanças é apreendido em Laranjeiras com contrabando



A PRF/Policia Rodoviária Federal de Laranjeiras do Sul apreendeu durante a madrugada desta terça feira (05/07) em frente ao posto de fiscalização na BR 277 um caminhão Scania-furgão que seguia de Foz do Iguaçu para São Paulo/SP.

Na carroceria a policia encontrou 20 caixas com equipamentos eletrônicos de vários tipos, 02 caixas com aparelhos de celulares, mais acessórios e uma TV Full HD 46″.
Todos os produtos estavam sem notas e vinham do Paraguai, o que caracterizou contrabando e descaminho.

As mercadorias estavam escondidas entre móveis e eletrodomésticos. O motorista Valmir Portes Bueno, disse que trabalha para uma transportadora de mudanças.

O caminhão, a mercadoria contrabandeada e o motorista foram levados para 2ª SDP de Laranjeiras do Sul.

PF prende paraguaia que tentava levar cocaína para Espanha

Posted: 05 Jul 2011 03:44 AM PDT

A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (04/07), em Foz do Iguaçu, uma paraguaia de 24 anos, residente em Ciudad del Este, acusada de cometer o crime de tráfico internacional de drogas. A mulher foi presa em flagrante quando tentava embarcar com cerca de um quilo de cocaína escondido em frascos de laquê e desodorante.

Durante fiscalização no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, a Polícia Federal abordou uma paraguaia que tinha como destino final a cidade de Málaga na Espanha. A mulher se mostrava muito nervosa, o que levou os agentes a submeterem a bagagem que ela transportava ao aparelho de raio-x.

Na mala foi constatada a existência de quatro frascos que continham cocaína. A mulher confessou que estava transportando a droga e havia sido contratada por uma amiga paraguaia que reside na Espanha.

A paraguaia foi presa em flagrante e foi encaminhada juntamente com a droga na Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos cabíveis.

Fonte: Bem Parana

Polícia prende gangue de roubo a caixas eletrônicos

Posted: 05 Jul 2011 03:41 AM PDT

Policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) e militares do 1º Comando Regional prenderam em flagrante 11 suspeitos de integrar uma das chamadas “gangues do maçarico”. A prisão aconteceu no sábado (2), quando a quadrilha arrombava o caixa eletrônico do Banco do Brasil em Palmeira, nos Campos Gerais. A investigação começou em janeiro, quando um bandido foi identificado pelo Instituto de Identificação, pelas impressões digitais.

Foram presos como suspeitos de integrar o grupo um policial civil e dois militares, mais sete homens e uma mulher. Os presos são dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Segundo levantamento das polícias, o grupo agia em vários estados e no mínimo seis roubos a caixas eletrônicos, em Curitiba e região, podem ser atribuídos a eles.

Entre o material apreendido estão uma pistola calibre 40 e três revólveres, calibre 38; cinco veículos, um deles roubado; três maçaricos; botijão de gás; pés de cabra; extintores; mochilas; isolantes de acrílico; óculos; 16 celulares; carregadores de pistola; touca balaclava e munições.

O policial civil era aposentado, e, dos policiais militares, um era da ativa e outro estava afastado por problemas de saúde.

Fonte: AEN

Silvestri afirma que saneamento deve ser prioridade para municípios




O secretário falou que a Sedu tem trabalhado para que o saneamento básico e o controle do meio ambiente se tornem prioridades municipais.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, participou nesta terça-feira (05) do seminário “Saneamento: um desafio de nossos tempos - Por uma política estadual de saneamento básico”, realizado na Universidade Positivo, em Curitiba. Após proferir palestra, o secretário participou de mesa redonda de debates sobre o tema “Planos Municipais de Saneamento – Aspectos a serem considerados”.

O secretário disse que os países desenvolvidos consideram a questão do saneamento prioritária, fundamental e propôs a realização de uma audiência com o governador Beto Richa com o objetivo de alterar a legislação. “Proponho conversarmos com o governador para emitir uma mensagem de Lei contendo as diretrizes de saneamento básico a serem adotadas pelos municípios, de forma que passem a compor os planos diretores municipais”, afirmou.

Dessa forma, segundo ele, a partir de 2014, todos os municípios paranaenses terão acesso a recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ou da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para obras de saneamento, tratamento e destinação de resíduos. “Acredito que devemos mexer na legislação, com a possibilidade de os municípios usarem o dinheiro da saúde em saneamento básico”, afirmou.

Cezar Silvestri ofereceu outra contribuição da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu): estender a parceria que a pasta mantém com o Instituto Federal do Paraná (Ifet-PR) visando à capacitação de servidores municipais por meio de cursos superiores de graduação e também de pós-graduação, desta vez para qualificar o pessoal envolvido na elaboração dos Planos Municipais para Saneamento Básico.

O secretário falou que a Sedu tem trabalhado para que o saneamento básico e o controle do meio ambiente se tornem prioridades municipais. “Estamos desenvolvendo um programa de financiamento para parques municipais em fundos de vale e outras áreas suscetíveis à erosão, visando o combate à erosão, a proteção aos mananciais e ao saneamento básico”, disse Silvestri. Ele sugeriu ainda um trabalho conjunto, envolvendo instituições e municipalidades, visando à conscientização dos parlamentares da bancada paranaense, visando a inclusão do saneamento básico em emendas de bancadas.

Seminário

Promovido pelo Crea-PR e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - seção Paraná (Abes-PR), o evento tem como proposta discutir uma política estadual de saneamento básico, sua importância e a necessidade de um plano estadual e municipal de saneamento. Durante dois dias (4 e 5 de julho), o debate envolveu representantes do setor de engenharia, autoridades e prestadores de serviço.

A mesa redonda que tratou sobre “Planos Municipais de Saneamento – Aspectos a serem considerados” contou também com a participação secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto; do coordenador de Recursos Hídricos e Atmosféricos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Felga Gobbi, que na ocasião representou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Jonel Nazareno Iurk; e do presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior.

A programação do encontro contou com debates e mesas redondas sobre os temas “Saneamento: desafio de nossos tempos”, “Saneamento no Paraná”, “Saneamento: Visão do Confea”, “Política Nacional e o Plansab”, “Política de Saneamento para o Paraná”, além da apresentação dos cases de Minas Gerais, Ceará e do Projeto da Nova Agência Reguladora do Paraná. Os organizadores do seminário darão continuidade aos trabalhos em novembro de 2011.

Sedu/Paranacidade libera R$ 202 mil para Agudos do Sul



O secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, assinou, na manhã desta terça-feira (05), em Agudos do Sul, a liberação de R$ 202.943,00, para o município. Os recursos são provenientes de financiamento através do Paranacidade. Durante a solenidade de assinatura do convênio, o secretário anunciou também a inclusão do município no programa de Recapeamento Asfáltico, o Recap
Em seu pronunciamento, Silvestri foi enfático ao destacar a importância da presença do governo do Estado nos pequenos municípios do Paraná. “Conheço a realidade dos municípios do interior do Paraná, sei o quanto é difícil administrar um município com baixa arrecadação como é o caso de Agudos do Sul, por isso é extremamente importante que o governo se faça presente, investindo e auxiliando o prefeito na sua administração”, destacou.
De acordo com o secretário, os investimentos anunciados irão resultar em maior qualidade de vida para a população. “Estamos investindo em infraestrutura. Além do convênio assinado hoje, dentro de alguns dias estaremos liberando mais R$.181 mil para recapeamento asfáltico, São mais de R$ 380 mil para dar mais qualidade de vida aos moradores”, destacou.
O prefeito de Agudos do Sul, Antônio Gonçalves da Luz, destacou que, mesmo com pouca arrecadação, o município tem investido fortemente em infraestrutura. “Com esses recursos anunciados hoje, são mais de R$ 5 milhões, que já foram investidos em infraestrutura no município”, frisou.
Segundo ele, os recursos irão ajudar a revitalizar uma das mais importantes ruas da cidade. “A pavimentação da Avenida Brasil é uma obra muito aguardada por todos. A chuva danificou muito as ruas e os recursos irão nos auxiliar a melhorar a pavimentação e deixar as ruas em melhores condições de tráfego”, concluiu.
Durante a solenidade, que aconteceu no ginásio municipal, também foi inaugurado o Armazém da Família. Programa que irá beneficiar, mais de 600 famílias do município.