segunda-feira, 15 de julho de 2013
Eva Schran visita obras das creches municipais
Durante toda tarde desta segunda-feira (15), a prefeita em exercício, Eva Schran, e o secretário de Obras, Edison Sanches Filho, vistoriaram as obras das dez creches que estão sendo construídas no município. “As creches representam um grande anseio da comunidade guarapuavana. Acompanhar o andamento das obras e visualizar as paredes levantadas e as pessoas trabalhando mostram o quanto estamos empenhados em atender essa necessidade”, aponta Eva.
As creches estão sendo construídas nos bairros Bonsucesso, Boqueirão, Conradinho, Jardim das Américas, Industrial, Residencial 2000, São Cristovão, Vila Bela, Vila Planalto e Xarquinho. Segundo o secretário de Obras, três obras já estão entrando na fase de finalização. “Algumas unidades já estão com mais de 60% das obras concluídas e, apesar dos períodos chuvosos que Guarapuava passou, até o final do ano as primeiras unidades serão entregues”.
1º Arraiá do Hospital São Vicente mobiliza Guarapuava
O Parque Lacerda Werneck recebeu milhares de pessoas neste final de semana (13 e 14), fazendo do 1º Arraiá do São Vicente um grande sucesso de público. O principal objetivo da festa foi arrecadar fundos para a compra de um novo gerador para o hospital. Música, quadrilhas, casamento caipira, comidas típicas e muita animação atraíram as famílias guarapuavanas, que fizeram questão de apoiar o evento. O prefeito licenciado, Cesar Filho, a prefeitura em exercício, Eva Schran, e secretários municipais também prestigiaram.
O arraiá envolveu as entidades, empresas e o poder público, através da Surg e das secretarias de Assistência Social, Esportes e Educação. “Esse evento mostrou a importância do hospital para a comunidade guarapuavana. Todas as entidades se mobilizaram e ajudaram a arrecadar fundos. O arraiá foi um sucesso e, com certeza, vai integrar o calendário de eventos da cidade”, avalia Cesar Filho.
Em nome dos funcionários e médicos, a vice-provedora Viviane Ribas agradeceu aos que dedicaram um pouco do seu tempo em prol do HSVP. “O hospital sozinho não poderia fazer uma festa linda e grandiosa como esta, mas todos nós, juntos, conseguimos. O envolvimento dos funcionários, dos médicos, da provedoria e das entidades, foi fundamental para que alcançássemos nosso objetivo”, destaca Viviane. O arraiá integra a programação comemorativa dos 100 anos da instituição, que prossegue até março de 2014.
Cesar Filho entrega troféus a vencedores do Campeonato de Futebol Suíço da Asservis
Neste domingo (14), na sede da Asservis (Associação de Servidores da Surg), aconteceram as finais do Campeonato de Futebol Suíço. O time do Juventus foi o campeão. O segundo lugar ficou com Viveiro e o terceiro, com Coleta Noite. O prefeito de Guarapuava licenciado, Cesar Silvestri Filho, o secretário de Esportes, Celso Góes, e o presidente da Surg, Fernando Damiani, participaram da festa de premiação. O evento reuniu familiares e amigos dos funcionários-atletas. “O campeonato cumpriu seu objetivo que foi integrar os funcionários e proporcionar momentos de lazer e descontração, através do esporte. Vamos continuar incentivando essas atividades”, afirma o prefeito.
O torneio, que começou em abril, reuniu aproximadamente 100 funcionários da Surg e da prefeitura, divididos em nove equipes. “Agradecemos à administração municipal pelo incentivo. É muito bom ver autoridades municipais dando apoio ao evento, à grande festa dos campeões e ainda participando da premiação”, disse o coordenador Vicente Soares Marques. Para o operador ecológico Mario Uroski Nizer, 49 anos, os momentos de diversão são extremamente importantes. “Nós trabalhamos a semana toda, então, quando nos proporcionam essas oportunidades, ficamos muito felizes”, destaca Nizer.
Partidas
Na primeira disputa, Coleta Noite levou a melhor e venceu Veteranos por 6 a 1, garantindo o terceiro lugar. A grande final entre Viveiro e Juventus proporcionou uma partida bastante disputada, que finalizou com o placar de 7 a 4 para o Juventus, equipe campeã do Campeonato de Futebol Suíço da Asservis.
Prefeitura de Guarapuava regulamenta critérios para seleção dos beneficiários do Minha Casa Minha Vida
Para dar mais transparência ao processo de seleção dos beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida, do Ministério das Cidades, o prefeito Cesar Silvestri Filho assinou um decreto com os critérios de seleção no mês passado. Os nomes dos contemplados serão publicados no Boletim Oficial do Município a partir de setembro. “Aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, os critérios permitem que as primeiras famílias selecionadas sejam aquelas com maior necessidade de moradia. Hoje temos um déficit de 5.000 casas e nosso propósito é eliminar esse número com agilidade e eficiência”, afirma o prefeito licenciado.
A seleção já valerá para as 500 casas que estão sendo construídas no Residencial 2000, através da parceria com a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná). A entrega das primeiras unidades está prevista para o final deste ano. “A meta é construir, além dessas 500 casas, mais 3.000 unidades nos próximos três anos e meio de gestão. Isso fará com que o número de famílias que precisam ser realocadas diminua consideravelmente em Guarapuava”, aponta.
Os beneficiários devem se encaixar nos seguintes critérios: famílias com mulheres responsáveis pela casa; que possuam algum integrante com deficiência física e/ou idosos; que recebam atendimento da Secretaria de Assistência Social ou instituições sociais privadas sem fins lucrativos que trabalhem em parceria com o município; famílias com baixa renda per capta e com alto IVS (Índice de Vulnerabilidade Social), descrito no Cadastro Único (CadÚnico), instrumento do Governo Federal que identifica as famílias de baixa renda para programas sociais; e moradores em áreas de risco, impróprias, irregulares ou que tenham sido desabrigadas.
Segundo o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, está sendo desenvolvido um projeto em parceria com a Secretaria de Assistência Social. O objetivo é visitar as famílias que estão inscritas no Cadastro Habitacional. “Essa seleção será feita com as pessoas que já fizeram sua inscrição, por isso não há a necessidade dos já cadastrados se inscreverem novamente. Além disso, a seleção também não irá interferir no processo de inscrições para os programas habitacionais do município, que são permanentes”, esclarece, destacando que também são verificados os requisitos estabelecidos na lei municipal. “As famílias precisam morar em Guarapuava há mais de dois anos, ter filhos e renda máxima de R$ 1.600,00”.
Dados do Departamento Habitacional apontam que, nos últimos oito anos, o município construiu 448 apartamentos, através do Programa Minha Casa Minha Vida. “O processo de seleção beneficiou várias famílias que não estavam inscritas no Cadastro Habitacional e não houve a divulgação dos nomes contemplados”, informa o secretário. O departamento também averiguou que, apesar dos apartamentos terem sido edificados há um ano, alguns não estão sendo ocupados e outros foram alugados. “Foi elaborado um relatório e encaminhado à Controladoria Geral da União e à Caixa Econômica Federal para que sejam tomadas as providências”, finaliza Flávio Alexandre.
Assistência Social e Projeto Vida promovem mobilização contra as drogas
Entre amanhã e sexta-feira (16 a 19), a ONG Projeto Vida, de Curitiba, e o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, da Secretaria de Assistência Social de Guarapuava, promovem uma mobilização social de prevenção e combate ao uso de drogas. Entre outras ações, que são gratuitas, haverá corte de cabelo, apresentações artísticas e show de pirofagia.
Programação
- Terça-feira (16) – das 9 às 21h
- Local: Praça Cleve
- Quarta-feira (17) – das 9 às 12h e das 18 às 21h
- Local: Rua das Ameixeiras (próximo ao Colégio Cristo Rei)
- Quinta-feira (18) – das 9 às 12h e das 18 às 21h
- Local: Rua São Jorge (em frente à Igreja Batista, no Cristo Rei);
- Sexta-feira (19) – das 13 às 17h
- Local: Cras Jardim das Américas (Rua Aragão de Matos Leão, 2752)
Após cinco anos, Guarapuava sedia etapa do Circuito de Skate Amado
r
Neste final de semana (13 e 14), o Ginásio Trianon foi tomado por skatistas que apresentaram manobras radicais durante a 3ª etapa do Circuito Paranaense de Skate Amador, um dos esportes mais praticados no Brasil. Guarapuava recebeu 124 participantes das categorias mirim, iniciante, amador I e amador II. O evento retornou à cidade, após cinco anos sem sediar nenhuma etapa.
Realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Federação Paranaense de Skate e Associação Guarapuavana de Skate, a disputa serve de treino para quem está iniciando no esporte e como vitrine para aqueles que pretendem se profissionalizar. “A atual administração está de olhos abertos para todas as modalidades, sem preconceitos ou favoritismos, pois queremos que Guarapuava se torne destaque em diversos segmentos esportivos. Sediar uma competição como essa, além de ser mais uma proposta do prefeito Cesar Filho que estamos concretizando, é o primeiro passo para evoluirmos nesse esporte”, ressalta o secretário de Esportes, Celso Góes.
Rampa, corrimão e até a carcaça de um carro foram utilizados para deixar a pista ainda melhor para o show de manobras. Segundo o presidente da Federação Paranaense de Skate, Adauto Elias, Guarapuava está preparada para receber outras etapas da competição. “Fomos muito bem recebidos e vemos que a cidade teve uma participação muito boa, seja na organização, no número de competidores ou de pessoas que vieram prestigiar. Ano que vem, Guarapuava estará no calendário da disputa”, adianta.
O guarapuavano Mário Kreb Noronha Júnior, o Juninho Asa, que já competiu em diversas cidades, foi um dos participantes. O jovem, 24 anos, dos quais 16 dedicados ao skate, afirma que o sediar uma etapa do circuito faz com que município se desenvolva na modalidade. “Com a cidade recebendo competições, aumenta a divulgação do esporte e o número de adeptos”.
A moradora do bairro Santana, Scheyla de Oliveira, levou os dois filhos, João Matheus, 9, e José Lucas, 4, que é apaixonado por skate, ao Ginásio Trianon. “Depois que o José ganhou um skate se encantou e não o solta mais. Vim trazê-lo para ver as manobras e ele está adorando. Vejo que tem futuro na modalidade, porque desde pequeno demonstra intimidade com o skate”, afirma a cozinheira.
Após passar por Guarapuava, o circuito segue para Toledo nos dias 3 e 4 de agosto. As cidades de Pato Branco (7 e 8 de setembro), Campo Largo (5 e 6 de outubro) e Cascavel (16 e 17 de novembro) também serão palco do evento. O circuito é divido em sete etapas e, no final da competição, ocorre a soma de pontos de cada competidor para elencar o ranking. Londrina e Francisco Beltrão já receberam a disputa este ano.
Assinar:
Postagens (Atom)