segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Silvestri prestigia solenidade de início dos trabalhos da Alep


O deputado federal e novo titular da Secretaria de Governo do Estado do Paraná, Cezar Silvestri, prestigiou, na tarde desta segunda-feira, 04 a solenidade de início dos trabalhos da 3ª sessão legislativa da 17ª legislatura, da Assembleia Legislativa do Paraná.  Na oportunidade também aconteceu a posse da mesa diretora da casa para o biênio 2013/14. 

Silvestri enfatizou a importância de continuar sendo realizado um trabalho próximo entre legislativo e executivo estadual. “Durante a mensagem do Governador Beto Richa, trazida até a Assembleia pelo vice-governador Flavio Arns, foi enfatizada a importância da união de forças, e de se manter o diálogo entre os poderes, para que seja possível atender as necessidades dos cidadãos. É isso que espero fazer na nova Secretaria de Governo, trabalhar intensamente em constante diálogo com o governador, os demais secretários, os deputados e os prefeitos, e que possamos somar forças para atender as necessidades do povo do Paraná”, concluiu. 

Nos próximos dias Silvestri deverá passar o comando da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná (Sedu) para o deputado federal Ratinho Júnior e assumir como Secretário da Secretaria de Governo do Paraná.

Ricardo Tesseroli - Assessor de Imprensa – Sedu/Paranacidade

Prefeito de Guarapuava se reúne com agricultores do Conselho de Desenvolvimento Rural e Carmug



O prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho participou, na manhã desta segunda-feira (04), da reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural e da Carmug (Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava) para discutir novos projetos e analisar as prioridades do setor. “Vamos estreitar o relacionamento com os agricultores porque só conseguiremos avançar na agricultura se trabalharmos juntos. Queremos fazer com que a agricultura familiar de Guarapuava seja forte, eficiente e produtiva, gerando qualidade de vida no campo”, afirma Cesar Filho.

Os produtores rurais aproveitaram o momento para fazer questionamentos ao prefeito e apresentar a realidade da produção rural no município. “O prefeito Cesar Filho está empenhado em atender a agricultura familiar com programas específicos”, comenta o presidente da Carmug, Donezete Camargo, que ainda lembra a importância de manter o agricultor em sua propriedade. “Precisamos lembrar que a agricultura familiar também é uma fonte de geração de empregos, uma vez que mantivermos o pequeno produtor em sua propriedade estaremos gerando emprego no campo”.

Entre os assuntos abordados, o prefeito falou sobre o programa de habitação rural, regularização fundiária, as possibilidades para diversificar a produção nas pequenas propriedades e os investimentos nas estradas rurais. Segundo o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, junto com entidades do setor, foi feito um mapeamento das estradas rurais de Guarapuava, analisando quais são os pontos críticos que dificultam a circulação de veículos, principalmente para transporte da produção. “O estudo nos mostrou que precisamos trabalhar, em um primeiro momento, em dois principais trechos que dificultam a passagem de veículos em dias de chuva. Serão 11 quilômetros onde faremos o calçamento com pedras irregulares e em outros 19 quilômetros com cascalho”, explica o secretário.

Secretários e representantes do setor analisam implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em Guarapuava



A vice-prefeita de Guarapuava Eva Schran, os secretários de Indústria, Comércio e Turismo Sandro Abdanur e o procurador geral do município Fábio Decker se reuniram na manhã desta segunda-feira (4) com o presidente da Acig, Eloi Mamcasz e representantes da classe contábil e Sebrae, para discutir a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em Guarapuava. “Somos um dos municípios mais atrasados na questão da implementação desta Lei, agora vamos correr contra o tempo para que até o final do mês de fevereiro possamos encaminhar o Projeto de Lei para a Câmara”, explica a vice-prefeita que afirma que o pedido do prefeito Cesar Filho é dar agilidade na implementação da Lei. “Vamos discutir quais são os anseios e necessidades da população de Guarapuava para formatar e colocar em prática a Lei Municipal o quanto antes”.

Entre os benefícios previstos pela Lei nº 123/06, se destacam agilidade na formalização de novos empreendedores e facilidades em licitações públicas. “As micro e pequenas empresas são a maioria no país e o principal foco da Lei é ajudar essas empresas na formalização e potencialização dos serviços”, comenta a consultora do Sebrae, Mariléa Rodrigues de Britto, que também destacou a importância do eixo de compras governamentais dentro da Lei. “Com a Lei, o município vai oferecer um tratamento diferenciado para a micro e pequena empresa, ou seja, a prefeitura vai comprar dos micro e pequenos empresários da região, gerando mais emprego e renda para Guarapuava”.

LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA – Com a implementação da Lei Complementar nº 123/06 os micro e pequenos empreendedores terão mais facilidade para pagar impostos, obter crédito e ter acesso a tecnologia. A Lei prevê ainda a formação de um cadastro desburocratizado para a abertura, alterações contratuais e o fechamento de empresas, além de incentivo para a exportação, vender para o poder público (governo) e a formalização dos pequenos negócios.

CIDADE EMPREENDEDORA
Ainda durante a manhã, o prefeito Cesar Filho, a vice Eva Schran e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, conversaram com representantes do Sebrae-PR, que apresentaram o programa Cidade Empreendedora. “A chamada pública finaliza no dia 15 de fevereiro. Nós estamos aqui justamente para convidar o município a aderir ao programa”, disse a consultora do Sebrae Guarapuava, Márcia Beatriz da Silva.

Segundo a consultora, o Sebrae vai atender até 100 municípios paranaenses e Guarapuava está entre as prioridades. O programa, voltado à micro e pequenas empresas, é desenvolvido em três anos, visando a desburocratização, associativismo, acesso ao crédito e compras governamentais. “Tivemos sinalização positiva do prefeito. Vamos aguardar a documentação para incluir o município no programa”, afirma a consultora.

Segurança no transporte escolar é tema de reunião




A segurança no transporte escolar está entre as preocupações da Secretaria de Educação de Guarapuava. O assunto foi discutido na manhã desta segunda-feira (4), no Paço Municipal, em encontro que reuniu representantes da secretaria, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cooperativa de Transporte Escolar de Guarapuava e Guaratran.

Durante a reunião, o Departamento Municipal do Transporte Escolar propôs a elaboração de um projeto para ser desenvolvido durante todo o ano nas escolas da rede pública. Entre as propostas, está a realização de cursos de capacitação e palestras. 
“A próxima reunião será realizada em março e até lá estaremos com todo o projeto formatado para a execução”, garante o chefe do Departamento de Transporte Escolar, Roberto André Bocchi.
Além da teoria, o projeto terá aulas práticas. “Vamos mostrar aos alunos e professores o que é certo e errado em relação à segurança no transporte escolar para que todos sejam fiscais”, explica Bocchi, lembrando que o projeto terá também a parceria do Sest/Senat e Rotary Club.

Prefeitura e Bombeiros anunciam construção de novo quartel



A descentralização do Corpo de Bombeiros foi um dos assuntos da reunião entre o prefeito Cesar Silvestri Filho e o comandante do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, major Anderson Willians de Souza Cortez, na última sexta-feira (1º), no Paço Municipal. O município cedeu um terreno no Parque das Araucárias para a construção de um novo destacamento. “É um pedido antigo do Corpo de Bombeiros e uma necessidade do município. Essa descentralização vai, com certeza, ampliar e melhorar o atendimento à população”, afirma Cesar Filho.
O comandante apresentou o projeto do novo quartel ao prefeito. O prédio terá aproximadamente 850 metros quadrados e será construído com recursos do Funrebom (Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros) em uma área de 3.000 metros quadrados. “Temos R$ 1,2 milhão para a obra. Agora vamos seguir com o processo administrativo e licitatório para iniciarmos a construção o mais breve possível. Nossa expectativa é entregar o quartel até o final do ano”, diz o major, comentando que o atual destacamento está pequeno para o volume de equipamentos e veículos.
Durante a reunião, também foi assinado o decreto que instala a comissão que gerencia o Funrebom. O prefeito é o presidente e o major, o vice. Há também representantes da Câmara de Vereadores, entidades e da sociedade em geral.
O major Cortez repassou a Cesar Filho o resultado da inspeção realizada em boates e casas noturnas de Guarapuava, que teve a parceria do Departamento de Fiscalização da prefeitura, Vigilância Sanitária, Ministério Público, Polícia Militar e Ministério Público do Trabalho. Alguns estabelecimentos foram interditados e outros notificados para adequação.
Para finalizar a reunião, o Corpo de Bombeiros apresentou ao prefeito a caminhonete doada pelo Governo do Estado para a Defesa Civil, a primeira da corporação, que tem sede em Guarapuava e atende 21 municípios da região. “O veículo segue o padrão do Governo Federal, sendo muito mais adequado para o nosso trabalho”, finaliza o major.

1ª Corrida da Padroeira dá início ao calendário esportivo da nova gestão municipal




A manhã de sol colaborou e 192 corredores, entre profissionais e amadores, participaram da 1ª Corrida Rústica da Padroeira, realizada no último domingo (3), pela Prefeitura de Guarapuava, Secretaria Municipal de Esportes e Paróquia Nossa Senhora de Belém. Foi a primeira de nove que a administração municipal prevê para este ano, reativando as corridas de rua no município. Antes da largada, em frente a Rádio Cultura, o padre Acácio Evêncio abençoou os participantes.

“A atual administração municipal vai incentivar o esporte em Guarapuava e o atletismo terá uma grande programação durante todo ano”, promete o secretário de Esportes, Celso Góes, afirmando que o total de inscritos mostra que os guarapuavanos estão carentes de eventos esportivos e de lazer. “Se depender a Secretaria de Esportes, o ano será bastante movimentado, atraindo, como hoje, atletas do município e outras cidades”.

Roberto Rodrigues Oliveira, 35 anos, de Ponta Grossa, venceu a corrida, com o tempo de 17’33”. Atleta há 15 anos, está retornando as pistas e se prepara para provas internacionais e nacionais, como a São Silvestri de São Paulo, na qual já conquistou o 23º lugar. O melhor guarapuavano chegou na 4ª colocação.  Muito elogiado pelos mais experientes, Jean Carlos Mariano fez o percurso de 6,5 quilômetros em 17’58”.

Do total de inscritos, 51 eram mulheres. Entre elas, destaque para Tatiane Raquel da Silva, que finalizou com o tempo de 20’12”. Atualmente morando em Guarapuava, a londrinense, de 23 anos, é atleta profissional. Já participou de provas em todo o Brasil e exterior, conquistando um sul-americano, um brasileiro e o Troféu Brasil de Atletismo. “Digo, com orgulho, que vivo do esporte, mas o atletismo precisa de mais incentivo”, avalia.

Seu José Maria de Carvalho, 75 anos e corredor há 30, era um dos mais animados antes e depois da corrida. Entre a rotina de Mirandópolis (SP), onde mora e preside a Associação de Produtores de Hortifrutigranjeiros, e as visitas à filha que mora em Guarapuava, ele participa de inúmeras corridas. “Eu não vivo sem o esporte e indico a todos”.

A corrida teve o apoio da Sanepar, Rádio Cultura, PM, 26º GAC, Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde e World Tennis, que sorteou vários brindes. Os três primeiros colocados (masculino e feminino) receberam premiação em dinheiro, além de medalhas, que também foram entregues até o 15º colocado.

Assessoria de Imprensa