A Secretaria de Assistência Social de Guarapuava está com inscrições abertas para os cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As pré-matrículas para os cursos já estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social ou em qualquer um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Ao todo serão ofertadas, durante o decorrer do ano de 2013, 350 vagas em diferentes cursos do Senac e 600 vagas para os cursos do Senai.
Os cursos ofertados pelo Senac, com aulas previstas para começar no dia 7 de março são de cuidador de idosos, auxiliar administrativo e recepcionista. Cada curso tem 25 vagas. Já para os cursos do Senai, que começam no dia 4 de março, os interessados podem escolher entre auxiliar administrativo, desenhista mecânico, eletricista predial, mecânico de automóveis, operador de computador ou torneiro mecânico. São ofertadas 40 vagas para cada curso do Senai.
De acordo com a gerente executiva interina do Senac, além do curso ser gratuito, os alunos ainda recebem todo apoio necessário para garantir a frequência nas aulas. “Os alunos matriculados no Senac recebem o material didático e ajuda de custo de R$ 2 por hora aula frequentada para transporte e alimentação”. Para os cursos do Senai, segundo a coordenadora, Sandra Soares, “os alunos recebem o material didático, vale-transporte e o lanche gratuito é oferecido no local”.
Rosimere Oliveira está desempregada e diz que a maior dificuldade na hora de uma entrevista de emprego é a falta de qualificação. “Vou fazer minha matrícula para o curso de auxiliar administrativo porque acredito que esse é um curso que vai me oferecer mais oportunidades de conseguir um emprego”.
Criado em 2011 pelo Governo Federal, o programa tem como principal objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. “Temos uma grande demanda de pessoas que precisam de uma oportunidade para poder se qualificar e então buscar um emprego, pois sabemos que existem muitas vagas no mercado e esses cursos, que serão ofertados, trazem a credibilidade do Senac”, comenta a secretária de Assistência Social Isabel Cristina Rauen Silvestri.
Para participar dos cursos, é preciso ter mais de 16 anos, estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CADÚNICO (Cadastro Único), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O candidato que não esteja cadastrado no CADÚNICO, mas que tenha o perfil para o cadastramento poderá ser matriculado normalmente nos cursos, desde que seja incluído no Cadastro Único. “Para os candidatos que são beneficiários do Bolsa Família, a matrícula nos cursos não implica na perda do benefício, além disso, qualquer membro da família pode fazer o curso porque não existe limite por família”, finaliza Cristina Silvestri.
Confira os endereços para matrícula dos Cursos Profissionalizantes:
- Secretaria Municipal de Assistência Social: Rua Senador Pinheiro Machado, 1075. Santana. Fone: (42) 3623-7995
- CRAS I: Rua Corumbá, 452 – Industrial – REPINHO. Fone: (42) 3629-4588
- CRAS II: Rua Bernardino Roseira de Lacerda, 38 – Morro Alto. Fone: (42) 3622-2308
- CRAS III: Rua Matelândia, 85 – Jardim das Américas. Fone: (42) 3622-1165
- CRAS IV: Rua Afonso Pena, 183 – Tancredo Neves. Fone: (42) 3622-1240