Hoje (24 de fevereiro), comemora-se os 80 anos da conquista do voto feminino.
Em 1932 lideranças femininas levaram ao então presidente Getúlio Vargas 5 mil assinaturas solicitando que as mulheres participassem da elaboração do anteprojeto da Constituição daquela época. — O direito ao voto feminino no Brasil iniciou no Rio Grande do Norte, através de uma professora chamada Selina Guimarães, que se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral.
Para Sandra Prado, coordenadora das mulheres do PSD de Guarapuava, "apesar da mulher ter garantido o direito ao voto, a participação da mulher na vida pública ainda é reduzida. Na Câmara de Guarapuava , por exemplo, há apenas três mulheres atuando como vereadora.
"Nós mulheres do PSD queremos mais atuação das mulheres, pois mesmo com uma "presidenta", mulheres precisam da política local para ter maior representatividade." Ressaltou a coordenadora.
Ainda falta incentivo para que a mulher veja a importância da sua participação na politica. “Acredito que temos que fazer um trabalho nesse sentido. Incentivar, resgatar os valores políticos das mulheres e cessar a inércia feminina neste cenário". finalisou.
Biografia: Esta professora nascida no Rio Grande do Norte foi a primeira eleitora inscrita no Brasil. Ao conquistar o título de eleitora, acabou desencadeando um grande movimento, levando mulheres de diversas cidades do Estado e de outros nove estados brasileiros a lutar pela mesma conquista. A luta pela emancipação política feminina ganhou impulso em todo o país e o voto feminino foi regulamentado no Brasil em 1934. Em dia 25 de novembro de 1927, ela deu entrada numa petição requerendo sua inclusão no rol de eleitores do município de Mossoró (RN), onde nasceu e viveu.