sábado, 31 de maio de 2014

IMPRENSA CONHECE PERCURSO DA 2ª CAMINHADA NA NATUREZA

caminhada imprensa (12)
Profissionais e estudantes de comunicação de Guarapuava participaram na manhã desta sexta-feira (30) de uma prévia do percurso da 2ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Salto São Francisco, que acontece no domingo de 22 de junho. As atividades começaram com uma apresentação do projeto no Parque das Araucárias, com a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, dos secretários de Comunicação Social, Márcio Fernandes, de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, e de Meio Ambiente, Celso Araújo, e do diretor do Departamento de Turismo, Marcio de Sequeira. “É importante darmos valor para o que nos temos aqui. Não precisamos ir tão longe para conhecer uma beleza natural tão impactante como é a do Salto São Francisco. No entanto, muitos da própria cidade ainda não o conhecem”, enfatiza o prefeito Cesar Filho.
Na sequência, a imprensa seguiu de ônibus pelo distrito do Guairacá, região do evento, até o Salto São Francisco, trecho final da 2ª Caminhada, em que realizaram 1km a pé por uma estrada rural. “Esta é mais uma ação que promovemos juntamente às demais secretarias para reforçar a nossa parceria com a mídia local. Além disso, é um espaço de capacitação, como foi, a exemplo, o treinamento sobre fundamentos de Defesa Civil que realizamos em fevereiro deste ano”, destaca o secretário de Comunicação, Márcio Fernandes.
Caminhada acontece no dia 22 de junho
A 2 ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Salto São Francisco é uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava, Instituto Emater e AMPR (Associação dos Moradores e Produtores Rurais do Distrito do Guairacá), responsável direta pelo cadastro do evento. O Circuito do Salto São Francisco, que será realizado no dia 22 de junho, está registrado na associação Anda Brasil e na IVV (Federação Internacional de Esportes Populares), sediada na França.  “O objetivo é proporcionar a valorização dos recursos naturais de Guarapuava e a conscientização ambiental, além de incentivar a prática de atividades físicas”, declara Marcio de Sequeira. Os caminhantes podem apreciar as belezas naturais e a cultura da região por 14 km de estradas rurais e trilhas, passando por mata, rios, cachoeiras e propriedades rurais do Distrito do Guairacá.

As inscrições para a caminhada são gratuitas e feitas pela página www.caminhada.guapuava.pr.gov.br, a partir da próxima segunda-feira (02). Durante a inscrição, o participante pode optar pelo café da manhã rural que antecede à Caminhada na Igreja Ucraniana São Francisco, e que custará R$ 7,00 por pessoa. Há também um almoço rural, no próprio Salto São Francisco, por R$ 15,00. Na 1ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Vale do Jordão, realizada em Guarapuava em novembro do ano passado, participaram mais de 1.100 caminhantes.

CRIANÇAS DA ESCOLA RURAL UNIÃO BRASILEIRA RECEBEM ESCOLA REFORMADA

escola uniao brasileira (50)

Após uma manhã divertida, com brincadeiras, pintura no rosto e contação de histórias, as crianças da Escola Rural Municipal União Brasileira, no Faxinal do Fiúza (Distrito do Guairacá), receberam do prefeito Cesar Silvestri Filho, da secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, vereadores e comunidade, a escola reformada e restaurada. “A educação para ser boa precisa do esforço de todos. A escola precisa ser um ambiente de formação plena, de formação de cidadania, precisamos fazer do ambiente escolar uma extensão dos valores da nossa casa, por isso é importante a participação dos pais e da comunidade em um gesto como foi esse mutirão de revitalização da escola”, ressalta o prefeito.
Equipes das secretarias municipais de Educação e Cultura, de Obras e de Esporte e da Surg transformaram a unidade de ensino multisseriada em um novo local, com pintura nova, reformas, roçada e readequação das estradas próximas. “Nosso maior objetivo é proporcionar às crianças melhores condições de aprendizado em um ambiente acolhedor. A força conjunta e o trabalho solidário fortalecem não só a estrutura física da escola, mas também o trabalho pedagógico”, destaca Doraci. A escola possui hoje 20 alunos e a intenção é que mais crianças sejam matriculadas. “O trabalho não acaba aqui, na sequência vamos encaminhar novos materiais didáticos, livros e equipamentos de informática”, conclui.

Em parceria com a Unicentro, os professores participam de uma formação continuada sobre educação no campo, valorizando o profissional e agregando valores para uma educação de qualidade no campo. “Uma escola bonita, limpa e bem organizada estimula o aprendizado das crianças. Elas ficaram muito felizes e também ajudaram na reforma. É um estimulo também para nós professores”, conta a professora Maria da Luz, que trabalha na Escola Rural Municipal União Brasileira há 12 anos. Para o presidente da Associação dos Produtores do Guairacá, João Luiz Poczenek, o mutirão foi uma maneira de valorizar a educação do local. “Proporcionar qualidade de vida para nós, produtores, não é só pensar em estradas ou na agricultura, mas também investir em educação. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa”.

ESPECIALIDADES NOS BAIRROS ATENDE 300 PESSOAS NO DISTRITO DO GUAIRACÁ


mutirao especialidades (12)
A sexta edição do Especialidades nos Bairros, mutirão de atendimento promovido pela Secretaria de Saúde de Guarapuava e o Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde), beneficiou 300 pessoas. Entre elas estava Mário Poczynek, 52 anos, que aguardava uma consulta com um ortopedista há quatro anos. “Não imaginava que essa ação pudesse acontecer aqui na nossa comunidade. Mas essa administração pensa em todos, inclusive na gente do campo. O atendimento do mutirão foi muito bom e estou saindo daqui com um encaminhamento”, destaca o produtor de leite.
O prefeito Cesar Filho esteve na UBS (Unidade Básica de Saúde) Guairacá, na manhã desta sexta-feira (30), acompanhado do vereador Airson Horst e destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde. “As pessoas estão saindo satisfeitas porque estavam há anos na fila de espera. Com os mutirões já foram atendidas cerca de 5.000 pacientes, o que contribui com a melhoria na qualidade do sistema público de saúde de Guarapuava”, avalia o prefeito.

Médicos das 20 especialidades oferecidas na rede municipal de saúde realizaram o atendimento na UBS Guairacá. O local é uma das 12 unidades que estão recebendo obras de readequação e ampliação. “Mesmo com as obras, os pacientes são bem acolhidos e atendidos com qualidade”, esclarece a diretora executiva do Cisgap, Marcia Brito. O próximo mutirão acontecerá no dia 13 de junho, no Distrito da Palmeirinha, para o qual há mais de 1.000 atendimentos agendados. “Esse trabalho vai acontecer em todos os bairros e distritos de Guarapuava, para que possamos equilibrar o fluxo de consultas especializadas e exames”, finaliza Cesar Filho, que também esteve na Escola Municipal do Campo General Eurico Dutra e conversou com funcionários e alunos.

Governo proíbe fumo em locais fechados e amplia alerta nos maços

Decreto proíbe qualquer propaganda e entrará em vigor em até 180 dias.Nova norma veta o fumo em locais coletivos, exceto em tabacarias e cultos
O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (31), Dia Mundial Sem Tabaco, novas regras de combate ao fumo, que incluem o fim da propaganda de cigarros, a extinção dos fumódromos em ambientes coletivos e a ampliação de mensagens de alerta em maços de cigarro vendidos no país.

A regulamentação da lei antifumo será publicada nesta segunda-feira (2) no "Diário Oficial da União" e as regras passarão a valer em até seis meses.

Segundo o governo, os fumantes não serão fiscalizados. Poderá ser punido somente o estabelecimento que desobedecer as normas. Locais de comércio e restaurantes, por exemplo, deverão orientar os clientes sobre a lei e pedir para que não fumem, podendo chamar a polícia quando alguém se recusar a apagar o cigarro.
A lei antifumo foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2011, após ter sido aprovada no Congresso Nacional, e desde então estava sem regulamentação, que define como e quando deve ser aplicada.

Campos Gerais do Paraná e região central do estado ganham 229 PMs

Soldados aprovados em concurso foram apresentados na quinta-feira (29).Entre as cidades que receberão os PMs, estão Ponta Grossa e Guarapuava.
Do G1 PR, em Ponta Grossa
Os 229 soldados, todos aprovados em concurso público, foram apresentados na quinta-feira (29), no Parque Ambiental de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná.  (Foto: Flávio Bernardes/RPC TV)Os 229 soldados foram apresentados na quinta-feira (29), em Ponta Grossa (Foto: Flávio Bernardes/RPC TV)
Novos policiais militares começaram a trabalhar na região dos Campos Gerais do Paraná, na região central do estado e na Região Metropolitana de Curitiba na quinta-feira (29). No mesmo dia, pela manhã, os 229 soldados, todos aprovados em concurso público, foram apresentados no Parque Ambiental de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.
Em Ponta Grossa, vão atuar 30 policiais militares. O restante será enviado para Telêmaco Borba, também nos Campos Gerais, para IratiUnião da Vitória e Guarapuava, na região central do Paraná, e para Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba.
Segundo o coronel da Polícia Militar (PM) Marco Aurélio Czerwonka, os policiais passaram por aulas teóricas e também práticas. “No começo, os novos vão ficar acompanhados de policiais mais experientes, que darão notas para que eles possam concluir o curso no final do ano”, explica. 
O governador Beto Richa esteve presente na apresentação dos policiais e parabenizou os soldados. “Aqui, estão os vencedores de um concurso com mais de 120 mil candidatos”, afirmou.