sábado, 27 de abril de 2013

Com feira de livro, prefeitura inicia atividades da Corrente Cultural

 
Na manhã deste sábado (27), várias atividades movimentaram o Calçadão da XV de Novembro. A Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava promoveu, como parte do projeto Vem Ler, uma feira de venda e troca de livros. A Banda Municipal deu início ao evento, que prosseguiu com exposições, apresentações de música e dança, troca e venda de livros, contação de histórias e recital de poesias. O prefeito Cesar Silvestri Filho e secretária Sandra Zannette acompanharam as atividades.
Durante a feira, escritores guarapuavanos expuseram seus livros, autografando e incentivando o hábito da leitura. Também foi montada uma mostra, organizada pelo Centro de Artes e pelo Museu de Guarapuava, para relembrar a história da cidade através de maquetes, quadros, primeiros livros, a carta régia e outros itens. Na tribuna livre, muita gente mostrou seu talento. “O dia de sol contribuiu para que o evento ocorresse como planejamos. Despertamos a curiosidade e estamos satisfeitos com a participação e animação das pessoas”, afirma a professora e coordenadora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim Correa.
O objetivo do projeto Vem Ler é despertar o hábito da leitura, principalmente nas crianças. Na barraca de venda e troca de livros, a variedade de títulos agradou crianças e adultos. As gêmeas, Gabriela e Marcela, de 6 anos, trocaram exemplares do livro O sapo curioso pela obra O pequeno príncipe. A mãe das meninas, Ana Maria Lemos, 34 anos, disse que sempre incentiva a leitura em casa e parabeniza a iniciativa da Prefeitura de Guarapuava. “É importante que as crianças tenham esse contato com os livros, pois ler ajuda no desenvolvimento do conhecimento e auxilia na alfabetização”.
O evento foi a primeira atividade da Corrente Cultural de Guarapuava, que envolve a dança, o teatro, a música, a leitura e as artes visuais. “Nós queremos que a população conheça a arte de Guarapuava. Nossa ideia é mostrar que nós temos e somos cultura. Esse é só o passo inicial. Nós planejamos inúmeros projetos para serem desenvolvidos durante todo o governo Cesar Filho”, adianta Sandra Zanette.