quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Deputado Cesar Filho faz seu primeiro discurso na Assembleia



O deputado estadual Cesar Silvestri Filho fez, nesta quarta-feira (16), seu primeiro pronunciamento na Assembleia Legislativa do Paraná. Eleito com mais de 52 mil votos, o parlamentar parabenizou a nova presidência da Casa e sinalizou sua parceria para que sejam concretizadas as mudanças promovidas internamente.

Natural de Guarapuava, no Centro Oeste do Paraná, Cesar Filho reforçou ser um representante regional que vai lutar pelos interesses locais, em consonância com as diretrizes do governador Beto Richa. O deputado disse que o foco de seu trabalho será a promoção de melhorias nas áreas da educação, ciência, tecnologia, geração de emprego e renda, buscando atrair investimentos públicos e privados para a região Centro Oeste do Paraná, ainda carente de recursos.

Íntegra do discurso

Sinto-me especialmente honrado em estrear nesta tribuna, com a responsabilidade de representar uma parcela do povo paranaense nesta Casa. Ainda mais que por aqui já passaram o meu pai e o meu avô, exemplos de vida pública que me inspiram na trajetória a que agora dou início, referências de que me orgulho e em cuja homenagem peço a Deus que me ajude a seguir correspondendo, firme e honestamente, à confiança dos conterrâneos da minha querida Guarapuava e de todo o Paraná.

Um traço fundamental do gênero humano, diferente das demais espécies, é a capacidade de acumular conhecimento e experiência geração após geração, de modo a não precisar reinventar tudo a todo momento, nem voltar a percorrer etapas já trilhadas. Por isso, sem me deter na exaltação do passado, permito-me evocar a tradição familiar apenas para dizer que a herança mais valiosa que tenho é o sentimento de gratidão e respeito em relação aos eleitores. São eles que nos permitem estar aqui, exercendo essa extraordinária vocação que é a política e a causa pública. Mas a nossa tarefa é construir daqui para diante e é esse espírito que me anima.

Estou aqui para defender ideias, propor caminhos, discutir alternativas, construir e encaminhar coletivamente soluções e políticas públicas com ética, responsabilidade, trabalho e muito estudo. Sem ranços de falso moralismo e sem me perder em picuinhas de ocasião, quero expressar os ideais de autonomia e liberdade que movem os contemporâneos da minha geração. Nossa geração tem a cabeça aberta, tolerante e generosa, mas não aceita imposições, venham de onde vierem. Temos absoluta disposição para aprender, para enfrentar desafios e para dialogar e divergir civilizadamente quando necessário. Somos uma geração pragmática, que não tem tempo a perder e, ao mesmo tempo, intransigente nos ideais, mas, acima de tudo, leal, que há muito deixou de ser ingênua para não abrir mão de ser essencialmente idealista.

Algumas diretrizes pessoais vão nortear a minha atuação nesta Casa e no campo da política em geral. Em primeiro lugar, sou um representante regional e estarei sempre na linha de frente dos interesses legítimos das comunidades, das organizações, dos empreendimentos e dos produtores da minha região. Do mesmo modo, sou militante de um partido que ajudou a eleger o governador Beto Richa e participa do governo com os seus melhores quadros, de maneira que esse mesmo apoio participante será a tônica da nossa relação parlamentar com o Poder Executivo.

A segunda diretriz trata da educação, ciência e tecnologia, elementos que, a meu ver, são absolutamente fundamentais para a efetiva emancipação das pessoas e para o desenvolvimento sustentável do Paraná e do Brasil. Assim sendo, vou dedicar atenção especial a projetos que permitam ampliar e democratizar o acesso do povo ao conhecimento e à tecnologia, a começar do projeto Cidade Digital, cuja discussão vem desde a campanha eleitoral de 2008, quando fui candidato a prefeito de Guarapuava, e que certamente haveremos de aprofundar a partir desta Casa.

Minha terceira orientação é a geração de emprego e renda. O povo em geral, mas muito particularmente a juventude com a qual compartilho aspirações e ansiedades, quer apenas uma oportunidade para empregar o seu talento e construir, com o próprio esforço, uma vida de conquistas e realizações pessoais e familiares. Quero, assim, atuar vigorosamente no sentido de atrair para a nossa região empreendimentos e negócios geradores de vitalidade econômica, articulando investimentos públicos e da iniciativa privada e mobilizando a capacidade criativa dos nossos empreendedores.

Com a quarta diretriz, reafirmo minha profissão de fé com relação à política. Ainda que por vezes pareça distante do cotidiano das pessoas ou, pior ainda, nem sempre percebida de forma positivamente pelo senso comum, a política continua a ser o único mecanismo de ordenação democrática do poder, de garantia dos direitos e liberdades e realização da justiça e do bem comum. E o parlamento é, a meu ver, o espaço por excelência para o exercício da democracia na sua mais pura acepção, fundada tão somente na força das ideias e dos argumentos. Defendo, portanto, a necessidade de qualificarmos uma agenda legislativa que restabeleça o conceito de poder independente que está na origem da instituição parlamentar.

Finalmente, quero manifestar a cada uma das senhoras e dos senhores o desejo genuíno de que tenhamos aqui uma boa e produtiva convivência, em benefício do povo paranaense e em prol do Brasil que todos queremos forte, altivo e feliz
.


Assessoria de imprensa

Gabinete do Deputado Cesar Silvestri Filho

Jornalista Danielle Blaskievicz

daniblaski@uol.com.br

(41) 3350-4262/(41) 9964-2337

Cordova destaca atuação Parlamentar de Cesar Silvestri Filho



O Vereador Thiago Cordova (PPS) durante a Sessão da Câmara Municipal de Guarapuava nesta terça-feira, 15/02, destacou a atuação Parlamentar do Deputado Estadual Cesar Silvestri Filho. Segundo Cordova, A atuação de Cesar filho junto ao Governo do Estado foi fundamental para que os Hospitais Santa Tereza e São Vicente de Paulo,obtivessem aumento de repasse por parte da Secretaria de Estado da Saúde. “O deputado consegui dobrar os recursos perdidos com o fechamento do Estrela de Belém; Ele consegui um acréscimo de recita de oitenta mil reais para o São Vicente e setenta mil reais para o Santa Tereza, isto demonstra sua preocupação com Guarapuava e com certeza vai consegui trazer muitas outras conquistas”.Thiago Cordova também enfatizou que o Deputado também consegui a garantia da Companhia Paranaense de Habitação a construção de 600 casas populares na cidade.

Cordova destaca atuação Parlamentar de Cesar Silvestri Filho



O Vereador Thiago Cordova (PPS) durante a Sessão da Câmara Municipal de Guarapuava de terça-feira (15), destacou a atuação parlamentar do Deputado Estadual Cesar Silvestri Filho. Segundo Cordova, a atuação de Cesar filho junto ao Governo do Estado foi fundamental para que os Hospitais Santa Tereza e São Vicente de Paulo obtivessem aumento de repasse por parte da Secretaria de Estado da Saúde. “O deputado consegui dobrar os recursos perdidos com o fechamento do Estrela de Belém; Ele conseguiu um acréscimo de recita de oitenta mil reais para o São Vicente e setenta mil reais para o Santa Tereza, isto demonstra sua preocupação com Guarapuava e com certeza vai conseguir trazer muitas outras conquistas”. Thiago Cordova também enfatizou que o deputado conseguiu a garantia da construção de 600 casas populares na cidade pela Companhia Paranaense de Habitação.

Comandante do Corpo de Bombeiro é homenageado pela Câmara



A Câmara Municipal de Guarapuava aprovou por unanimidade uma Moção de Congratulações e aplausos de autoria do Vereador João Carlos Gonçalves “Napoleão” (PSDB) ao Corpo de Bombeiros, na pessoa de seu Comandante, Major Arlisson Sanches Sales, extensivo a todo o efetivo. Napoleão disse que sua iniciativa tem por objetivo enaltecer o trabalho que o comandante vem realizando frente a aquela corporação, e o empenho do mesmo para tornar Subgrupamento independente. “Essa independência trouxe para o nosso Corpo de Bombeiros mais recursos e que possibilita um melhor infra estrutura e um efetivo maior, por isso estamos homenageado o Major Sanches”, concluiu.

O destacamento de Bombeiros de Guarapuava foi criado no ano de 1958, por meio de Decreto do então Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, Moisés Lupion. Após determinação do Comandante do Corpo de Bombeiros na época, o Senhor Coronel Manoel Dias Paredes, deslocou-se à cidade de Guarapuava um contingente composto por um Sargento, dois Cabos e sete Soldados totalizando dez Homens que passariam então a realizar os serviços de combate a incêndio, salvamentos e trabalhos preventivos. A primeira localização do Quartel do Corpo de Bombeiros foi uma residência à Rua Quintino Bocaiúva com a Rua Guaíra. Em 1959 foi construído por meio de convênio com a Prefeitura a nova sede localizada à Rua Senador Pinheiro Machado, nº1. 230. Mais tarde, em 1984 iniciou-se a construção de um novo aquartelamento, agora em alvenaria. Como viatura de combate a incêndio, nesta época, os Bombeiros contavam com um caminhão Mercedes Benz de prefixo CB-7, sendo recebida apenas em 1962 uma segunda viatura Ford F-600. Em 1988 foi criada a Associação Desportiva Beneficente Fênix do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, com o escopo de estimular a prática desportiva, artística, culturais e sociais, primando sempre pelo bem-estar dos Bombeiros do Município. Hoje passamos por um novo momento na História do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, que, a partir do Decreto nº 8740 de 12 de novembro de 2010, emancipou-se de Ponta Grossa, e é agora o 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente. Subgrupamento este que continuará suas missões de combate e prevenção de incêndios, buscas e salvamentos, simultaneamente com o dever de proteção e salvaguarda de vidas e bens sempre prestando socorro em casos de afogamentos, inundações, desabamentos, catástrofes serviços de caráter social e ações de defesa civil. Fazem parte da área de atuação do 5ºSGBI 21 municípios: Guarapuava, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Mato Rico, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Maria do Oeste, Turvo e Virmond. O Corpo de Bombeiros de Guarapuava conta com dois Postos: o Quartel Central e o da Colônia Vitória, no Distrito de Entre Rios além de Postos de Bombeiro Comunitário nos Municípios de Pitanga, Pinhão e Laranjeiras do Sul. Encontram-se prestando serviços à população de Guarapuava como bombeiros militares sessenta e sete Homens e Mulheres que trabalham diuturnamente atendendo a todos os chamados, sob frio, chuva, e sol intensos, sem parar em feriados, festas e datas comemorativas. O efetivo do Corpo de Bombeiros do 5º SGBI está presente também na Operação Verão com os Postos de Guarda-Vida no Parque Jordão, entretanto, muito antes desta Operação existir já havia Bombeiros Militares, desde 1992, fazendo a proteção e dos banhistas do Parque Recreativo do Jordão. O seu atual Comandante, o Major Arlisson Sanches Sales tem como objetivo a melhoria na qualidade e agilidade dos serviços prestados à sociedade, bem como, as adaptações das instalações para prover condições dignas de trabalho aos bombeiros civis e militares sob seu comando. E ainda, trabalha para a descentralização dos serviços para prover mais segurança à comunidade e região.

Leilões comercializam 700 animais‏



Dois leilões vão movimentar o mercado agropecuário neste mês de fevereiro. São os leilões de gado geral de Candói e Guarapuava, que vão ofertar 700 animais para cria, recria e engorda.

O Leilão de Gado Geral de Candói será neste domingo, 20, a partir das 15 horas, no Centro de Eventos do município. Neste evento, 300 animais estarão disponíveis à comercialização.

Em Guarapuava, 400 animais serão negociados no dia 27 de fevereiro, a partir das 15h, no Parque de Exposições Lacerda Werneck.

Os leilões têm o apoio do Sindicato Rural de Guarapuava. Os remates são coordenados pela Gralha Azul Remates.

As inscrições podem ser feitas com Gilberto pelo telefone (42) 8832-0402 (Candói) e com Rosiane (42) 8846-1374 (Guarapuava).

Mais informações pelo telefone (42) 3623-3084.

Assessoria de Imprensa – Release 395 – 16.02.2011

Sindicato Rural de Guarapuava – (42) 3623-1115 - ACESSE o SITE www.srgpuava.com.br

Governador recebe edição comemorativa do Dicionário Aurélio -



O governador Beto Richa foi presenteado nesta terça-feira (15) com um exemplar da edição comemorativa do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, lançado em 2010 para marcar a passagem dos 100 anos do professor Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, criador da obra. “É uma edição limitada e numerada, que está sendo entregue apenas a autoridades”, explicou Ruben Formighieri, sócio do Grupo Positivo e diretor superintendente da Editora Positivo, empresa paranaense que desde 2004 detém exclusividade para publicar o dicionário.

“É uma obra muito importante e de grande utilidade no nosso dia a dia”, disse o governador. O encontro foi acompanhado por Ruy Dalcol Rocha Loures.

A edição comemorativa do Dicionário Aurélio foi revista, aumentada e atualizada de acordo com as novas regras ortográficas e para abrigar as palavras, significados e expressões que refletem o momento atual. Traz mais de 450 mil verbetes, com destaque para as 3.000 palavras mais freqüentes da língua portuguesa e mais de 2.000 novos vocábulos de diversas áreas do conhecimento (informática, biologia, genética, botânica, ecologia, economia, educação, moda, astronomia, física, engenharia, química, medicina, culinária etc.).

Entre outros detalhes, o projeto gráfico da edição comemorativa homenageia o autor ao navegar em sua história. As aberturas das letras trazem fotografias comentadas do professor Aurélio, em diferentes épocas de sua vida. Também foram resgatados e escaneados manuscritos do professor. Cada letra foi tratada digitalmente para que se pudesse ter a fonte Aurélio.

Sanepar vai investir R$ 75 milhões em Maringá nos próximos três anos



O presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, anunciou nesta quarta-feira (16), em Maringá, que a empresa tem R$ 75 milhões assegurados no planejamento estratégico para investimentos no município nos próximos três anos. O investimento deve ampliar a rede de atendimento de esgoto para 96,29%.

“Também estamos assinando convênios de prestação de serviços na ordem de R$ 23 milhões para atender a região”, afirmou. Para 2011 está previsto um investimento total de R$ 13,6 milhões na ampliação dos sistemas de água e esgotamento sanitário de Maringá.

O anúncio foi feito em reunião com empregados e lideranças locais. O presidente da Sanepar assinou ainda um contrato para prestação de serviços de campo, no valor de R$ 1,5 milhão, contemplando Maringá e os municípios de Paiçandu, Mandaguari, Astorga, Santa Fé, Nova Esperança, Doutor Camargo, Mandaguaçu, Floresta e Itambé.

Segundo Ghignone, a intenção da Sanepar é manter todos os programas com a prefeitura de Maringá. Ele adiantou que, após o carnaval, pretende retomar as negociações com o prefeito Sílvio Barros para a renovação do contrato de concessão. “Ao longo dos anos, a empresa vem investindo fortemente em Maringá, dotando o município de um dos melhores índices de esgotamento sanitário do País, com um padrão de primeiro mundo, e este esforço deve continuar”, assegurou Ghinone.

Novos mercados – Nas últimas semanas a diretoria da empresa vem promovendo encontros regionais para apresentar sua reestruturação administrativa e o plano de investimentos. De acordo com Ghignone, a Sanepar já definiu que pretende lançar-se em novos mercados, como o de resíduos sólidos e de drenagem urbana. “Temos experiência em Cianorte, cuja gestão é considerada modelo para o Brasil. Apucarana, Terra Boa e São Tomé também são exemplos de como pretendemos atuar na gestão de resíduos sólidos”, concluiu.

Para atender ao mercado de resíduos sólidos, foi criada uma gerência específica para o segmento, com o objetivo de oferecer o serviço às prefeituras do Paraná. “Pretendemos investir em novas tecnologias e, para isto, vamos buscar parceiros estratégicos para atuar neste mercado”, enfatizou o presidente.

O técnico em saneamento Luiz Garcia Batista Tonele considerou muito interessante a iniciativa da empresa de atuar em novos mercados. Ele destacou ainda que o contato direto com a diretoria “é essencial para um diálogo mais amplo com os empregados”.

Para o funcionário da Unidade Regional de Maringá, Valdecir Pedro Lourenço, as reuniões que estão sendo realizadas em todas as regionais demonstram que a nova diretoria está preocupada em apresentar aos empregados como a empresa irá atuar nos próximos anos. “Vejo a atuação na gestão de resíduos sólidos e drenagem urbana como uma ótima oportunidade para fortalecermos ainda mais a Sanepar”, disse.

Richa discute integração ferroviária com ministro dos Transportes



O governador Beto Richa se reúne nesta quarta-feira (16), às 14h30, em Brasília, com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. O objetivo do encontro é discutir formas de tornar viável a construção de um ramal ferroviário interligando a Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados, no Mato Grosso do Sul, a Cascavel, no Paraná, passando por Mundo Novo e Guaíra.

“É uma obra fundamental. Além de baratear o custo de escoamento da safra agrícola do centro-oeste e norte do Brasil, vai proporcionar o desenvolvimento econômico e social de toda a região e fortalecer o Porto de Paranaguá”, disse Richa, que no último dia 7 recebeu o governador Puccinelli em Curitiba para tratar do assunto.

O traçado da ferrovia foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-1), do governo federal, em 2008, mas o projeto não progrediu, por falta de apoio do Paraná. A intenção dos governadores é incluir a obra – que tem custo estimado de R$ 1,6 bilhão – no PAC-2.

Pela proximidade geográfica e pelo volume transportado em outros portos, a saída por trem por Paranaguá é a melhor alternativa para escoar a produção daquela região do centro-oeste brasileiro, que chega a 5 milhões de toneladas de grãos, 2,5 bilhões de litros de álcool e 1,5 milhão de toneladas de açúcar para exportação, por ano. Por isso, o governador Puccinelli busca a parceria administrativa do Paraná para a construção de um ramal de 350 quilômetros entre Dourados (MS) e Cascavel (PR).

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, também participa da reunião. Ele afirma que a ferrovia é a melhor opção para o transporte de grandes volumes a grandes distâncias. “A extensão da Ferroeste S.A. até Guaíra e, posteriormente, até Dourados (MS) consolidará o desenvolvimento econômico e a logística da indústria moageira e também permitirá o fortalecimento dos terminais exportadores de grãos e farelos no Estado”, afirmou José Richa Filho.

FERROESTE — O presidente da Ferroeste, Mauricio Teodoro Quirino, afirma que o projeto de uma ferrovia ligando Cascavel a Guaíra está pronto, e aguarda a alocação de recursos para iniciar a obra. O Exército Brasileiro também colocou-se à disposição para fazer o acompanhamento do projeto e da execução da obra.

Quirino afirmou ainda que o produtor economiza em torno de um dólar por tonelada transportada por ferrovia em relação ao transporte rodoviário. “É um dinheiro a mais que fica na cadeia produtiva. No caso do Mato Grosso do Sul, são aproximadamente 5 milhões de dólares apenas da safra de grãos. No Paraná podem ser pelo menos outros 8 milhões de dólares”, afirma o presidente da Ferroeste.

Outra vantagem é o tempo ganho no transporte. De caminhão, do Mato Grosso do Sul a Paranaguá, a viagem dura em torno de três dias. Pela ferrovia, o percurso pode ser feito em 18 horas.

Cesar Filho consegue liberação para a construção de 600 casas populares em Guarapuava



O vereador Thiago Cordova (PPS) em sessão na Câmara desta terça-feira, 15, respondeu a indagação da vereadora Maria José, sobre a construção de casas populares no município. A resposta veio com a publicação anunciada no dia 27 de janeiro de 2010, onde o deputado estadual Cesar Silvestre Filho, conseguiu junto ao presidente da Cohapar Mounir Chawiche a liberação para a construção de 600 casas populares em nosso município.

O deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS), em defesa de Guarapuava e dos municípios da região participou entre os compromissos políticos da mesma semana de uma reunião com os prefeitos de Irati, Sergio Stoklos, de Prudentópolis, Gilvan Agibert, e de Inácio Martins, Edemétrio Benato Júnior, juntamente com presidente da Cohapar. O encontro serviu para que os prefeitos tomassem conhecimento das políticas habitacionais do governo Richa e já se organizem para que possam ser contemplados pelos programas habitacionais do Estado. O deputado estadual eleito aproveitou a oportunidade e solicitou que fosse liberada, ainda no primeiro semestre deste ano, a construção de 600 casas populares em Guarapuava.

Na sessão de hoje (15/02) o vereador Thiago Cordova foi indagado sobre um convênio com a Cohapar de anos anteriores, onde o vereador Élcio Melhem, confirmou já haver o terreno doado pela prefeitura para uma construção habitacional, porém o governo do estado não teria repassado e concretizado as obras. O vereador falou ainda que estava impressionado com a agilidade com que o deputado eleito está conseguindo resultados junto ao governo do estado comparando-o com “Mandrake”.

O presidente da Cohapar, Mounir Chawiche, garantiu que a reivindicação será atendida e ainda foi enfático ao dizer que as portas da Cohapar estão abertas para as reivindicações de Cesar Filho. “Temos que nos unir para ajudar os municípios e o César filho será um grande aliado nosso, Vamos precisar de deputados que nos auxiliem fazendo leis na Assembléia para que possamos implantar nossas políticas habitacionais. Vamos atuar de forma muito forte na construção de casas, porque uma das principais metas do governo é investir em habitação”, concluiu.

Cesar Filho enfatizou a importância de estar em sintonia com os projetos do governo do Estado. “Vejo um ambiente totalmente favorável aos municípios. Sabemos que a questão habitacional será tratada como prioridade pelo governo Beto Richa. Por isso, é hora de os municípios cumprirem seu papel para que possam integrar os programas habitacionais”, destacou Cesar Silvestri Filho.

De acordo com ele, é necessário que os prefeitos agilizem os trâmites legais para a obtenção de casas populares. “Cada município tem que fazer a sua parte, viabilizar os terrenos e estar com toda documentação em dia A oportunidade não pode ser perdida, pois as portas da Cohapar estão abertas. No que cabe a mim, continuarei intervindo e apoiando os prefeitos para que possam ser liberadas as construções de casas populares para as famílias carentes, pois muitas dessas famílias têm, na conquista da casa própria, a realização de um sonho”, frisou.

Para o Vereador Thiago Cordova não vale a lembrança do terreno doado e sim o empenho e trabalho por parte da prefeitura perante o prestigio do deputado Cesar Filho, para que essas ações sejam concretizadas.


Assessoria de Imprensa
Mariana Pizzatto
(42)99918921