quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Resumo de Notícias

 
audicao escola angel som (12)


Paço Municipal recebe apresentação de voz e violão

O show de voz e violão da dupla Andrey Luigi Bocheneck e Jaqueline Novis proporcionou uma tarde diferente no Paço Municipal nesta quarta-feira (23). A programação integra a Semana de Arte-Educação, que prepara os guarapuavanos para a Virada Cultural, que ocorre neste sábado, no Parque do Lago, a partir das 10h, com apresentações de música, dança e atividades de entretenimento para as famílias, além de praça de alimentação e a virada gastronômica.
Edegard Ivanski, 53 anos, gostou da surpresa no Paço Municipal. “A arte e a cultura têm de estar em todos os locais, principalmente em lugares com concentração de pessoas, para que abranja o maior número possível. Além disso, atividades como essa dão oportunidade para os guarapuavanos mostrem seu talento”, aponta o morador do bairro Primavera. “Nossa cidade estava carente disso e a participação de todos contribuindo com o evento é muito importante”, ressalta a proprietária da escola de música Angel Som, Vandeca Bocheneck.
 
 


 
Servidores municipais serão empossados nesta quinta-feira
O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, vai dar posse, nesta quinta-feira (24), a servidores municipais aprovados em concurso público, convocados no edital 015/2013 para preencher 41 vagas nos cargos de arquiteto, engenheiro civil, psicólogo, médico generalista, oficial administrativo, fiscal geral, agente fiscal de meio ambiente e serventes de limpeza. A solenidade acontecerá na Câmara de Vereadores, às 15h.





Surg realiza manutenção na Praça da Ucrânia
Para melhorar a prática de esportes e o lazer na Praça da Ucrânia, uma equipe da Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) está fazendo a manutenção no local. “Estamos fazendo a pintura dos brinquedos e, na quadra de areia, a revitalização, drenagem e troca da areia”, explica o presidente da Surg, Fernando Damiani. Além da Praça da Ucrânia, outras equipes realizam revitalizações no Parque do Lago e Parque das Crianças. A ação finaliza esta semana.








Guarapuava sedia Encontro Estadual de Juventude Quilombola do Paraná
Com o objetivo de promover a igualdade racial e apresentar aos jovens a sua identidade cultural, a Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná, com o apoio das secretarias de Educação e Cultura, de Agricultura e de Planejamento de Guarapuava, Governo do Estado, Rede das Mulheres Negras e entidades parceiras, realizam o 1º Encontro Estadual de Juventude Quilombola do Paraná. Os participantes serão recepcionados na Comunidade Quilombola Paiol da Telha, no Distrito de Entre Rios.
O evento, que ocorrerá entre sexta-feira e domingo (25 a 27), reunirá jovens de todo o Estado na Escola do Campo Professor Maak. Entre as atividades, estão programadas oficinas temáticas sobre educação, saúde, comunicação, controle social, desenvolvimento sustentável. Também haverá aulas de yoga, apresentações artísticas, exposição de trabalhos, além do lançamento da cartilha Jovem Quilombola Saudável. Como parte da programação, os jovens visitarão o Parque do Lago, neste sábado, quando acontece a Virada Cultural.







Prefeito assina termo de adesão aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Na tarde desta quarta-feira (23), o prefeito Cesar Silvestri Filho e a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, assinaram o termo de adesão aos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), que são as metas estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2000, com o apoio de 191 países, inclusive o Brasil. Segundo a vice-prefeita, o município de Guarapuava já está promovendo ações que vão de encontro aos ODM. “O prefeito Cesar Filho está desenvolvendo projetos que se encaixam nas propostas da ONU. Com a assinatura desse termo, teremos uma agenda que estabelece metas de trabalho para cumprirmos o nosso compromisso e contribuirmos para transformar o mundo”, afirma.
Com a adesão, a prefeitura terá acesso aos planos, programas e projetos do Governo Federal podem ser implantados na cidade e como acompanhar a execução, facilitando o planejamento e o monitoramento do panorama municipal. As metas dos ODM são acabar com a fome e a miséria; oferecer educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
 

Bandas guarapuavanas vivem expectativa da Virada Cultural

 
Neste sábado (26), o Parque do Lago será o cenário da Virada Cultural. Música, exposições, dança, lazer e gastronomia vão atrair guarapuavanos e visitantes para o evento, que inicia às 10h. Para abrir espaço aos talentos locais, a Prefeitura de Guarapuava terá dois palcos, além do principal, para as apresentações. As bandas guarapuavanas terão oportunidade de mostrar seus trabalhos para um grande e diversificado público.

Para a Banda Sugar Kill, a Virada Cultural será o momento de mostrar o punk rock. As quatro integrantes vivem a expectativa da apresentação no palco Frequências. “Vai ser um evento muito grande, no qual será uma honra mostrar o nosso som para todo mundo conhecer e ver, além de incentivar muitas pessoas a quererem entrar nesse meio”, afirma a baixista e vocalista Laura Zolinger. Segundo ela, o nome da banda teve como referência a banda norte-americana Bikini Kill, formada por garotas nos anos 90. “As músicas delas são referencia para nós”, acrescenta.

A Virada Cultural terá uma pluralidade de ritmos. O Contemplação também fará sua apresentação. “O evento vai ser um divisor de águas na cultura. Cumprindo seu compromisso de campanha, o prefeito abre esse espaço cultural para a população e para os artistas em um grande evento. Nós, artistas, esperávamos muito por essa oportunidade. É um incentivo para produzirmos cada vez mais”, destaca o vocalista Carlos Eduardo Burkhard. A banda foi formada há 7 anos e pretende lançar um CD com musicas de próprias e em parceria com músicos locais.

O prefeito Cesar Silvestri Filho ressalta que a Virada insere Guarapuava no cenário cultural paranaense e que esse será apenas o primeiro de muitos eventos na cidade. “Vamos realmente dar uma ‘virada’ na cultura da cidade, com a promoção desse e outros eventos voltados à cultura, lazer e entretenimento das famílias. A prefeitura planeja ações para que sejam desenvolvidas durante todo o ano”, reforça. A Virada Cultural tem a parceria da Secretaria de Estado da Cultura, Detran (Departamento de Trânsito do Estado) e Prefeitura de Guarapuava, com apoio da Unicentro, Sesc, Sesi, Faculdade Guairacá, Sanepar, 16º BPM, Corpo de Bombeiros, Guaratran, Força e Luz do Oeste, Rede Sul de Notícias, RPC TV, Rádio Cultura e Diário de Guarapuava.

Programação da Virada Cultural – Parque do Lago
Palco Conexões – Rua Salvatore Renna, esquina com Padre Chagas
17h30: Maxixe Machine
19h: Banda 350 ml
20h30: Kingargoolas
22h: Viola Quebrada
23h30: Fafá de Belém
01h: A Banda Mais Bonita da Cidade

Palco Frequências – Quadra de areia
10h30: Banda Sexplose
12h30: Sugar Kill
13h30: Meu Amigo do Alabama
14h30: Banda Preto Fosko
16h: Jeff e Bill
17h: Grupo Contemplação
18h: Manos Crew

Palco Sintonias – Arena da Usina do Conhecimento
10h: Banda Angel’s Som
11h: Marcos Bebici
12h: Musa
12h30: Bruna Pacheco
13h: Studio de Dança La Bayadère
13h30: Grupo Anima
14h: Frizzys
14h10: Best On Crew
14h20: Cia de Dança Magia das Ruas
14h30: Batalha de MC’s
15h30: Batalha de Break Dance

Secretaria de Saúde oferece tratamento homeopático em Guarapuava

 
IMG_8606
A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza aos guarapuavanos mais uma especialidade médica: a Homeopatia. Segundo o secretário Stefan Negrão, o tratamento é oferecido há vários anos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas só agora o município conseguiu que o serviço fosse oferecido gratuitamente. “A Prefeitura de Guarapuava quer proporcionar os melhores tratamentos de saúde, dentro das nossas possibilidades, e a Homeopatia é uma opção para fortalecer o quadro de atendimento”.
Desde setembro deste ano, o homeopata Marcelo Maravieski integra o quadro médico da Secretaria de Saúde. “Com o apoio do prefeito Cesar Silvestri Filho, tivemos a oportunidade de trazer um médico homeopata para a nossa cidade, oferecendo mais uma especialidade médica”, destaca Stefan Negrão, comentando que o tratamento homeopático é bastante procurado em clínicas particulares, mas pouco explorado pela comunidade no serviço público.

Marcelo Maravieski, especialista em Homeopatia, pela Associação Médica Homeopática do Paraná, e mestre em Saúde Pública, afirma que a Homeopatia trata o paciente como um todo, e não apenas a doença de forma isolada. “As doenças são consideradas como formas de expressão do organismo diante do desequilíbrio da energia vital e o papel da homeopatia seria reequilibrar este organismo com o emprego de substâncias medicamentosas de origem vegetal, animal ou mineral”, esclarece, especificando sua atuação no dia a dia. “O paciente chega com alergia e, além de extrair detalhes sobre isso, procuro saber sobre a vida, contexto social, familiar, trabalho, relacionamento, sono, apetite, ou seja, tudo para diagnosticar esse paciente e ajudá-lo como um todo”.

Um dos primeiros pacientes tratados pela Homeopatia, através da Secretaria de Saúde, foi Carlos Eduardo Wunsch França, 3 anos, que já apresentou melhoras nas crises respiratórias decorrentes da rinite alérgica. Segundo a mãe do menino, Aline Mara Wunsch, 24 anos, a ação do medicamento homeopático foi imediata. “O tratamento tem sido excelente. Nos primeiros dias, nós já percebemos os resultados. É muito bom ver que a Secretaria de Saúde está se esforçando para oferecer tratamentos gratuitos e de qualidade para a população”, afirma.
 

Professora de Guarapuava recebe prêmio do Concurso Cultural Televisando o Futuro

 
premio televisando futuro (46)
Na tarde desta terça-feira (22), a professora do ensino fundamental, da Escola Municipal Dom Bosco, Tatieli Aparecida Zevirikóski, recebeu o prêmio do Concurso Cultural Televisando o Futuro, categoria Professor Transformador, promovido pela RPC TV. O prefeito Cesar Silvestri Filho e a secretária de Educação e Cultura, Sandra Zannette, entregaram o troféu e o certificado para a professora que concorreu contra as cidades de Irati, Prudentópolis, União da Vitória e Pitanga. “É muito gratificante poder ver a iniciativa da escola, da professora e a alegria das crianças, que são as principais beneficiadas. Precisamos de pessoas assim para construir um futuro melhor e uma educação de qualidade em Guarapuava”, afirma Cesar Filho.
O tema do Televisando o Futuro este ano foi “Cidadania: Direitos e Deveres”. A professora inscreveu um projeto de contação para as crianças da Educação Infantil. Ela se caracteriza como um dos personagens do livro. “As histórias são contadas uma vez por semana, mas o meu objetivo é transformar esse momento em um momento mágico. Estou muito feliz pelo reconhecimento”, conta Tatieli.
A escola possui um ambiente de leitura, a Biblioteca Pequeno Príncipe, onde as crianças e professores participaram da entrega do prêmio e conversaram com o prefeito. “O que a professora faz aqui é transformar a literatura em algo vivo, é fazer com que as crianças sonhem e se interessem pela leitura. É assim que se transforma uma escola”, destacou a secretária, parabenizando a Escola Municipal Dom Bosco pela iniciativa e criatividade.
Um dos principais objetivos do concurso foi reconhecer as melhores produções de estudantes e professores, incentivando a produção textual, artística e pedagógica, além de promover a reflexão sobre temas socialmente relevantes no cotidiano escolar. Cerca de 200 trabalhos foram classificados, 22 na regional de Guarapuava. A escolha dos melhores foi feita por uma banca avaliadora em cada regional, composta por professores universitários de todo o Estado. Foram avaliados, no total, mais de 2.600 projetos.