segunda-feira, 16 de abril de 2012

Em Plenário, Cesar Filho relata ao Secretário de Saúde audiência pública sobre Hospital Regional de Guarapuava‏


Durante a sessão plenária desta segunda-feira (15), o deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) aproveitou a presença do Secretário de Saúde, Michele Caputo Neto para falar sobre o resultado da audiência pública convocada pela Câmara de Guarapuava para debater a necessidade da construção de um Hospital Regional. “Tivemos a sensibilidade de ouvir toda a nossa comunidade se manifestando a favor deste hospital, mas antes de fazermos discursos a favor do hospital regional,entendemos que precisamos apoiar os hospitais que já estão atendendo nossa população há décadas para que eles simplesmente não fechem”, comentou o deputado sem deixar de registrar a discussão sobre a criação de uma nova unidade para atendimento hospitalar em Guarapuava. “Nós precisamos de uma determinação política para estudar qual é o melhor modelo que venha atender a demanda crescente por leitos hospitalares em nossa região para supriras atuais deficiências sem concorrer com as estruturas existentes garantindo um atendimento de qualidade a nossa população”.

Cesar Filho também explicou que a audiência pública foi uma oportunidade para apresentar à população os resultados concretos que já foram feitos por Guarapuava e região, apesar das grandes dificuldades enfrentadas no início do mandato. “Logo que assumimos nossos mandatos, eu como deputado estadual e Michele Caputo como secretário da saúde, enfrentamos grandes dificuldades em Guarapuava, como o fechamento de um hospital. Mas também tivemos rápidos resultados, como a ampliação da nossa rede hospitalar com a liberação de recursos para construção de 50 novos leitos e os investimentos para a aquisição de equipamentos melhorando a qualidade dos serviços prestados”.  As obras para a construção dos 50 novos leitos do Hospital São Vicente já estão em fase de licitação.

O deputado Cesar Filho falou ainda sobre a instalação da Farmácia do Paraná, onde Guarapuava foi o primeiro município do Estado a receber a unidade que administra a distribuição de medicamentos especiais, além dos investimentos feitos na atenção primária e nas especialidades através dos consórcios. “Temos a saúde como prioridade, por isso vamos dar toda atenção necessária para garantir mais recursos na área da saúde para Guarapuava e região”.

Para finalizar, Cesar Filho parabenizou Michele Caputo pelo trabalho que vem sendo feito à frente da Secretaria da Saúde. “Temos que observar o acerto do governador Beto Richa em colocar um profissional comprometido com a saúde pública, que compreende as necessidades do nosso Estado e abrange o sistema como um todo”.

Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho
--
Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho
Curitiba: Danielle Blaskievicz (41) 9964-2337 e Tatiana Farhat (41) 8858-9551
Guarapuava: Ana Ligia Sena (42) 9916-2015 e (42) 9164-0313

Cesar Silvestri Filho garante mais 811 casas para pequenos municípios da região de Guarapuava‏


O deputado estadual Cesar Silvestri Filho confirmou a inserção de 20 municípios da região de Guarapuava no programa Minha Casa, Minha Vida, modalidade Sub 50, que tem como finalidade atender famílias carentes nas cidades com menos de 50 mil habitantes. “Trabalhamos para contemplar os municípios da nossa região, já que o Sub 50 é uma forma de beneficiar aqueles que não participaram da elaboração do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social e que acabaram ficando impossibilitados de adquirir recursos federais”, explica Cesar Filho, que auxiliou os municípios no processo de inscrição ao projeto.

O convênio Sub 50 é firmado entre o Governo Federal, Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e os municípios. A Copel e a Sanepar também são parceiras no programa. “Os municípios que optarem por executar as obras em parceria com a Cohapar têm ainda a isenção do ICMS na compra de materiais de construção civil, além dos benefícios da Copel e Sanepar para ampliação de redes de água tratada e energia elétrica”, afirma Paulo Dirceu de Souza, sub-gerente do escritório regional da Cohapar em Guarapuava.

Segundo o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, os benefícios significam a redução do custo das moradias, que será repassado às famílias. “A parceria entre governo Federal, Estado e município é fundamental neste programa, pois somados todos benefícios, as pessoas têm acesso a uma moradia de qualidade e preço justo”, destacou.

Para atender as famílias de baixa renda, o governo federal entra com R$ 25 mil por moradia. O projeto prevê ainda uma contrapartida da prefeitura ou do governo estadual para subsidiar a construção das moradias populares. No Paraná, cada moradia vai receber um acréscimo de R$ 5 mil do Governo Estadual. “O governador Beto Richa tem uma meta de atender 100 mil famílias na área habitacional até 2014. Esta nova portaria nos dá a oportunidade de atingir este número e até ultrapassar, por isso continuarei intervindo e apoiando os prefeitos para que possam ser liberadas as construções de casas populares para as famílias carentes, pois muitas dessas famílias têm na conquista da casa própria, a realização de um sonho”, comenta Cesar Filho.

Municípios contemplados Sub 50
O deputado Cesar Filho confirmou a liberação de 811 unidades, distribuídas entre 20 municípios da base. O critério de seleção dos municípios é feito pelo Ministério das Cidades. Confira quantas famílias foram atendidas já nessa primeira etapa:

- Campina do Simão - 40 casas
- Cândido Abreu - 40 casas
- Cantagalo - 40 casas
- Candói - 40 casas
- Espigão Alto do Iguaçu - 40 casas
- Foz do Jordão - 40 casas
- Laranjal - 40 casas
- Laranjeiras do Sul - 45 casas
- Nova Laranjeiras - 40 casas
- Nova Tebas - 16 casas
- Palmital - 40 casas
- Pinhão - 50 casas
- Pitanga - 50 casas
- Prudentópolis - 50 casas
- Quedas do Iguaçu - 50 casas
- Rebouças - 30 casas
- Rio Bonito do Iguaçu - 40 casas
- Santa Maria do Oeste - 40 casas
- Inácio Martins - 40 casas
- Turvo - 40 casas

Cesar Filho participa do Curso do PPS para Pré-Candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito‏


O deputado estadual Cesar Silvestri Filho, líder do PPS na Assembleia Legislativa do Paraná, participou nesta sexta-feira (13) do Curso para Pré-Candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito promovido pelo PPS em Curitiba. Cerca de 150 pré-candidatos e diversas lideranças lotaram o auditório. “O PPS é um importante partido e hoje contamos com prefeitos em grandes cidades do Estado, mas é importante que os candidatos se preparem para as eleições, pois precisamos de gente preparada para representar o partido à altura”, comenta Cesar Filho.

Durante o evento, o PPS do Paraná também lançou o projeto "Fala Paraná -Cidade Sustentável". Neste ano, os pré-candidatos receberão orientação e estrutura para promover o "Fala Paraná" em seus municípios. O projeto é viabilizado desde o ano 2000 para levantar as demandas de cada comunidade por meio de um questionário. O objetivo do levantamento é dar sustentação ao plano de governo do partido. "É uma tradição escutar a população de todos os municípios para termos conteúdo que contribua com o plano do PPS", afirma o presidente estadual do PPS, deputado Rubens Bueno.

O curso para pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito contou com palestras de importantes nomes que se destacam em âmbito nacional, como o humorista Marcelo Madureira (Casseta e Planeta), Alberto Carlos Almeida (autor do livro “A cabeça do eleitor”), Ricardo Young, do Instituto Ethos e Carmen Zanotto (deputada federal de Santa Catarina e coordenadora eleitoral nacional do PPS). “A etapa se cumpre a cada período eleitoral. É um trabalho que existe há 12 anos. Trazemos figuras importantes em âmbito nacional para contribuir com nosso evento e preparar bem nossos candidatos”, afirmou Rubens Bueno.

Alberto Carlos Almeida avalia desempenho de candidatos
A primeira palestra do curso para pré-candidatos a prefeito e vice prefeito foi com o escritor Alberto Carlos Almeida, que é autor do livro “A cabeça do eleitor”. Ele fez uma importante análise sobre pesquisas eleitorais, traçando o perfil de alguns candidatos.

O pré-candidato a prefeito de Guarapuava e deputado estadual, Cesar Silvestri Filho, questionou sobre a vantagem de o candidato dar grande importância a debates sobre a área da segurança. “O que interessa mais são os assuntos relacionados à administração municipal. Dá mais projeção para o candidato a prefeito”, afirmou Alberto Carlos Almeida. Cesar Filho quase foi eleito na última eleição a prefeito de Guarapuava. Perdeu o pleito por 2%.

Marcelo Madureira destaca importância da atuação do prefeito
O humorista do Casseta e Planeta, Marcelo Madureira, deu uma grande contribuição com sua palestra sobre política e cultura no curso de formação política para pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito. Antes de falar sobre o assunto, ele recordou sua passagem pelo PCB, que completou neste ano 90 anos de existência. “Muitas pessoas aprenderam a fazer política com o PCB. Fui educado no partido. Sou da época que o comunismo dava cadeia. Foi um partido de grande importância para a formação política do país”, declarou. Ao falar para pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, Madureira salientou a importância da eleição municipal. “O prefeito é quem tem contato direto com o eleitor. É o síndico da cidade. Tem que atuar com propósito de bem estar. A cidade deve ser auto-suficiente sem entrar em conflito com a questão ambiental”, comentou.

Ricardo Young destaca sustentabilidade nas propostas dos candidatos
Ao representar o Instituto Ethos, Ricardo Young destacou a importância de as cidades assumirem a sustentabilidade como prioridade, no curso de formação política aos pré-candidatos a prefeito e a vice. Segundo ele, o conceito de sustentabilidade deve orientar a gestão pública. “A função do político é pegar uma cidade em uma determinada condição e entregá-la em uma situação melhor. Desta maneira o candidato pode pensar em uma boa gestão”, declarou.

Para ele, uma cidade sustentável deve ser democrática, participativa e descentralizada. Ele cita São Paulo como exemplo de uma grande cidade que não seguiu a sustentabilidade. “56% da população da capital paulista deseja se mudar. Não se reconhece na cidade por não se identificar e perceber a falta de qualidade de vida. Muitas cidades seguem este caminho”, exemplifica.

Para Ricardo Young, os administradores não se preocupam tanto em oferecer serviços ambientais. “Vivemos a luxuria do consumo. É absolutamente fundamental assumir a plataforma da cidade sustentável. O candidato que seguir este caminho tem grande chance de êxito”, diz.

Carmen Zanotto destaca fortalecimento do PPS
Como coordenadora eleitoral do PPS nacional, a deputada federal Carmen Zanotto (SC) afirmou no curso de pré-candidatos a prefeito e vice prefeito que as palestras devem ser úteis para fornecer um outro entendimento do processo eleitoral.

“Vocês têm que ser candidatos para fazer diferente. Não podem desanimar porque os políticos sofrem a dor da generalização. As pessoas acham que todos nós trabalhamos em benefício próprio, mas o PPS atua de outra maneira”, declara. A deputada também salientou que os candidatos devem avaliar as pesquisas de opinião com cautela.

Paraná terá mais 5,1 mil moradias na nova fase do Minha Casa, Minha Vida


O estado do Paraná foi contemplado com 5.128 novas unidades na segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida, que atende municípios com até 50 mil habitantes. O processo será conduzido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), que colocará à disposição das prefeituras toda a sua estrutura funcional para acompanhamento das obras, incluindo engenheiros, arquitetos e assistentes sociais.

O anúncio da nova fase do programa foi feito nesta quinta-feira (12), em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff. Nesta nova faseserão beneficiados, em todo o Brasil, 2.582 municípios, com 107.348 unidades e investimentos de R$ 2,8 bilhões. O governo federal vai oferecer subsídio de R$ 25 mil por moradia, que atende famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil.

Além do acompanhamento das obras pela Cohapar, o Estado do Paraná oferece contrapartida por meio da  isenção do ICMS do material de construção e todo o apoio na instalação das redes de água, esgoto e energia elétrica, por meio da Sanepar e Copel.

“Todos estes benefíciof significam a redução do custo das moradias, que será repassado às famílias. A parceria entre governo Federal, Estado e municípios é fundamental neste programa, pois somados todos benefícios, as pessoas têm acesso a uma moradia de qualidade e preço justo”, destacou o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, que acompanhou o anúncio em Brasília.

Municípios contemplados - Abatiá (40), Altamira do Paraná (30), Alto Paraíso (16), Alto Paraná (40), Alto Piquiri (39), Amaporã (40), Andirá (50), Antonina (40), Arapoti (50), Assaí (40), Assis Chateaubriand (50), Bandeirantes (50), Barbosa Ferraz (40), Bela Vista do Paraíso (40), Bituruna (40), Boa Vista da Aparecida (30), Borrazópolis (40), Cafezal do Sul (40), Campina da Lagoa (18), Campina do Simão (40), Campo Bonito (40), Campo do Tenente (40), Cândido de Abreu (40), Candói (40), Cantagalo (40), Capitão Leônidas Marques (40), Catanduvas (40), Clevelândia (40), Congonhinhas (17), Coronel Vivida (50), Cruz Machado (40), Cruzeiro do Oeste (19), Cruzeiro do Sul (40), Curiúva (40), Diamante do Sul (40), Espigão Alto do Iguaçu (40), Fênix (40), Fernandes Pinheiro (40), Flórida (40), Foz do Jordão (40), General Carneiro (40), Goioerê (50), Grandes Rios (40), Guaíra (38), Guamiranga (40), Guaraniaçu (16), Guaraqueçaba (24), Guaratuba (50), Honório Serpa (40), Ibaiti (50), Ibema (40), Icaraíma (40), Iguatu (25), Imbaú (40), Imbituva (50), Inácio Martins (40), Inajá (40), Iracema do Oeste (20), Iretama (40), Itaguajé (40), Itaipulândia (20), Ivaí (40), Ivaiporã (50), Jacarezinho (24), Jaguariaíva (50), Jataizinho (40), Jesuítas (15), Laranjal (40), Laranjeiras do Sul (45), Lindoeste (40), Mandaguari (50), Mangueirinha (40), Mariluz (40), Mariópolis (28), Matelândia (40), Mato Rico (40), Mauá da Serra (40), Moreira Sales (40), Nova Aurora (40), Nova Cantu (18), Nova Laranjeiras (40), Nova Santa Bárbara (40), Nova Tebas (16), Ortigueira (50), Palmital (40), Peabiru (40), Piên (40), Pinhão (50), Piraí do Sul (50), Pitanga (50), Prado Ferreira (40), Primeiro de Maio (40), Prudentópolis (50), Quedas do Iguaçu (50), Querência do Norte (40), Rancho Alegre D'Oeste (17), Realeza (40), Rebouças (30), Reserva (50), Rio Bonito do Iguaçu (40), Roncador (40), Rosário do Ivaí (40), Salto do Itararé (40), Santa Amélia (40), Santa Cecília do Pavão (40), Santa Cruz de Monte Castelo (40), Santa Helena (22), Santa Izabel do Oeste (40), Santa Lúcia (40), Santa Maria do Oeste (40), Santana do Itararé (40), Santo Antônio da Platina (50), Santo Antônio do Sudoeste (40), São Jerônimo da Serra (40), São João do Caiuá (40), São João do Ivaí (40), São Jorge d'Oeste (40), São José das Palmeiras (40), São Mateus do Sul (44), São Miguel do Iguaçu (22), São Pedro do Iguaçu (40), São Sebastião da Amoreira (40), Sengés (40), Tamarana (20), Terra Roxa (30), Tibagi (40), Três Barras do Paraná (20), Tupãssi (40), Turvo (40), Ubiratã (25), Ventania (40), Vera Cruz do Oeste (40), Vitorino (40), Wenceslau Braz (40).

BRASÍLIA – O presidente da Cohapar, que também preside a Associação Brasileira de Cohab’s e Agentes Públicos de Habitação (ABC), cumpriu agenda esta semana em Brasília. Reuniu-se com o ministro das Cidades em exercício, Alexandre Cordeiro Macedo, para discutir o redirecionamento da distribuição das cotas do leilão do Minha Casa, Minha Vida.

“A presidente Dilma entendeu que as regiões mais carentes do Brasil deveriam ser priorizadas e o Sul e Sudeste acabaram perdendo boa quantidade de cotas. É um prejuízo para os municípios que já tinham adquirido os lotes. Mas pleiteamos que no próximo leilão tenhamos um equilíbrio na distribuição, pois todas as regiões do nosso País têm suas carências”, destacou Chaowiche.

Em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano, no Congresso Nacional, Chaowiche e o presidente do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), Carlos Marun, discutiram os critérios e necessidades de manter as regras definidas para as próximas distribuições do programa Minha Casa, Minha Vida.

Chaowiche conduziu ainda a assembleia geral da ABC, em que foram tratados diversos assuntos como o próximo Fórum Nacional de Secretários de Habitação, que acontece no mês de junho, em Brasília, além de ações da ABC para viabilizar maior número de habitações para famílias de baixa renda.

GOVERNADOR PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE POSSE DOS NOVOS PROCURADORES DO ESTADO



A Procuradoria Geral do Estado (PGE) realiza nesta segunda-feira (16), em Curitiba, a cerimônia de posse dos 65 novos procuradores aprovados no concurso público de outubro de 2011.

A cerimônia de posse no cargo de Procurador do Estado do Paraná, classe V, contará com a presença do governador Beto Richa e do procurador-geral do estado, Julio Cesar Zem Cardozo, além de autoridades e procuradores.

A PGE passa por um processo de reestruturação e modernização administrativa e operacional. Com a contratação dos novos procuradores, espera readequar as condições de trabalho de seu quadro funcional e proporcionar melhor atendimento a administração pública e ao cidadão.



Serviço:

Posse dos novos procuradores aprovados no concurso da PGE

Data: 16 de abril (segunda-feira)

Horário: 17 horas

Local: Auditório do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, n° 999, Centro Cívico, Curitiba)