quinta-feira, 25 de abril de 2013

Campanha de vacinação contra a gripe prossegue até 10 de maio

 
 
A Secretaria de Saúde de Guarapuava, seguindo orientação do Ministério da Saúde, prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até o dia 10 de maio. O tema deste ano é “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, mas a procura tem sido baixa em todo o país. “O prazo para imunização foi ampliado, mas é importante que os grupos prioritários não deixem para a última hora”, recomenda o diretor da Vigilância Epidemiológica, Fernando Pedrotti.
Integram os grupos considerados prioritários as crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, puérperas (período de 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde e portadores de doenças crônicas, que devem apresentar receita médica de uso contínuo. A vacina é contraindicada para quem tem alergia à proteína do ovo ou já apresentou alguma complicação anterior por causa da dose.
A imunização pode ser feita nas unidades de saúde de Guarapuava de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Prefeitura de Guarapuava divulga programação do Dia do Trabalhador


 
Recreação, esporte, música, pescaria e prestação de serviços serão algumas das atividades desenvolvidas no Dia do Trabalhador, 1º de maio. A prefeitura, secretarias municipais e entidades preparam uma intensa programação para guarapuavanos e visitantes. Grande parte acontecerá no Parque do Lago, mas também haverá atividades no Ginásio Trianon e no Sesc. Além disso, os trabalhadores terão algumas surpresas.
 
No palco principal, que será montado no Parque do Lago, estão programados diversos shows. Quem for ao local encontrará também uma feira de artesanatos e, pela primeira vez, praça de alimentação com espaço coberto, mesas e cadeiras, num total de 300 metros quadrados de área. Além disso, toda a população pode participar do tradicional torneio de pesca que premiará o peixe mais pesado e o mais comprido.
 
O evento é coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, com a participação das demais secretarias municipais, Agência do Trabalhador, Procon, Procuradoria Jurídica e Ouvidoria Geral, além da Acig, Polícia Militar, Guaratran, 26° GAC, Sesi, Sesc, Sebrae, Senai e Senar.
 
Palco principal
14h - Show com Dynei e Alex
15h - Premiação da pescaria (pelo prefeito) e apresentação da Banda Municipal
16h - Show com Celso Costa
17h - Grupo de hip hop
18h - Show com Grupo Idade de Ouro e do cantor Jair Lemes
19h – Show com Roni Santos e Isaías
Secretaria de Esportes e Recreação
8h - Largada do projeto Caminhando com Saúde (rua Padre Chagas)
8h30 - Campeonato de futebol feminino (Sesc)/ Corrida rústica
9 às 18h - Recreação com brinquedos infláveis
9h - Apresentação de aeromodelismo/ Campeonato de Automodelismo/ Campeonato de Skate/ Torneio de Vôlei de Areia
9h30 - Corrida dos 1.000 m dos carteiros
10h - Campeonato de Basquete/ competição de dança de rua (concha acústica da Usina do Conhecimento)
10h30 - Corrida dos 200 m dos garçons (rua Salvador Rena)
12h - Campeonato de drift trike (rua Salvador Rena)/Campeonato de truco (Ginásio Trianon)
13h - Torneio de duplas de futevôlei
17h - Ginástica
Secretaria de Saúde
Vacina dupla (difteria e tétano) e contra hepatite B;
Aferição da pressão arterial e glicose;
Orientação do Programa de Controle ao Tabagismo;
Orientação sobre prevenção de doenças;
Orientação nutricional.
Secretaria de Assistência Social
Informações sobre os programas Peti, Projovem e Melhor Idade e os Creas;
Pintura infantis de rostos e arte com bexigas;
Casa da Farinha e Provopar vão expor e vender produtos.
Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres
Espaço Mulher com manicure e maquiagem;
Orientações sobre políticas públicas para as mulheres.
Secretaria de Agricultura
Informações sobre o programa Vida Rural;
Pescaria e medição dos peixes;
Gincana com premiação para quem adivinhar o peso do peixe.
Secretaria de Meio Ambiente
Distribuição de 1.000 mudas de plantas nativas para quem souber o nome de cinco árvores nativas da nossa região.
Agência do Trabalhador, Procuradoria Jurídica, Procon, Ouvidoria Geral, Acig, Sesi, Sesc, Sebrae, Senai, Senac e Senar
Orientações

Municípios articulam plano regional sobre resíduos sólidos

 
Nesta terça e quarta-feira (23 e 24), na Câmara de Vereadores, aconteceu a primeira reunião para discutir a proposta do consórcio intermunicipal sobre resíduos sólidos da Região 17, que abrange Guarapuava e outros 14 municípios. O evento foi organizado pela Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Participaram prefeitos, vice, secretários municipais e técnicos, além de representantes de entidades e instituições de ensino. O prefeito Cesar Filho foi representado pela vice-prefeita Eva Schran.
O consórcio busca implantar uma política pública regionalizada para que demandas específicas sobre resíduos sólidos sejam supridas. “Será criado um consórcio referente ao gerenciamento e destino correto dos resíduos sólidos urbanos domésticos para atender nossa região”,afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Celso Araújo.
Nesses dois dias foram definidas as diretrizes iniciais e um protocolo de intenções que será analisado pelos municípios. Num segundo momento, Sema marcará outro encontro para discutir as propostas completas para que o consórcio seja concretizado com toda a Região 17. “Iremos focar na educação ambiental. Nossa proposta será abordar, principalmente, a separação dos resíduos, pois com isso estaremos buscando um aumento da vida útil dos aterros sanitários”, especifica Araújo.
A Região 17 é composta por Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Pinhão, Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.

Secretaria da Mulher está com inscrições abertas para cursos de qualificação

 

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com Senai, Santa Maria e DPaschoal, abriu esta semana inscrições para dois cursos de qualificação: auxiliar de eletricidade predial e auxiliar de serviços automotivos. Os dois são gratuitos.
 
A metodologia dos cursos está dividida em dois segmentos: formação cidadã, que aborda questões como saúde, segurança do trabalho e meio ambiente; e formação profissional, com ensinamentos técnicos e práticos. As aulas terão início no dia 18 de maio e serão realizadas no Senai, todos os sábados, das 8 às 12h e das 13 às 17h. A carga horária geral será de 160 horas em cada área. 
 
As vagas são limitadas, 25 para cada curso, sendo 20 para mulheres e 5 para homens. As inscrições podem ser feitas somente na Secretaria da Mulher, que fica na rua Pedro Alves, nº 207, Centro, próximo ao Paço Municipal. Os interessados devem apresentar uma cópia do RG e do CPF.

RESUMO DE NOTICIAS

Escoteiros entregam Diploma de Mérito de Grupo ao prefeito


 
Os escoteiros de Guarapuava prepararam uma noite especial para a abertura da exposição Escotismo: um estilo de vida em harmonia ao próximo e à natureza. Ontem (23), em frente ao Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro, representantes dos grupos Guara Puava, Manoel Ribas e Itay receberam familiares, amigos e homenageados. O prefeito Cesar Silvestri Filho prestigiou o evento.
Na abertura oficial da mostra, os escoteiros homenagearam a bandeira do Brasil, cantaram o Hino Alerta e fizeram uma oração. Também foram entregues diplomas de Mérito de Grupo a pessoas e entidades pelos serviços prestados ao Movimento Escoteiro. O prefeito Cesar Filho recebeu em seu nome e em nome da prefeitura. “Vocês ajudam a construir uma Guarapuava melhor, com pessoas preocupadas com os outros e com a cidadania. Contem sempre com o nosso apoio. Parabéns a todos”.
O professor Wellington Moreira que, na década de 70, fundou o Grupo Escoteiro Guru-Piá, também recebeu um diploma. Um dos momentos emocionantes da noite. A Câmara de Vereadores estava entre os homenageados. O diploma foi entregue ao vice-presidente, vereador Airson Horst. Para finalizar o evento, os escoteiros se reuniram ao redor do Fogo de Conselho.
A mostra, que homenageia o Dia Mundial do Escoteiro (23 de abril), é promovida pelo Grupo de Escoteiros Guara Puava. São fotos, vídeos e materiais do cotidiano do escoteirismo. A exposição permanece no Centro de Artes até o próximo dia 30. As visitas podem ser feitas das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30.
Judoca de Guarapuava disputa vaga para Campeonato Brasileiro

A aluna da Escolinha de Judô da Prefeitura de Guarapuava e do 16º Batalhão da Polícia Militar, Kethleen Renata Cruz da Silva, 16 anos, foi destaque no campeonato Sub-Brasileiro e conquistou medalha de prata na categoria 48 kg super ligeiro, garantindo ao município a oportunidade de disputar uma vaga no campeonato Brasileiro de Judô. A luta pela classificação será neste final de semana (27 e 28), Ibiporã (PR).
“A aluna precisa vencer o campeonato, na modalidade 20-21 anos, ou disputar o melhor de três. Ela já está com a vantagem de uma vitória no Sub-Brasileiro e é uma das favoritas”,explica o Onofre Carioca da Silva Junior, da Secretaria de Esportes. “As Artes Marciais estão trazendo premiações e destaque para a cidade nos campeonatos paranaenses e brasileiros”, afirma.
A Escolinha de Judô funciona de segunda à sexta-feira, das 18h30 às 22h, no 16º Batalhão da Polícia Militar, que fica na rua XV de novembro, n º 4347.
Valdir Cruz conversa com Cesar Filho sobre exposição em Guarapuava
 
Na tarde desta teça-feira (23), o prefeito Cesar Silvestri Filho recebeu a visita renomado fotógrafo Valdir Cruz. O principal tema da conversa foi o apoio da prefeitura para a realização de uma exposição do artista em Guarapuava, com o tema Guarapuava Povo e Paisagem, um trabalho aprovado pelo Ministério da Cultura e apoio da Lei Rouanet. “O livro tem imagens de 1982 a 2011. Foram selecionadas 90 fotos para a obra entre 4.500”, resume Cruz.
O artista vai expor 40 dessas fotos em abril de 2014, em São Paulo, depois em Porto Alegre e Curitiba. Em Guarapuava, a intenção é mostrar o trabalho no mês de dezembro, durante a comemoração do aniversário da cidade. Seria a homenagem do guarapuavano que se divide entre Nova Iorque, onde mora há 28 anos, e São Paulo, local que escolheu para abrir uma galeria privada, a primeira no Brasil. O livro Guarapuava é o nono da carreira de Valdir Cruz.
Agência do Trabalhador zera fila do seguro desemprego
O reforço de dois funcionários contribuiu para que a Agência do Trabalhador de Guarapuava zerasse a fila do seguro desemprego. Atualmente quatro atendentes são responsáveis pelo encaminhamento das solicitações na unidade. Segundo o gerente da agência, Adalberto Campos, quem procura a agência é atendido no mesmo dia. “Ninguém está precisando retornar no dia posterior, pois o atendimento ocorre no mesmo dia. A fila é apenas pelo tempo de espera conforme a chegada”, explica.
A agência abre das 8 às 11h30 e das 13h às 15h30. A partir do dia 2 de maio, funcionará das 8 às 16h30, sem fechar para o almoço. Com a mudança do horário, a população terá três horas a mais para utilizar os serviços. A unidade fica na rua Vicente Machado, 1558, Centro. O telefone para contado é (42) 3630-2200.

Secretaria de Saúde apresenta planejamento estratégico a servidores

 

Nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), os servidores da Secretaria Municipal de Saúde participam de uma oficina na qual serão expostas metas, diretrizes e prioridades da atual gestão. “Nosso objetivo é incluir todos no processo de construção desse processo de transformação da saúde em Guarapuava. Queremos que os profissionais participem dessas mudanças propostas pela administração municipal para a melhoria da qualidade do serviço prestado à população, por isso, além de ouvirem, eles vão opinar, criticar e sugerir”, disse o secretário de Saúde, Stefan Wolanski Negrão.
A oficina acontecerá na Unicentro, das 13h30 às 17h. Cada uma terá a participação de aproximadamente 350 funcionários, que serão divididos em várias salas durante as apresentações. É a primeira vez que a Secretaria de Saúde elabora o planejamento estratégico, traçando um plano de atividades para a gestão. “Estamos valorizando o servidor público, dando a ele a possibilidade de uma formação continuada e o resultado será a melhoria do atendimento à população”.
Serviço: Secretaria de Saúde apresenta planejamento estratégico
Data: Amanhã e sexta-feira
Horário: 13h30 às 17h
Local: Unicentro

Cesar Filho conversa com funcionários e pacientes no Posto de Saúde do Morro Alto

 

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e o secretário de Saúde, Stefan Wolanski Negrão, estiveram no Posto de Saúde do Morro Alto, na noite desta terça-feira (23). Durante as visitas feitas às unidades, Cesar Filho observa as instalações e equipamentos, além de conversar com funcionários e pessoas que aguardam atendimento. “Além do trabalho da Secretaria de Saúde para saber as necessidades de cada unidade, a vinda até o local nos dá uma visão ainda melhor, pois temos a oportunidade de conversar com a população, que é quem realmente sabe avaliar a situação da saúde”, destaca o prefeito.
A unidade do Morro Alto passará por reformas, segundo o secretário Stefan Negrão. Antes disso, o horário de atendimento já foi ampliado para 21h. Quem procurar a unidade terá, à noite, médico, dentista e enfermeiro, além de outros profissionais. “Melhorou muito para a população que agora pode ser atendida até mais tarde”, ressalta a auxiliar de enfermagem, Leonilda Teresa Kranz, que trabalha no posto desde 1992. “Ter uma enfermeira também ajuda muito, principalmente para as mulheres que não podiam fazer o preventivo porque trabalham durante o dia todo”, acrescenta.
Priscila Machado Rodrigues, 34 anos, moradora do Núcleo João Paulo II, disse que, agora, consegue atendimento mais próximo de casa. “Se não são aquelas situações de urgência mesmo, é melhor vir aqui, pois tem médico. Minha filha estava com problema na garganta, recebeu atendimento e voltamos para casa. É muito melhor que procurar as Unidades 24 horas que têm de atender aqueles casos mais graves, que envolvem acidentes, por exemplo”, opina a doméstica, que trabalha das 8 às 17h, e esteve ontem no posto do Morro Alto para fazer tratamento dentário.

Surg inicia pavimentação no loteamento Nossa Senhora de Fátima

 
 
A Surg deu início à pavimentação asfáltica das ruas do loteamento Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jardim das Américas. O trabalho deve se estender por até 60 dias. Outra equipe da companhia finalizou, nesta terça-feira (23), o reperfilamento e recapeamento da rua 17 de Julho, entre a Saldanha Marinho e a Brigadeiro Rocha, no Trianon.
A obra no Jardim das Américas é a contrapartida da Prefeitura de Guarapuava, junto à Caixa Econômica Federal, que liberou recursos para o financiamento de 22 casas da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná). “Nos primeiros dias, a equipe fez os serviços de infraestrutura nas ruas que irão receber o asfalto novo. Ficou definido este local para a primeira obra de pavimentação, porque temos prazos a cumprir com a Caixa. Na sequência, devemos ampliar para outras ruas daquela área”, esclarece o presidente da Surg, Fernando Damiani.
Para os moradores, o novo asfalto vai ajudar no desenvolvimento do bairro. “Esperamos essa pavimentação por anos, por causa dos inúmeros buracos e do pó. Sou moradora do bairro há três anos e, quando soube do asfalto, resolvi abrir um comércio”, afirma Rosilda Terezinha Larsson.
Recapeamento
O recapeamento da 17 de Julho abriu o cronograma da Surg, por ser uma rua bastante movimentada e que tinha alguns trechos bastante deteriorados. “A equipe técnica está fazendo o planejamento que será cumprido no decorrer dos meses, conforme os pontos mais críticos encontrados pela cidade”, explica Damiani. Segundo ele, a marginal de que dá acesso ao Distrito do Guairacá será a próxima.
“Com as chuvas, os buracos aumentavam e o movimento é muito grande. Moro aqui na rua 17 de Julho há 50 anos e estou satisfeita com essa atenção da prefeitura com a nossa rua”, enfatiza a dona de casa, Leni Silva de Almeida.

Escolas municipais recebem doação de livros da Unicentro

 
Todas as escolas municipais de Guarapuava receberão livros doados pela Eduni (Editora Unicentro), através da parceria com a prefeitura e a Secretaria de Educação. Na manhã desta terça-feira (23), ocorreram duas entregas. Os primeiros kits foram entregues na Escola Total Iná Ribas Carli e na Escola Municipal Carlita Guimarães Pupo, pela vice-prefeita Eva Schran, a secretária de Educação, Sandra Zannette, o vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza, e a diretora da Eduni, Beatriz Anselmo Olinto. “Nossa administração está de portas abertas para esse tipo de parceria, que tem o objetivo de contribuir ainda mais para a melhoria do ensino dos nossos guarapuavanos. Temos excelentes publicações na Unicentro e que agora vão chegar até as salas de aula das escolas municipais”,ressalta a vice-prefeita.
Serão doados, nesta primeira etapa, 1.500 títulos, entre livros e revistas, distribuídos em 45 kits. “São trabalhos maravilhosos sobre história, ficção, infantis e romances, além de projetos de pesquisa, que irão enriquecer as aulas e o conhecimento de alunos e professores”, comemora Sandra, ressaltando que a iniciativa fará com que o Município e o Estado caminhem juntos em prol da educação de Guarapuava.
As entregas serão realizadas a cada seis meses para toda a rede municipal de ensino. Para a diretora da Eduni, a parceria é motivo de orgulho para a Unicentro. “É um dever social que a universidade tem com a cidade de Guarapuava. A parceria fará com que os títulos que irão chegar até as escolas agreguem conhecimento e produtos culturais para as instituições”, opina Beatriz.