O prefeito eleito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e a vice Eva Schran deram mais um passo em direção à Prefeitura. Nesta tarde (14), eles, os vereadores eleitos e suplentes foram diplomados pela Justiça eleitoral.
O evento lotou a sala do Tribunal do Júri, no Fórum Estadual Desembargador Ernani Guarita Cartaxo.
Com a diplomação, a Justiça validou o processo eleitoral e autorizou os eleitos a tomarem posse no dia 1º de janeiro de 2013. “Este é um momento de celebração da democracia, essa engenhosa e extraordinária construção do gênio humano que permite a convivência civilizada dos diferentes, disciplina o exercício compartilhado do poder e garante a prevalência do coletivo sem ferir a autonomia e plena liberdade dos indivíduos”, disse Cesar Filho. O prefeito eleito também reconheceu a política como arte e como ciência. “Como arte, alimentada pelo sonho e pelo idealismo que certamente impulsionam todos aqueles que se sentem vocacionados para a vida pública. E como ciência, uma atividade que se alicerça no trabalho e na força do conhecimento, exigindo o aprimoramento constante dos nossos talentos e competências, para que possamos afinal exercer produtivamente a delegação do eleitor”.
Agradecimentos Cesar Filho fez questão de agradecer as pessoas que trabalham em prol do processo eleitoral. Em seu discurso, também homenageou seus pais, Cezar e Cristina Silvestri, e a irmã, Thereza Cristina. “Vocês são alicerce da minha vida pessoal e política. São os pilares da formação do meu caráter. E me permitiram exercer essa vocação que trago desde criança”. Os companheiros não foram esquecidos nesse momento especial. “Ninguém chega a lugar algum sozinho. Obrigado por me permitirem chegar nessa tarde e receber essa diplomação. Quero agradecer também a vice Eva, uma grande companheira, leal e firme; e parabenizar os familiares de todos os eleitos”. Cesar Filho desejou aos vereadores, independente de cores partidárias ou diferenças ideológicas, um mandato cheio de realizações e que sejam representantes a altura das expectativas e do interesses do povo. "Juntos vamos unir forças em prol da população, com respeito e autonomia", finalizou, sendo muito aplaudido. A professora Thaís Maria Saliba Uliana esteve na cerimônia e recebeu um grande abraço do prefeito eleito. “Ela foi a responsável pelo meu primeiro santinho”, lembrou Cesar Filho, referindo-se a uma eleição simulada realizada no Colégio Nossa Senhora de Belém. “Ele foi o único que apareceu com santinho e, é claro, que foi eleito vereador”, comentou Thaís. A solenidade de diplomação foi coordenada pelo juiz responsável pela 43ª Zona Eleitoral, Glauco Alessandro de Oliveira, pelo promotor eleitoral, Marcelo Adolfo Rodrigues, e pela juíza da Vara da Infância e Juventude, Rafaela Zarpelon, que representou a direção do Fórum.