A Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) e o Sert (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná) promoveram o 4º Encontro Regional, nesta quarta-feira (4), no Hotel Atalaia, em Guarapuava. O prefeito Cesar Filho esteve na abertura. “É fundamental a organização das entidades no sentido de articular ações para fortalecer e melhorar esse trabalho tão nobre, principalmente aquele desenvolvido com ética e responsabilidade”, ressalta
O evento reuniu representantes das emissoras da região Centro-Sul do Estado, que tiveram a oportunidade de se atualizar sobre as ações realizadas e futuros projetos das duas entidades. As palestras abordaram diversos temas, como compensação fiscal referente ao horário eleitoral, migração do rádio AM para o FM e rádio digital, além de ações e preparativos para a Copa do Mundo 2014 e mídia social.
O secretário de Estado da Comunicação, Marcelo Cattani, o secretário especial para Assuntos da Copa do Mundo 2014, Mario Celso Cunha, o presidente do Sert, Caíque Agustini, e o presidente da Aerp, Márcio Villela, participaram do encontro.
Projeto Sorriso Saudável finaliza atividades no semestre
O Projeto Sorriso Saudável, da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu palestras educativas nas escolas municipais sobre a importância do flúor, formas de aplicação, higiene bucal e alimentação saudável. Foram realizadas, no primeiro semestre, 36 encontrando, reunindo cerca de 12.381 alunos. Todos receberam kits odontológicos (escova, creme dental e fio dental).
“Está sendo muito importante esse trabalho de prevenção nas escolas. O projeto vai ser desenvolvido em outras escolas, logo no início do segundo semestre”, afirma a coordenadora de Saúde Bucal, Renata Cristina Freitas Brito Araujo. “Também promovemos os bochechos com flúor, que acontecem nas 43 escolas municipais. Até agora foram feitos 86.160 bochechos nas nossas crianças”, finaliza.
Equipe guarapuavana masculina sub-17 compete na Taça Paraná de Futsal
Os meninos da equipe Dalba Engenharia/Prefeitura de Guarapuava jogam, nesta sexta-feira (5), na segunda fase da Taça Paraná de Futsal. A partida será em Londrina, às 19h, contra o Colégio Londrinense. “Nesta competição as equipes são todas muito bem preparadas. Nossos atletas estão se esforçando para representar da melhor forma a cidade e jogar de igual para igual com os outros times”, assegura o técnico Carlos Sansana. Nesta fase, jogam ainda as equipes de Marechal Cândido Rondon e Coronel Vivida.
A equipe que representa Guarapuava na Taça Paraná também defenderá o nome da cidade nos Jogos da Juventude, que serão realizados ainda este mês no município.
Secretaria de Saúde e Bombeiros formam 31 novos agentes de resgate
Na manhã desta quinta-feira (4), no auditório da Faculdade Guairacá, a Secretaria de Saúde de Guarapuava e o Corpo de Bombeiros promoveram a solenidade de encerramento do Curso de Socorristas. O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Stefan Negrão; do coordenador do Siate de Curitiba, major Julio Alves; do pró-reitor de Planejamento da Unicentro, Silvano Simões Rocha; do comandante do Corpo de Bombeiros, major Anderson Willians de Souza Cortez; do presidente da Câmara de Vereadores, Edoni Klüber, da vereadora Nerci Guiné e do padre capelão Mario Capodiferro.
Segundo Stefan Negrão, a formatura de 31 novos agentes de resgate foi possível, após 15 anos, através da parceria entre a prefeitura e o Corpo de Bombeiros. “Nós retomamos essa parceria, porque os maiores beneficiados são os moradores do município e região. Quando os poderes se unem em prol das pessoas, todos ganham com isso. Esse também é um grande passo para a regionalização do Samu”, afirma. A formação, que começou em maio, envolveu temas como anatomia, fisiologia, traumas, imobilizações, remoções e biosegurança. “Médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde também contribuíram com o curso, ministrando algumas aulas de forma voluntária”, acrescenta.
Participaram da capacitação bombeiros e representantes do GAC, Unicentro, Polícia Militar e do Samu. “A capacitação foi de extrema importância, pois ampliei meus conhecimentos em diversas áreas do resgate. Agora espero realizar os atendimentos da melhor forma possível. Salvar vidas é a nossa missão”, diz Gisele Ferreira de Morais, do Samu.