quinta-feira, 4 de julho de 2013

Em Guarapuava, Cesar Filho participa de encontro de emissoras de radiodifusão

 
A Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) e o Sert (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná) promoveram o 4º Encontro Regional, nesta quarta-feira (4), no Hotel Atalaia, em Guarapuava. O prefeito Cesar Filho esteve na abertura. “É fundamental a organização das entidades no sentido de articular ações para fortalecer e melhorar esse trabalho tão nobre, principalmente aquele desenvolvido com ética e responsabilidade”, ressalta
O evento reuniu representantes das emissoras da região Centro-Sul do Estado, que tiveram a oportunidade de se atualizar sobre as ações realizadas e futuros projetos das duas entidades. As palestras abordaram diversos temas, como compensação fiscal referente ao horário eleitoral, migração do rádio AM para o FM e rádio digital, além de ações e preparativos para a Copa do Mundo 2014 e mídia social.
O secretário de Estado da Comunicação, Marcelo Cattani, o secretário especial para Assuntos da Copa do Mundo 2014, Mario Celso Cunha, o presidente do Sert, Caíque Agustini, e o presidente da Aerp, Márcio Villela, participaram do encontro.
 
 
Projeto Sorriso Saudável finaliza atividades no semestre

O Projeto Sorriso Saudável, da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu palestras educativas nas escolas municipais sobre a importância do flúor, formas de aplicação, higiene bucal e alimentação saudável. Foram realizadas, no primeiro semestre, 36 encontrando, reunindo cerca de 12.381 alunos. Todos receberam kits odontológicos (escova, creme dental e fio dental).
“Está sendo muito importante esse trabalho de prevenção nas escolas. O projeto vai ser desenvolvido em outras escolas, logo no início do segundo semestre”, afirma a coordenadora de Saúde Bucal, Renata Cristina Freitas Brito Araujo. “Também promovemos os bochechos com flúor, que acontecem nas 43 escolas municipais. Até agora foram feitos 86.160 bochechos nas nossas crianças”, finaliza.
 
 
Equipe guarapuavana masculina sub-17 compete na Taça Paraná de Futsal

Os meninos da equipe Dalba Engenharia/Prefeitura de Guarapuava jogam, nesta sexta-feira (5), na segunda fase da Taça Paraná de Futsal. A partida será em Londrina, às 19h, contra o Colégio Londrinense. “Nesta competição as equipes são todas muito bem preparadas. Nossos atletas estão se esforçando para representar da melhor forma a cidade e jogar de igual para igual com os outros times”, assegura o técnico Carlos Sansana. Nesta fase, jogam ainda as equipes de Marechal Cândido Rondon e Coronel Vivida.
A equipe que representa Guarapuava na Taça Paraná também defenderá o nome da cidade nos Jogos da Juventude, que serão realizados ainda este mês no município.
 
 
Secretaria de Saúde e Bombeiros formam 31 novos agentes de resgate

Na manhã desta quinta-feira (4), no auditório da Faculdade Guairacá, a Secretaria de Saúde de Guarapuava e o Corpo de Bombeiros promoveram a solenidade de encerramento do Curso de Socorristas. O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Stefan Negrão; do coordenador do Siate de Curitiba, major Julio Alves; do pró-reitor de Planejamento da Unicentro, Silvano Simões Rocha; do comandante do Corpo de Bombeiros, major Anderson Willians de Souza Cortez; do presidente da Câmara de Vereadores, Edoni Klüber, da vereadora Nerci Guiné e do padre capelão Mario Capodiferro.
Segundo Stefan Negrão, a formatura de 31 novos agentes de resgate foi possível, após 15 anos, através da parceria entre a prefeitura e o Corpo de Bombeiros. “Nós retomamos essa parceria, porque os maiores beneficiados são os moradores do município e região. Quando os poderes se unem em prol das pessoas, todos ganham com isso. Esse também é um grande passo para a regionalização do Samu”, afirma. A formação, que começou em maio, envolveu temas como anatomia, fisiologia, traumas, imobilizações, remoções e biosegurança. “Médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde também contribuíram com o curso, ministrando algumas aulas de forma voluntária”, acrescenta.
Participaram da capacitação bombeiros e representantes do GAC, Unicentro, Polícia Militar e do Samu. “A capacitação foi de extrema importância, pois ampliei meus conhecimentos em diversas áreas do resgate. Agora espero realizar os atendimentos da melhor forma possível. Salvar vidas é a nossa missão”, diz Gisele Ferreira de Morais, do Samu.
 

Começam as competições de ginástica rítmica, judô e tênis de mesa nos Jogos Escolares

 
 
Novas modalidades começaram a ser disputadas nos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), evento esportivo que movimenta Guarapuava desde a última sexta-feira (28). Nesta quinta-feira (4), teve início a competição da ginástica rítmica, no ginásio do Colégio Aliança. O prefeito Cesar Silvestri Filho esteve no local e prestigiou as apresentações, que prosseguem até sábado. A cidade conta com duas representantes na categoria individual - aparelhos fita e maça; e uma equipe na disputa dos arcos.
 
A professora das guarapuavanas, Shauane Emanuele Silva, diz que é a primeira competição das meninas nos JEPs. “Elas estão preparadas para representar a cidade e competir em casa traz a segurança que elas precisam”. Maria Gabrielle da Silva, 12 anos, do Colégio Aliança, está ansiosa pelo resultado. “Estou me preparando desde o começo do ano para, além de adquirir bagagem, buscar o primeiro lugar”, afirma, tranquila. 
 
Outra modalidade que iniciou nesta quinta-feira (4) foi o tênis de mesa. O salão social do Guarapuava Esporte Clube se tornou uma arena de disputas com três mesas, onde os atletas competem, por mais dois dias, nas categorias individual e duplas do ensino regular; e nas categorias da ACD (Alunos com Deficiência), sendo feminina DI (Deficiência Intelectual) e masculina DF (Deficiência Física).
 
As maringaenses Laura Correa Martiniano e Larissa Tiemi Akamine Motomura também são iniciantes na competição. “Estou gostando de tudo. Quero viajar mais vezes, pois os jogos nos proporcionam novas experiências e novas amizades”, declara Larissa. Na noite desta quinta-feira (6), serão conhecidos os vencedores da ACD. A entrega de medalhas acontece no Centro de Convivência, que fica no Pavilhão da Indústria e Comércio, instalado no Parque de Exposições Lacerda Werneck.
 
O Guarapuava Esporte Clube também está recebendo competições de futsal. O técnico da equipe de Campina Grande do Sul, José Josiel dos Santos Bandeira, elogia a estrutura da cidade e a receptividade dos guarapuavanos. “A boa estrutura e o bom acesso aos locais de competição fazem com que Guarapuava seja um palco bem preparado para disputas como essa. Além disso, o serviço de saúde também está sendo mais um ponto positivo. Fomos muito bem atendidos quando precisamos de auxílio”.
 
Também iniciaram nesta quinta-feira as competições de judô, badminton e skate. Amanhã começa a natação.

Cesar Filho assina ordem de serviço para início das obras do CEU no Jardim das Américas

 

CesarFilho
Na noite desta quarta-feira (3), o prefeito Cesar Silvestri Filho se reuniu com os moradores da região do Jardim das Américas para apresentar o projeto de construção do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) e assinar a ordem de serviço para início das obras. “Meu objetivo, em promover essa reunião, é firmar um pacto com a comunidade. Estamos investindo e criando este centro para proporcionar a todos os moradores um espaço de lazer, educação e cultura. O que eu peço em troca é que todos nos ajudem a cuidar desta estrutura que será construída com muito carinho”, destaca o prefeito durante a 1ª Oficina de Mobilização Social, que teve a presença também de secretários municipais e servidores.

O CEU, um convênio entre a Prefeitura de Guarapuava e o Governo Federal, integra o PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). O investimento para as obras será de R$ 2 milhões. O centro terá quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, pista de caminhada, biblioteca, telecentro e um auditório com 60 lugares, além de abrigar um Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

Segundo o diretor de planejamento, Lisandro Vieira, o objetivo da oficina foi ouvir a população sobre a melhor forma de gerir o espaço, para que todos possam usufruir com o máximo de qualidade. “Nós iremos criar um grupo gestor, formado pelo poder público, moradores e representantes de entidades civis, para, juntos, acompanharmos e fiscalizarmos as obras – antes, durante e depois – com muita transparência. Depois, será uma gestão compartilhada para que o espaço seja utilizado da melhor forma por todos”, afirma. As obras devem iniciar em 15 dias. Outras oficinas serão realizadas. A próxima está agendada para setembro.

O prefeito aproveitou o momento para reafirmar com os moradores seu compromisso de olhar com atenção para a região do Jardim das Américas. Destacou os investimentos que serão aplicados em educação, habitação e pavimentação. “Quando o centro estiver funcionando, nossa intenção é construir uma escola em anexo, para que os alunos possam usar o centro como um complemento nas suas atividades diárias”, exemplifica. A reunião aconteceu no salão comunitário Auxílio dos Cristãos do Paz e Bem.




Secretaria de Saúde orienta sobre o atendimento nas urgências 24 horas

 

painel
Para melhor atender a população guarapuavana, a Secretaria Municipal de Saúde reativou o Protocolo de Atendimento com Classificação de Risco nas unidades 24 horas. Esse sistema, baseado no Quali-SUS, elenca os casos conforme a urgência. “O Quali-SUS já existia na cidade mais não estava em funcionamento, agora está devidamente implantado e tem como principal objetivo direcionar o atendimento para evitar que as pessoas com casos mais graves fiquem muito tempo na fila”, explica o secretário Stefan Wolanski Negrão.

O protocolo de atendimento é dividido em quatro cores: vermelho para casos de extrema urgência; amarelo para moderadamente urgente; verde para alguma necessidade de atendimento; e azul para as situações não urgentes. São classificados como extrema urgência os sintomas relacionados a dores no peito, crise hipertensiva, casos de diabetes alterados, traumas e cortes (médios e grandes), queimaduras, convulsões, insuficiência respiratória e acidente com animais peçonhentos.

A cor amarela abrange pacientes com dor intensa, febre a cima de 38,5 graus, hipertensão, vômitos e fraturas. Febre nas últimas 24 horas, diarreia e dores se encaixam na cor verde. Já a cor azul abrange pacientes que querem fazer consultas de rotina, troca de receitas ou mostrar resultado de exames. Quem se enquadrar nas cores verde e azul será encaminhado para os postos de saúde dos bairros.

Os atendentes das unidades 24 horas ligam nos postos e agendam um horário para os pacientes classificados como verdes e azuis no mesmo dia ou para o próximo. “Ninguém deixará de ser atendido nas emergências, mas queremos reduzir as filas e o tempo de espera. A comunidade deve procurar primeiramente o posto de saúde mais perto de sua casa onde será atendido ou ainda pode marcar um horário para sua consulta”, esclarece o médico João Guerino Cato, da Secretaria de Saúde.

Os postos do Morro Alto, Boqueirão, Bonsucesso e Vila Carli estão fazendo o agendamento e, em breve, as outras unidades também terão atendimento com hora marcada. “Isso evitará que os pacientes, após irem até um dos 24 horas, voltem ao seu bairro para ser atendido. Além disso, com essa possibilidade de agendar um horário, a população não precisa ir de madrugada para pegar fichas nos postos”, finaliza Cato. Esses quatro postos funcionam das 8 às 21h; os demais das 8 às 17h.

Para aumentar a transparência no atendimento, foi instalado um painel eletrônico na Urgência do Trianon, que indica o nome do paciente, o horário da consulta e em qual sala será ou está sendo atendido. A urgência do bairro Primavera também receberá um painel.