sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sedu amplia cursos de capacitação de servidores



A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) vai ampliar o programa de qualificação de agentes públicos municipais. Atualmente a Sedu qualifica 12.916 servidores em mais de 200 municípios do Estado, em parceria com as secretarias estaduais da Administração e Previdência (Seap) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Escola de Governo e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A primeira turma de 6.036 servidores públicos, alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pelo sistema de aulas presenciais virtuais, forma-se no próximo dia 25 de maio.

Vamos dar continuidade a esse programa que tem tido uma demanda muito grande por parte dos servidores municipais e pretendemos expandi-lo, tanto na oferta de novos cursos como também na verticalização do ensino, com a abertura de turmas de pós-graduação”, destacou o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri.

No final da tarde desta quarta-feira (06), reuniram-se no gabinete do secretário Cezar Silvestri, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal; o reitor eleito do IFPR, Irineu Colombo, e representantes da Escola de Governo e da Seap. Durante o encontro, ficou decidida a manutenção dos cursos que estão em desenvolvimento, a sua ampliação e ainda a oferta de novos cursos em nível técnico, superior e pós-graduação.

“Vamos continuar e inovar. Uma das novidades será um curso específico para formar conselheiros do Conselho das Cidades do Paraná (ConCidades). Formaremos esses agentes e depois pretendemos expandir para outras áreas como educação e saúde, pois a participação desses agentes nos conselhos é uma obrigatoriedade legal”, destacou.

De acordo com o secretário, o curso para formação de conselheiros atende a uma reivindicação vinda do próprio conselho. “É uma solicitação do ConCidades, aceita pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e todos os representantes. Deveremos implementar já neste ano”, afirmou.

Outra novidade é os cursos de especialização em Gestão Pública. “Vamos promover a ampliação numérica, de gênero e especificações dos cursos. Em breve, vamos lançar oito cursos de especialização na área de gestão pública”, enfatizou o diretor de Ensino à Distância do IFPR, José Carlos Ciccarino.

Nas modalidades de cursos ofertados pela Sedu, os alunos têm aulas presenciais virtuais. Telessalas são montadas nos municípios e os servidores se reúnem para participar da aula de capacitação. “É um sistema que deu muito certo e serve de exemplo para outros estados do país”, disse Ciccarino.

De acordo com o secretário Alípio Leal, a parceria entre as secretarias e o IFPR, para tratar das questões referentes à qualificação dos servidores públicos é de fundamental importância. Segundo ele, a oferta de cursos temáticos na área fará com que a qualidade dos serviços prestados aumente cada vez mais, “principalmente por aqueles que exercem ou passarão a exercer a função de conselheiros”.