terça-feira, 14 de maio de 2013

Profissionais de saúde do Estado participam de capacitação sobre hanseníase

 
Com o objetivo de atualizar os profissionais sobre prevenção de incapacidade físicas do grau dois da hanseníase, foi realizada a oficina de avaliação das incapacidades físicas na hanseníase nesta terça-feira (14), no Hotel Atalaia. O evento teve 30 participantes, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e técnicos de enfermagem de todo o Paraná.
Segundo a coordenada do programa estadual do controle da hanseníase, Nivera Noemia Stremel, o trabalho desenvolvido por Guarapuava nesta área é referência para todo o Paraná. Além disso, a monitora estadual, Elisa Midori Yamaguti Katayama, integra a Secretaria Municipal de Saúde. “O Paraná está em segundo lugar no ranking dos estados com maior índice de pacientes com grau dois da hanseníase. Com mais profissionais capacitados, iremos averiguar se todos os casos registrados são realmente grau dois ou se houve equívocos no diagnóstico”, afirma Nivera.
Pela manhã, a coordenadora do programa municipal do controle da hanseníase, Elisa Katayama, ministrou aula teórica sobre o tema, tendo como base as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. À tarde, os profissionais tiveram a oportunidade de aprender na prática. Eles atenderam pacientes que participaram como voluntários. Capacitações como essa já aconteceram em 2010 e 2011. A próxima será realizada no ano que vem.
“Cursos como esse são fundamentais para aumentar nosso conhecimento e melhorar a avaliação, diagnósticos e acompanhamento dos pacientes”, avalia a fisioterapeuta Maria Helena Serafim Parucker, de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, que participou do treinamento pela segunda vez.
Saiba mais sobre a hanseníase
É uma doença causada por uma bactéria que ataca a pele e os nervos periféricos do corpo, principalmente braços, pernas e rosto, atingindo pessoas de todas as idades.
Pode ter três graus: 0 - quando o paciente não tem nenhum problema nas mãos, pés e olhos devido a hanseníase; 1 - há diminuição ou perda da sensibilidade nas mãos, pés e olhos; 2 - quando o paciente apresenta lesões tróficas (que não cicatriza) traumáticas por causa da hanseníase, causando várias sequelas.

Parque Escola Municipal será lançado amanhã

 
 
Nesta quarta-feira (15), acontecerá o lançamento do Parque Escola, programa estadual das secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricose de Educação. Guarapuava será a primeira cidade a receber uma sede municipal.
O prefeito Cesar Silvestri Filho, o secretário do Estado de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, o presidente do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, e secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Araújo, vão participar do evento, que está marcado para 10h, no Parque das Araucárias.
 
Após o lançamento, a partir das 14h, haverá a explanação da metodologia do programa a diretores e pedagogos.
Serviço: lançamento do Parque Escola
Data: Quarta-feira (15/05/13)
Hora: 10h
Local: Parque das Araucárias

Alunos das escolas municipais do campo visitam a Câmara de Vereadores

 
Como parte do programa Mais Educação, do Governo Federal, a Secretaria de Educação de Guarapuava está desenvolvendo, até sexta-feira (17), uma programação diferente para as escolas municipais do campo. O objetivo é que as crianças conheçam os pontos turísticos da cidade e os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Esta semana, as crianças, divididas por escolas, estão visitando a Câmara de Guarapuava, conhecendo toda a estrutura e conversando com os vereadores. “Nosso maior objetivo com essa visita é proporcionar aos alunos um contato diferente para que eles conheçam melhor a sociedade onde vivem. Muitos deles nunca vieram para a cidade e queremos proporcionar essa proximidade”, explica a coordenadora de diversidade e educação no campo, Mariluz Marques. Aproveitando o Dia da Abolição da Escravatura (13 de maio), os alunos estão assistindo a diversas palestras e apresentações relacionadas à cultura africana. “Nesta nova gestão, pela primeira vez, a Secretaria de Educação abre espaço para trabalhar com as diversidades culturais”, afirma.
Os alunos ficaram atentos e curiosos durante toda a visita. “Estou achando muito legal. Esperei esse dia chegar desde que a professora contou que nós iríamos vir para a cidade conhecer a Câmara”, conta o aluno Marcelo de Oliveira Gaspar, 7 anos, da Escola Municipal do Campo Francisco Peixoto Lacerda Werneck, em Entre Rios. O projeto terá continuidade e outras culturas e etnias serão trabalhadas com as crianças.

Trabalho de prevenção ao abuso sexual contra crianças e adolescentes mobiliza assistentes sociais e Polícia Rodoviária Estadual

 
Como parte da programação para combater o abuso sexual de crianças e adolescentes, as assistentes sociais do Cras Xarquinho prosseguem nesta terça-feira (14) com o trabalho de orientação e adesivagem em veículos que trafegam pela PR-466. A equipe conta com o auxílio da Polícia Rodoviária Estadual.
 
“O trabalho de divulgação junto aos caminhoneiros é fundamental, pois eles estão todos os dias nas estradas, que é onde mais ocorrem os abusos. Essa prevenção e o alerta são importantes para que fiquem de olhos abertos e comuniquem as autoridades no caso de testemunharem crianças e adolescentes em risco de exploração”, opina o subtenente Ariovaldo Gehrke Júnior.
 
A campanha, que lembra o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, está sendo coordenada pela Secretaria de Assistência Social, a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e os Cras (Centros de Referência de Assistência Social). Estão programadas palestras, exposições dialogadas, vídeos e dinâmicas educativas em diversos pontos da cidade, além de panfletagem e abordagem nos bairros de maior incidência de abuso.
 
Um dos eventos mais importantes deve ser a caminhada de conscientização na manhã desta sexta-feira (17), saindo da Praça Cleve, passando pela XV de Novembro e finalizando na Saldanha Marinho. Representantes de entidades, alunos da rede pública de ensino e professores vão usar algo branco ou amarelo para lembrar as cores da campanha. Também está programada uma mesa redonda para discutir no tema na próxima quarta-feira (22), das 13 às 17h, na Faculdade Guairacá, em parceria com a Secretaria de Educação e o NRE (Núcleo Regional de Educação).
 
As denúncias de abuso contra crianças e adolescentes podem ser feitas aos Cras pelo telefone (42) 3622-2411, ao Conselho Tutelar pelo 3623-1551 ou no plantão 8401-4693. As ligações podem ser feitas de forma anônima.

Guarapuava recebe curso de formação para as conferências municipais de


Nesta terça-feira (14), Guarapuava recebe o primeiro curso de
metodologia para realização das conferências municipais de Meio
Ambiente. O encontro acontece no auditório da Faculdade Guarapuava
durante todo o dia, com representantes de 73 municípios. A proposta do
Ministério do Meio Ambiente é discutir temas que envolvam a questão
dos resíduos sólidos, com objetivo de implementar a Lei 12.305/2010,
que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Esse é o primeiro curso que a Sema promove no Paraná. Nossa meta é
preparar os participantes para as conferências municipais.
Posteriormente, os assuntos levantados serão levados para as
conferências macrorregionais e, em seguida, para a 4ª Conferência
Estadual do Meio Ambiente”, explica o coordenador estadual de Resíduos
Sólidos da Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), Laerty Dudas.
O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O curso de formação tem como eixos temáticos a Redução de Impactos
Ambientais, Geração de Emprego Trabalho e Renda e Educação Ambiental.
Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Celso Araújo, a
capacitação define as diretrizes a serem discutidas nas conferências.
“Em menos de um mês, Guarapuava promoverá sua conferência municipal,
por isso é importante participarmos e levantarmos questões
fundamentais para que o evento alcance os objetivos estabelecidos”.

Após as conferências municipais, acontecem cinco etapas de
conferências macrorregionais, de 1º de julho a 2 de agosto e, então, a
Conferência Estadual do Meio Ambiente, no mês de setembro, em Foz do
Iguaçu.