Lindo. Emocionante. Mágico. Perfeito. Essas são algumas das palavras para definir o espetáculo de ballet “O quebra-nozes”, que teve a participação de 550 crianças das escolas municipais de Guarapuava, divididas em dois dias de apresentações. Com o evento, a Prefeitura de Guarapuava e Secretaria de Educação e Cultura abriram o Natal Encantado da cidade. O prefeito Cesar Silvestri Filho esteve na abertura e agradeceu a todos pela dedicação. “Parabéns às equipes das escolas, Cmeis e Casa da Cultura e aos pais que apoiam seus filhos. Esse espetáculo é resultado de trabalho e também do esforço e talento das nossas crianças”, afirmou ao público que lotou o Pahy Centro de Eventos na última sexta-feira e sábado (22 e 23).
Os pequenos dançaram e interpretaram; mostraram talento, alegria e disciplina, emocionando o público. Os pais, orgulhosos, acompanhavam cada detalhe do lindo conto de Natal, no qual Clara vive uma história cheia de aventura ao lado de um soldado de brinquedo que se torna um príncipe. O palco se transformou em reinos encantados e as crianças deram vida a inúmeros personagens: anjos, fadas, chocolates, flores… Um mundo encantado. Emely Machado, 9 anos, da Escola Municipal Domingos Sávio, disse que o coração bateu acelerado. “Foi muito bom”, resume a menina. A autônoma Margarete Moreira, mãe de Vitória, 11 anos, que interpretou um bombom no primeiro dia de espetáculo, disse que a filha e os amiguinhos estavam perfeitos.
Com a direção da bailarina Marcela Mendes, do Studio de Dança La Bayadère, a apresentação foi resultado do projeto de ballet nas escolas do município. Essa ação pedagógica contribui com o desenvolvimento infantil e incentiva o gosto pela arte, descobrindo talentos, como o de Maria Eduarda, 11 anos, que interpretou a pequena Clara, seu primeiro papel como personagem principal. “Fomos muito bem. Foi lindo e divertido”, ressalta a aluna da Escola Municipal Padra Chagas, destacando que o melhor momento foi quando ouviu os aplausos.