Mais de 1.000 pessoas participam da 1ª
Caminhada Internacional na Natureza
Grupos, famílias, casais, amigos. Mais de 1.000 pessoas de Guarapuava, outras cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Amazonas, Pará e até da Colômbia participaram da 1ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Vale do Jordão, promovida pela Prefeitura de Guarapuava e Emater, neste domingo (24), Dia Mundial do Rio. Uma experiência que proporcionou a valorização dos recursos naturais do município e a conscientização ambiental, além de incentivar a prática de atividades físicas. Os secretários municipais Eva Schran, Sandro Abdanur, Itacir Vezzaro e Celso Araújo abriram o evento.
Para que os participantes aproveitassem ainda mais os 13 quilômetros de percurso, antes da largada teve café da manhã colonial, servido pela Aprovale (Associação dos Produtores Rurais do Vale do Jordão); e alongamento, com o professor Telmo Passos. Seu Francisco José dos Santos foi um dos primeiros a completar a caminhada. Aos 71 anos, retornou à sede da Aprovale com muita disposição e vontade de falar. “Foi a melhor caminhada. Tudo ‘plaininho’ e beirando o rio. Lindo demais”, diz ele, que pratica caminhadas na natureza por todo o Paraná. Credenciado pela IVV, Federação Internacional de Esportes Populares, seu Francisco veio de Lunardeli com um grupo de 18 pessoas. “Vou voltar para segunda caminhada de vocês”, avisa ele, na despedida.
Com cajados nas mãos, identificados com camisetas e exibindo a mascote Dulce, uma cadela muito animada, o grupo curitibano “Os infiéis das Trilhas” aprovou o circuito de Guarapuava. Seu José Maria de Carvalho também gostou. O aposentado mora em Mirandópolis (SP) e passa temporadas com a filha em Guarapuava. “Eu sempre participo das corridas aqui, agora vim para a caminhada e gostei muito”, destaca o agricultor de 76 anos. Entre as crianças, estava João Armando Karan, 6 anos, que acompanhou os pais e as irmãs. Eles fizeram o trajeto em pouco mais de 3 horas. “Foi nossa primeira caminhada, gostamos muito e voltaremos na próxima”, diz a mãe do menino, Noeli Karan.
Aproveitando as belezas naturais do Jordão, os participantes registravam cada momento. No retorno, muitos aproveitaram para comprar produtos coloniais e artesanato. Também foi montado um espaço para meditação. Os tradicionalistas do CTG Chaleira Preta serviram um almoço campeiro. A 1ª Caminhada Internacional na Natureza foi coordenada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Emater, com apoio das secretarias de Agricultura, de Meio Ambiente, de Saúde e de Esportes, além da Surg, RPC TV, Unicentro, IVV, Anda Brasil, Sesc, Companhia CVale, Rede Sul de Notícias, Diário de Guarapuava, Rádio Cultura, 26º GAC e escoteiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário