terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Reunião do PPS: Deputados avaliam início dos trabalhos na Alep



A reunião do diretório estadual do PPS desta semana foi comandada pelo deputado estadual Douglas Fabrício, que aproveitou a ocasião para fazer uma análise do início dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Paraná. O encontro contou também com o deputado estadual César Silvestri Filho, o secretário-geral Rubico Camargo, a coordenadora do PPS Mulher, Ângela Donha, e demais filiados.

Inicialmente Douglas destacou a formação do bloco PPS-PMN na Casa de Leis. Segundo ele, existe a possibilidade de o bloco fazer parte da Comissão de Obras, de Saúde e da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). “O partido busca mais espaço. Já conseguimos a terceira vice-presidência da Assembleia. No momento, discutimos a composição das comissões”, declarou.

Em seguida, Douglas aproveitou para falar sobre as primeiras visitas que realizou pelo interior do Paraná ao lado dos secretários. “Percebemos muitos problemas do governo passado. Existem obras que não foram realizadas na região de Campo Mourão e tinham sido prometidas. Acho que este fato será repetido em todo o Paraná”, afirmou.

Instalação de CPI’s

O parlamentar também discorreu sobre a possibilidade de instalação de CPI’s propostas na Assembleia Legislativa. Ele declarou que não está sendo fácil para conseguir as assinaturas necessárias para viabilizar as CPI’s do Porto de Paranaguá e da ParanáPrevidência. “Conseguimos 11 assinaturas em uma e 12 na outra. Precisamos somar 18 para cada uma. Existe grande dificuldade porque a bancada que defendia o governo anterior é grande. A quantidade de denúncias envolvendo membros do governo passado é enorme. A CPI é importante para trazer mais informações ao público”, disse o deputado que propôs as Comissões Parlamentares de Inquérito.

O secretário-geral Rubico Camargo destacou a importância de esclarecer politicamente o que aconteceu no porto de Paranaguá. “Eles precisam de um aporte de R$ 100 milhões para sanear dívidas”, recordou.

Por outro lado, a CPI que deseja investigar os grampos na Assembleia Legislativa poderá ser instalada ainda nesta semana. De autoria do deputado estadual Marcelo Rangel, a proposta conseguiu mais de 18 assinaturas e espera somente a indicação dos líderes partidários.

Comissão Provisória de Candói

O diretório estadual do PPS também aproveitou a reunião semanal do partido para aprovar a comissão provisória de Candói. O município com mais de 14 mil habitantes teve significativa colaboração nas eleições do ano passado.

“É um grupo que se desenvolveu e teve um resultado maravilhoso. Importantes lideranças da região trabalharam com dedicação. É admirável a maneira como foi conduzido. Faço questão de encaminhar esta provisória”, disse o deputado César Filho, que teve 26% dos votos do município.

Ao ser conduzido como presidente da comissão, Fernando Miguel Copacheski, destacou a parceria do PPS de Candói com o PRB local. Segundo ele, a parceria tem muitas chances de eleger o novo prefeito da cidade. “O PPS confia nos resultados deste grupo”, disse.

PPS-PR aprova comissão provisória de Candói‏



O diretório estadual do PPS aprovou, na (14), em Curitiba, a comissão provisória de Candói. O município, que representa mais de 14 mil habitantes, teve significativa colaboração nas eleições do ano passado. Segundo o deputado estadual Cesar Silvestri Filho, muitas lideranças da cidade tiveram um importante papel na sua campanha e na do deputado federal, Cezar Silvestri, que assumiu a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu).

“É um grupo que se desenvolveu e teve um resultado maravilhoso. Fortes nomes da região trabalharam com dedicação. Faço questão de encaminhar esta provisória. Eles já estão consolidados”, disse Cesar Filho.

Quem também destacou a aprovação da comissão foi o deputado estadual Douglas Fabrício. Ele agradeceu a iniciativa dos representantes de Candói, que visitaram e conheceram a sede do diretório estadual. “É muito importante o fortalecimento do partido neste município. Já começamos a pensar nas eleições de 2012”, declarou.

Ao ser conduzido como presidente da comissão, Fernando Miguel Copacheski destacou a parceria do PPS de Candói com o PRB local. Segundo ele, a parceria tem muitas chances de eleger o novo prefeito da cidade. “O PPS confia nos resultados deste grupo. Temos tudo para conseguir um bom resultado na disputa eleitoral. O PRB está conosco nesta luta”, disse.

Danielle Blaskievicz
daniblaski@uol.com.br
MSN: daniblaski@hotmail.com
(41) 9964-2337

Curso vai discutir planejamento e implantação florestal



Programa de Desenvolvimento Florestal reinicia na próxima semana

O Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com a Cooperativa Agrária, Golden Tree Reflorestadora, Santa Maria Papel e Celulose, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e a Pitol Agroindústria, promove no dia 22 de fevereiro, a partir das 8 horas, o curso de Planejamento e Implantação Florestal. A teoria será no período da manhã, no anfiteatro do Sindicato Rural e a prática à tarde, em uma propriedade rural da região.

O curso faz parte do Programa de Desenvolvimento Florestal, lançado em 2010 pelo Sindicato e empresas parceiras, e tem como objetivo fomentar a integração floresta-agricultura-pecuária, através de cursos e palestras voltados à comunidade rural da região.

O programa é coordenado pelo engenheiro agrônomo Pedro Francio Filho, especialista em Sistema Agrossilvipastoril.

A inscrição para o curso de planejamento e implantação florestal é um quilo de alimento não perecível (Campanha Produtor Solidário) e pode ser feita na sede da entidade, que fica na Rua Afonso Botelho, 58, bairro Trianon. Mais informações pelo telefone 42-3623-1115.

Cezar Silvestri propõe parceria entre secretarias para implantar Centro de Oncologia



O secretário de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, defendeu uma parceria entre a Sedu e a secretaria de Estado da Saúde, para viabilizar a construção e implantação do Centro de Referência no Tratamento do Câncer, no Hospital São Vicente de Paulo. A proposta foi feita durante recente visita do secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, a Guarapuava.

Silvestri informou que, ainda em 2010, alocou R$6 milhões, no orçamento da União, provenientes de uma emenda parlamentar individual, para a compra dos equipamentos necessário para a implantação do centro de oncologia. “Como deputado federal aloquei esse dinheiro, para que seja possível comprar os equipamentos. Agora, como secretário de Estado, sugiro uma parceria entre a Sedu e a Sesa para que possamos arrumar os recursos necessários para a construção do espaço físico”, destacou.

De acordo com ele, a Sedu pode repassar recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano diretamente para a Sesa (Secetaria de Estado da Saúde). “Estou colocando publicamente a Sedu à disposição para que possamos executar essa obra que a população de Guarapuava e região tanto precisa. Tenho certeza que o governador Beto Richa, que é sensível a causa, dará seu aval”, comentou.

Para ele, a criação do Centro de Referência do Tratamento do Câncer em Guarapuava, é uma necessidade urgente. “Não tenho dúvidas de que será um desafio ainda maior do que foi o do credenciamento do serviço de cirurgia cardíaca, por isso precisamos da ajuda de todos. Se unirmos forças, conseguiremos dar todos os passos necessários para concretizar esse sonho, que não é só de Guarapuava mas sim, de todos os municípios da região centro-oeste. São centenas de pacientes que serão beneficiados e poderão fazer seu tratamento perto de seus familiares, sem terem que viajar para Curitiba ou outros centros”, concluiu.

A resposta do secretário de saúde, Michele Caputo Neto, à sugestão feita por Silvestri foi imediata. “A proposta está aceita. Se unirmos esforços e o trabalho das duas secretarias conseguiremos ser mais eficientes, pois não basta somente erguer um prédio e colocar os equipamentos dentro, é necessário colocar pessoas capacitadas para trabalhar e cuidar dos pacientes. Através do entendimento entre as duas secretarias poderemos fazer um excelente trabalho”, concluiu.

Tudo pronto para o 1º Fórum de Agronegócios do Centro-Sul do PR




A BetoAgro Agronegócios, com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e do Sindicato Rural de Guarapuava, promove nesta quinta-feira, dia 17, o 1º Fórum de Agronegócios do Centro-Sul do Paraná, no Guarapuava Esporte Clube, a partir das 18h30.

O objetivo é promover um debate sobre o agronegócio. Segundo o organizador, Adalberto Xavier, o evento deve reunir mais de 500 pessoas entre produtores, técnicos, pesquisadores e investidores. “Há mais de um ano, venho trabalhando com o projeto de fazer um evento grandioso em Guarapuava, voltado aos produtores rurais. Essa é uma forma de agradecer a parceria entre a BetoAgro e a classe produtora rural. O evento será totalmente gratuito, custeado pela empresa promotora e diversas empresas do agronegócio paranaense e vai contribuir para movimentar a cidade, principalmente o setor de turismo, hotelaria e alimentação”, destaca.

O evento será transmitido, ao vivo, pelo site notícias agrícolas através da página www.noticiasagricolas.com.br. Após as palestras, haverá uma atração surpresa. A Emater, as Rádios Cultura AM e FM, o Grupo Agrass e o Grupo Diário também apoiam este evento.

Programação

Grandes nomes do setor agropecuário brasileiro estão confirmados. O apresentador do Programa Mercado & Cia, do Canal Rural, João Batista Olivi, será o mediador do evento.

João Pedro Cuthis, consultor da BM&F Bovespa/Terra Futuros, vai falar sobre formas de gerenciamentos de riscos, a fim de minimizar os efeitos da alta volatilidade do mercado. “Vou apresentar ferramentas que podem ser utilizadas a favor do produtor rural”, completou Cuthis.

Dando sequência às palestras, o deputado federal e ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes vai falar sobre o aumento da produtividade da agricultura brasileira, a subida dos preços dos alimentos no mercado interno, o Código Florestal e a crescente demanda por produtos agropecuários nos países em desenvolvimento. Para Stephanes, que ocupou o Ministério da Agricultura no segundo governo do presidente Lula, a agricultura brasileira vive um momento de expansão, maior até do que a própria economia do País. “A média de crescimento tem sido 4,5%, ao ano, sendo que 75% se dão por aumento de produtividade, na qual a tecnologia se destaca”, enfatizou. Apesar disso, segundo ele, o setor não tem obtido visibilidade e participação no processo decisório, no qual predomina o aspecto urbano na política econômica. O ex-ministro citou, como exemplo, que, no debate sobre os produtos agrícolas, é comum prevalecer a questão dos preços para o consumidor e submergir a questão de renda do produtor. “A preocupação maior sempre está na cidade, na mesa do consumidor, ou melhor, em seu bolso”, destacou o ex-ministro. Outro tema que também é bastante influenciado pela opinião pública urbana, de acordo com Stephanes, é a alteração do Código Florestal. Segundo ele, para o País avançar nesse tema é fundamental abandonar a discussão do ambientalismo doutrinário, do político ideológico que tem predominado nos debates. O relatório do Código já foi aprovado por uma comissão especial da Câmara dos Deputados e deve ser apreciado pelo plenário em março.

Finalizando o ciclo de debates, o analista de mercado da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze, abordará as tendências do agronegócio e o consumo de alimentos no Brasil e no mundo.

Assessoria de Imprensa – Release 393 – 15.02.2011

Sindicato Rural de Guarapuava – (42) 3623-1115 - ACESSE o SITE www.srgpuava.com.br

HOMICÍDIO NO JARDIM DAS AMÉRICAS




Às 23h10min, uma equipe do Pelotão de CHOQUE foi acionada para dar atendimento a uma
ocorrência de disparo de arma de fogo, no Bairro Jardim das Américas, Rua Itararé, no local foi
localizado um individuo com ferimentos por arma de fogo. Foi acionado o SAMU para dar os
primeiros atendimentos no local, sendo então confirmado pelo medico responsável o óbito. Logo
após foram acionados os órgãos competentes, comparecendo no local a criminalística e o IML que
executaram os procedimentos pertinentes.
Após informações repassadas por testemunhas, foram iniciadas diligências no sentido de
localizar os suspeitos, sendo que por volta das 02h35min foi abordado um veículo Monza com dois
indivíduos, sendo que um desses foi reconhecido por familiares da vitima como o autor do
homicídio, e o outro estaria individuo dando cobertura para a fuga. Diante dos fatos os envolvidos
foram encaminhados à 14ª SDP para as medidas cabíveis.

Câmara Municipal de Guarapuava realiza primeira sessão ordinária de 2011




Câmara elege membros das Comissões permanentes

Na Primeira Sessão da Câmara Municipal de Guarapuava realizada nesta segunda-feira, 14/02, foram eleitos os membros das Comissões Permanentes, responsáveis pela analise de todos os projetos que tramitam pela casa de leis.Confira como ficaram constituídas as seis comissões:Comissão de Justiça e Redação:Vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas – PSDB,Vereador Thiago Cordova Silva – PPS,Vereador Elcio José Melhem – PP,Comissão de Finanças e Orçamentos:Vereador João Carlos Gonçalves – PSDB,Vereador Lizandro Martins – PSB,Vereador Antenor Gomes De Lima – PT,Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social:Vereador Antenor Gomes De Lima – PT,Vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas – PSDB,Vereador Sadi Federle – PSB,Comissão de Agricultura E Defesa Do Meio Ambiente:Vereador Thiago Cordova Silva – PPS,Vereador Sadi Federle – PSB,Vereador Lizandro Martins – PSB,Comissão de Obras E Serviços Públicos:Vereador João Carlos Gonçalves – PSDB,Vereador Sadi Federle – PSB,Vereadora Eva Schran De Lima - PHS,Comissão de Defesa Do Consumidor:Vereador Elcio José Melhem – PP,Vereador Nelio Gomes Da Costa – PSDB,Vereador Lizandro Martins – PSB.

Matérias que vão à votação nesta terça-feira, 15/02a

REQUERIMENTO N. 01/2010 – DE AUTORIA DO VEREADOR JOÃO CARLOS GONÇALVES:- O Vereador que o presente subscreve, na conformidade do Artigo 186 do Regimento Interno desta Casa, apresenta MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES ao Corpo de Bombeiros, na pessoa de seu Comandante, Major Arlisson Sanches Sales, extensivo a todo o efetivo, pela emancipação, sendo agora o 5º Subgrupamento de Bombeiros independentes.

REQUERIMENTO N. 04/2011 – DE AUTORIA DA VEREADORA MARIA JOSÉ MANDU RIBEIRO RIBAS:- A Vereadora que o presente subscreve, na conformidade do Artigo 174 do Regimento Interno desta Casa, REQUER que seja encaminhado expediente ao Exmo Sr. Mounir Chaowiche, Presidente da Companhia de Habitação do Paraná – COHAPAR, solicitando as seguintes informações:- Existe previsão no Orçamento 2011, para construção de habitações populares no município de Guarapuava? Em caso afirmativo, qual o número de unidades habitacionais e quais os trâmites necessários que tal benefício seja garantido ao município? Nosso Requerimento se justifica pela grande demanda existente em nosso município.

Governo lança portal para tecnologias móveis



O governador Beto Richa lançou nesta segunda-feira (14) o novo portal de serviços do governo para dispositivos eletrônicos móveis como smartphones, ipads e telefones celulares com acesso à internet. O endereço do portal é m.pr.gov.br. Foi desenvolvido em parceria entre a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Secretaria da Fazenda e Detran. “Com esse portal vamos ampliar a mobilidade, a interatividade e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo governo”, disse o governador. “É modernidade na gestão pública, com menos burocracia e mais agilidade para facilitar a vida do cidadão”, disse.

O primeiro grupo de aplicativos do governo eletrônico à disposição do cidadão por meio de tecnologias móveis inclui serviços do Detran e as notícias do governo. “Estamos facilitando a consulta do IPVA, o registro da pontuação na carteira de habilitação, multas, exames e taxas do Detran”, explicou o presidente da Celepar, Jacson Leite. O próximo passo é integrar o portal com instituições bancárias como o Banco do Brasil e o Itaú. “A preocupação inicial é que o cidadão esteja bem informado para cumprir suas obrigações, simplificando os processos”, disse o diretor.

O diretor-geral do Detran, Marcos Traad, disse que a nova ferramenta faz parte de uma série de medidas interativas que serão lançadas ainda neste mês, com o objetivo de aproximar o Departamento de Trânsito da comunidade. Um dos novos aplicativos permitirá a consulta de débitos do veículo. “Queremos facilitar o acesso da população aos nossos serviços, diminuir a burocracia e sanar reclamações”, disse Traad. “Para isso, em parceria com a Celepar, estamos pensando em soluções de segurança, com foco nas informações compartilhadas e dados cruzados”, afirmou o diretor.

Mobilidade

Na construção do portal móvel, a Celepar levou em consideração o tamanho da tela e a capacidade de processamento de dados dos telefones, que possuem características diferentes dos computadores de uso pessoal.

A primeira tela do portal m.pr.gov.br oferece informações da Agência de Notícias. Em seguida, aparecem cinco ícones de serviços do Detran, a começar pelo IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores.

Ao informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), o proprietário do veículo tem acesso ao valor do tributo e ao conjunto de números da linha digital equivalente ao código de barras, que permite o pagamento do IPVA para o exercício 2011 nas agências bancárias.

Ao abrir “Agenda CFC”, o aluno, identificando o número do processo, obtém informações sobre o curso no qual está inscrito no Centro de Formação de Condutores, entre eles, os de reciclagem, motofretista, mototaxista, transporte de passageiros e transporte escolar. No item “Taxa do Detran/Pr” constam os valores cobrados pelo órgão para serviços como a renovação da CNH, alteração de categoria ou de dados cadastrais.

Tendo em mãos o número do processo, ao acessar “Exames Detran/PR”, o cidadão obtém as notas das provas que fez. No quinto ícone, “Pontuação”, informando o número da CNH e do CPF, o motorista consulta os pontos registrados em sua carteira nacional de habilitação.

Secretário da Infraestrutura acompanha Coamo em reunião na Antaq em Brasília



O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, participa às 17 horas desta terça-feira (15) de reunião na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Brasília, juntamente com representantes da Coamo, maior cooperativa da América Latina, para tratar de assuntos de interesse comum no Porto de Paranaguá. Participam o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Vidal Maron, e, pela Coamo, o superintendente Divaldo Correa e o assessor jurídico José Napoleão Camacho.
Em recente visita à Fazenda Experimental da Coamo, em Campo Mourão, o secretário disse que as estradas rurais e as reformas no Porto de Paranaguá são prioridades no governo do Paraná. Para aumentar a competitividade e melhorar as operações de exportação, a Coamo quer mais disponibilidade de energia elétrica em suas instalações portuárias e reivindica benfeitorias nas vias por onde escoa a safra até os armazéns e centros de moagem.
O secretário disse, na ocasião, que “várias ações estão sendo programadas e com certeza o governo Beto Richa trabalhará para que o Porto de Paranaguá volte a ser um dos mais modernos e eficientes do País”. O secretário Richa Filho lembrou a vocação agrícola do Paraná e afirmou reconhecer a importância do setor para alavancar a economia do Estado e também do País.

O grupo também acompanha, na quarta-feira (16), o governador Beto Richa que, com o governador André Puccinelli, de Mato Grosso do Sul, terá um encontro com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e com o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo. Na pauta na reunião, a construção de um ramal ferroviário unindo Cascavel (PR) a Dourados (MS).
PROJETO FERROVIÁRIO - Para fortalecer a parceria em torno do projeto da estrada de ferro, os dois governadores tiveram um encontro no último dia 7, em Curitiba, quando discutiram a integração ferroviária entre os dois Estados. A interligação da Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados, passando por Mundo Novo (MS) e Guaíra (PR), com a malha da Ferroeste, em Cascavel, vai permitir o escoamento de toda a produção de grãos (5 milhões de toneladas), açúcar (1,5 milhão) e álcool (2,5 bilhões de litros) do Centro-Oeste brasileiro para o Porto de Paranaguá. O ramal ferroviário de 350 quilômetros poderá receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de parcerias público-privadas.
O presidente da Ferroeste, Mauricio Querino Theodoro, adiantou que o projeto de construção do ramal Cascavel-Guaíra está pronto. Faltam apenas os recursos para atualizar e iniciar as obras. O Exército Brasileiro já se dispôs a acompanhar o projeto e a execução da ferrovia. A intenção dos governadores é incluir a obra, estimada em R$ 1,6 bilhão, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) do Governo Federal. O projeto chegou a ser incluído no PAC-1, em 2008, mas não evoluiu.
Entre as vantagens da ferrovia está a redução do tempo do transporte de grãos entre Mato Grosso do Sul até Paranaguá. Atualmente, a viagem por caminhão leva três dias, em média. Esse tempo cairia para 18 horas com o transporte de trem. Além disso, como o frete ferroviário por tonelada (em torno de um dólar) é menor que o rodoviário, somente os produtores sul-mato-grossenses economizariam aproximadamente US$ 5 milhões apenas da safra de grãos. O Paraná pode economizar até US$ 8 milhões. Outro benefício é o retorno dos vagões carregados de fertilizantes e de combustíveis a preços mais competitivos.

Secretaria da Educação e MP lançam campanha para manter aluno na escola



A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Ministério Público do Paraná (MP-PR) lançaram nesta segunda-feira (14) a campanha “Criança e adolescente na escola: essa lição é para todos!”. A iniciativa vai mobilizar toda a sociedade paranaense a fim de identificar e trazer para a escola crianças e adolescentes que não estejam matriculados ou frequentando a rede regular de ensino.

Até o dia 14 de março, educadores e promotores de Justiça de todas as regiões do estado, com o apoio dos Conselhos de Direito e Tutelares, bem como da população paranaense, vão atuar perante associações, igrejas, instituições públicas e privadas, pedindo a união de todos na busca de crianças e adolescentes que estão fora da escola.

CADASTRAMENTO - A comunidade pode colaborar sensibilizando pais ou responsáveis por crianças e adolescentes que não estão estudando para que procurem a escola estadual mais próxima e façam o cadastramento e a matrícula do aluno.

Todas as escolas da rede estadual de ensino estão aptas a fazer o cadastramento dessas crianças e jovens, explica o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. “Havendo vaga, a matrícula será efetuada imediatamente. Caso não exista a vaga imediata, o sistema da Secretaria da Educação irá identificar uma vaga adequada para que a criança ou o jovem retomem os estudos o quanto antes”.

A Seed e MP-PR também contam com o apoio de todas as Secretarias Municipais de Educação do Estado para que recebam e encaminhem as crianças que estão em idade escolar do primeiro ao quinto ano, já que a competência pela educação destas crianças é dos municípios.

DIREITO DE APRENDER - O Ministério Público está mobilizando os promotores de Justiça com atuação nas áreas da Infância e Juventude e da Educação de todo o estado, bem como os Conselhos Tutelares e de Direitos dos 399 municípios paranaenses.

Além de importante agência de socialização do ser humano - avalia o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

-, a escola prepara um aluno para o futuro exercício da cidadania. “A construção de uma sociedade melhor e mais justa passa, obrigatoriamente, pelo direito de ingresso, permanência e sucesso no sistema educacional de todas as crianças e adolescentes”, afirma.

“Assim, temos todos o dever de contribuir para a identificação de crianças e adolescentes que, seja pelo motivo que for, encontram-se afastadas da escola”, destaca Sotto Maior Neto.

DADOS - A taxa de abandono escolar nas escolas da rede estadual de ensino é de 9,4%, segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2009, o último disponível. No primeiro ano do ensino médio este índice sobe para 11%.

Mas além desta estimativa, ainda é preciso considerar as crianças e os adolescentes que se evadem, os que nunca foram matriculados na escola, os que saíram do ensino municipalizado e não ingressaram na rede estadual e ainda os que não têm acesso à escola pela distância da moradia ou outras questões sociais.

A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (2009) do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – aponta que o Paraná possui 1,549 milhão de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, idade escolar que corresponde da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. De acordo com a Seed, estão matriculados nestas séries 1,1 milhão alunos na rede estadual de ensino.

Diante desses dados, é possível se ter uma idéia da demanda escolar na rede estadual. Porém, as estatísticas revelam parte da realidade, uma vez que não contemplam, por exemplo, crianças e jovens que repetiram o ano ou que estão cursando o CEEBJA - Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Ensino Supletivo.

Governo lança portal para tecnologias móveis



O governador Beto Richa lançou nesta segunda-feira (14) o novo portal de serviços do governo para dispositivos eletrônicos móveis como smartphones, ipads e telefones celulares com acesso à internet. O endereço do portal é m.pr.gov.br. Foi desenvolvido em parceria entre a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Secretaria da Fazenda e Detran. “Com esse portal vamos ampliar a mobilidade, a interatividade e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo governo”, disse o governador. “É modernidade na gestão pública, com menos burocracia e mais agilidade para facilitar a vida do cidadão”, disse.

O primeiro grupo de aplicativos do governo eletrônico à disposição do cidadão por meio de tecnologias móveis inclui serviços do Detran e as notícias do governo. “Estamos facilitando a consulta do IPVA, o registro da pontuação na carteira de habilitação, multas, exames e taxas do Detran”, explicou o p

residente da Celepar, Jacson Leite. O próximo passo é integrar o portal com instituições bancárias como o Banco do Brasil e o Itaú. “A preocupação inicial é que o cidadão esteja bem informado para cumprir suas obrigações, simplificando os processos”, disse o diretor.

O diretor-geral do Detran, Marcos Traad, disse que a nova ferramenta faz parte de uma série de medidas interativas que serão lançadas ainda neste mês, com o objetivo de aproximar o Departamento de T

rânsito da comunidade. Um dos novos aplicativos permitirá a consulta de débitos do veículo. “Queremos facilitar o acesso da população aos nossos serviços, diminuir a burocracia e sanar reclamações”, disse Traad. “Para isso, em parceria com a Celepar, estamos pensando em soluções de segurança, com foco nas informações compartilhadas e dados cruzados”, afirmou o diretor.

Mobilidade


Na construção do portal móvel, a Celepar levou em consideração o tamanho da tela e a capacidade de processamento de dados dos telefones, que possuem características diferentes dos computadores de uso pessoal.

A primeira tela do portal m.pr.gov.br oferece informações da Agência de Notícias. Em seguida, aparecem cinco ícones de serviços do Detran, a começar pelo IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automoto

res.

Ao informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), o proprietário do veículo tem acesso ao valor do tributo e ao conjunto de números da linha digital equivalente ao código de barras, que permite o pagamento do IPVA para o exercício 2011 nas agências bancárias.

Ao abrir “Agenda

CFC”, o aluno, identificando o número do processo, obtém informações sobre o curso no qual está inscrito no Centro de Formação de Condutores, entre eles, os de reciclagem, motofretista, mototaxista, transporte de passageiros e transporte escolar. No item “Taxa do Detran/Pr” constam os valores cobrados pelo órgão para serviços como a renovação da CNH, alteração de categoria ou de dados cadastrais.

Tendo em mãos o número do processo, ao acessar “Exames Detran/PR”, o cidadão obtém as notas das provas que fez. No quinto ícone, “Pontuação”, informando o número da CNH e do CPF, o motorista consu

lta os pontos re

gistrados em sua carteira nacional de habilitação.

Áudio:


  • Gov. Beto Richa apresenta portal móveldo governo do Paraná.Curitiba, 14/02/2011Foto: Ricardo Almeida / AENotícias
  • Gov. Beto Richa apresenta portal móveldo governo do Paraná.Curitiba, 14/02/2011Foto: Ricardo Almeida / AENotícias