sábado, 12 de março de 2011

quipes de saúde se unem à Defesa Civil para ajudar vítimas de enchentes em Morretes



Equipes da 1ª Regional de Saúde (Paranaguá), Vigilância Ambiental e do Centro de Informações Estratégicas e Repostas de Vigilância em Saúde (CIEVs) estão em alerta para atender a população de Morretes, que foi atingida pelas enchentes desta sexta-feira (11). A maior preocupação é com as doenças que podem ser contraídas nesta situação: leptospirose, hepatites virais e gastrenterites, visto que pode ter havido interrupção do sistema público de abastecimento de água e a população pode consumir água não tratada.

De acordo com o diretor da 1ª Regional, José Renato Pinheiro, 12 técnicos da Secretaria estadual da Saúde já estão se deslocando para o município a fim de levar hipoclorito de sódio, produto que é utilizado para a desinfecção da água para consumo humano, e medicamentos.

O grupo se juntará aos técnicos da Vigilância Sanitária Municipal e da Defesa Civil e ficará o tempo que for necessário para dar suporte e assessoria técnica aos municípios de toda a área atingida.

A Secretaria da Saúde também ofertou uma van e uma camionete que seguem com as equipes já nesta sexta-feira. Entre os profissionais estão dois pilotos de embarcações.

Fernanda Richa lança campanha de arrecadação para vítimas no Litoral



A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, o Provopar e a Defesa Civil lançaram nesta sexta-feira (11) campanha de arrecadação de donativos – alimentos, roupas, cobertores, material de limpeza e higiene pessoal – para as vítimas das enchentes causadas pela forte chuva que caiu no litoral paranaense.

“Estamos mobilizando os nossos parceiros e a primeira remessa de donativos já foi enviada às cidades mais atingidas”, disse a secretária da Família, Fernanda Richa. Um caminhão com donativos partiu nesta sexta-feira levando 12 toneladas de alimentos, roupas, cobertores, água mineral, leite e colchões.

“Estamos preparando o envio de novos donativos e a expectativa é que a população paranaense, que sempre se mostrou solidária, atenda o nosso apelo e faça novas doações”, afirmou a secretária.

As doações podem ser entregues em todos os supermercados BIG e Mercadorama de Curitiba. “Estamos arrecadando ainda colchões, que podem ser enviados para o barracão da Defesa Civil, na Vila Guaíra”, disse a presidente do Provopar, Marli Corletto, que colocou uma equipe de plantão para receber doações neste final de semana.

Serviço: Campanha de socorro às vitimas das enchentes no litoral.

Doações de roupas e alimentos: Rede Big e Mercadorama.

Doações de colchões: barracão da Defesa Civil – Rua Sergipe, 1712, Vila Guaíra, Curitiba.