segunda-feira, 19 de maio de 2014

Richa reafirma parceria com igrejas para construção de um Paraná melhor


O governador Beto Richa entregou neste sábado (17), ao presidente do Conselho de Ministros Evangélicos do Estado do Paraná (Comep), bispo Antônio Cirino Ferro, uma cópia do decreto 16.929/11, sancionado em 2011 para instituir o Dia Estadual da Marcha Para Jesus. Ao lado do bispo e de diversas lideranças religiosas, Richa participou da 21ª edição do evento em Curitiba, que reuniu cerca de 300 mil pessoas.

“Tive a oportunidade, primeiro como prefeito e depois como governador, de sancionar as leis municipal e estadual que colocam a Marcha Para Jesus no calendário oficial de Curitiba e do Paraná", lembrou Richa. "É nossa contribuição como poder público para as igrejas e os fiéis para que possam se fortalecer cada vez mais e ajudar nossa sociedade”. 

O evento é celebrado sempre no terceiro sábado de maio e, nesta edição, foi realizado simultaneamente em outros 115 municípios paranaenses com o tema “Ame Brasil”, que é também o nome de um movimento de evangelismo que será realizado durante a Copa do Mundo no Brasil. 

Para o governador, é a oportunidade de reconhecer o trabalho realizado pelas igrejas evangélicas no Paraná. “Nós reconhecemos a importância dessa manifestação e apoiamos o trabalho social dessas igrejas e sua missão evangelizadora. Estamos ao lado das igrejas para construir uma sociedade melhor para se viver”, completou.

Um dos organizadores da Marcha Para Jesus, bispo Cirino ressaltou a contribuição do evento no fortalecimento da cidadania e da união da sociedade. “O objetivo da marcha é promover a união entre as igrejas evangélicas e demonstrar o respeito do povo evangélico pela nossa cidade, Estado e País, por meio de nossas orações e ações sociais”, afirmou.

A cada edição, a Marcha para Jesus tem registrado um aumento no número de participantes. Para a organização, O avanço é atribuído ao crescimento do número de membros nas igrejas e à adesão cada vez maior de diferentes denominações à Marcha, que reúne diferentes segmentos evangélicos. Em 2012, segundo dados da Polícia Militar, o evento ultrapassou pela primeira vez a marca das 100 mil pessoas. No ano passado, a contagem oficial passou de 200 mil participantes.

PROGRAMAÇÃO – Na manhã de sábado, os fiéis se concentraram na Praça Santos Andrade, de onde seguiram em marcha pelas principais ruas do Centro de Curitiba até À frente do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, onde foi montado um palco, que reuniu autoridades políticas e líderes de igrejas evangélicas. No período da tarde, o local foi palco de diversas atrações artísticas, com apresentações de bandas e músicos locais, nacionais e internacionais da cena gospel.

Além dos momentos de oração e das atrações musicais, durante a marcha é também realizado um trabalho de ação social. A organização arrecada alimentos não-perecíveis que serão doados para entidades assistenciais e comunidades terapêuticas de apoio à recuperação de dependentes químicos. 

Acompanharam o evento o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; os deputados federais Fernando Francischini, André Zacharow e Hidekazu Takayama; os deputados estaduais Mara Lima e Gilson de Souza; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo; vereadores e lideranças religiosas.

GUARAPUAVA SEDIA A 2ª ETAPA DO CAMPEONATO PARANAENSE DE JIU-JITSU

jiu-jitsu (12)
A 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu movimentou mais de 10 mil pessoas entre atletas, torcedores e familiares neste domingo (18). O evento, organizado pela Federação Paranaense de Jiu-Jitsu com apoio da Prefeitura de Guarapuava, ocorreu no Ginásio Joaquim Prestes e contou com uma ampla estrutura para receber os mais de 800 competidores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, disputando em 59 categorias. O campeonato iniciou com as lutas pré-mirins e prosseguiu durante todo o dia na busca por títulos das faixas branca a preta, com lutadores de 4 a 60 anos. O prefeito Cesar Silvestri Filho e o secretário de Esportes e Recreação, Celso Góes, participaram da entrega das medalhas. “O esporte tem recebido atenção especial em nossa administração. A presença constante de grandes eventos na cidade e o sucesso dos nosso atletas em competições por todo o país evidenciam os resultados desse trabalho”, declara o prefeito Cesar Filho. 
“Guarapuava tem tido cada vez mais adeptos do Jiu-Jitsu e de outras artes marciais. Isto se dá também pelo incentivo por parte da Secretaria de Esportes, que sempre oferece todo o respaldo necessário, com uma grande equipe, para fazer dos campeonatos um grande sucesso”, destaca o representante da Federação Paranaense de Jiu-Jitsu e vice-campeão mundial na categoria Faixa Marrom, Cristiano Cubas. Segundo o secretário de Esportes, Celso Góes, a competição teve ainda mais agilidade nesta segunda etapa. “Nossa estrutura possibilitou que ocorressem oito lutas simultaneamente, além da pesagem e da premiação ocorrendo em paralelo. Isto garantiu maior dinamismo à competição. A cidade está vivendo uma nova fase no esporte, e isto faz com que cada vez mais atletas despontem”, afirma o secretário.
A curitibana Renata Adriana Souto Pereira, de 42 anos, que compete na faixa branca, peso pesado, afirma que o esporte mudou a sua vida. “Participar desta competição é uma grande superação. Eu pesava mais de 100 quilos e através do Jiu-Jitsu consegui perder mais de 30. Me apaixonei pelo esporte e de quebra ganhei muita qualidade de vida”, enfatiza Renata. Letícia Talita Araújo, de 32 anos, é mãe de Thaísa Araújo Zimmermann, competidora de apenas 5 anos. “A Thaísa começou fazendo balé e ginástica rítmica, mas não se adaptou. Quando ela conheceu o Jiu-Jitsu gostou logo de cara e desde então faz aulas semanalmente. Este campeonato valoriza ainda mais o esporte e motiva os atletas a persistir na modalidade”, ressalta Letícia. 

UNIDADE MÓVEL DA FOMENTO PARANÁ ESTARÁ EM GUARAPUAVA NESTA SEXTA-FEIRA

unidade móvel
Para divulgar as linhas de crédito da Fomento Paraná, do Governo do Estado, uma unidade móvel percorrerá diversas cidades esta semana, incluindo Guarapuava. Nesta sexta-feira (23), os técnicos da instituição e funcionários da Agência do trabalhador estarão na Praça do Distrito da Palmeirinha, durante a manhã; e na rua Emílio Lack, 493, Colônia Vitória, Distrito de Entre Rios. “Essa é mais uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Guarapuava para beneficiar a população, neste caso os empreendedores informações e também os pequenos e médios. Esse tipo de ação promover contribui com o aumento da produtividade e a geração de emprego e renda”, avalia o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Nos locais, a Fomento Paraná atenderá empreendedores dos mais variados segmentos interessados em financiar ampliações, reformas e aquisição de máquinas e equipamentos com as linhas de crédito a baixo custo. São oferecidos financiamentos entre R$ 300 e R$ 3 milhões com taxas de juros subsidiados, que atendem desde empreendedores informais e microempreendedores individuais (MEI) até pequenas e médias empresas.

Nesta segunda-feira (19), a unidade móvel fica em Pato Branco; terça e quarta-feira, em Pérola, no Noroeste; e quinta, em Cascavel. A Fomento Paraná é a instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Paraná, que tem por objetivo fornecer apoio técnico e financeiro para estimular iniciativas de empreendedores de micro, pequeno ou médio porte, do campo ou da cidade. As ações acontecem por meio de um modelo de crédito orientado, com a oferta de linhas com taxas reduzidas de juros e parcerias estratégicas com entidades do setor produtivo.