quinta-feira, 29 de setembro de 2011

“Filiações de gaveta” vão inflar o recém-criado PSD

Partido tem uma bancada oficial de 47 deputados federais. Mas, como muitos políticos se filiaram à nova legenda em segredo, número pode chegar a 80. Stephanes é um

Brasília - O Partido Social Democrático (PSD) nasceu anteontem, mas o peso real da 28.ª sigla em atividade no Brasil só será conhecido em um mês. Políticos com mandato e ainda filiados a outras legendas que participaram de alguma forma da fundação do PSD terão até 27 de outubro para se decidir sobre a mudança. Grande parte deles fez uma espécie de “filiação de gaveta” – reuniu documentação necessária para a troca partidária, mas preferiu não se arriscar antes de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizar a criação do partido.
Até a noite da última terça-feira, quando o TSE liberou o funcionamento da legenda, 47 deputados federais (sete deles licenciados para ocupar cargos de secretários nos estados) haviam confirmado a filiação ao PSD. Ontem, o presidente nacional da sigla e prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que o número total de deputados aptos a se filiar (ou seja, que têm como comprovar a participação na fundação da legenda) varia entre 75 e 80. Também estão confirmados dois senadores, dois governadores e seis vice-governadores.
Esses números podem crescer em uma proporção similar à da Câmara. A expectativa é que a quantidade de deputados federais chegue a pelo menos 55. Com isso, o PSD se transformaria na terceira maior bancada da Casa, na frente do PSDB (53) e atrás apenas de PT (86) e PMDB (80).
Paranaenses
No Paraná, o primeiro a utilizar a “filiação de gaveta” deve ser o deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB). “Estou 98% no PSD, só preciso tirar as últimas dúvidas jurídicas”, diz o parlamentar. Embora tenha mantido a mudança em sigilo nos últimos meses, ele assinou uma ficha de associação ao partido e foi incluído na co­­missão provisória de Curitiba.
O presidente estadual da legenda, deputado federal Eduardo Sciarra (ex-DEM), conta que há mais três colegas de Câmara na mesma situação. “Dois com chances muito boas de formalizar a filiação”, afirma. Na Assembleia Legislativa do Paraná, dois deputados estaduais já oficializaram a troca, Ney Leprevost (ex-PP) e Marla Tureck (ex-PSC), e ou­­tros quatro estão aptos, mas ainda não se decidiram.
Sciarra explica que não pode revelar os nomes porque os anúncios cabem aos novos filiados. Ele estima que o PSD também vai contar com pelo menos 40 prefeitos paranaenses, além de centenas de vereadores – pelo menos dois curitibanos, Jairo Marcelino e Roberto Hinça, ambos saídos do PDT. A filiação de quem pretende concorrer às eleições municipais de 2012 precisa ser feita até 7 de outubro.
“Apesar do pouco tempo para acertar tudo, estamos confiantes que conseguiremos uma excelente participação no ano que vem”, prevê Sciarra. Ao todo, o PSD compôs 22 diretórios municipais e cerca de 320 comissões provisórias no Paraná. Segundo o deputado, o partido vai recorrer ao TSE para saber quais serão os critérios de divisão do tempo de rádio e televisão no horário eleitoral gratuito de 2012. “Se valer o tamanho da bancada que nós estamos formando agora, teremos um peso bem maior”, complementa.

fonte:Gazeta do Povo

“Casas para Guarapuava estão garantidas desde janeiro”, diz Cesar Filho






A construção de 500 casas populares em Guarapuava para famílias de baixo poder aquisitivo já tem recursos garantidos pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) desde janeiro de 2011. A gestão junto ao órgão foi feita pelo deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS).

Para reduzir o déficit habitacional no município, o parlamentar solicitou ao presidente da Cohapar, Mounir Chawiche, prioridade na liberação dos recursos para a construção das casas no município.

Ainda no mês de janeiro, o presidente da Cohapar enviou ofício à Câmara de Vereadores enfatizando que a liberação de recursos para a construção das casas em Guarapuava foi concedida devido à solicitação direta do deputado Cesar Filho. “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para beneficiar diretamente a comunidade guarapuavana. Sabemos quais são as necessidades e as prioridades da comunidade e isso contribui para as nossas reivindicações junto ao governo do Estado”, conclui o deputado.

Fonte:Rede Sul de Notícias

TSE aprova registro nacional do PSD


Celso Góes está no comando do partido em Guarapuava

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (27) o registro nacional do PSD (Partido Social Democrático), fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A decisão, por 6 votos a 1, permite que a nova sigla filie candidatos e concorra nas eleições municipais de 2012.

Além da relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, votaram a favor do registro os ministros Marcelo Ribeiro, Teori Zavascki, Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. Contra, apenas o ministro Marco Aurélio Mello.

 
Por 6 votos a 1, TSE aprovou criação do PSD, 28º partido do Brasil

Com a criação do PSD, o Brasil passa a ter 28 partidos políticos em atividade. Com a decisão desta terça, o partido de Kassab poderá disputar as eleições municipais, sob o número 55.

Por unanimidade dos votos, o Tribunal Regional Eleitoral no Paraná (TRE-PR) aprovou dia (31/08) o pedido de registro do Partido Social Democrático (PSD) no estado. Este é o sexto registro estadual obtido pelo partido, faltando apenas mais três para que o registro definitivo seja julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No Parana o presidente do PSD é o deputado Eduardo Sciarra, que afirmou que "em momento algum “o partido duvidou que fosse o obter o registro”. “Cumprimos tudo o que a legislação exige e principalmente sempre confiamos no trabalho dos Cartórios Eleitorais, que foram extremamente rigorosos com a autenticação das assinaturas”, disse. Em sua opinião, esse trabalho somado às exigência legais “conferem total legitimidade ao registro do partido”.
Em guarapuava o partido está no comando do conceituado empresário Celso Góes, ele que assumiu recentemente como  o chefe do Núcleo Regional da Secretaria do Estado da Família e do Desenvolvimento Social.

Justiça Eleitoral: Prazos Filiação Partidária




No ano de 2012 teremos eleições municipais para os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador, que se realizarão no dia 7 de outubro.
Qualquer cidadão pode pretender investidura em cargo eletivo, respeitadas as condições constitucionais e legais de elegibilidade e incompatibilidade. Assim, para participar de uma eleição, o interessado não poderá encontrar-se em nenhuma situação jurídica que configure inelegibilidade e deverá preencher os seguintes requisitos: ter nacionalidade brasileira ou condição de português equiparado, estar no pleno exercício dos direitos políticos, ser eleitor, possuir domicílio eleitoral no município, estar filiado a partido político, ter idade mínima para o cargo (21 anos para Prefeito e Vice-Prefeito e 18 anos para Vereador), ser alfabetizado e ser escolhido em convenção.
Partidos políticos e pretensos candidatos devem ficar atentos aos prazos do Calendário das Eleições 2012 que estarão vencendo dia 7 de outubro do corrente ano:
  1. prazos para os partidos políticos: último dia do prazo para os partidos obterem registro de seus estatutos no TSE, visando participar das eleições. Além do registro no TSE, para participar do pleito, o partido deve possuir órgão de direção constituído e anotado no TRE até a data da convenção.
  2. Prazos para os pretensos candidatos: último dia de prazo para requererem inscrição eleitoral ou transferência de domicílio para o município em que pretendem disputar a eleição; último dia do prazo para estarem com a filiação deferida pelo partido, desde que o estatuto partidário não estabeleça prazo superior.
É importante ressaltar que a filiação em partido político recém-criado, é possível após o deferimento do pedido de registro do seu estatuto pelo Tribunal Superior Eleitoral. Somente após a constituição definitiva, é que a nova agremiação partidária adquire capacidade de participar do processo eleitoral.
Mais informações você encontra no endereço eletrônico www.tse.jus.br.

Governo do Paraná autoriza prefeito de Verê a comprar escavadeira


O secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, autorizou nesta terça-feira (27) a compra de uma escavadeira hidráulica para o município de Verê, no Sudoeste do Estado. O documento de homologação foi assinado pelo secretário e pelo prefeito de Verê, Loivo Roque Ritter, no gabinete da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu).

De acordo com o Cezar Silvestri, a compra do equipamento irá possibilitar que o município faça a readequação das estradas rurais. “Sabemos o quanto esse maquinário é importante para manter as suas estradas rurais em bom estado; não tenho dúvida que a escavadeira será de extrema utilidade para o município de Verê”, afirmou.

De acordo com o prefeito de Verê, a compra do maquinário dará melhores condições ao escoamento da produção agrícola. “O município tem, ainda, 63% da população morando no interior, ou seja, é um município agrícola, nossa economia é baseada nisso. É o leite, o frango, o milho, a soja e, com isso, é necessário ter sempre estradas nas mais perfeitas condições, para que haja um transporte, um escoamento adequado desses produtos”, disse Ritter.

Sedu/Paranacidade financia conclusão de escola em Boa Esperança do Iguaçu


O governo do Estado, através do secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, autorizou nesta quarta-feira (28) a continuação das obras da Escola Municipal Clóvis Cunha Viana, de Boa Esperança do Iguaçu, por meio do financiamento realizado pela Sedu, no valor de R$ 297.491,85 com contrapardida do município de R$ 36.422,46. O documento de homologação foi assinado pelo secretário e pelo prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Claudemir Freitas, no gabinete da Sedu.
Sobre os benefícios que as obras trarão, por meio dos recursos do governo do Estado, o prefeito de Boa Esperança do Iguaçu comenta: “A educação é o berço do cidadão. É no ensino fundamental, a primeira fase do conhecimento, que se inicia a formação de grandes pessoas, e com essa ajuda, tão importante para o município, teremos cerca de 500 novos alunos estudando”.
Com a quantia financiada, será finalizada a construção de cinco salas de aula, além do refeitório e sala de apoio aos professores.

Campanha Produtor Solidário arrecada brinquedos


O Sindicato Rural de Guarapuava lançou mais uma etapa da Campanha Produtor Solidário. Desta vez, a entidade está arrecadando brinquedos para crianças carentes.
Os brinquedos são arrecadados no Sindicato Rural de Guarapuava e Extensões de Base Candói e Cantagalo. “Os brinquedos podem ser novos ou usados, desde que não estejam quebrados”, explica a gerente Luciana de Queiroga Bren.
A Campanha Produtor Solidário acontece durante o ano todo e já arrecadou fraldas, alimentos, brinquedos e cobertores, que foram doados a entidades assistenciais da região.

Tudo pronto para o Encontro de Secretárias do Sindicato Rural e ACIG


Mais de 150 profissionais do setor agropecuário, do comércio e da indústria já se inscreveram para o evento alusivo ao Dia da Secretária, que será realizado nesta sexta-feira, dia 30, às 14 horas, no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava.
O evento, que tem a parceria do Conselho da Mulher Empresária/Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), contará com palestra e brindes, encerrando com coquetel de confraternização.
Participarão profissionais da área, como recepcionistas, telefonistas, secretárias executivas e assistentes administrativos de revendas de insumos agrícolas e maquinários, cooperativas e órgãos públicos ligados ao setor agropecuário, além de profissionais que atuam no comércio ou indústria.
Segundo o presidente do Sindicato Rural, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, esse encontro faz parte do calendário de eventos da entidade. “Nosso objetivo é a valorização da secretária. São elas que fazem o atendimento ao produtor rural, prestando informações e contribuindo para o bom andamento dos negócios. Acreditamos estarmos investindo no crescimento e na harmonia pessoal e profissional”.