UTFPR Guarapuava tem sede própria
O Campus Guarapuava da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) começa as atividades desta semana já em novo endereço. A instituição passa a ter sede própria, no bairro Aldeia, depois de três anos funcionando em instalações da Unicentro, no bairro Santa Cruz. Na última sexta (7), a direção da UTFPR realizou uma solenidade de encerramento das atividades na Unicentro. O prefeito Cesar Silvestri Filho recebeu menção especial durante o ato pelo apoio ao processo de vinda da UTFPR para Guarapuava, entre 2009 e 2010. O deputado federal Cezar Silvestri, atual secretário de Governo do Paraná, também foi amplamente destacado pelo empenho no projeto. “A administração municipal vai apoiar e permanecer sempre à disposição, contribuindo com uma Educação Superior de excelência, uma das marcas de Guarapuava”, afirmou Cesar Filho.
Durante a cerimônia de sexta-feira, o diretor geral do Campus, João Paulo Aires, e o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, agradeceram e prestaram homenagens também ao atual reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, e ao ex-reitor da universidade, Vitor Hugo Zanette, pelo cedência do espaço e pelo apoio permanente à UTFPR. “Cumprimento toda comunidade da Unicentro que tão carinhosamente entendeu o projeto e nos recebeu de uma maneira que nos deixou muito orgulhosos”, ponderou Cantarelli. Segundo o engenheiro responsável pelas obras, Luis Fernando Sequinel, o novo campus possui 7 mil metros quadrados de área útil, tendo recebido investimentos de R$ 10 milhões do Governo Federal. Em breve, adiantou o reitor Cantarelli, mais dois cursos devem ser anunciados para Guarapuava.
Abertas inscrições para cursos gratuitos da Casa da Cultura
O Departamento de Cultura de Guarapuava está com inscrições abertas para cursos e oficinas. As aulas são gratuitas e acontecem na Casa da Cultura. Há vagas para os cursos de desenho artístico e de charge e caricatura, além da oficina de bordado em ponto cruz. Entre 10 e 20 de março, também haverá oficina em biscuit para a Páscoa. Mais informações pelo telefone (42) 3621-4580.
Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas é referência
O Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, da Secretaria Municipal de Assistência Social, recebeu a visita da assistente social e terapeuta familiar e Jiuzete Vasconcellos, na última sexta-feira (07). A especialista em dependência química da Prefeitura de Álvares Machado (SP) esteve em Guarapuava para obter informações sobre o trabalho desenvolvido no município nessa área e trocar experiências. “O trabalho intersecretarial da secretaria é inédito e transformador. Em outras regiões, tenho visto que o problema da drogadição é encarado como uma questão exclusiva da área da saúde. Já em Guarapuava, existe envolvimento de diversos setores, com um olhar diferenciado, acolhendo o dependente e dando suporte para sua família”, avaliou Jiuzete.
A assistente social disse que levará muitas propostas positivas daqui para sua área de
atuação em São Paulo. “Em outras regiões, tenho visto que o problema da drogadição
é encarado como uma questão exclusiva da área da saúde. Já em Guarapuava, existe envolvimento de diversos setores, com um olhar diferenciado, acolhendo o dependente e dando suporte para sua família”, analisou a especialista que foi recebida pelo coordenador do departamento, Giovane Caetano Jaskulski, e pelo representante da Secretaria de Assistência Social, doutor Abraham Haick.
RICTV exibe episódio de Milagres de Jesus com cenas gravadas em Guarapuava
Nesta quarta-feira (12), a RICTV Record leva ao ar, a partir das 21h45, o capítulo “A Mão Ressequida, gravado em Guarapuava, da série “Milagres de Jesus. A produção escolheu a cidade aproveitando os trigais do município. “Foi uma honra para a RICTV Record. Com certeza foi a maior produção de dramaturgia televisiva no estado nos últimos anos. Isso mexe, positivamente, com o mercado do audiovisual, mostrando que temos este potencial que pode ser explorado”, disse o diretor de Conteúdo do Grupo RIC Paraná, José Nascimento.
A série, produzida pela Academia Filmes, tem 18 episódios, cada um ao custo de R$ 900 mil. Mais de 160 atores estão envolvidos na produção. Além do Paraná, o Piauí também serviu de cenário para a produção, sem falar das cenas em estúdio e da cidade cenográfica, no Rio de Janeiro. “A produção de teledramaturgia da Rede Record tem avançado muito nos últimos anos. E as minisséries bíblicas já são referência mundial. ‘Rei Davi’, ‘Sansão e Dalila’, ‘Ester’ e ‘José do Egito’ foram marcos nessa categoria, tanto em crítica como em audiência”, afirma Nascimento.
O episódio “A Mão Ressequida” conta a história de Gerson (Chay Suede), um jovem judeu de bom coração, que toca flauta muito bem. Sua música encanta Ada (Rayana Carvalho), uma bela jovem do vilarejo onde vivem, que é cortejada pelo irmão de Gerson, Chaim (Rodrigo Phavanello). Ao decidir se casar com Ada, Gerson desperta a ira de Chaim. Ele vive um bom tempo de felicidade com a esposa, até que sua mão esquerda começa a apodrecer, contaminada pela peste. Chaim aproveita a situação e tenta apressar a morte de Gerson, para ficar com Ada. Mas a fé que Gerson mantém nos momentos mais difíceis, o amor incondicional de sua esposa e um encontro inesperado com Jesus farão com que ele escape desse destino trágico e volte a ser feliz ao lado de sua amada.
Treinamento para comunicadores antecede Conferência de Proteção e Defesa Civil
A Secretaria de Comunicação Social de Guarapuava, o Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil oferecem aos profissionais de imprensa um treinamento sobre fundamentos de Defesa Civil para comunicadores. Será nesta terça-feira (11), às 9h, no Parque das Araucárias. A atividade antecipa a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, que tem o objetivo de promover e fortalecer a participação e o controle social nas políticas públicas do setor.
A conferência acontece na próxima quinta-feira (13), a partir das 8h, no salão nobre da Faculdade Campo Real. A discussão terá quatro eixos temáticos: Gestão integrada de riscos e respostas a desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à defesa civil; Gestão do conhecimento em proteção e defesa civil; e Mobilização e promoção de resposta de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes. Durante o evento, haverá também a eleição dos delegados que irão representar o município na conferência estadual.