quinta-feira, 27 de junho de 2013

Resumo do dia...

Celebrando a Vida promove ação preventiva no Colégio Cristo Rei
Dando continuidade a semana Celebrando a Vida, na manhã desta quinta-feira (27), o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, da Secretaria de Assistência Social de Guarapuava, e o Núcleo Regional de Educação desenvolveram uma mobilização preventiva ao uso de drogas no Colégio Cristo Rei.
Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos, com o quais os alunos vão desenvolver um pré-projeto com vídeos educativos sobre o combate às drogas. “A partir dos resultados obtidos com o material, o projeto deverá se estender a toda rede estadual de ensino de Guarapuava”, afirma o coordenador do departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, Giovane Caetano Jaskulski.
A ação Celebrando a Vida finaliza amanhã, com a realização de um bate-papo saudável entre os alunos que integram o ProJovem. Um dos convidados para a conversa é o especialista em dependência química, professor Maurício Marques Canto Júnior. Será às 14h, na Repinho.
Finaliza capacitação para implantação do programa Amor Exigente
Na tarde desta quinta-feira (27), na Faculdade Campo Real, aconteceu o segundo e último dia do curso para a implantação do programa Amor Exigente em Guarapuava. A capacitação teve a participação de 92 pessoas, entre servidores municipais e voluntários. O evento integra a semana Celebrando a Vida, promovido pelas secretarias de Assistência Social, de Políticas para as Mulheres, de Educação e de Saúde de Guarapuava. O curso teve a participação da vice-prefeitaEva Schran e dos coordenadores do Amor Exigente, em Curitiba, Mauro Oliveira e Cecília Oliveira.
O tema central abordado no encontro foram os princípios de mudanças comportamentais. “O Amor Exigente age como programa de auto e mútua ajuda. O dependente precisa de atenção, mas a família também necessita ser trabalhada. É isso que fazemos”, afirma Mauro Oliveira.
 
Prosam prepara festa julina para pacientes e familiares
O Prosam (Programa de Saúde Mental) de Guarapuava promove, dia 11 de julho, uma festa julina para animar e integrar pacientes, funcionários, familiares e amigos. A programação inicia às 14h30, com a tradicional quadrilha. Os pacientes vão estar caracterizados. Além de música e diversão, não podem faltar as comidas típicas, como quentão, bolo de fubá, pipoca, pé de moleque e doce de abóbora, que serão servidas em um espaço decorado com bandeirinhas coloridas.
Segundo a coordenadora da Oficina de Arte e Terapia do Prosan, Marizeli Marcondes de Andrade, esse tipo de atividade é muito importante para a saúde dos pacientes. “A festa julina será uma maneira de celebrarmos o progresso que os nossos pacientes obtiveram nos últimos meses. Nós ficaremos muito felizes em receber todos aqui para festejarem e presenciarem essa melhoria de perto”, afirma.
Escolas municipais preparam festas julinas
As escolas municipais de Guarapuava se preparam para realizar suas festas julinas. Para dar início ao calendário de julho, a escola Hildegard Burjan promoverá uma festividade interna, no dia 5. Já a escola Gabriel Hugo Rios vai abrir espaço a toda comunidade, no dia 6.
Festas animadas com quadrilhas, pipoca, bolo, pinhão e pastel, além de brincadeiras, estão sendo organizadas. Algumas instituições se preparam há vários meses, como é o caso do Cmei Princesinha. “Já faz cinco meses que estamos organizando a festa, preparado um grande evento para todos que vierem nos prestigiar”, conta a diretora Gracielle Primak.
Programação
05/07 -Hildegard Burjan (interna)
06/07 - Gabriel Hugo Rios
07/07 - Princesinha
07/07 - Francisco Contini
07/07 - Santa Cruz
07/07 - Roberto Cunha e Silva
07/07 - Carlita Pupo
10/07 - Julieta Anciutti (interna)
27/07 - Prof° Chester Kochanski
A definir - São José

Prefeitura de Guarapuava recebe 72 novos servidores efetivos

 
Dando continuidade ao chamamento dos aprovados no concurso realizado em 2012, o prefeito Cesar Silvestri Filho empossou, nesta quinta-feira (27), na Câmara de Vereadores, 72 servidores que vão integrar o quadro efetivo da administração municipal. “Todos os servidores são fundamentais. Quem está ingressando agora terá a oportunidade de construir, junto com quem já está aqui, a solução para os problemas da cidade”, disse o prefeito.
Segundo Cesar Filho, a atual administração está oferecendo cursos de qualificação aos funcionários. “Com a oferta de capacitação, iremos valorizar nossos profissionais, fazendo com que evoluam na carreira e, consequentemente, proporcionando um melhor atendimento à população guarapuavana”, assegura.
Participaram da cerimônia os secretários municipais de Educação, Sandra Zannette, de Administração, Ivanês Joséfi, e de Saúde, Stefan Negrão, vereadores e familiares. Os novos funcionários vão atuar nas secretarias de Administração, Assistência Social, Educação, Finanças e Saúde. Esta foi a segunda posse realizada durante a semana. No total, 215 profissionais passaram a integrar o quadro efetivo da prefeitura em 2013, preenchendo vagas abertas com a aposentadoria ou desligamento de servidores.

Abertura da fase final dos Jogos Escolares terá inúmeras atrações

 
A abertura da fase final dos Jogos Escolares do Paraná (categoria B - 12 a 14 anos), nesta sexta-feira (28), às 19h, no Ginásio Joaquim Prestes, será um espetáculo para encantar atletas, público e convidados. Haverá uma apresentação de dança sobre a história de Guarapuava, sua colonização e lendas; seguida da abertura solene e o desfile das delegações. Para proporcionar melhor comodidade e acessibilidade aos competidores, durante o evento, cada secretaria municipal vai “apadrinhar” uma ou mais delegações.
A abertura terá a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, e do secretário de Esportes, Evandro Rogério Roman, além dos secretários do município, atletas, familiares e público em geral. As fases finais dos Jogos Escolares têm a parceria das secretarias estaduais do Esporte e da Educação, dos Núcleos Regionais de Educação e das federações que administram o desporto no Paraná.
Uma ampla organização está sendo preparada para receber os atletas. Cada secretaria municipal ficou responsável em “apadrinhar” as delegações. “Está foi uma maneira que a prefeitura encontrou para oferecer maior atenção aos atletas. Os secretários e a sua equipe ficarão responsáveis em verificar o funcionamento das instalações das escolas onde a sua delegação ficará alojada e também acompanhar as visitas turísticas pela cidade”, explica uma das coordenadoras dos jogos, Viviane Ribas, do Departamento de Cerimonial e Eventos da prefeitura.
A coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, na Secretaria de Estado do Esporte, Marcia Tomadon, está em Guarapuava acompanhando os preparativos. “A cidade de Guarapuava está pronta para receber os Jogos Escolares. Será uma festa linda do esporte escolar paranaense. Temos trabalhado muito na edição de 2013 que marca uma data especial, os 60 anos da competição. Tivemos um aumento de participantes em relação a 2012, o que mostra o crescimento do evento”, destaca.
Competição
A competição prossegue até o dia 6 de julho e deve reunir cerca de 5.000 atletas, representando 32 delegações que vão competir em 16 modalidades: atletismo, badminton, basquete, bocha adaptada, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, lutas, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez e, pela primeira vez na história dos Jogos Escolares, golfe adaptado - destinado a pessoas com necessidades especiais.
Os jogos acontecerão nos ginásios Joaquim Prestes, Trianon, Santa Terezinha, Guarapuava Esporte Clube, dos colégios Visconde de Guarapuava, do Sesi, do Belém, do Imperatriz, no Espaço do Cidadão Santana, no 26º GAC e na Acre (Unicentro).
Pro Tork Alto Giro Show
Na abertura, entre as inúmeras atrações, às 21h, haverá uma apresentação que promete agitar e esquentar o público, a Pro Tork Alto Giro Show. O espetáculo com motocicletas acontecerá no estacionamento do Joaquim Prestes. Com motos de 50 a 1000 cilindradas, os pilotos executam manobras como saltos em arcos de fogo, pirâmides, empinadas e derrapagens. Efeitos especiais e a interação tornam a apresentação ainda mais empolgante.
Serviço: Abertura da fase final dos Jogos Escolares
Data: Sexta-feira (28/06/13)
Hora: 19h
Local: Ginásio Joaquim Prestes

Prefeitura e agricultores familiares assinam contrato para construção de moradias rurais


Famílias de pequenos produtores estiveram, na manhã desta quinta-feira (27), na Secretaria de Agricultura, para a assinatura de convênio para a construção de 18 moradias rurais. Os contratos têm a parceria da Prefeitura de Guarapuava, Secretaria Municipal de Agricultura, Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e Banco do Brasil.
Durante o evento, o prefeito Cesar Filho destacou que o programa Vida Rural, lançado pela Secretaria de Agricultura este ano, tem como objetivo não apenas a construção de habitações rurais, como também a regularização fundiária, readequação de estradas rurais, agroindustrialização e cuidados com a sanidade animal. “A atual administração triplicou o número de técnicos agrícolas e duplicamos os recursos para a Agricultura”, reforça o prefeito. A readequação das estradas rurais é outro ponto importante do Vida Rural. “Em parceria com o Governo do Estado, vamos recuperar as estradas com um trabalho de qualidade. Não é cascalhamento, é recuperação”.
O secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, informou que dezesseis casas já estão em obras, através da parceria com a Caixa Econômica Federal. Além disso, um projeto foi encaminhado à Cohapar para a liberação de outras 40. “Essas moradias integram o grupo 1, voltadas a famílias com renda anual de até R$ 15 mil”, explica. Segundo o secretário, a ação de regularização fundiária, iniciada nesta gestão, amplia o acesso ao financiamento das moradias rurais. “Das 394 famílias inscritas para a regularização fundiária, acreditamos que 280 podem se inscrever para o programa de habitação rural”.
As casas têm 46 metros quadrados, com projeto que pode ser adaptado à necessidade das famílias. “Os projetos prevêem moradias com dois ou três quartos, que podem ser maiores ou menores, conforme seja melhor para os moradores”, especifica a coordenadora do programa de habitação rural da Secretaria de Agricultura, Ivana Martins. O investimento chega a R$ 28.500,00. As famílias vão pagar 4% do valor, dividido em 4 vezes, com parcelas de R$ 285,00 por ano.
Participaram do evento o gerente do escritório regional da Cohapar, Paulo Dirceu Rosa de Souza, o gerente geral da agência do BB em Guarapuava, Celso Júlio Primo, o presidente da Câmara, Edony Klüber, a presidente da Carmug, Zenilda Araújo, Zairo Macedo, representando a Emater, além de secretários e servidores municipais.