segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Secretaria de Meio Ambiente compõe conselho nesta terça-feira

 
A Semaflor (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Florestal) promove nesta terça-feira (19), às 13h30, na Câmara Municipal de Guarapuava, encontro para discutir e compor o Conselho Municipal do Meio Ambiente. De acordo com a Lei 2023/2012, que alterou a redação do artigo 11, da Lei Municipal 693/97, de criação do Conselho Municipal do Meio Ambiente, o órgão consultivo e normativo deve ser composto por 22 membros divididos entre poder público e sociedade civil organizada.
“O Conselho Municipal do Meio Ambiente foi instituído através da Lei 693/97, entretanto, na prática, não existe mais. Agora, precisamos reativá-lo porque vamos trabalhar a descentralização das funções ambientais do IAP para o município através deste conselho, ou seja, o licenciamento e a fiscalização ambiental, além das atividades de impactos locais, passarão a ser responsabilidade do município”, explica o secretário Celso Araújo.
Para que exista essa descentralização, ainda de acordo com o secretário, é preciso que o Conselho Municipal do Meio Ambiente esteja ativo, exista o Fundo Municipal do Meio Ambiente, além de leis ambientais em vigor dentro do município e o Plano Municipal do Meio Ambiente. “O objetivo é colocar o conselho em prática, o mais rápido possível, para que tenhamos o respaldo e consigamos a descentralização”.
 
Fundo Municipal do Meio Ambiente
Com a reativação da Lei 2023/2012, que efetiva o Conselho Municipal do Meio Ambiente, também está prevista a criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente, que tem por finalidade concentrar fontes e recursos para o desenvolvimento de projetos destinados a proteção ambiental e melhorias da qualidade de vida da população. “Nós também já estamos trabalhando neste projeto para que o Fundo Municipal do Meio Ambiente seja instituído junto com a reativação do Conselho Municipal do Meio Ambiente”, afirma o secretário.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Serviço: Secretaria de Meio Ambiente compõe conselho
Data: Terça-feira – 19/02/13
Horário: 13h30
Local: Câmara Municipal de Guarapuava

Com apoio da prefeitura e universidades, empresa de informática seleciona profissionais para instalar filial na cidade

 
A administração municipal está trabalhando para atrair novas empresas, principalmente buscando a diversificação e a geração de emprego. Esta semana, um desses compromissos começa a ser concretizado, com o apoio da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). A Sigma Dataserv Informática vai cadastrar profissionais com o objetivo de viabilizar sua instalação no município.
Segundo o diretor-presidente da Sigma, Paulo R. C. de Manuel, vários fatores influenciaram a escolha de Guarapuava. “Temos todo o interesse de nos instalarmos aqui, pois acreditamos no potencial da cidade e, principalmente, encontramos aqui mão de obra formada nos cursos de tecnologia das duas universidades”. A preocupação do prefeito Cesar Filho com a área tecnológica também foi um fator importante.
“Essa é a primeira de muitas empresas que irão se instalar em Guarapuava nesta área. A prefeitura vai fomentar essa atração, mostrando o potencial aos possíveis investidores e empreendedores”, garante o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur.
Cadastro
A empresa pretende contratar, inicialmente, 20 profissionais da área de informática, capacitados para o desenvolvimento de softwares. Entre amanhã (19) e 1º de março, os interessados podem enviar currículo para o e-mail rh@sigma.com.br, colocando CV Guarapuava, no assunto. Em 9 de março, ocorrerá um treinamento e, no dia 16 do mesmo mês, está programada a prova de seleção.
A instalação da Sigma em Guarapuava foi tema de reunião na última sexta-feira (15), na Unicentro, com a presença do reitor da Unicentro, Aldo Bona, os professores Marcos Bronoski, responsável pela Coordenadoria de Tecnologia e Informação, Angelita Maria de Ré, chefe do Departamento de Ciência da Computação, e Fábio Hernandes, diretor do Setor de Exatas e de Tecnologia, o diretor da UTFPR, João Paulo Ayres, a coordenadora do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da UTFPR, Renata Luiza Stange Carneiro Gomes, e dos representantes da Sigma, Paulo de Manuel e Dante Barleta Filho, além do secretário Sandro Abdanur.
A Sigma
A SigmaDataserv Informática foi fundada em 1976, em Curitiba. Hoje possui um total de 230 funcionários na matriz, em Curitiba, e nas filiais, instaladas em Brasília e Ourinhos (SP).

Secretária de Assistência Social participa de Encontro de Gestores em Foz do Iguaçu



A secretária Municipal de Assistência Social de Guarapuava Isabel Cristina Rauen Silvestri participa nesta semana do Encontro de Gestores Municipais da Assistência Social da Região Sul em Foz do Iguaçu. O encontro, que começa nesta segunda-feira (18) reúne representantes dos municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para tratar o financiamento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social):  desigualdades regionais e a gestão municipal, além de promover a troca de experiência entre as cidades participantes.

O Encontro de Gestores Municipais da Assistência Social da Região Sul tem a iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Colegiado Nacional de Gestores da Assistência Social (CONGEMAS) e segue com atividades até quarta-feira (20). A assessora de gabinete Rosely Haick Vitorassi acompanha a secretária Cristina Silvestri no evento.


Encontro de Gestores Municipais da Assistência Social da Região Sul