terça-feira, 9 de abril de 2013

Vamos instalar uma classe média no campo, diz Cesar Filho durante lançamento do Vida Rural

 
 
O lançamento do programa Vida Rural aconteceu na manhã desta terça-feira (9). O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, prestigiaram o evento, que foi realizado na praça interna do Paço Municipal, com a presença de produtores rurais, agricultores e representantes de sindicatos, cooperativas do poder Legislativo. Todos puderam degustar produtos da agricultura familiar, como pães caseiros, doces, mel, queijos e salames.
O secretário de Agricultura de Guarapuava iniciou o evento destacando que o Vida Rural vem de encontro aos compromissos de campanha do prefeito Cesar Filho. Itacir Vezzaro também apresentou o temas sugeridos pela comunidade durante a conferência municipal. “O objetivo do programa é suprir as necessidades dos produtores rurais com projetos de habitação rural, regularização fundiária e assistência técnica, contribuindo para a diversificação da produção e mantendo o homem rural no campo com qualidade de vida”, resume.
O prefeito agradeceu a presença dos produtores rurais e elogiou a postura da Câmara em apoiar e aprovar os projetos que beneficiam o setor. Também afirmou que a vinda do secretário Ortigara mostra o resultado da excelente parceria com o Governo do Estado. Aproveitou ainda para explanar as ações que estão sendo colocadas em prática pela administração municipal.
Segundo Cesar Filho, foi ampliado o orçamento para a agricultura, reforçado o número de técnicos e criado um núcleo do ITCG para viabilizar a regularização fundiária, entre outros. “Nosso objetivo é instalar uma classe média no campo, para que nossos produtores tenham uma vida boa, com todas as condições que uma pessoa da cidade possui”, ressalta, lembrando que a prefeitura vem recebendo apoio dos sindicatos e cooperativas do município.
Norberto Ortigara disse que Guarapuava está no caminho certo para melhorar o setor agropecuário, principalmente nas pequenas propriedades. Também lembrou que o Estado tem contribuído com a firme atuação da atual administração nesse processo. “Temos programas e projetos através dos quais ainda podemos firmar convênios e parcerias. Vamos somar forças e capacidade de empreender e inovar”,finaliza.

Guarapuava firma pacto pela alfabetização na idade certa

 

“Realizar um Pacto pela Alfabetização na Idade Certa é lutar pelo que nós queremos ser e definir a Guarapuava que nós queremos construir”. A frase foi dita pelo prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, na aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que aconteceu na noite desta segunda-feira (8).

No auditório Francisco Contini da Unicentro, professoras alfabetizadoras, supervisoras e diretoras ouviram do prefeito que Guarapuava tem todas as condições de superar a meta do programa, que é alfabetizar as crianças até os oito anos (ao final do 3º ano do ensino fundamental). “Acredito no potencial dos nossos profissionais da educação, que serão recompensados de forma justa, para atingirmos essa meta em um período mais curto. Juntos, vamos construir uma educação de qualidade que nos trará orgulho e colocará Guarapuava como referência para outras regiões”.

O programa oferece cursos de capacitação para professores da rede municipal de ensino, divididos em duas etapas com duração de 120 horas. Este ano, os educadores serão capacitados em língua portuguesa. “Nós só alcançaremos a nossa meta se os professores realmente se comprometerem e vestirem a camisa. A Secretaria de Educação está pronta e à disposição para ajudar de todas as formas possíveis, oferecendo suporte para os professores e seus alunos. Seremos uma forma de corrimão que os ajudará a atravessar essa ponte, pois ensina melhor quem está sempre disposto a aprender”, declara a secretária de Educação, Sandra Zannette.


O evento teve a presença da vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, da vereadora e professora Nerci Guiné, do secretário de Esportes, Celso Goes, e das representantes do Sisppmug, Cristiane Wainer, e da Unicentro, Nilsa Oliveira Pawlas. O palestrante foi o professor doutor Luis Carlos Faria da Silva. Na abertura, os hinos nacional e de Guarapuava foram interpretados pelas professoras Nerci Ferreira e Márcia Rickly, que acompanhou no piano.

Cesar Filho toma posse como presidente da Junta do Serviço Militar

 
No final da manhã desta segunda-feira (8), foi realizada a cerimônia cívico-militar de posse do prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, como presidente da Junta do Serviço Militar. O evento aconteceu no Paço Municipal, com a presença de secretários municipais e vereadores.
O capitão Ernesto Francisco Reis, em nome do chefe da 15ª CSM (Circunscrição de Serviço Militar), coronel Genes Luis de Marilac Maluf Monteiro, empossou o novo presidente. “Prometo envidar todos os esforços no sentido de cumprir e fazer cumprir pelos munícipes os deveres relativos ao serviço militar a fim de que o nosso município contribua para o exercício da cidadania e engrandecimento da pátria”, disse Cesar Filho, durante o juramento de posse.

Abertas inscrições para curso de cobrador de ônibus

O Sest/Senat de Guarapuava e a Secretaria de Assistência Social abriu hoje (8) as inscrições para o curso de cobrador de ônibus. As aulas começam no próximo dia 15 e acontecem todos os dias até o aluno completar a carga horária de 160 horas. Os participantes devem ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo. As inscrições podem ser realizadas quarta-feira (10) nos CRAS ou na Secretaria de Assistência Social. Os interessados devem apresentar o CPF. Mais informações pelo telefone (42) 3623-7995.

Cesar Filho anuncia serviço de emissão de taxa para requerimento de alvará online‏

 
Durante a solenidade, nesta manhã (8), de assinatura da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o prefeito Cesar Silvestri Filho comunicou que já está disponível o sistema de emissão de requerimentos e guias de taxas de alvará pela internet, que beneficia os contabilistas. “Nossa preocupação é oferecer trabalho de qualidade aos nossos principais usuários. Aos poucos estamos nos atualizando e fazendo um amplo estudo sobre a modernização de toda a tecnologia da prefeitura, proporcionando maior agilidade e transparência ao nosso trabalho”, reforça Cesar Filho.
O procedimento para emissão é simples e pode ser feito através do site www.guarapuava.pr.gov.br, no link Cidadão Online. “Antes os contabilistas se deslocavam até a prefeitura para emitir as guias de taxa, depois iam até o banco para pagar e retornavam à prefeitura para dar a entrada no processo. Com esse novo sistema online, eles emitem as guias pelo site e vem até a prefeitura somente para fazer o protocolo. Esse sistema, além de facilitar o trabalho dos contadores, reduz o tempo de emissão de alvarás, beneficiando também os empresários”, esclarece o Secretario de Finanças Anderson Neitzke. “Outros serviços estão sendo estudados para serem ofertados através do sistema online, seguindo uma ordem de demanda”, adianta o secretário.