O lançamento do programa Vida Rural aconteceu na manhã desta terça-feira (9). O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, prestigiaram o evento, que foi realizado na praça interna do Paço Municipal, com a presença de produtores rurais, agricultores e representantes de sindicatos, cooperativas do poder Legislativo. Todos puderam degustar produtos da agricultura familiar, como pães caseiros, doces, mel, queijos e salames.
O secretário de Agricultura de Guarapuava iniciou o evento destacando que o Vida Rural vem de encontro aos compromissos de campanha do prefeito Cesar Filho. Itacir Vezzaro também apresentou o temas sugeridos pela comunidade durante a conferência municipal. “O objetivo do programa é suprir as necessidades dos produtores rurais com projetos de habitação rural, regularização fundiária e assistência técnica, contribuindo para a diversificação da produção e mantendo o homem rural no campo com qualidade de vida”, resume.
O prefeito agradeceu a presença dos produtores rurais e elogiou a postura da Câmara em apoiar e aprovar os projetos que beneficiam o setor. Também afirmou que a vinda do secretário Ortigara mostra o resultado da excelente parceria com o Governo do Estado. Aproveitou ainda para explanar as ações que estão sendo colocadas em prática pela administração municipal.
Segundo Cesar Filho, foi ampliado o orçamento para a agricultura, reforçado o número de técnicos e criado um núcleo do ITCG para viabilizar a regularização fundiária, entre outros. “Nosso objetivo é instalar uma classe média no campo, para que nossos produtores tenham uma vida boa, com todas as condições que uma pessoa da cidade possui”, ressalta, lembrando que a prefeitura vem recebendo apoio dos sindicatos e cooperativas do município.
Norberto Ortigara disse que Guarapuava está no caminho certo para melhorar o setor agropecuário, principalmente nas pequenas propriedades. Também lembrou que o Estado tem contribuído com a firme atuação da atual administração nesse processo. “Temos programas e projetos através dos quais ainda podemos firmar convênios e parcerias. Vamos somar forças e capacidade de empreender e inovar”,finaliza.