
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) realiza nesta semana uma série de mutirões de exames teóricos em municípios das regiões sudoeste e centro sul do Estado. O objetivo é atender o grande número de candidatos à primeira habilitação, que aguardam para fazer as provas, regularizando o serviço. Na próxima quarta-feira (2), os testes extras acontecem em Palmas. Serão atendidos apenas usuários já qualificados para esta etapa do processo, que devem fazer agendamento prévio nos Centros de Formação de Condutores do município.
De acordo com o diretor-geral do Detran/PR, Marcos Traad, a prioridade neste momento é atender os usuários cujos processos estão há mais tempo no sistema, aguardando a realização dos exames teóricos para o andamento e conclusão. “Nossos esforços são no sentido de não permitir que nenhum candidato atrase a conquista da carteira de motorista por falta de vaga”, ressalta.
Para realizar os mutirões foram colocados 11 equipamentos adicionais em salas extras, com capacidade de atender em horários especiais. Assim que um candidato termina sua prova, outro pode fazer seu teste no mesmo equipamento. “Desta forma, além de aumentarmos a capacidade de atendimento, não será alterada a rotina das unidades”, explica Abdo Tarbine, coordenador da Assessoria de Assuntos Operacionais do Detran/PR.
No último sábado (26), a operação especial do Detran atendeu 210 candidatos à primeira habilitação na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Francisco Beltrão. Na segunda-feira (28), 168 pessoas fizeram as provas em Pato Branco. Segundo Tarbine, outras cidades devem receber o mutirão nos próximos meses. “Avaliamos a demanda de cada município para, então, organizar a operação de acordo com a necessidade de cada Ciretran”.