sábado, 3 de agosto de 2013

Prefeita e secretários de Estado prestigiam abertura da Expogua

 
Uma cerimônia na sede da Sociedade Rural, na noite de sexta-feira (2), marcou a abertura oficial da 38ª Expogua (Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava). A expectativa é receber 120 mil pessoas no Parque de Exposições Lacerda Werneck e movimentar cerca de R$ 28 milhões. A prefeita em exercício de Guarapuava, Eva Schran, os secretários de Estado de Governo, Cezar Silvestri, que representou o governador Beto Richa, e de Agricultura, Norberto Ortigara, secretários municipais, vereadores, representante de entidades, empresários e imprensa participaram do evento.
Para Eva Schran, a feira, além de ser um evento de lazer e entretimento muito esperado pela população, mostra a força empresarial e da agricultura da região. “Todos os anos recebemos pessoas de diversas cidades que vêm conhecer um pouco do que produzimos na região e prestigiar o evento, ajudando a movimentar o comércio e o turismo na cidade”, avalia.
 
Os secretários de Estado evidenciaram que o diálogo entre Município e Estado são fundamentais para o sucesso da feira. “Importante evento no calendário paranaense, a Expogua é uma oportunidade para adquirir novas experiências na área da tecnologia agrária e também proporciona novos negócios para os empresários, o que contribui diretamente com o desenvolvimento estadual”, ressalta Ortigara. Cezar Silvestri destacou que as parcerias fazem a diferença. “A Expogua mostra todas as potencialidades que o município possui e que a boa relação entre Estado, Município, agricultores e empresários é essencial para conquistarmos bons resultados”, aponta.
 
A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria do Governo do Estado, são parceiros em vários eventos na Expogua, como a Feira do Sabor, que apresenta e promove a venda de produtos da agroindústria familiar; torneio leiteiro; julgamento da bezerra; leilão de animais; e encontro de produtores. Após a cerimônia, os participantes conheceram um pouco dos atrativos da feira. Entre os estandes visitados estava o do Provopar (Programa de Voluntariado Paranaense) e Casa da Farinha, representando a Secretaria de Assistência Social, onde estão à venda vários produtos, entre jogos americanos, toalhas de lavado e kits de viagem e de bebê, além de bolachas de sequilho, manteiga e chocolate. Já no estande do Guaratran, estão sendo distribuídos materiais educativos.

Produtores de leite participam de encontro regional em Guarapuava


Com o objetivo de orientar e capacitar os pequenos produtores de leite, a Secretaria de Estado da Agricultura, através do programa Pró-Rural, Prefeitura de Guarapuava, Emater, Sindicato Rural e Coamig (Cooperativa Agropecuária Mista de Guarapuava) promoveram o 8º Encontro Regional dos Produtores de Leite. O evento aconteceu na manhã deste sábado (3), na sede do Sindicato Rural, e reuniu 250 produtores dos municípios de Turvo, Campina do Simão, Goioxim e Guarapuava.
 
 
“Nosso objetivo é proporcionar ao produtor de leite uma troca de experiências, para que possam ver, ouvir e aplicar o conhecimento adquirido em suas propriedades. O resultado vamos perceber na excelente qualidade do leite que é e será produzido no Paraná”, disse o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezarro. Durante a manhã, os participantes assistiram três palestras, com os temas sanidade animal, qualidade do leite e instalação de esterqueira e seu uso como fertilizante.
 
A prefeita em exercício, Eva Schran, prestigiou o encontro e reafirmou o compromisso da atual administração em reconhecer e valorizar os produtores familiares. “A Secretaria Municipal de Agricultura está empenhada em oferecer qualidade na produção, contribuindo na formação desses produtores que têm no leite a sua principal fonte de renda. Através do programa Vida Rural, muitas ações já foram realizadas e ainda serão promovidas, agregando valor e conhecimento aos nossos pequenos produtores”.
Após o almoço, os produtores participaram da Expogua, que iniciou sexta-feira (2), no Parque de Exposições Lacerda Werneck. Eles acompanharam o torneio leiteiro, julgamento da bezerra, leilão de animais e a feira de sabores. A secretaria orientou e acompanhou os produtores em todas as atividades.

Cavalo solto na BR-277 causa acidente com sete veículos, diz PRF

Acidente aconteceu em Medianeira, oeste do Paraná, neste sábado (3).
Uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas; havia neblina na pista.

Um acidente envolvendo pelo menos sete veículos deixou uma pessoa morta e seis feridas na BR-277 em Medianeira, região oeste do Paraná, na manhã deste sábado (3). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi causado por um cavalo que estava solto na pista. Havia neblina na pista, dificultando a visibilidade dos motoristas.
Os veículos envolvidos no acidente foram duas vans, uma carreta e quatro carros. O acidente foi perto de uma pedreira que fica a seis km da área urbana de Medianeira, sentido Foz do Iguaçu. Dos feridos, quatro foram encaminhados para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, em Medianeira, e outros dois foram levados para o Hospital Padre Tezza, em Matelândia.
G1