sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Resumo de Notícias

 
Eva na semana de enfermagem
Eva fala sobre políticas para as mulheres na Semana de Enfermagem

A vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, participou da XIII Semana de Integração de Enfermagem na Unicentro, nesta quinta-feira (21), que teve como tema “As violências e as interfaces do cuidado de enfermagem”. Eva foi convidada para falar sobre as políticas públicas municipais implantadas pela Secretaria da Mulher, que foi instituída este ano.

“O evento proporcionou a possibilidade de firmar parceria entre o Departamento de Enfermagem da Unicentro e a Secretaria da Mulher”, disse a vice-prefeita, durante o evento que foi promovido pelo Núcleo de Estudos em Violência Urbana da Unicentro. “Na ocasião pude falar sobre as ações realizadas com as mulheres vítimas de violência e os projetos que viam à autonomia econômica, além de anunciar que, em 2014, será instalada uma casa abrigo em Guarapuava”, conta Eva.

 







Guaratran amplia número de vagas no Centro da cidade

Guarapuava terá mais vagas de estacionamento no Centro da cidade. Por deliberação do Comutra (Conselho Municipal de Trânsito), a partir deste sábado (23), os motoristas poderão estacionar, em ambos os lados, na rua Marechal Floriano Peixoto, entre a Guaíra e a avenida Moacir Julio Silvestri, e na rua Getúlio Vargas, entre a Barão do Rio Branco e a avenida Moacir Julio Silvestri. As placas de proibição estão sendo retiradas pelo Guaratran nesta sexta-feira.

De acordo com o presidente do conselho, César Sanchez, a decisão foi tomada por causa escassez de vagas de estacionamento e o abuso de velocidade nas vias. “Devido ao baixo volume de tráfego e tamanho amplo das ruas, os motoristas estavam abusando da velocidade. O Comutra vai acompanhar a situação e, caso seja notado que está havendo congestionamento, a proibição retornará”, explica Sanchez.

 

Prefeitura finaliza os preparativos para a 1ª Caminhada na Natureza

Neste domingo (24), Dia do Rio, a Prefeitura de Guarapuava, a Secretaria de Turismo e a Emater promovem a 1ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Vale do Jordão. Equipes finalizam os preparativos para que participantes tenham um grande evento, em contato com a natureza, valorizando os recursos naturais do município e promovendo a conscientização ambiental. Nos 13 quilômetros de percurso, haverá sinalização, carros de apoio, banheiros, pontos de parada para descanso, água e atividades recreativas.

A caminhada inicia na Sede da Aprovale (Associação dos Produtores Rurais do Vale do Jordão) e segue pelo Jordão. Antes, será servido um café colonial com produtos da Aprovale e, após, terá almoço preparado pelo CTG Chaleira Preta. Também haverá exposição e venda de produtos coloniais, artesanato e apresentações artísticas. A caminhada será monitorada por soldados do 26º GAC, escoteiros, alunos do curso de Enfermagem da Unicentro e equipe técnica da Prefeitura de Guarapuava.

A 1ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Vale do Jordão tem o apoio das secretarias Municipal e de Estado da Agricultura, Unicentro, IVV (Federação Internacional de Esportes Populares), Anda Brasil, Sesc, Companhia CVale, RPC TV, Rede Sul de Notícias, Diário de Guarapuava e Rádio Cultura.



 

Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a dengue

Na próxima semana, entre os dias 25 e 29, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária promovem a Semana de Prevenção e Conscientização contra a Dengue. Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, equipes vão distribuir material educativo nas escolas, estabelecimentos comerciais e residências, o objetivo dessa ação é alertar as pessoas sobre a doença, mostrando que a prevenção e o combate aos criadouros são as melhores formas de evitar a doença. O Dia D da campanha será no sábado (30).





Secretaria de Meio Ambiente comemora o Dia do Rio

Em comemoração ao Dia Mundial do Rio (24 de novembro), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma atividade educativa, no Parque Municipal São Francisco da Esperança, para alunos do curso de Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins. O grupo caminhou pelas trilhas educativas, conheceu um pouco mais sobre a história ambiental do local e aproveitou a natureza.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, o objetivo do passeio foi chamar a atenção para a conservação da região. “Queremos despertar a preocupação para os recursos hídricos e, em especial, conscientizar sobre o Parque São Francisco”, explica. A equipe da secretaria também ressaltou a importância da mata ciliar e da biodiversidade. Professores do colégio também acompanharam as atividades.




 

Secretaria da Mulher e Sesi/Senai formam primeira turma do Caminhos da Profissão


Neste sábado (23), às 9h, acontece a formatura da primeira turma de mulheres dos cursos profissionalizantes do programa Caminhos da Profissão, realizado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Sesi/Senai. A cerimônia, que acontece no Paço Municipal, vai formar 50 mulheres nos cursos de inclusão digital, mecânica e eletricista. As aulas iniciaram em julho deste ano.

Segundo a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, no próximo ano, seis novos cursos serão ofertados: panificação, auxiliar em administração, auxiliar de serviços automotivos, inclusão digital e auxiliar de eletricista predial e manutenção predial. “Cada vez mais o mercado exige profissionais qualificados. As mulheres estão integrando essa demanda, buscando os caminhos da autonomia econômica”, afirma.

A formatura integra a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero. Sob a coordenação de movimentos sociais de mulheres, instituições, conselhos e entidades, com apoio da Prefeitura de Guarapuava e das secretarias municipais de Políticas Públicas para as Mulheres e da Saúde, as atividades seguem até o dia 5 de dezembro.

Serviço: Formatura do Caminhos da Profissão

Data: Sábado (23/11/13)

Hora: 9h

Local: Paço Municipal

 

Agenda Cidadã proporciona diálogo aberto entre poder público e moradores da Palmeirinha

 
1
A segunda Agenda Cidadã, espaço criado pela atual administração municipal para aproximar o poder público da sociedade guarapuavana, levou mais de 500 pessoas ao salão paroquial da Palmeirinha, na noite desta quinta-feira (21). Os moradores aceitaram o convite para a discussão aberta e transparente sobre os assuntos de interesse do distrito. A audiência descentralizada teve a presença dos secretários municipais e servidores, além do 16º BPM, vereadores e representantes de associações, entidades da sociedade civil organizada e do Observatório Social. O prefeito Cesar Silvestri Filho mediou o evento. “A Agenda Cidadã é a garantia de que a população tem voz e vez na nossa gestão. Não estamos aqui para prometer e sim para reafirmar o nosso compromisso com a Palmeirinha, em uma conversa franca, estabelecendo uma relação de confiança, pois essa é a base da nossa administração”, afirma o prefeito.

Os moradores participaram da audiência através de questionários preenchidos no início e entregues à equipe da Ouvidoria Geral do Município, que coordena a Agenda Cidadã, com apoio das demais secretarias. O prefeito e os secretários responderam questionamentos sobre saúde pública, urbanização, habitação, educação, lazer, entre outros temas. Cesar Filho também destacou os investimentos para os próximos anos de gestão, como a construção de 100 casas populares no Jardim da Luz; reforma do Espaço Cidadão; disponibilização de uma ambulância; projeto de reurbanização do centro comercial; instalação do distrito industrial que proporcionará a geração de empregos; e a construção de uma praça multiuso com quadra poliesportiva, pista de atletismo e caminhada, academia ao ar livre e quadra de bocha, uma antiga reivindicação da população.

Segundo o coordenador do projeto pelo Bem Comum da Palmeirinha, Luãn Chagas, os novos investimentos vão trazer desenvolvimento para a região. “Sabemos do carinho que o prefeito Cesar Filho tem pela nossa comunidade, por isso estamos confiando na sua administração”, ressalta. Para a professora Cristiane Rafaela Conte Gniech, 29 anos, a Agenda Cidadã é uma ação muito importante para os moradores. “Antes nós pedíamos e não tínhamos a certeza de que seriamos ouvidos. Agora, com esse canal direto com a prefeitura, temos a oportunidade de falar e ser ouvidos”. Morador da região há 24 anos, o diretor e professor Autevir Ramalho Vilhas Voas comemora os anúncios feitos pelo prefeito. “Essa aproximação é muito importante para a população. Estamos ansiosos pelos novos investimentos, pois passamos anos no esquecimento. O prefeito Cesar tem o perfil de cumprir com tudo o que fala”, opina o morador.

A primeira Agenda Cidadã aconteceu no bairro Xarquinho, em agosto deste ano. “Queremos ouvir a população e também considerar e colocar em prática aquilo que vamos decidir juntos, assim como foi feito na Agenda Cidadã realizada no Xarquinho, pois sabemos que a população tem força para influenciar a gestão pública”, comenta o ouvidor geral do Município, Claudio Andrade.




Educadoras acompanham sanção da lei que democratiza as eleições nos Cmeis

 

2
Atendendo ao pedido de profissionais da Educação, no fim da tarde da última quinta-feira (21), o prefeito Cesar Silvestri Filho sancionou a lei que regulamenta e democratiza a eleição dos diretores dos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) como ocorre nas escolas municipais. Educadores infantis, professores e funcionários das instituições e ensino lotaram o plenário da Câmara de Vereadores.

O prefeito Cesar Filho apontou a importância do ato para os profissionais e disse que o diálogo é fundamental para melhorar a educação. “O ensino infantil é a base da educação de nossas crianças e quero mostrar que acredito na comunidade escolar para fazer a escolha de quem comandará essas instituições. Por isso fiz questão de atender esse pedido que sei que vocês estão esperando há algum tempo”, salienta. A primeira eleição nos Cmeis ocorrerá em 13 de dezembro.

A nova lei especifica que o processo de escolha deva ocorrer a cada dois anos, podendo concorrer professores ou educadores em situação regular. As eleições serão acompanhadas por uma comissão da Secretaria de Educação e Cultura e de cada um dos Cmeis. A secretária de Educação, Sandra Zannette, aponta que essa é apenas a primeira das mudanças. “É apenas o começo, muito ainda está por vir, como a aquisição de material didático e cursos para os profissionais”, adianta. O plano de cargos e salários também integram as propostas desta administração.

Há 11 anos trabalhando no Cmei Morro Alto, a educadora Marli Aparecida Gonçalves opina que a lei trará muitos benefícios. “Sei que as diretoras antigas eram capacitadas, mas acredito que é justo colocar alguém que conhece o local, pois escolher alguém que já conhece a realidade do local vai diminuir o período de adaptação, o que era prejudicial”, analisa Marli, que também já trabalhou no Cmei Santa Cruz. “Vejo isso como uma forma de valorização do profissional. Estávamos esperando isso há muito tempo”, completa Edith Mara da Silva Caldas, educadora do Cmei Bonsucesso. Também participaram da solenidade a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, o secretário de Administração, Ivanês Josefi, o presidente da Câmara, Edony Klüber, e vereadores.