Eva fala sobre políticas para as mulheres na Semana de Enfermagem
A vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, participou da XIII Semana de Integração de Enfermagem na Unicentro, nesta quinta-feira (21), que teve como tema “As violências e as interfaces do cuidado de enfermagem”. Eva foi convidada para falar sobre as políticas públicas municipais implantadas pela Secretaria da Mulher, que foi instituída este ano.
“O evento proporcionou a possibilidade de firmar parceria entre o Departamento de Enfermagem da Unicentro e a Secretaria da Mulher”, disse a vice-prefeita, durante o evento que foi promovido pelo Núcleo de Estudos em Violência Urbana da Unicentro. “Na ocasião pude falar sobre as ações realizadas com as mulheres vítimas de violência e os projetos que viam à autonomia econômica, além de anunciar que, em 2014, será instalada uma casa abrigo em Guarapuava”, conta Eva.
Guaratran amplia número de vagas no Centro da cidade
Guarapuava terá mais vagas de estacionamento no Centro da cidade. Por deliberação do Comutra (Conselho Municipal de Trânsito), a partir deste sábado (23), os motoristas poderão estacionar, em ambos os lados, na rua Marechal Floriano Peixoto, entre a Guaíra e a avenida Moacir Julio Silvestri, e na rua Getúlio Vargas, entre a Barão do Rio Branco e a avenida Moacir Julio Silvestri. As placas de proibição estão sendo retiradas pelo Guaratran nesta sexta-feira.
De acordo com o presidente do conselho, César Sanchez, a decisão foi tomada por causa escassez de vagas de estacionamento e o abuso de velocidade nas vias. “Devido ao baixo volume de tráfego e tamanho amplo das ruas, os motoristas estavam abusando da velocidade. O Comutra vai acompanhar a situação e, caso seja notado que está havendo congestionamento, a proibição retornará”, explica Sanchez.
Prefeitura finaliza os preparativos para a 1ª Caminhada na Natureza
Neste domingo (24), Dia do Rio, a Prefeitura de Guarapuava, a Secretaria de Turismo e a Emater promovem a 1ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Vale do Jordão. Equipes finalizam os preparativos para que participantes tenham um grande evento, em contato com a natureza, valorizando os recursos naturais do município e promovendo a conscientização ambiental. Nos 13 quilômetros de percurso, haverá sinalização, carros de apoio, banheiros, pontos de parada para descanso, água e atividades recreativas.
A caminhada inicia na Sede da Aprovale (Associação dos Produtores Rurais do Vale do Jordão) e segue pelo Jordão. Antes, será servido um café colonial com produtos da Aprovale e, após, terá almoço preparado pelo CTG Chaleira Preta. Também haverá exposição e venda de produtos coloniais, artesanato e apresentações artísticas. A caminhada será monitorada por soldados do 26º GAC, escoteiros, alunos do curso de Enfermagem da Unicentro e equipe técnica da Prefeitura de Guarapuava.
A 1ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Vale do Jordão tem o apoio das secretarias Municipal e de Estado da Agricultura, Unicentro, IVV (Federação Internacional de Esportes Populares), Anda Brasil, Sesc, Companhia CVale, RPC TV, Rede Sul de Notícias, Diário de Guarapuava e Rádio Cultura.
Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a dengue
Na próxima semana, entre os dias 25 e 29, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária promovem a Semana de Prevenção e Conscientização contra a Dengue. Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, equipes vão distribuir material educativo nas escolas, estabelecimentos comerciais e residências, o objetivo dessa ação é alertar as pessoas sobre a doença, mostrando que a prevenção e o combate aos criadouros são as melhores formas de evitar a doença. O Dia D da campanha será no sábado (30).
Secretaria de Meio Ambiente comemora o Dia do Rio
Em comemoração ao Dia Mundial do Rio (24 de novembro), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma atividade educativa, no Parque Municipal São Francisco da Esperança, para alunos do curso de Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins. O grupo caminhou pelas trilhas educativas, conheceu um pouco mais sobre a história ambiental do local e aproveitou a natureza.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, o objetivo do passeio foi chamar a atenção para a conservação da região. “Queremos despertar a preocupação para os recursos hídricos e, em especial, conscientizar sobre o Parque São Francisco”, explica. A equipe da secretaria também ressaltou a importância da mata ciliar e da biodiversidade. Professores do colégio também acompanharam as atividades.