quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cesar Filho cobra solução para o SAS na região de Guarapuava



Preocupado com o atendimento à saúde dos servidores estaduais da Região Central do Paraná, o deputado Cesar Silvestri Filho, acompanhado de empresários do setor de saúde, reuniu-se nesta quinta-feira (17), em Curitiba, com o médico José Fernando Macedo, superintendente do Departamento de Atendimento à Saúde (DAS) da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap) e presidente da Associação Médica do Paraná. Cesar Filho cobrou uma rápida solução para o restabelecimento dos serviços médicos para o funcionalismo.

Desde novembro de 2010, quase 16 mil servidores estaduais da Região Central estão sem atendimento médico em decorrência do fechamento do Hospital Estrela de Belém. “É necessário uma solução imediata para que essas pessoas não fiquem sem assistência. A população não tem mais tempo para esperar”, destacou o deputado. Macedo informou que já entrou em contato com hospitais de Guarapuava para providenciar um contrato emergencial e retomar o atendimento aos servidores.

O deputado também pediu ao superintendente melhorias no SAS, já que as críticas e reclamações por causa da deficiência do serviço são constantes. Macedo disse que o serviço passará por uma grande reestruturação, não apenas em Guarapuava, mas em todo o Paraná, e que, num prazo máximo de até 180 dias, ele apresentará ao governador Beto Richa uma nova alternativa de assistência médica para o funcionalismo estadual.


Assessoria de imprensa

Gabinete do Deputado Cesar Silvestri Filho

Jornalista Danielle Blaskievicz

daniblaski@uol.com.br

(41) 3350-4262/(41) 9964-2337

Sedu e Copel iniciam programa para levar internet gratuita a todos os municípios do Paraná‏




Democratizar o acesso a rede mundial de computadores e levar internet banda larga de forma gratuita a todos os paranaenses. Esse é o objetivo de um programa de governo que começa a ser formatado pela Sedu (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) em parceria com a Copel.

Na noite de ontem, estiveram reunidos na Sedu, com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, o gerente de engenharia de telecomunicações da Copel, Antonio Carlos Melo, membros da equipe técnica da secretaria e o deputado estadual Cesar Silvestri Filho, que tem, entre suas plataformas de trabalho, a criação de “cidades digitais” com distribuição de internet gratuita a população.

A reunião resultou na criação de um grupo de trabalho composto por técnicos da Sedu e da Copel, que já estão atuando na elaboração de um projeto para ser apresentado ao governador, Beto Richa. “Nossa intenção é apresentar o projeto e transformá-lo em uma política de Estado, que possibilite que todos os paranaenses possam acessar a internet de forma gratuita”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri.

De acordo com ele, em um primeiro momento, será realizado um levantamento da viabilidade do programa. “A equipe técnica esta levantando os custos, tomando por base, uma amostra de municípios selecionados. Com as informações poderemos fazer uma projeção para o estado inteiro e então, apresentar a proposta ao Governador”, complementou.

Silvestri detalhou ainda, que a Copel tem projetos que visam levar internet banda-larga para todos os municípios do Paraná. A intenção da Sedu é, atuar em parceria, para que seja possível, não só fazer com que o sinal de internet chegue a todos os municípios, mas que ele possa ser distribuído de forma gratuita para a população. “Será um projeto pioneiro. O Paraná poderá ser o primeiro estado do país a realmente democratizar o acesso a internet”, enfatizou.

Segundo a técnica da Sedu, Sandra Terezinha da Silva, os estudos técnicos, que devem ser concluídos dentro de 30 dias, irão apontar a dimensão que o programa terá e como poderá ser implementado nos municípios paranaenses. “Além de fazer todo o levantamento de viabilidade também vamos a campo, conhecer a iniciativas que já estão sendo desenvolvidas por alguns municípios, para fazer um programa de maior abrangência, que possa atingir com plenitude seus objetivos”, concluiu.

Reinhold Stephanes, ministra palestrra no 1º Fórum de Agronegócios do Centro-Sul do PR




"Além de trocar experiências é uma oportunidade de saber o que está acontecendo na área rural, ouvindo os próprios produtores", diz Stefhanes.
O evento:
A BetoAgro Agronegócios, com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e do Sindicato Rural de Guarapuava, promove nesta quinta-feira, dia 17, o 1º Fórum de Agronegócios do Centro-Sul do Paraná, no Guarapuava Esporte Clube, a partir das 18h30.

O objetivo é promover um debate sobre o agronegócio. Segundo o organizador, Adalberto Xavier, o evento deve reunir mais de 500 pessoas entre produtores, técnicos, pesquisadores e investidores. “Há mais de um ano, venho trabalhando com o projeto de fazer um evento grandioso em Guarapuava, voltado aos produtores rurais. Essa é uma forma de agradecer a parceria entre a BetoAgro e a classe produtora rural. O evento será totalmente gratuito, custeado pela empresa promotora e diversas empresas do agronegócio paranaense e vai contribuir para movimentar a cidade, principalmente o setor de turismo, hotelaria e alimentação”, destaca.
O evento será transmitido, ao vivo, pelo site notícias agrícolas através da página www.noticiasagricolas.com.br. Após as palestras, haverá uma atração surpresa.
O convidado especial para ministrar palestra é o deputado
Federal Reinhold Stephanes, que já confirmou presença.
Veja Programação:

Contratação de professores reforça pacote de medidas na área da educação



O Governo do Estado divulga até o fim de fevereiro o cronograma de contratação de 3.000 professores aprovados no concurso público de 2007. A medida faz parte do conjunto de ações adotadas por determinação do governador Beto Richa para atender a uma das prioridades de seu governo, que é a melhoria na qualidade do ensino público.

A contratação foi precedida de uma série de medidas emergenciais que, tomadas nos primeiros dias de governo, permitiram que todas as escolas da rede estadual já estejam funcionando em plena normalidade.

“Nossa primeira preocupação foi garantir as condições para o início do ano letivo. Hoje, 10 dias após o início das aulas, temos um quadro de normalidade no funcionamento das escolas, com professores em sala, merenda em dia, alunos transportados e um grande esforço para promover, de imediato, as melhorias estruturais que são necessárias nas escolas”, afirma o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns.

Entre outras medidas, o governo contratou 9,5 mil professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado. Também antecipou o pagamento da primeira parcela e corrigiu em 15% o valor do Fundo Rotativo, repassado às escolas para aplicação em pequenos reparos e aquisição de materiais de expediente e limpeza.

Outra decisão importante, bastante comemorada pelas prefeituras, foi a de dobrar o valor do repasse de recursos para o transporte escolar, de R$ 27 milhões para R$ 54 milhões. Além disso, foi criado o Comitê de Estudo de Transporte Escolar, que até a metade do ano concluirá os estudos para apurar os custos reais do serviço. O Comitê é integrado por representantes da Secretaria da Educação e pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Estamos corrigindo várias distorções que encontramos no sistema público de educação”, informou Arns.

CAPACITAÇÃO E INFRAESTRUTURA – Outra prioridade do governo é investir na capacitação dos professores. A Secretaria da Educação está estruturando um novo modelo de formação continuada voltado para melhorar a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos.

Até o final de março, a Secretaria da Educação deve finalizar também o diagnóstico da infraestrutura escolar, feito em parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR). “Com essa parceria, teremos detalhes da situação de cada uma das 2,2 mil escolas da rede estadual”, explicou o superintendente de Desenvolvimento Educacional da Secretaria da Educação, Jaime Sunye Neto. O levantamento avalia as condições de estrutura física, mobiliário, equipamentos e material didático das escolas públicas.

Cesar Filho quer investimentos para Guarapuava e região



Em seu primeiro discurso na Assembléia, o parlamentar, disse que o foco de seu trabalho será a promoção de melhorias nas áreas da educação, ciência, tecnologia, geração de emprego e renda, buscando atrair investimentos públicos e privados para a região Centro Oeste do Paraná, ainda carente de recursos.

Veja na íntegra o seu discurso:

Sinto-me especialmente honrado em estrear nesta tribuna, com a responsabilidade de representar uma parcela do povo paranaense nesta Casa. Ainda mais que por aqui já passaram o meu pai e o meu avô, exemplos de vida pública que me inspiram na trajetória a que agora dou início, referências de que me orgulho e em cuja homenagem peço a Deus que me ajude a seguir correspondendo, firme e honestamente, à confiança dos conterrâneos da minha querida Guarapuava e de todo o Paraná.
Um traço fundamental do gênero humano, diferente das demais espécies, é a capacidade de acumular conhecimento e experiência geração após geração, de modo a não precisar reinventar tudo a todo momento, nem voltar a percorrer etapas já trilhadas. Por isso, sem me deter na exaltação do passado, permito-me evocar a tradição familiar apenas para dizer que a herança mais valiosa que tenho é o sentimento de gratidão e respeito em relação aos eleitores. São eles que nos permitem estar aqui, exercendo essa extraordinária vocação que é a política e a causa pública. Mas a nossa tarefa é construir daqui para diante e é esse espírito que me anima.

Estou aqui para defender ideias, propor caminhos, discutir alternativas, construir e encaminhar coletivamente soluções e políticas públicas com ética, responsabilidade, trabalho e muito estudo. Sem ranços de falso moralismo e sem me perder em picuinhas de ocasião, quero expressar os ideais de autonomia e liberdade que movem os contemporâneos da minha geração. Nossa geração tem a cabeça aberta, tolerante e generosa, mas não aceita imposições, venham de onde vierem. Temos absoluta disposição para aprender, para enfrentar desafios e para dialogar e divergir civilizadamente quando necessário. Somos uma geração pragmática, que não tem tempo a perder e, ao mesmo tempo, intransigente nos ideais, mas, acima de tudo, leal, que há muito deixou de ser ingênua para não abrir mão de ser essencialmente idealista.

Algumas diretrizes pessoais vão nortear a minha atuação nesta Casa e no campo da política em geral. Em primeiro lugar, sou um representante regional e estarei sempre na linha de frente dos interesses legítimos das comunidades, das organizações, dos empreendimentos e dos produtores da minha região. Do mesmo modo, sou militante de um partido que ajudou a eleger o governador Beto Richa e participa do governo com os seus melhores quadros, de maneira que esse mesmo apoio participante será a tônica da nossa relação parlamentar com o Poder Executivo.

A segunda diretriz trata da educação, ciência e tecnologia, elementos que, a meu ver, são absolutamente fundamentais para a efetiva emancipação das pessoas e para o desenvolvimento sustentável do Paraná e do Brasil. Assim sendo, vou dedicar atenção especial a projetos que permitam ampliar e democratizar o acesso do povo ao conhecimento e à tecnologia, a começar do projeto Cidade Digital, cuja discussão vem desde a campanha eleitoral de 2008, quando fui candidato a prefeito de Guarapuava, e que certamente haveremos de aprofundar a partir desta Casa.

Minha terceira orientação é a geração de emprego e renda. O povo em geral, mas muito particularmente a juventude com a qual compartilho aspirações e ansiedades, quer apenas uma oportunidade para empregar o seu talento e construir, com o próprio esforço, uma vida de conquistas e realizações pessoais e familiares. Quero, assim, atuar vigorosamente no sentido de atrair para a nossa região empreendimentos e negócios geradores de vitalidade econômica, articulando investimentos públicos e da iniciativa privada e mobilizando a capacidade criativa dos nossos empreendedores.

Com a quarta diretriz, reafirmo minha profissão de fé com relação à política. Ainda que por vezes pareça distante do cotidiano das pessoas ou, pior ainda, nem sempre percebida de forma positivamente pelo senso comum, a política continua a ser o único mecanismo de ordenação democrática do poder, de garantia dos direitos e liberdades e realização da justiça e do bem comum. E o parlamento é, a meu ver, o espaço por excelência para o exercício da democracia na sua mais pura acepção, fundada tão somente na força das idéias e dos argumentos. Defendo, portanto, a necessidade de qualificarmos uma agenda legislativa que restabeleça o conceito de poder independente que está na origem da instituição parlamentar.

Finalmente, quero manifestar a cada uma das senhoras e dos senhores o desejo genuíno de que tenhamos aqui uma boa e produtiva convivência, em benefício do povo paranaense e em prol do Brasil que todos queremos forte, altivo e feliz.

Projeto para extensão da Ferroeste ganha impulso



O governo federal deu sinal verde para que os governos do Paraná e do Mato Grosso do Sul tomem as primeiras medidas para levar adiante o projeto de um ramal ferroviário interligando as malhas ferroviárias dos dois estados. O assunto foi discutido nesta quarta-feira (16), em Brasília, durante reunião entre os governadores Beto Richa e André Puccinelli (MS) e o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

Na reunião ficou decidido que os estudos de viabilidade para a execução da obra serão contratados pela estatal Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A. O primeiro passo para isso é a elaboração do termo de referência, já autorizada pelos dois governadores, e que deverá ficar pronto em 30 dias.

O novo ramal ferroviário será uma extensão da Ferroeste, que passará por Guairá e vai chegar a Maracaju (MS). A intenção é lançar o edital de licitação do projeto ainda no primeiro semestre deste ano.

“Foi uma reunião muito produtiva, que representou um passo adiante na realização desse projeto tão importante para o Paraná e para o Mato Grosso do Sul”, avaliou o governador Beto Richa. “Toda a macrorregião formada pelos polos agrícolas dos dois estados será beneficiada, com reflexos positivos nas duas economias”, disse Richa, lembrando que a ferrovia é um modal viário mais econômico e menos poluente.

Também participaram da reunião o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo; o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot; o presidente da Valec, José Francisco das Neves; os secretários paranaenses da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e do Planejamento, Cássio Taniguchi; o presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, e de representantes das bancadas federais dos dois estados.

Após o encontro foi realizada a primeira reunião de trabalho, ainda no Ministério dos Transportes. O andamento do projeto na esfera federal será acompanhado por uma comissão interestadual formada, pelo lado do Paraná, pelos secretários José Richa Filho e Cássio Taniguchi, além de representantes da bancada federal. O Mato Grosso do Sul será representado pelo secretário de Planejamento, Carlos Alberto de Menezes, e pelo deputado federal Edson Giroto.

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA - Segundo o presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, a extensão de um ramal da Ferroeste até Guaíra, que já tem projeto de engenharia pronto, e depois até Maracaju (MS), passando por Dourados (MS), totaliza cerca de 350 km. O trecho faz parte da área de concessão da ferrovia.

Para Theodoro, “o esforço dos dois governos e a sensibilidade demonstrada pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, traduzem a importância estratégica da obra para o Paraná e o Centro-Oeste brasileiro”. Segundo ele, a produção em toda a área de influência da ferrovia, incluindo o Paraguai, chega a 16 milhões de toneladas por ano.

Para o ministro dos Transportes, o empreendimento trará uma série de impactos positivos, a exemplo do que ocorreu na Bahia, com a construção da ferrovia Leste-Oeste, com destaque para a geração de empregos e aproveitamento de mão de obra local.

Áudio:

DURANTE BLOQUEIO DE TRÂNSITO 14 VEÍCULOS FORAM APREENDIDOS EM GUARAPUAVA



A equipe do Comandante do Policiamento da Unidade (CPU), juntamente com policiais militares do Pelotão de Trânsito do 16º BPM realizaram alguns bloqueios em vias públicas de Guarapuava, em locais de grande circulação de veículos.

Os bloqueios realizados foram na Rua Capitão Rocha, principal via de acesso ao Cedeteg e na Rua Elias Zacalusny, uma das vias mais movimentadas do Bairro Bonsucesso.
Estas ações foram realizadas no período noturno, sendo obtido o seguinte resultado: 14 veículos apreendidos, sendo 11 motocicletas e similares e 03 veículos automotores. As principais razões dos recolhimentos dos veículos foi devido ao Licenciamento e Seguro Obrigatório em atraso e direção por pessoa não habilitada.
Guarapuava, 16 de fevereiro de 2011.

Elaborado e postado por: Sd. QPM 1-0 Guilherme
Auxiliar de Comunicação Social do 16º BPM.
Foto: Arquivo 16º BPM (ilustrativa)

SERVIÇO RESERVADO E PELOTÃO DE CHOQUE PRENDEM IRMÃOS AUTORES DE ROUBOS EM GUARAPUAVA



Por volta das 22h50min do dia 16.02.11 (quarta-feira), uma equipe da Agência Local de Inteligência (ALI 16º BPM) recebeu uma denúncia anônima de que em uma residência, localizada na Rua Pedro Siqueira, Bairro Santana, havia dois indivíduos, os quais conforme apurado seriam autores de roubos em datas anteriores.

A equipe realizou o levantamento das informações, sendo confirmadas e de imediato solicitaram apoio de uma equipe do Pelotão de Choque para realização da abordagem. Com a chegada da equipe, os suspeitos se evadiram pelos fundos da residência, adentrando em propriedades de terceiros.
As equipes policiais realizaram o cerco em toda a quadra, logrando êxito na detenção dos suspeitos, sendo então feito contato com a vítima de roubo ocorrido na última segunda feira, a qual reconheceu os mesmos como autores do ilícito. Diante dos fatos, os indivíduos (dois irmãos) foram conduzidos até a 14ª SDP, onde foi constatado que um deles era foragido da Penitenciária de Mafra-SC.
Relembrando o último roubo aconteceu por volta das 11h42min do dia 14.02.11, onde dois indivíduos armados renderam as vítimas amarrando-as no interior da residência, de onde roubaram certa quantia em dinheiro e um veículo VW Passat importado, o qual foi abandonado logo após no Bairro Morro Alto.
Ressalta-se que desde segunda feira, os policiais já tinham a identificação dos autores através de fotos mostradas para a vítima e nesta data lograram êxito na prisão dos mesmos.
Guarapuava, 17 de fevereiro de 2011.

Elaborado e postado por: Sd. QPM 1-0 Guilherme
Auxiliar de Comunicação Social do 16º BPM.