sexta-feira, 4 de abril de 2014

CRISTINA SILVESTRI DESPEDE-SE DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM ENTREGA DE QUATRO NOVOS VEÍCULOS

IMG_7544
No final da tarde desta quinta-feira (03), quatro novos veículos foram entregues pelo prefeito Cesar Silvestri Filho à Secretaria de Assistência Social. A secretária Cristina Silvestri, que entregou as chaves dos carros às coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Xarquinho, Morro Alto, Jardim das Américas e Boqueirão, também se despediu da Secretaria, que fica agora sob o comando do advogado Abraham Haick, que já atua na Assistência Social como procurador. “Abraham está na secretaria comigo desde o início, ele conhece todos os projetos e sabe como conduzir os trabalhos. Hoje, posso dizer que deixo a secretaria em boas mãos e saio com a sensação de dever cumprido”, disse Cristina Silvestri.
De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, o secretário Abraham Haick vai dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na secretaria. “Pode contar com todo apoio necessário, pois vamos dar continuidade a todos os projetos, sempre pensando nas pessoas em primeiro lugar”, disse o prefeito que também agradeceu o trabalho desenvolvido por Cristina Silvestri à frente da Assistência Social. “Acompanhei o seu esforço diário para entender a burocracia de funcionamento desta secretaria e agradeço todo seu empenho para que, juntos, pudéssemos fazer o bem para todos os guarapuavanos”.
O evento de entrega dos veículos e despedida de Cristina Silvestri também foi marcado pelo inesperado.  Quebrando o protocolo, funcionários e integrantes dos projetos sociais do município fizeram uma série de homenagens à secretária. Momentos como a interpretação de Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos, pelos idosos do programa Ativa Idade, levaram não só a homenageada às lágrimas, como o público presente. “Receber esse tipo de carinho é a maior prova de que o nosso trabalho pode mudar a vida das pessoas”, declara emocionada, Cristina Silvestri.
Novos veículos
Os novos veículos entregues pelo prefeito Cesar Filho à Assistência Social vão auxiliar no transporte das crianças, adolescentes e idosos que integram os programas oferecidos pela secretaria. “A Assistência Social tem como principal objetivo a emancipação do ser humano. Pensando nisso, entregamos estes novos veículos, que vão dar mais autonomia e agilidade ao trabalho destes profissionais. Esta conquista é resultado do esforço de toda a equipe”, afirma Cesar Filho. “Estes veículos são uma necessidade antiga em nosso município. Sei das dificuldades enfrentadas pelas assistentes sociais para realizarem seus trabalhos, sem um meio de transporte que estivesse sempre disponível. Agora, muitas dificuldades serão superadas e isso me deixa muito feliz.”, complementa Cristina Silvestri.

Os novos veículos foram adquiridos com recursos do Governo Federal, obtidos através do Índice de Gestão Descentralizada, do programa Bolsa Família. Para ter direito ao benefício, o município precisou atender aos requisitos do Ministério do Desenvolvimento Social, que avaliam o andamento dos programas das áreas da saúde, educação e assistência social. O saldo deste ano, obtido com os resultados do trabalho realizado em 2013, foi o mais positivo da história de Guarapuava, com um aumento de mais de 8% nos recursos repassados ao município.

AULA INAUGURAL DO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA ACONTECE TERÇA-FEIRA


bannerPACTOalfab-400x400
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza, na próxima terça-feira (08), às 19h, no auditório do Colégio Nossa Senhora do Belém, a aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O programa federal atua em parceria com estados e municípios para garantir que toda a criança seja alfabetizada até os 8 anos. O programa é direcionado aos professores alfabetizadores (do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental) da rede municipal.
Em 2013, quando a Prefeitura de Guarapuava aderiu ao Pacto, os professores foram capacitados em língua portuguesa. O tema deste ano é matemática. A aula inaugural será ministrada pelo professor doutor Aurélio Bona Júnior. “O Pacto irá manter os professores atualizados e em constante aperfeiçoamento, dois aspectos fundamentais para a educação”, definiu a coordenadora do projeto, Ana Paula Werzel da Rocha.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, o Pacto mostrouresultados positivos em 2013. “O empenho dos professores alfabetizadores faze toda a diferença. Eles se dedicam a aprender com os tutores do Pacto e a levar todo o conhecimento adquirido para dentro da sala de aula, resultando em ações positivas para os alunos. E, além da formação, os professores podem confeccionar materiais e trocar experiências”.
Serviço: Aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Data: Terça-feira – 08/04/2014
Horário: 19h

Local: Auditório do Colégio Nossa Senhora do Belém

ESCOLAS MUNICIPAIS E CMEIS RECEBEM DOAÇÃO DE ÁLCOOL GEL DA UNICENTRO


entrega alcool gel (35)
Nesta quarta-feira (02), o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, receberam do reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, 700 quilos de álcool gel, produzidos por funcionários da instituição e acadêmicos do curso de Química. O material será destinado a escolas municipais e Cmeis. “Nós consolidados uma parceria muito forte com a Unicentro. Este é o segundo ano que o álcool gel é doado para as instituições de ensino, beneficiando mais de 17 mil alunos e contribuindo com a prevenção e contenção de doenças”, afirmou Cesar Filho.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Doraci Sengler Luy, as crianças desenvolveram o hábito de lavar as mãos e, em seguida, aplicar o álcool gel. “É importante trabalhar dentro da sala de aula e manter com as crianças a cultura da higienização das mãos, o que evita diversas doenças e mantém os alunos saudáveis”. Na ocasião, o reitor doou CDs e DVDs novos que serão aproveitados para o desenvolvimento de atividades pedagógicas nas escolas e Cmeis. “É uma troca. Trabalhamos em conjunto com a prefeitura no desenvolvimento dos nossos projetos em diversos campos de ação e que trazem benefícios para a instituição e para o município”, destacou o reitor.

De acordo um dos coordenadores do projeto, Maico Cunha, a ideia da produção do álcool gel surgiu em 2008 por haver uma grande procura pelo produto devido à epidemia da gripe H1N1. “A Unicentro é uma das pioneiras no desenvolvimento desse trabalho. Nós aproveitamos os alunos do curso de Química e a parceria com a Receita Federal, que fornece bebidas alcoólicas apreendidas, para a confecção do produto”. Em 2013, foram produzidas cinco toneladas de álcool gel. O produto é distribuído para órgãos públicos de Guarapuava e de outros estados.