quinta-feira, 27 de maio de 2010

Em Guarapuava, Pessuti se reúne com prefeitos de 36 cidades do Centro Sul -

 
O governador Orlando Pessuti reuniu-se nesta quinta-feira (27) com prefeitos e vice-prefeitos dos 36 municípios da região Centro Sul do Paraná em Guarapuava, durante o Programa de Descentralização do Governo. Os representantes das associações municipais agradeceram a presença do Estado na região e frisaram a importância de parcerias para o desenvolvimento do interior.

“Pela manhã, tivemos uma reunião de prestação de contas, e na sequência assinamos convênios e ordens de serviço. A interiorização é um passo importante para o crescimento e desenvolvimento econômico do interior do Paraná”, disse Pessuti.

Na primeira reunião, Pessuti recebeu representantes da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro). Os prefeitos agradeceram a assinatura de anteprojeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa para criação da Região Administrativa do Centro do Paraná, que terá Pitanga como município-sede.

“Ela representa um marco para os municípios da Amocentro, irá modificar a realidade da nossa região. Precisávamos muito desta atitude de coragem tomada por Pessuti”, falou o presidente da Amocentro, o prefeito de Santa Maria do Oeste, Cláudio Leal.

Fazem parte da Amocentro as cidades de Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão,Guarapuava, Iretama, Laranjal, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Roncador, Santa Maria D'Oeste e Turvo.

Para o governador, o estabelecimento de uma região administrativa no Centro do Paraná trará desenvolvimento aos municípios. “Desde a criação da Amocentro, temos o sonho de criar a região administrativa e com isso, modificar para melhor a realidade das cidades que a integram”, afirmou Pessuti.

O prefeito de Pitanga, Altair Zampier, disse que a reunião com o governador foi uma oportunidade para que os municípios apresentassem suas principais necessidades. “A interiorização é o contato mais direto que os prefeitos podem ter com o Governo e as autoridades estaduais em suas regiões. Isso sempre tem um efeito positivo”, comentou.

Na segunda reunião do dia, Pessuti reuniu-se com prefeitos da Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar) e da Associação dos Municípios do Médio Centro Oeste do Paraná (Cantuquiriguaçu). Durante o encontro, o governador falou sobre os investimentos para a região e explicou procedimentos que serão adotados para a liberação de recursos e a conclusão de obras já iniciadas.

“Hoje, cuidamos dos interesses da região de Guarapuava. Nas próximas semanas, estaremos reunidos com prefeitos de outras regiões. Temos um grande conjunto de obras para todo o Paraná, frutos de ações dos últimos sete anos de Governo”, afirmou Pessuti em seu discurso.

O prefeito de Paula Freitas e presidente da Amsulpar, Paulo Henrique Matos de Almeida, frisou a importância da interiorização para o desenvolvimento das pequenas cidades. “A grande quantidade de obras que vêm sendo realizadas, somadas à atenção que o governador tem nos dado, é essencial para o nosso desenvolvimento”, afirmou.

Integram a Associação dos Municípios do Sul Paranaense os municípios de Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória

“Só temos a agradecer por todos os empreendimentos que temos recebido ao longo dos últimos sete anos. Os municípios do Canturiguaçu foram beneficiados por hospitais, Clínicas de Saúde da Mulher e da Saúde, escolas e pavimentação. Estas ações mudaram a nossa realidade”, disse o prefeito de Quedas do Iguaçu e presidente do Canturiguaçu, Edson Jucemar Hoffmann Prado.

Fazem parte do Cantuquiriguaçu os municípios de Campo Bonito, Candói, Cantagalo, Catanduvas, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Guaraniaçu, Goioxim, Ibema, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Pinhão, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Virmond

Participaram da reunião os deputados estaduais Antônio Anibeli, Artagão de Mattos Leão, Cleiton Kielse, Alexandre Curi, Felipe Lucas e Nereu Moura e o deputado federal Rodrigo Rocha Loures.
Arquivo anexado:

Pessuti instala sede administrativa do Governo do PR em Guarapuava -

 
O governador Orlando Pessuti assinou, na manhã desta quinta-feira (27), o termo que instala em Guarapuava, até sexta-feira (28), a sede administrativa e a capital cívica do Paraná. A transferência da estrutura do Estado para o município faz parte da terceira etapa do Programa de Descentralização do Governo do Paraná, que já percorreu Ponta Grossa e Maringá.

A interiorização incluiu, na manhã desta quinta-feira (27), a reunião da Escola de Governo e, à tarde, despacho com prefeitos e outros compromissos oficiais com lideranças dos 36 municípios da região. Na sexta, o Pessuti e secretários participam de inaugurações de obras ou e assinatura de ordens de serviços em municípios da região (ver relação dos eventos na seção “Aviso de Pauta”).

O governador destacou a importância histórica e geográfica que a região Centro-Sul para a formação cultural, para a consolidação do território do Paraná e para o desenvolvimento do Estado. “É um dos principais polos da formação da nossa história e da nossa cultura”, afirmou Pessuti. Ele lembrou que parte da região integrou o Território do Iguaçu (território federal criado no governo Getúlio Vargas, nos anos 40), era a Rota dos Tropeiros, e é nela - na Serra da Esperança - que nasce o Rio Ivaí, cuja bacia hidrográfica é uma das mais representativas do Paraná. “Um rio dos mais importantes, que corta 150 municípios.”

INVESTIMENTOS - Apesar dessa relevância na formação do Estado, a região apresenta os menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Paraná. Porém, esse cenário, gradativamente, vem se modificando com os investimentos que o Governo do Estado faz desde 2003, conforme ressaltou o governador. Essas ações foram apresentadas num vídeo na abertura da reunião.

Além dos investimentos em educação (R$ 39 milhões na região, com a construção de 13 escolas, ampliação de 63 outras e construção de 37 quadras cobertas), saúde (destaque para a implantação de 23 centros da mulher e da criança) e em segurança (queda de 46% nos índices de homicídios), o governador fez menção especial ao Programa Leite das Crianças. Trata-se de um programa social, que ao mesmo tempo fomenta o crescimento econômico, ao incrementar as atividades de toda a cadeia leiteira (da pecuária aos laticínios, e distribuidores). “É um programa que neste mês faz sete anos e mudou a história da nutrição e da saúde infantil no Paraná.”

Pessuti falou da assistência às comunidades quilombolas e às comunidades indígenas que o Estado tem fornecido a Guarapuava e municípios vizinhos. “Esta região merece ações específicas.”



BOX – PESSUTI ANUNCIA MEDIDAS, EM ENTREVISTA COLETIVA



Antes do início da reunião da Escola de Governo em Guarapuava (no campus Santa Cruz da Unicentro), o governador Orlando Pessuti concedeu entrevista coletiva. A jornalistas locais, ele antecipou os temas que seriam tratados no encontro. Confira os principais pontos:

- Resultados da interiorização

Pessuti explicou que, ao aproximar a estrutura do Estado das prefeituras e das comunidades locais, com a Descentralização do Governo do Paraná, o governo agiliza e desburocratiza o andamento de obras e outras ações. Isso porque, conforme reforçou, todas as prefeituras da região têm contato direto com os órgãos estaduais, para superar eventuais entraves.

- Saúde

Sobre o credenciamento, para atendimento pelo SUS, de leitos do Hospital São Vicente de Paula, em Guarapuava, o governador reiterou que a decisão final cabe ao Ministério da Saúde, mas assegurou que a Secretaria de Estado da Saúde tem acompanhado de perto o processo.

- Ensino superior

Pessuti informou ainda que um grupo de trabalho está sendo constituído para viabilizar a implantação de campi da Unicentro em Pitanga e em Laranjeiras do Sul. Sobre a contratação de servidores para a Unicentro, explicou que as nomeações de concursados têm sido rotina na área de ensino superior.

- Terreno para o Judiciário

As cinco famílias que ocupam uma área que pertencia ao Executivo (ao DER) e havia sido doada ao Judiciário, em Guarapuava, serão realocadas pela Cohapar, adiantou o governador. “Com isso, o Judiciário poderá construir o novo fórum”, disse.
Arquivo anexado: