sexta-feira, 19 de julho de 2013

Programa de Controle do Tabagismo inicia quatro novos grupos em Guarapuava


Na próxima semana, a Secretaria de Saúde de Guarapuava inicia quatro novos grupos do Programa de Controle do Tabagismo, que tem a parceria do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária) e Faculdade Guairacá. A equipe do programa é composta por médico, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira e oficial de administração. Os materiais e medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde.
Os encontros serão realizados no SAE (Serviço de Atendimento Especializado), nas segundas, terças e quartas-feiras, à noite; e nas quintas, pela manhã. Cada grupo, que terá no máximo 15 pessoas, conforme normativa do Ministério da Saúde, participará de oito reuniões consecutivas.

A nutricionista Fernanda Spyra Dal’Maz explica que fumar é uma doença e a cura, geralmente, requer auxílio de profissionais de saúde. “O indivíduo fumante tem que ter a consciência de que precisa parar de fumar para ter uma vida melhor. Esse vício faz mal a sua saúde e de seus familiares e amigos que fumam passivamente. Esse é o primeiro passo rumo à cura”.

Segundo a coordenadora do programa, Maria Thereza V. Teixeira Massoqueti, os pacientes, mesmo após a fim dos encontros, podem manter contato com os profissionais do programa. “Todos nós, profissionais de saúde, temos a obrigação de nunca desistir de fazer com que essas pessoas abandonem o vício de fumar, incentivando e ajudando nesse difícil processo de desintoxicação. Quando essa pessoa tiver uma melhor qualidade de vida, certamente irá agradecer pelo carinho e dedicação”, afirma. Entre 2006 e 2012, o programa atendeu 1.560 pessoas, sendo que 85% pararam de fumar. “A meta só não é atingida completamente porque existem pacientes desistentes. Os casos de recaída são reinseridos no programa”.

Novos grupos do Programa de Controle do Tabagismo são formados a cada três meses. Os interessados devem ir até uma unidade de saúde, onde um médico ou uma enfermeira estão habilitados para fazer o encaminhamento. Mais informações pelo telefone (42) 3621-4524.

Conferência Municipal de Assistência Social avalia atuação e propõe novas diretrizes

 
A abertura da IX Conferência Municipal de Assistência Social aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), no auditório da Faculdade Campo Real. Com o tema "A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”, o objetivo do evento é avaliar a atual situação das políticas de Assistência Social e propor novas diretrizes para seu aperfeiçoamento, além de criar espaços de debate e incentivar a participação popular. “Esse é um momento importante para a nossa gestão. É a resposta de um trabalho contínuo. A conferência abrirá horizontes para novos trabalhos e a concretização de projetos que construímos juntos”, afirma a secretária licenciada, Cristina Silvestri.
 
A prefeita em exercício, Eva Schran, destacou a importância da valorização do profissional da assistência social para a construção de uma sociedade mais humana. “Acredito na força da participação popular para construção de políticas públicas de emancipação. Nossa administração trabalha com o resgate de uma vida digna para os mais necessitados, buscando fortalecer as ações do Sistema Único de Assistência Social”.
 
Após a abertura, os participantes assistiram uma apresentação de música e dança com crianças do Centro Educacional João Paulo II, além de palestra sobre “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”, ministrada pelo assistente social Dorival Costa. À tarde, os participantes, divididos em grupos, irão discutir e apontar propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual. Os eixos do tema são Cofinanciamento obrigatório da assistência social; Gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e Regionalização. O evento finaliza com a eleição dos delegados que terão poder de voto e representarão o município na conferência regional, que será realizada em Guarapuava. Também ocorrerá a escolha dos novos conselheiros municipais não-governamentais.
 
A abertura da Conferência Municipal de Assistência Social também teve a presença do juiz e diretor do Fórum Estadual, Nestário da Silva Queiroz, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Silvana de Pontes Pereira, do presidente da Câmara de Vereadores, Edony Klüber, representantes dos usuários da política de Assistência Social, José Acir da Luz, dos trabalhadores do SUAS, Silvana Aparecida Souza da Silva, e das entidades prestadoras de serviço, Helena Dalmonico, além de vereadores.