sexta-feira, 19 de julho de 2013
Programa de Controle do Tabagismo inicia quatro novos grupos em Guarapuava
Na próxima semana, a Secretaria de Saúde de Guarapuava inicia quatro novos grupos do Programa de Controle do Tabagismo, que tem a parceria do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária) e Faculdade Guairacá. A equipe do programa é composta por médico, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira e oficial de administração. Os materiais e medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde.
Os encontros serão realizados no SAE (Serviço de Atendimento Especializado), nas segundas, terças e quartas-feiras, à noite; e nas quintas, pela manhã. Cada grupo, que terá no máximo 15 pessoas, conforme normativa do Ministério da Saúde, participará de oito reuniões consecutivas.
A nutricionista Fernanda Spyra Dal’Maz explica que fumar é uma doença e a cura, geralmente, requer auxílio de profissionais de saúde. “O indivíduo fumante tem que ter a consciência de que precisa parar de fumar para ter uma vida melhor. Esse vício faz mal a sua saúde e de seus familiares e amigos que fumam passivamente. Esse é o primeiro passo rumo à cura”.
Segundo a coordenadora do programa, Maria Thereza V. Teixeira Massoqueti, os pacientes, mesmo após a fim dos encontros, podem manter contato com os profissionais do programa. “Todos nós, profissionais de saúde, temos a obrigação de nunca desistir de fazer com que essas pessoas abandonem o vício de fumar, incentivando e ajudando nesse difícil processo de desintoxicação. Quando essa pessoa tiver uma melhor qualidade de vida, certamente irá agradecer pelo carinho e dedicação”, afirma. Entre 2006 e 2012, o programa atendeu 1.560 pessoas, sendo que 85% pararam de fumar. “A meta só não é atingida completamente porque existem pacientes desistentes. Os casos de recaída são reinseridos no programa”.
Novos grupos do Programa de Controle do Tabagismo são formados a cada três meses. Os interessados devem ir até uma unidade de saúde, onde um médico ou uma enfermeira estão habilitados para fazer o encaminhamento. Mais informações pelo telefone (42) 3621-4524.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário