
Programa Saúde na Escola aborda o tema alimentação saudável
Nesta quarta-feira (16), o PSE (Programa Saúde na Escola) iniciou um novo tema: “Alimentação Saudável e Segurança Alimentar”. Lembrando o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), as secretarias de Saúde e de Educação e Cultura realizaram uma capacitação para orientadoras e pedagogas dos Cmeis e escolas municipais, além de seis colégios estaduais e enfermeiras das unidades básicas de saúde. O encontro aconteceu no auditório do Sesc, onde cerca de 100 profissionais assistiram palestras e puderam trocar experiências.
De acordo com a responsável pela Divisão de Programas Estratégicos da Saúde Fernanda Spyra Dalmaz, o programa está abordando este tema devido ao alto número de crianças obesas no país. “A falta de informação, tanto por parte dos pais quanto das crianças, é uma das principais causas da obesidade. Por isso, queremos fazer com que as crianças se conscientizem disso se tornem multiplicadores em suas casas dos bons hábitos alimentares”, explica. No final da capacitação, foi servido um coffee break com lanches da merenda escolar.
Esse tema será desenvolvido nos meses de outubro e novembro nas 47 instituições que integram o programa. Serão realizadas avaliações antropométricas nas crianças. Também haverá a promoção da alimentação saudável. O último tema do ano será DST, Aids e reprodução sexual. No final de novembro, os profissionais participarão de mais uma capacitação. O PSE é um programa do Governo Federal e, em Guarapuava, é desenvolvido pela prefeitura em parceria com o Sesc, Unicentro e as faculdades Guairacá e Campo Real.

Seminário aborda a implantação e organização dos serviços de inspeção municipal
Durante a manhã desta quarta-feira (16), no Sindicato Rural de Guarapuava, aconteceu o Seminário de Implantação e Organização dos Serviços de Inspeção Municipal da Região Centro-Oeste. O objetivo foi orientar os municípios sobre segurança alimentar e nutrição de alimentos de origem animal. Participaram gestores públicos e profissionais das vigilâncias sanitárias e serviços de inspeção dos municípios que compõem as regionais de Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul e União da Vitória. A Comissão de Segurança Alimentar e Nutricional de Produtos de Origem Animal, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, coordenou o evento.
Segundo o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, uma das primeiras ações da nova gestão, em relação à agricultura, foi regularizar o sistema de inspeção municipal. “Hoje o sistema está completamente adequado. O nosso plano é continuar melhorando e prestando um serviço eficiente que atenda toda a demanda, para que a produção seja comercializada com tranquilidade e segurança para indústria e para o consumidor”, destaca. Após a abertura, os participantes assistiram a palestras sobre diversos temas ministradas por médicos veterinários renomados do Paraná. Também participaram de uma mesa redonda e discussão sobre a estruturação do serviço de inspeção municipal.

Pronatec forma quatro turmas nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17), a Secretaria Assistência Social de Guarapuava e o Senai promovem a formatura de 76 alunos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O evento acontece às 19h, no Ginásio do Colégio Sesi. Serão alunos de quatro turmas nas áreas de auxiliar administrativo, costureiro, operador de computador e torneiro mecânico. O Pronatec é uma ferramenta para encaminhar os participantes do CadÚnico (Cadastro Único), instrumento que identifica as famílias de baixa renda para programas sociais do Governo Federal, à qualificação profissional.
O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, sancionou a lei que extingue definitivamente a remissão de foro, restrição administrativa prevista aos terrenos foreiros. Desde a publicação no Boletim Oficial do Município, na semana passada, tornou-se desnecessário realizar o processo administrativo na prefeitura, tramitação que demorava, no mínimo, 45 dias. A lei agiliza, por exemplo, transações imobiliárias e financiamentos da casa própria por parte de proprietários e corretores imobiliários.
Segundo o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, conforme a nova lei, para fazer o protocolo no Cartório de Registro de Imóveis, é preciso somente o requerimento elaborado em Tabelionato, juntamente com cópia da publicação da lei e a certidão de débito do município, que pode ser obtida no site da prefeitura (www.guarapuava.pr.gov.br) ou diretamente no Departamento de Receita da prefeitura, caso haja alguma pendência. “A atual gestão está eliminando a burocracia em vários setores municipais e essa nova lei vem suprir uma necessidade, pois, há muitos anos, já havia sido extinto o pagamento para a baixa dos terrenos foreiros. Agora, determinou-se também a finalização da pendência administrativa para que o proprietário tenha a posse plena da terra”, avalia o secretário.
Os corretores de imóveis contribuíram com a elaboração da nova lei. “A tramitação para a venda de um terreno foreiro, em alguns casos, poderia chegar a 90 dias, atrasando os processos imobiliários e até invalidando alguns, por isso nos reunimos com o prefeito e obtivemos uma resposta rápida e positiva”, opina o delegado regional do Creci-PR (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Paraná), José Losso Filho, destacando que a lei guarapuavana será exemplo para Curitiba. “O diretor secretário do Creci, Luis Celso Castegnaro, vai apresentar a lei e discutir o assunto com os vereadores curitibanos”, finaliza.

Nem mesmo a chuva que caiu em Guarapuava na manhã desta quarta-feira (16) impediu que moradores, lideranças, secretários municipais, vereadores, representantes do Corpo de Bombeiros e do 16º Batalhão da Policia Militar comparecessem à inauguração da base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), no bairro Primavera. O prefeito Cesar Silvestri Filho, acompanhado do secretário de Saúde, Stefan Negrão, da vice-prefeita Eva Schran e do coordenador do Samu, Franco Bittencourt, descerraram a placa de inauguração da base, que está funcionando desde segunda-feira. “A inauguração da base descentralizada do Samu é o reflexo da preocupação, dedicação e respeito da atual administração com o ser humano, com a vida dos guarapuavanos”, destaca Cesar Filho.
A nova unidade vai contribuir com a redução no tempo de atendimento, beneficiando também os moradores do Industrial, Xarquinho, Conradinho, Aldeia e do Distrito da Palmeirinha. “Quando se fala em urgência e emergência minutos fazem a diferença para salvar uma vida. Essa região é extremamente populosa e onde vai se concentrar o crescimento em Guarapuava, pois grandes investimentos, como a UTFPR e o Hospital Regional, vão acontecer aqui. Somados a isso estão os projetos de obras para infra-estrutura e habitação, valorizando a região”, afirma o prefeito. Cesar Filho ainda lembrou da construção de uma nova Unidade Básica de Saúde no bairro Xarquinho. “É um investimento muito grande que vai abrigar três equipes de saúde da família, servindo de unidade modelo para todo o estado do Paraná. A nova unidade vai ampliar o atendimento, dando mais espaço para o atendimento da unidade do bairro Primavera, ampliando a capacidade de atendimentos não urgentes e equilibrando o nosso sistema”.
Segundo o secretário Stefan Negrão, a intenção da atual administração é que o Samu seja conhecido e reconhecido pela população, o que não acontecia em anos anteriores. “Nós estamos entregando uma base do Samu funcionando, com equipamentos, profissionais capacitados e que atuam em conjunto com a população. Estamos oferecendo treinamentos contínuos e o mais importante, informação. O que não falta é força de vontade para mudar a realidade em Guarapuava com transparência e competência, pois a população precisa de qualidade e respeito com a saúde”, afirma, lembrando que 12 unidades de saúde serão reformadas no município.
De acordo com o coordenador geral do Samu, Franco Bittencourt, a base será um ponto de apoio para a central. “Teremos uma ambulância de suporte básico com os equipamentos necessários para o primeiro atendimento, como imobilizador, respirador, desfibrilador, oxímetro, medicamentos, entre outros”, enumera. Quem precisar do Samu deve ligar para a Central de Atendimento, no número 192. “A central faz os encaminhamentos. Se a ocorrência for próxima da base descentralizada, a equipe é avisada para proceder o atendimento, que, com certeza, será ainda mais ágil com a base descentralizada”, finaliza.