quinta-feira, 17 de abril de 2014

GUARAPUAVA É SELECIONADA COMO CIDADE POLO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

sec mulher
Durante a reunião da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Paraná, realizada nesta quinta-feira (17), em Curitiba, Guarapuava foi escolhida como cidade polo de articulação política no combate à violência para a região Centro-Sul do Estado. A seleção das cidades obedeceu critérios, como localização geográfica, número de habitantes, índice de violência (segundo o Instituto Sangari), adesão ao Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e a existência de um organismo municipal de políticas para mulheres, no caso de Guarapuava, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres.
“Nossa gestão começou há um ano e já é referencia no Estado. Agora assumimos o compromisso de levar essa articulação para toda região”, comemora a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran. Entre as atribuições de Guarapuava estão a de participar da Câmara Técnica, articular os municípios da região para implementação do Pacto e ser canal de comunicação e ação entre o Poder executivo Estadual e Tribunal de Justiça com os municípios da região. As demais cidades-polo escolhidas no Estado foram Curitiba, Toledo, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Maringá. Outras cinco estão em análise.

A Câmara Técnica é o instrumento que reúne os municípios e órgãos públicos do Estado para articulação de políticas públicas de combate à violência contra a mulher. É coordenado pela gestora do Pacto pelo Enfrentamento à Violência (vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos), Regina Bley.

GUARAPUAVA É DESTAQUE INTERNACIONAL

DSC_2232

Três eventos em menos de uma semana reforçaram a imagem de Guarapuava como referência no Centro do Paraná, enquanto exemplos do excelente momento social e econômico que o município vive. Reitores de universidades de diversos países se reuniram na cidade, na semana passada, durante encontro da Red Zicosur Universitário, co-promovido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Durante o evento (10 e 11 de abril), no Hotel Atalaia, o prefeito Cesar Silvestri Filho recebeu duas homenagens da Presidência da Zicosur. “Guarapuava é um exemplo de desenvolvimento a partir do Ensino Superior. Vivemos um grande momento na nossa história e parte disso é graças aos benefícios trazidos pelas instituições de ensino público e privado do município. Nossa cidade não é a mesma de 20 anos atrás, devido ao crescimento universitário, que atrai novas pessoas e deixa a nossa terra ainda mais plural”, enfatizou Cesar durante a cerimônia de abertura da convenção acadêmica. “Nosso objetivo é compartilhar essa jornada muito importante em Guarapuava, fortalecendo as relações entre as instituições que são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirmou o presidente da Zicosur Universitário e reitor da Universidad Nacional de Itapúa (Paraguai), professor Hildegardo Gonzalez Irala.
 
Também no final de semana passado, as ações da Prefeitura renderam aplausos durante a 39ª Assembleia Distrital do Rotary Club, que recebeu cerca de 900 pessoas, representantes dos 102 clubes de 56 municípios paranaenses, com atividades durante todo o dia 12 no Guarapuava Esporte Clube e na Unicentro. “Tenho certeza que poderemos contar com o apoio do prefeito e da sua equipe para o desenvolvimento das nossas ações”, declarou o governador eleito do Distrito 4640 do Rotary International, Celso Luiz Fracaro, professor e membro do Rotary Club Guarapuava Lagoa, ao lembrar que uma das metas do Rotary é unir forças com o Poder Público para melhorar a sociedade. “Sozinhos não podemos fazer muita coisa, mas unidos podemos fazer muito”.


  Nesta semana, no dia 15, foi a vez de destaque para Guarapuava na área de Saúde. Ao lado do governador do Paraná, Beto Richa, o prefeito Cesar Filho participou da inauguração do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (Caps AD III), em cerimônia que reuniu cerca de 400 pessoas de toda região Centro do Estado. Localizado no antigo Hospital Nossa Senhora de Belém, o Caps AD III é uma unidade especializada no cuidado integral de pacientes com transtorno mental e necessidades decorrentes do uso de drogas e atende aos 20 municípios da 5ª Regional de Saúde. “Um atendimento complexo e integrado para a recuperação e tratamento desses dependentes químicos, o que representa uma grande conquista para Guarapuava e para toda a região”, enfatizou Beto Richa. “Fruto da articulação política de Cesar Filho quando ainda era deputado estadual, o objetivo do Caps sempre foi que atendesse a toda a região e não somente Guarapuava”, disse o secretário municipal de Saúde, Stefan Negrão.

 

COM O TEMA “ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS”, 300 ATORES ENCENAM A PAIXÃO DE CRISTO

paixao 2013 8
A Paixão de Cristo será encenada na Sexta-feira Santa (18 de abril), na Praça da Fé, a partir das 20h. A direção artística promete várias novidades e um espetáculo ainda mais envolvente que o ano passado. Com o tema “Ele está no meio de nós”, a encenação terá a participação de 300 atores profissionais e amadores, o que ajuda a fomentar a cultura em Guarapuava. O tradicional evento religioso, que atrai milhares de pessoas de Guarapuava e região, é coordenado pela Mitra Diocesana, com apoio da prefeitura.
O diretor artístico do espetáculo, Jeverson Dranski, explica que as principais novidades são a redução do tempo e a interatividade com o público. “É muito difícil trazer inovações para uma história tão conhecida, mas, baseados no evangelho de Mateus, vamos narrar a história com muitas músicas para que o público cante junto e faça parte do espetáculo”. Jeverson destaca que a peça vai “prender a atenção do público em uma hora e meia de encenação”.
A Prefeitura de Guarapuava é responsável pela instalação de banheiros químicos e de toda a parte elétrica, sonorização e iluminação, além de ceder a estrutura para a edificação do palco e pessoas para a segurança durante a encenação. “A realização do evento só é possível devido aos parceiros e à população que auxiliam a Diocese de Guarapuava. Esperamos pessoas de todas as idades e quem quiser pode levar seu banquinho para apreciar da melhor forma a peça”, finaliza Dranski.

Serviço: Encenação na Paixão de Cristo
Data: Sexta-feira Santa (18 de abril)
Horário: A partir das 20h

Local: Praça da Fé