segunda-feira, 26 de agosto de 2013

RESUMO DE NOTICIAS...

Equipes do Samu de Guarapuava recebem instruções práticas em resgate aéreo


Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros de Guarapuava receberam instruções práticas em resgate aéreo do Graer (Grupamento Aeropolicial de Resgate Aéreo do Paraná) da Polícia Militar. O treinamento aconteceu no Aeroporto Municipal Tancredo Thomaz de Faria, na última sexta-feira (23). Os profissionais conheceram as instalações e o funcionamento do helicóptero Jet Ranger e obtiveram informações os procedimentos em situações de emergência. Para finalizar, foram realizados dois vôos pela cidade.

Escolas Municipais e Cmeis participam do Encontro da Arte Folclórica da Unicentro

Para comemorar o Dia Nacional do Folclore (22 de agosto), as escolas municipais e Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil) organizaram uma ampla programação, entre elas a participação no XXVI Encontro da Arte Folclórica da Unicentro, que tem o apoio da Prefeitura. O evento acontece durante toda a semana. O objetivo é resgatar as tradições, costumes e lendas que fazem parte do folclore brasileiro.

As apresentações dos alunos vão acontecer nesta terça-feira (27), no auditório Francisco Contini, na Unicentro; quinta-feira (29), no Espaço Cidadão do bairro Santana; e na sexta-feira (30), no auditório do campus Cedeteg. Todas começam às 13h30. As crianças vão apresentar cantigas de roda, danças e teatros com contos populares brasileiros sobre o Saci-Pererê, Bumba Meu Boi, Curupira e da Mula sem Cabeça. Segundo a pedagoga da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Maria Beatriz Ianuch, tradições de vários povos e diversas etnias compõem o folclore, por isso é importante que os alunos conheçam e comemorem a data. Até o dia 5 de setembro, haverá uma exposição na entrada do campus Santa Cruz, com trabalhos confeccionados em sala de aula.



Entidades e instituições podem se inscrever para o desfile de 7 de setembro

As entidades, instituições e escolas interessadas em participar do Desfile Cívico de 7 de Setembro podem se inscrever na Casa da Cultura, onde está disponível o regulamento. O desfile terá início às 9h. Os alunos das escolas municipais estão recebendo orientações sobre postura e civismo dos soldados do 26º GAC. “A intenção é resgatar nos alunos a importância e a tradição do desfile de 7 de Setembro”, destaca a coordenadora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim.

Na próxima segunda-feira (2), na Praça 9 de Dezembro, a Prefeitura de Guarapuava inicia a Semana Cívica. Todos os dias, às 8h, até o dia 6 de setembro, ocorrerá o hasteamento das bandeiras. As solenidades serão acompanhadas por soldados do 26º GAC e escolas municipais, estaduais e particulares. A abertura terá a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, da vice-prefeita Eva Schran e da secretária de Educação e Cultura, Sandra Zannette.

Em Curitiba, Eva participa do Dia de Mobilização pelos Direitos da Mulher


A vice-prefeita de Guarapuava e secretária da Mulher, Eva Schran, e as integrantes de movimentos de mulheres, Onira Tenera, Eva Venâncio e Edilza Luz, participaram do Dia de Mobilização pelos Direitos da Mulher, no último sábado (24), em Curitiba. Na Praça Santos Andrade, foram oferecidas orientações sobre a proteção dos direitos da mulher em situação de violência e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, além de atendimentos com assistentes sociais, psicólogos e advogados.

A mobilização foi organizada pelo Tribunal de Justiça do Paraná com apoio da Cevid (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar), instituições públicas e movimentos sociais. Eva teve a oportunidade de apresentar as reivindicações das guarapuavanas a representantes de várias instituições, como a juíza titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Curitiba e integrante da Cevid, Luciane Bortoleto; a desembargadora Denize Kruger; a secretária da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro; e a delegada titular da Codem, Paula Crhistiane Brisola. “Esse evento foi muito importante, pois mobilizou o poder público, de forma integrada, e chamou a atenção para os direitos e proteção das mulheres vítimas de violência”, afirma Eva.

Secretaria de Saúde atualiza carteirinha vacinal de 1.100 crianças até 5 anos


 Sábado (24) foi o Dia D da Campanha de Multivacinação, que segue até o próximo dia 30. A Secretaria de Saúde disponibilizou, em todos os postos de saúde, doses para crianças, jovens, adultos e idosos, registrando excelente procura. Segundo dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica, os pais levaram 3.079 crianças às unidades, mas apenas 1.100 precisaram de atualização vacinal, o que significa 36,15%. “Essa foi uma melhor notícia, pois os números mostram que a Secretaria de Saúde está mantendo a busca ativa e imunizando as crianças em idade vacinal. Além disso, os adultos também procuraram os postos. O departamento divulgará o índice de procura e de vacinação no fim do mês”, afirma a diretora Chayane Andrade Ternopoleki.
O recepcionista Paulo Sergio de Oliveira, 40 anos, levou toda a família para atualização do calendário vacinal: a esposa Sandra, 40 anos, e os filhos Aimee, 1 ano, e Alif, 9. “Quando o assunto é saúde, não podemos brincar. Essas iniciativas são extremamente importantes. Todos os profissionais envolvidos estão de parabéns”, destaca o morador da Vila Bela.
Agosto Azul
Também no sábado, a Secretaria de Saúde promoveu o Agosto Azul, como parte da campanha estadual direcionada aos homens. O Departamento de Atenção à Saúde desenvolveu várias atividades. Os homens tiveram a oportunidade de emitir pedidos de exame PSA (Prova do Antígeno Prostático), receber orientações nutricionais, aferir a pressão e fazer o teste de diabetes.
O ajudante de entrega Tadeu Polinorski, 48 anos, morador do Boqueirão, não tem o hábito“cuidar da saúde”, mas disse que campanhas de conscientização ajudam a incentivar os homens a procurarem um médico e fazer exames de rotina. “Aprovo demais essas iniciativas. Eu vim aqui ver minha pressão e fui convencido a fazer o exame de próstata. Já estou saindo daqui com o encaminhamento”, enfatiza Polinorski.

Estrutura e organização transformam Guarapuava na capital do motocross

 
Guarapuava retorna ao cenário esportivo também no motocross, impressionando organizadores e pilotos. Este fim de semana (24 e 25), a cidade recebeu competidores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo e do Paraguai para a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Motocross. A pista do Parque Recreativo do Jordão foi reestruturada pela Prefeitura de Guarapuava, Governo do Estado e Federação Paranaense de Motociclismo e mereceu elogios de quem participa de competições em todo o país. “Guarapuava voltou a sediar uma etapa do Paranaense de Motocross após 24 anos, apresentando excelente organização, estrutura e um público participativo, que merece que a atual administração valorize o esporte e proporcione a vinda de competições em diversas modalidades”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.
 
Segundo o presidente da Federação Paranaense de Motociclismo, Gilberto Rosa, Guarapuava pode se orgulhar de ter a pista mais bela do Brasil. “É excelente. Ela leva uma larga vantagem em relação a outras, devido sua topografia, alto nível de dificuldade, percurso ágil e técnico, entre outros. Até a terra favorece as boas disputas. Além disso, tem esse cenário espetacular, com o rio e muita natureza”, avalia. O piloto Pepê Bueno, 16 anos, que retornou este mês de uma temporada nos Estados Unidos, comparou o “motódromo”guarapuavano à Glen Helen, pista californiana considerada uma das mais famosas do mundo.
 
Para Rosa, Guarapuava mostrou que está preparada para receber outros grandes eventos, como o Brasileiro e o Sul-Brasileiro de Motocross. “Guarapuava retornou ao Paranaense de Motocross com chave de ouro. A reforma da pista, a estrutura disponibilizada, a disposição da prefeitura, que nos atendeu em tudo, credenciam a cidade para essa e outras competições. O próprio prefeito nos disse que contribuirá para que isso ocorra. Então a cidade, com certeza, pode esperar por outros grandes eventos”, adianta.
 
Os pilotos proporcionaram muitas emoções, em manobras de tirar o fôlego, e também a movimentação dos hotéis e restaurantes, pois o motocross é um esporte de família. Leonardo Nunes, 12 anos, sempre viaja com o pai, a mãe, a irmã e até os avós. “Viajamos por todo o país e a pista de Guarapuava nos surpreendeu. E este cenário, com o rio ao fundo, é encantador”,avalia o empresário Jandre Nunes, pai do piloto.
 
Quem esteve no Parque do Jordão viu que a Surg e a Secretaria de Obras revitalizaram a avenida Rubem Siqueira Ribas e fizeram o cascalhamento das estradas internas do Parque do Jordão. As equipes também limparam, roçaram, desobstruíram galerias e renovaram as sinalizações horizontais e verticais.