sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

PREFEITO E SECRETÁRIO DE GOVERNO VISITAM INSTALAÇÕES DA UTFPR EM GUARAPUAVA


visita utfpr 14fev (95)
















O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e o secretário de Governo, deputado federal Cezar Silvestri, visitaram o campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) em Guarapuava. Acompanhados do diretor do campus, João Paulo Aires, eles conheceram as instalações e conversaram com funcionários e professores. Em 2010, Cesar Filho era presidente do diretório municipal do PPS e acompanhou discussões sobre a vinda da UTFPR para o município, integrando a comissão formada para elaborar o projeto de implantação da universidade. “É um orgulho ver esta estrutura funcionando. Guarapuava consolida-se cada vez mais como um polo educacional e, com isso, trazendo diversos benefícios para a região”, ressaltou o prefeito.
Ao visitar o novo prédio, Cezar Silvestri lembrou emocionado de sua atuação para a construção do campus Guarapuava. “A implantação desse campus é uma grande vitória de toda a sociedade guarapuavana e da região, um trabalho que começou no meu gabinete em Brasília, em outubro de 2008, quando me reuni com os reitores da instituição e iniciamos as tratativas da instalação do campus. Depois, foi ganhando apoio de outras lideranças políticas e da sociedade civil e, graças a isso, conseguimos a aprovação da implantação do campus em tempo recorde”, destacou. Para auxiliar o acesso ao campus, Cezar Silvestri, enquanto estava à frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, liberou os recursos necessários para a abertura e a pavimentação da avenida Professora Laura Pacheco Bastos que dá acesso à universidade.
A UTFPR funcionou provisoriamente por três anos no campus Santa Cruz, da Unicentro. A inauguração oficial da sede será em março, mas, desde o último dia 7, os funcionários estão utilizando as instalações. São seis blocos totalizando 7.000 metros quadrados de área construída. “Começamos com dois cursos e este ano abrimos mais dois. O vestibular para engenharia civil do nosso campus, o primeiro público do Centro-Sul do Paraná, foi o mais concorrido da universidade”, destacou o diretor do campus. Aires salientou que há planos de expansão e que a cidade colabora com isso. “Guarapuava é um lugar muito propício para a evolução da universidade pela sua localização e por ser um polo industrial”.


RESUMO DE NOTICIAS

RESUMO DE NOTICIAS 
entrevista prefeito rede massa
Cesar Filho participa do programa Cidade Entrevista da Rede Massa
O desenvolvimento de Guarapuava nos últimos meses tem chamado a atenção dos municípios da região. Para falar sobre os avanços da cidade, o prefeito do município, Cesar Silvestri Filho, foi convidado a participar do Programa Cidade Entrevista, da Rede Massa (SBT), que conta com uma transmissora em Ponta Grossa. “Guarapuava está demonstrando o potencial que temos para sermos a cidade polo da região Centro-Sul do Paraná”, comentou o prefeito, durante a entrevista, que será exibida neste domingo (16), às 10h30, na Rede Massa.
A captação de R$ 32 milhões em recursos federais com a elaboração de projetos pela Secretaria de Planejamento e a atração de novas indústrias foram alguns dos temas abordados pelo prefeito Cesar Filho para explicar o desenvolvimento dos últimos meses em Guarapuava. “Os recursos captados em 2013 representam 90% de tudo o que foi captado por Guarapuava nos últimos seis anos”, disse o prefeito.
Outro tema que demonstra o desenvolvimento está relacionado à geração de empregos. Questionado pelo apresentador do Programa Cidade Entrevista, Fernando Durante, sobre o resultado do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que apontou aumento de 70% nos novos postos de trabalho, Cesar Filho explicou que a oferta de cursos profissionalizantes e a estruturação da Agência do Trabalhador com a constante atualização das vagas foram determinantes para que Guarapuava ficasse em 2º lugar na geração de empregos a cada 1.000 habitantes, superando cidades como Cascavel, Londrina e Curitiba. “Esse dado histórico também é resultado do otimismo dos empresários guarapuavanos que estão ampliando seus negócios e as vagas de emprego, além dos novos investimentos que estamos atraindo”.


Prefeito garante pavimentação asfáltica aos moradores do Mirante da Serra
O prefeito Cesar Silvestri Filho, secretários municipais e vereadores se reuniram com moradores do Mirante da Serra na noite desta quinta- feira (13), na Associação dos Servidores da Caixa Econômica Federal. O loteamento tem 10 anos e, desde então, os moradores solicitam a pavimentação asfáltica das ruas. Cesar Filho disse que a execução da obra está garantida e deve ser feita ainda este ano. “O projeto já está pronto e, entre julho e agosto deste ano, vamos iniciar as obras de pavimentação asfáltica no Mirante da Serra”, afirmou.
O presidente da Associação dos Moradores do Mirante da Serra, Eder França Vieira, e o vice-presidente Ricardo Novis estavam na reunião e ficaram satisfeitos com a resposta do prefeito. “O prefeito foi sincero e direto. O mais importante é que agora temos  uma data”, comemorou Novis. “Antes ficava difícil sair de casa para levar as crianças na escola ou no médico pela má condição da estrada em dias de chuva. Com o asfalto, acredito que as coisas vão melhorar bastante”, acrescentou o professor de tênis Agnaldo Almeida Silva, 43 anos.

Guaratran prossegue com readequações em lombadas
Após um estudo realizado pelo Detran Paraná, a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), o Guaratran está realizando readequações em diversos redutores de velocidade em Guarapuava. O estudo apontou que alguns deles estavam inadequados há muitos anos em relação à localização, portanto em desacordo com a legislação atual. Conforme o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), lombadas não podem ficar a menos de 15 metros de um cruzamento. Por isso, 41 das 220 que existem em Guarapuava estão passando por alterações.

Algumas lombadas têm mais de 30 anos ou possuem problemas. Estão muito altas, largas ou baixas, por exemplo. As reformas, que começaram em agosto do ano passado para aumentar a segurança de motoristas e pedestres. “As lombadas são um importante redutor de velocidade nas vias urbanas e devem ser respeitadas”, lembrou o engenheiro de Tráfego da Surg, César Sanchez, explicando que todos os locais foram analisados e diversas intervenções estão sendo feitas. “Algumas foram substituídas por travessias elevadas, outras retiradas para a construção de uma nova na mesma via. Além disso, ainda há aquelas que foram removidas e o Guaratran fará análises para escolher outro redutor de velocidade adequado para o local”, ponderou.



Guarapuava ganha repercussão nacional na TV Record
Guarapuava teve novamente repercussão nacional positiva esta semana, com a exibição do quarto capítulo da série “Milagres de Jesus”, pela TV Record. O episódio, intitulado de “A Mão Ressequida”, foi gravado em um trigal no distrito de Entre Rios, na zona rural de Guarapuava, com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. 
Uma equipe RICTV, afiliada da Rede Record, esteve na cidade na última quarta-feira (12) para acompanhar famílias que se reuniram para assistir ao capítulo. “Nós estivemos aqui em novembro passado para acompanhar um dia inteiro de gravações. Foi uma experiência muito interessante, pois a produção de uma série é muito diferente. São muitos profissionais e ótimos equipamentos. Durante as gravações, produzimos cinco reportagens que foram ao ar nos jornais da RICTV. Sem dúvida, Guarapuava foi uma ótima escolha por conta das ótimas paisagens, ideais para a representação de uma cidade bíblica. A cidade vai representar muito bem o Estado do Paraná”, avaliou a jornalista Simone Hammes.

Já o figurante José Milla, morador de Guarapuava, destacou a importância da cidade ganhar repercussão nacional e também sua participação no episódio. “Eu fui selecionado entre muitos concorrentes para participar da Milagres de Jesus. Foi um grande aprendizado poder participar. A equipe da Record era ótima”, ponderou Milla.

Prefeito Cesar Filho sanciona Lei de Libras

 

lei camara

Em sessão da Câmara Municipal de Guarapuava na noite desta quarta-feira (12), o prefeito Cesar Silvestri Filho sancionou a Lei 2216/2013, que reconhece a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como meio legal de comunicação e expressão no município. O prefeito fez questão de destacar a importância da assinatura e tem confiança que os deficientes auditivos terão dias melhores pela frente. “São necessárias políticas públicas afirmativas para que possamos abrir o diálogo a reivindicações, refletindo sobre o assunto e integrando os deficientes auditivos à nossa sociedade. Esperamos que eles possam ir a estabelecimentos sem acompanhamento e sejam bem atendidos”. O prefeito destacou que mais deve ser feito para garantir a inclusão social e melhorar a qualidade de vida de deficientes auditivos, físicos, mentais e visuais. “O que precisamos, aos poucos, é melhorar a fiscalização e implantação de leis que tratam da acessibilidade e inclusão, exemplos como vias rebaixadas e uniformização de calçadas, que acabam sendo barreiras para os deficientes. É um processo, mas estamos dispostos a evoluir”, afirma Cesar Filho.
A lei, de autoria do vereador Valdir Kukelcik, vai garantir que todos os estabelecimentos públicos (bancos, hospitais, assistência jurídica, estabelecimentos de ensino, prefeitura, entre outros) possuam profissionais e servidores qualificados para comunicação e intermediação entre surdos e ouvintes. “O mais importante é a inclusão social. Com este projeto, abriremos um maior mercado de trabalho, inclusive para surdos que conhecem a linguagem, para melhor atendê-los e incluí-los. Haverá uma grande melhora na comunicação”, declara o vereador.
A cerimônia contou com a presença de deficientes auditivos e tradutores e intérpretes de Libras, como Irene Stock, professora da língua na Unicentro. “Convido a todos para conhecer esta linguagem, a maravilhosa linguagem das mãos”, finaliza Irene, entusiasmada com a sanção da lei

1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil discute ações para o enfrentamento de desastres naturais


conferencia defesa civil
Começou na manhã desta quinta-feira (13), no salão nobre da Faculdade Campo Real, a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil em Guarapuava. A comissão organizadora é composta por representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Comunicação, de Habitação e Urbanismo e de Planejamento, Corpo de Bombeiros, Unicentro e entidades da sociedade civil organizada. A programação foi dividida em quatro eixos temáticos: Gestão integrada de riscos e respostas a desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à defesa civil; Gestão do conhecimento em proteção e defesa civil; e Mobilização e promoção de resposta de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes.
José Edilson Silvério, representante da Secretaria de Habitação e Urbanismo na comissão, disse que a conferência integra uma série de ações que a administração municipal está promovendo para oferecer um atendimento ágil e unificado às famílias em casos emergenciais. “O evento tem o objetivo de promover e fortalecer a participação e o controle social nas políticas públicas do setor, além de tornar Guarapuava uma cidade resiliente, ou seja, preparada para qualquer condição adversa como chuva intensa, alagamento e vendaval. Esperamos que o evento resulte em boas propostas para encaminhamento à Conferência Estadual e que, no futuro, possam se tornar leis nacionais”, concluiu.
Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri, um evento como este é fundamental para que todos saibam como agir diante de situações de risco. “A comissão, com eficiência e entusiasmo, preparou esta conferência que certamente fará com que a nossa cidade esteja preparada para enfrentar situações de desastres, tanto na prevenção, quanto nas ações efetivas”, ressaltou.
Para o coordenador regional adjunto de Defesa Civil, capitão Jorge Augusto Ramos, o Corpo de Bombeiros age em parceria com a Defesa Civil em busca de respostas positivas diante de eventos adversos. “Esta conferência traça o panorama de quais problemas atingem o município e nos aponta soluções de como tratar estes problemas, quais são os anseios da população e como agir diante de riscos eminentes”. O capitão falou ainda sobre a importância da sociedade civil diante de desastres naturais. “É necessário estruturar os órgãos de segurança e trabalhar principalmente na preparação da comunidade para enfrentamento dos eventos. Temos que trazer a população para o nosso lado, porque ela também integra a Defesa Civil e, aliás, o trabalho precisa partir de dentro das residências para os espaços públicos”, opinou.
Joarez Camargo, presidente da Associação de Moradores do Bairro Santana, parabenizou a iniciativa da Prefeitura por organizar a conferência. “O trabalho integrado de diversos setores nos mostra a preocupação dos órgãos responsáveis pela prevenção e reconstrução de áreas afetadas diante de desastres naturais. Este evento é muito importante porque temos visto que o clima de Guarapuava está mudando. Tivemos granizo, vendaval e até mesmo neve, portanto é fundamental que tanto a população quanto as autoridades saibam como agir e estejam preparados com respostas imediatas”.
O evento segue durante a tarde de hoje, com debates nos eixos temáticos e a eleição dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual, ainda sem data definida.