sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Prefeito Cesar Filho sanciona Lei de Libras

 

lei camara

Em sessão da Câmara Municipal de Guarapuava na noite desta quarta-feira (12), o prefeito Cesar Silvestri Filho sancionou a Lei 2216/2013, que reconhece a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como meio legal de comunicação e expressão no município. O prefeito fez questão de destacar a importância da assinatura e tem confiança que os deficientes auditivos terão dias melhores pela frente. “São necessárias políticas públicas afirmativas para que possamos abrir o diálogo a reivindicações, refletindo sobre o assunto e integrando os deficientes auditivos à nossa sociedade. Esperamos que eles possam ir a estabelecimentos sem acompanhamento e sejam bem atendidos”. O prefeito destacou que mais deve ser feito para garantir a inclusão social e melhorar a qualidade de vida de deficientes auditivos, físicos, mentais e visuais. “O que precisamos, aos poucos, é melhorar a fiscalização e implantação de leis que tratam da acessibilidade e inclusão, exemplos como vias rebaixadas e uniformização de calçadas, que acabam sendo barreiras para os deficientes. É um processo, mas estamos dispostos a evoluir”, afirma Cesar Filho.
A lei, de autoria do vereador Valdir Kukelcik, vai garantir que todos os estabelecimentos públicos (bancos, hospitais, assistência jurídica, estabelecimentos de ensino, prefeitura, entre outros) possuam profissionais e servidores qualificados para comunicação e intermediação entre surdos e ouvintes. “O mais importante é a inclusão social. Com este projeto, abriremos um maior mercado de trabalho, inclusive para surdos que conhecem a linguagem, para melhor atendê-los e incluí-los. Haverá uma grande melhora na comunicação”, declara o vereador.
A cerimônia contou com a presença de deficientes auditivos e tradutores e intérpretes de Libras, como Irene Stock, professora da língua na Unicentro. “Convido a todos para conhecer esta linguagem, a maravilhosa linguagem das mãos”, finaliza Irene, entusiasmada com a sanção da lei

Nenhum comentário:

Postar um comentário