quarta-feira, 15 de maio de 2013

Prefeitura e Sema ampliam parceria com o programa Parque Escola


 
Na manhã desta quarta-feira (15), a Prefeitura de Guarapuava concretizou mais uma importante parceria com o Governo Estadual. O município assinou convênio com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente para o desenvolvimento do programa Parque Escola, que tem como objetivo promover aulas práticas de educação ambiental para alunos de escolas públicas estaduais e municipais.
 
Com a assinatura, o Parque das Araucárias tornou-se a primeira Unidade de Conservação Municipal a receber o Parque Escola. Para o prefeito Cesar Silvestri Filho, este é mais um importante passo da atual gestão em benefício da educação ambiental. “Muito já avançamos, mas ainda devemos continuar, como em relação à fiscalização ambiental. Neste sentido, estamos seguindo todos os quesitos necessários para cumprirmos a lei complementar 140, que segue em tramitação na Câmara, para descentralizarmos, ajudando não apenas Guarapuava, mas também os municípios da região”.
 
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, afirmou que Guarapuava terá todo auxílio para a melhoria da infraestrutura do Parque das Araucárias. “Guarapuava é uma cidade que serve de exemplo para a região, então temos a certeza que essa parceria terá êxito e beneficiará outros municípios”, disse, ressaltando que o Paraná será pioneiro na implantação do conteúdo da educação ambiental nas escolas. “A lei já foi sancionada e o conteúdo está sendo organizado em parceria com diversas secretarias para que envolva várias disciplinas”.
 
O secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Araújo, disse que o Parque das Araucárias receberá diversas melhorias para o desenvolvimento do programa. “As visitas ao parque serão orientadas. Os professores vão preparar os alunos em sala de aula e aqui eles terão as atividades práticas. Além disso, o Parque Escola incentiva a pesquisa científica”, informa. Agora à tarde, 30 professores das redes de ensino municipal e estadual participam de um treinamento sobre a metodologia do programa que, em Guarapuava será coordenado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação.
 
Também participaram da solenidade de assinatura do convênio o presidente do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, o diretor de Biodiversidade e Áreas de Proteção, Guilherme Camargo, o chefe do NRE (Núcleo Regional de Educação), José Valdir Kukelcik, o presidente da Câmara, Edony Klüber, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades e instituições de ensino.
Visita
Após a solenidade, Cesar Filho e Cheida conversaram sobre outros programas ambientais e futuras parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Guarapuava. Também visitaram o Jardim Botânico e o Borboletário, que ainda necessitam de algumas obras.

Cursos do programa Caminhos da Profissão começam neste sábado

 
Neste sábado (18), a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres dará início a dois cursos de qualificação: auxiliar de eletricidade predial e auxiliar de serviços automotivos. Os cursos integram o programa Caminhos da Profissão, que tem o objetivo de proporcionar formação cidadã e profissional para facilitar a inserção no mercado de trabalho. “É importante que as mulheres possam aprender ofícios os quais tradicionalmente não aprendiam para que consigam atingir a autonomia financeira”, ressalta a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran.
 
O programa tem a parceria do Senai, Santa Maria e Dpaschoal. A aula inaugural acontece às 8h30, na unidade do Senai, em Guarapuava, com a presença da vice-prefeita, representantes das instituições parceiras e os inscritos nos cursos. Durante o evento, será apresentada a metodologia dos cursos, que foi dividida em dois segmentos: formação cidadã, que aborda questões como saúde, segurança do trabalho e meio ambiente; e formação profissional, com ensinamentos técnico-práticos.
 
As aulas serão realizadas nos laboratórios do Senai, todos os sábados das 8 às 12h e das 13 às 17h. A carga horária será de 160 horas para cada curso. Todas as 50 vagas ofertadas foram preenchidas. As inscrições ocorreram na Secretaria da Mulher.