sábado, 18 de maio de 2013

Resumo de noticias...

Secretaria da Mulher realiza aula inaugural de cursos gratuitos

A parceria entre a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Senai, Santa Maria e Dpaschoal está proporcionando dois cursos gratuitos: auxiliar de eletricidade predial e auxiliar de serviços automotivos. A aula inaugural ocorreu neste sábado (18), com a presença dos 50 inscritos, a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, representantes dos empresas e entidades parceiras e convidados. “Esses cursos são importantes para Guarapuava, pois vão ajudar a suprir a necessidade do mercado de trabalho. Vocês terão a oportunidade de se capacitar em áreas que precisam de mão de obra qualificada”,disse Eva aos 50 alunos, a maioria mulheres.
Os cursos integram o programa O caminho da profissão. As aulas serão realizadas nos laboratórios do Senai, todos os sábados das 8 às 12h e das 13 às 17h. A carga horária será de 160 horas para cada curso.
Estão abertas as inscrições para curso de cabeleireiro
As inscrições para o curso de cabeleireiro do Senac podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social e nos Cras até o dia 28 deste mês. O curso, oferecido através do Pronatec, tem carga horária de 400 horas. O objetivo é qualificar o aluno em serviços de administração e gerenciamento de salões de beleza, técnicas e tendências de corte, penteados, escovas e químicas em geral.
As aulas serão desenvolvidas entre 12 de junho deste ano a 6 de março de 2014, todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 13h15 às 17h15, na sede do Senac. Podem se matricular pessoas a partir dos 18 anos, com ensino fundamental completo.
Guarapuava promove primeira competição de duathlon
 
Na tarde deste sábado (18), aconteceu o 1° Duathlon Guarapuavano, na pista de atletismo municipal. Os 44 atletas inscritos correram 2,5 km; pedalaram 15 km pela avenida Manoel Ribas e correram mais 2,5 km, retornando ao início da prova. Os participantes adultos foram divididos em speed (bicicleta de asfalto), mountain bike (bicicleta de trilha) e feminino livre (qualquer bicicleta). A competição teve ainda as categorias kids até 11 anos e junior de 12 a 15 anos, com um percurso mais leve.
Para o atleta Vinicius Pacheco Tyosk, 34 anos, o 1° Duathlon Guarapuavano foi importante para unir os atletas e proporcionar a descoberta de novos talentos. “A prefeitura, com pouco tempo, está fazendo um trabalho muito bacana, que é a valorização e incentivo de diversas modalidades no esporte”, observa.
O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes. “As provas de duathlon já acontecem em outras cidades do Brasil e Guarapuava não poderia ficar de fora em organizar uma prova dessas. O sucesso de hoje nos motiva para próximas edições”, reforça o coordenador do evento, Marcos Roberto de Albuquerque. “Com mais este evento esportivo, estamos incentivando os atletas que estão iniciando no esporte, um compromisso da atual administração”, disse o secretário de Esportes, Celso Góes.
Vencedores
Speed
1° - Vinicius Pacheco Tyosk, 34 anos
2° - Murilo Avanço, 25 anos
3° - Alexandre Aparecida, 29 anos
Mountain bike
1° - Rodrigo Neves, 26 anos
2° - Roberli Ramos, 38 anos
3° - Geriel Batista, 19 anos
Feminino livre
1° - Ana Scatolin, 44 anos

Agrária entregará 6.000 exemplares de Atlas Ambiental à Prefeitura de Guarapuava

 

Na próxima terça-feira (21), a Prefeitura de Guarapuava e a Agrária assinam um convênio que vai beneficiar os alunos da rede municipal de ensino. A cooperativa entregará 6.000 exemplares do Atlas Ambiental, uma compilação de informações e ilustrações de alta qualidade sobre o município.
A cerimônia será realizada às 10h30, no Paço Municipal, com a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, do presidente da Agrária, Jorge Karl, do representante regional da BASF, José Carlos Sandrini, e da secretária de Educação, Sandra Zannette. “Esse material contribuirá ainda mais com as atividades dos alunos em sala de aula, tanto pela qualidade quanto pela riqueza de informações”, afirma o prefeito.
O atlas foi produzido através de uma parceria entre a Cooperativa Agrária e a empresa Basf. São mais de cem páginas ilustradas com fotografias, imagens de satélite e infográficos, além de números e dados atuais. “Este trabalho que dá uma noção maior do ambiente no qual os alunos estão inseridos. É um material muito rico em imagens e informações e oferece uma leitura gostosa aos estudantes”, disse Jorge Karl.

Prorrogada data para inscrição dos candidatos a conselheiro tutelar

 
As inscrições para os candidatos a conselheiro tutelar, que terminariam na última quinta-feira (16), foram prorrogadas para o próximo dia 23. “O prazo foi ampliado para que os candidatos tenham mais tempo para providenciar os documentos necessários para a inscrição”, explica a presidente do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Carine Sude Fernandes.
 
A eleição acontecerá no dia 5 de julho, na Câmara de Vereadores de Guarapuava. Serão escolhidos cinco conselheiros e cinco suplentes através do voto indireto das entidades ou instituições, governamentais ou não, atuantes na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os interessados precisam ter no mínimo 21 anos, morar em Guarapuava há mais de três anos, experiência com crianças e adolescentes em pelo menos dois anos, ensino médio completo e não possuir registro de envolvimento em situação que atente contra a ética e os direitos humanos.
 
Os candidatos devem imprimir o requerimento no boletim oficial do município (http://www.guarapuava.pr.gov.br/boletins-oficiais/2013-2/) número 847, e levar apresentar na Secretaria Municipal de Assistência Social, junto com uma foto 3x4 recente, cópia da identidade, certidão de conclusão do ensino médio, título de eleitor e o comprovante de votação na última eleição ou certidão da Justiça Eleitoral, comprovante de residência de três anos e um atual e certidão negativa de feitos criminais expedida pela comarca de onde mora. Além disso, também deve levar a cópia da carteira de trabalho, certificado ou declaração assinada pelo representante legal da entidade ou órgão público em que atuou. Todas as cópias devem ser acompanhadas do documento original.
 
Após a inscrição, os candidatos participarão de uma capacitação realizada pelo Comdica entre os dias 13 a 15 de junho, no auditório do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava. “Neste curso será apresentado com funciona a organização do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), os direitos fundamentais das crianças e adolescentes, atribuições do Conselho Tutelar e suas relações com o Ministério Público”, esclarece Carine.
A Secretaria Municipal de Assistência
Social fica na rua Senador Pinheiro Machado, 1075, Alto da XV, e funciona das 8 às 11h e das 13 às 17h.

Saúde realiza campanha de conscientização sobre a hanseníase

 

Para lembrar o Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase (26 de maio) e informar a população sobre a prevenção e o diagnostico da doença, a Secretaria de Saúde de Guarapuava e o AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária) preparam uma semana educativa entre os dias 27 e 29 deste mês. Haverá orientação à comunidade e distribuição de material informativo, além da realização de exames. A ação acontecerá em todas as unidades básicas de saúde.
O objetivo da campanha é diagnosticar precocemente os casos de hanseníase. “Com o diagnostico rápido, a hanseníase ainda não está no estado de contagio e o paciente tem mais chances de não apresentar sequelas”, explica a coordenadora do programa municipal do controle da hanseníase, Elisa Midori Yamaguti Katayama. “Ações como essa são importantes para alertar a população que hanseníase deve receber atenção especial, tem cura e o tratamento é gratuito”, completa.
A hanseníase é uma doença bacteriana que ataca a pele e os nervos periféricos do corpo, principalmente braços, pernas e rosto, podendo atingir crianças e adultos. É transmitida através de gotículas de saliva, por meio da fala, tosse ou espirro, no contato prolongado com alguém que tenha a doença. Entretanto a bactéria que provoca a doença tem baixo poder de patogenicidade (contaminação).
O diagnóstico é feito através da avaliação da pele dos nervos periféricos. Caso seja detectada a suspeita de hanseníase, o paciente é encaminhado para o exame de baciloscopia de raspado intradérmico, que consiste num pequeno corte na pele dos lóbulos das orelhas e no local da lesão. Se este exame não der positivo, mas ainda houver a suspeita, será feita a biópsia (retirada de um pequeno fragmento da lesão).
Guarapuava hoje é referencia estadual no diagnóstico e tratamento de pessoas com hanseníase, atendendo 20 municípios da região. Em 2012, foram diagnosticados 25 novos casos da doença no município. Este ano, houve a detecção de sete, número que, segundo Elisa Katayama, é baixo, comparando-se com o mesmo período do ano passado.