Para lembrar o Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase (26 de maio) e informar a população sobre a prevenção e o diagnostico da doença, a Secretaria de Saúde de Guarapuava e o AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária) preparam uma semana educativa entre os dias 27 e 29 deste mês. Haverá orientação à comunidade e distribuição de material informativo, além da realização de exames. A ação acontecerá em todas as unidades básicas de saúde.
O objetivo da campanha é diagnosticar precocemente os casos de hanseníase. “Com o diagnostico rápido, a hanseníase ainda não está no estado de contagio e o paciente tem mais chances de não apresentar sequelas”, explica a coordenadora do programa municipal do controle da hanseníase, Elisa Midori Yamaguti Katayama. “Ações como essa são importantes para alertar a população que hanseníase deve receber atenção especial, tem cura e o tratamento é gratuito”, completa.
A hanseníase é uma doença bacteriana que ataca a pele e os nervos periféricos do corpo, principalmente braços, pernas e rosto, podendo atingir crianças e adultos. É transmitida através de gotículas de saliva, por meio da fala, tosse ou espirro, no contato prolongado com alguém que tenha a doença. Entretanto a bactéria que provoca a doença tem baixo poder de patogenicidade (contaminação).
O diagnóstico é feito através da avaliação da pele dos nervos periféricos. Caso seja detectada a suspeita de hanseníase, o paciente é encaminhado para o exame de baciloscopia de raspado intradérmico, que consiste num pequeno corte na pele dos lóbulos das orelhas e no local da lesão. Se este exame não der positivo, mas ainda houver a suspeita, será feita a biópsia (retirada de um pequeno fragmento da lesão).
Guarapuava hoje é referencia estadual no diagnóstico e tratamento de pessoas com hanseníase, atendendo 20 municípios da região. Em 2012, foram diagnosticados 25 novos casos da doença no município. Este ano, houve a detecção de sete, número que, segundo Elisa Katayama, é baixo, comparando-se com o mesmo período do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário