segunda-feira, 28 de março de 2011

Detran chega a 125 clínicas médicas credenciadas para exames de motoristas -



O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) credenciou nesta segunda-feira (28) mais três clínicas médicas para atendimento nas cidades de Colombo, Curitiba e Palotina. Ao todo já são 125 clínicas credenciadas no Estado, que realizam os exames de aptidão física e avaliação psicológica, necessários para primeira habilitação e renovação da carteira de motorista.

Em Curitiba são 24 estabelecimentos aptos a desempenhar os exames, e em Colombo esta é a segunda clínica credenciada na cidade. Ela terá dois médicos e três psicólogos. No município de Palotina este é o primeiro credenciamento realizado, e estão cadastrados para atendimento um médico e dois psicólogos.

Segundo o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, o credenciamento garante agilidade e estrutura mais adequada para receber o usuário. “Estas clínicas fazem análise mais criteriosa das condições dos candidatos e, assim, contribuem para melhorar a segurança no trânsito”.

REGIÃO CENTRO-SUL – Na próxima quarta-feira (30) será credenciada uma clínica na cidade de Mangueirinha, a primeira do município cadastrada para atender os usuários do Detran. A clínica possui dois profissionais (um médico e um psicólogo).

EXAMES - Na avaliação médica, o candidato à habilitação passa por verificação completa de suas condições de saúde, como avaliação cardiorrespiratória, neurológica e auditiva. O exame psicológico é feito em duas etapas, um coletivo, com aplicação de testes escritos, e uma entrevista individual com um psicólogo.

De acordo com o coordenador de Habilitação do Detran, Larson Orlando, a avaliação médica não realiza apenas um exame de vista. “É analisada a condição física e mental do condutor, como forma de garantir que aquele candidato está apto a dirigir nestes termos”.

O edital de credenciamento continua aberto para as clínicas que têm interesse em se cadastrar e oferecer os exames. Informações sobre o edital podem ser solicitadas à Comissão de Licitações do Detran-PR pelo email licitadetran@pr.gov.br ou pelo site www.detran.pr.gov.br.

Confira os endereço das clínicas:

Colombo - Direção Segura Perícia Médica e Psicológica

Endereço: Avenida Marginal Direita, 1736 - Santa Terezinha

Curitiba - Clínica Vitalidade Jardim Botânico Psicologia e Medicina

Endereço: Rua Luiz França, 231 - Cajuru

Mangueirinha - Psimed Clínica Médica e Psicológica

Endereço: Avenida Iguaçu, 427 - Centro

Palotina - Clínica do Trânsito Palotina

Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 547 - Por Do Sol

Governador participa do lançamento do recadastramento de eleitores de Curitiba



O governador Beto Richa participou nesta segunda-feira (28), no Fórum Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em Curitiba, do lançamento do recadastramento eleitoral que vai permitir a identificação dos eleitores da capital por meio de impressões digitais. Com 1.311.181 eleitores, Curitiba é a primeira entre as capitais do Sul e Sudeste do País a iniciar o recadastramento no sistema biométrico. A capital paranaense está entre as cidades que terão urnas biométricas na eleição de 2012.

Richa e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, foram os primeiros eleitores a fazer o recadastramento para identificação biométrica no TRE. O governador afirmou que a escolha de Curitiba para iniciar esse processo é motivo de orgulho para o povo paranaense. “Este é mais um avanço da Justiça Eleitoral paranaense e brasileira no processo de consolidação da democracia e nos coloca como modelo para o mundo todo”, afirmou Richa. “O Governo do Estado é um parceiro do TRE e está à disposição para colaborar nesse processo para atingir a meta de cadastrar todos os eleitores”, disse.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, disse que o novo sistema representa um avanço extraordinário, porque evita fraudes e equívocos, reduz as filas e acelera a apuração dos votos. Segundo ele, a tecnologia empregada pelo Brasil no processo eleitoral tem despertado a atenção de muitos países onde a democracia está consolidada há muito mais tempo. “Em matéria de democracia e de tecnologia eleitoral, o Brasil pode ser considerado um país de primeiro mundo”, afirmou o ministro.

Lewandowski disse que o sistema biométrico já foi usado nas eleições de 2010 em 60 municípios de 23 estados e que 1,2 milhão de eleitores no País estão cadastrados. A previsão do TSE é chegar a 10 milhões de cadastros para as eleições municipais de outubro de 2012 e até 2019 cadastrar todos os eleitores brasileiros, que, estima-se, serão 150 milhões. Hoje são 136 milhões de eleitores.

O presidente do TSE disse que o tribunal fez um convênio com o Ministério da Justiça, que está lançando o Registro de Identidade Civil (RIC), que é a nova Carteira de Identidade, com chip, que vai substituir todos os documentos dos brasileiros e que os eleitores com cadastro biométrico terão prioridade na emissão desse novo documento de identidade nacional.



RECADASTRAMENTO – Todo o eleitorado de Curitiba (e somente Curitiba) será recadastrado pelo sistema biométrico, que identifica o eleitor por meio das impressões digitais. O comparecimento é obrigatório. O eleitor que não comparecer terá o título de eleitor cancelado. O chamamento será feito conforme o mês de nascimento do eleitor, de acordo com o cronograma a seguir:

• Nascidos em janeiro serão atendidos em abril/2011;

• Nascidos em fevereiro e março serão atendidos em maio/2011;

• Nascidos em abril e maio serão atendidos em junho/2011;

• Nascidos em junho e julho serão atendidos em julho/2011;

• Nascidos em agosto serão atendidos em agosto/2011;

• Nascidos em setembro serão atendidos em setembro/2011;

• Nascidos em outubro serão atendidos em outubro/2011;

• Nascidos em novembro serão atendidos em novembro/2011;

• Nascidos em dezembro serão atendidos em dezembro/2011 até 20 de janeiro de 2012.

O atendimento ao eleitor funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. No ato da revisão o eleitor poderá regularizar possíveis pendências, alterar local de votação e fazer retificações, bem como receberá um novo título de eleitor.

REVISÃO ELEITORAL – As atividades de revisão eleitoral no Paraná integram a segunda etapa do recadastramento biométrico promovido pela Justiça Eleitoral – previsto na Resolução 23.335/2011 do TSE –, que busca habilitar para as eleições municipais de 2012 ainda mais eleitores para a votação com esta nova tecnologia.

Além dos 1.311.181 eleitores de Curitiba e de seis cidades de Pernambuco, a medida alcançará todo o eleitorado de Goiânia-GO (908.050 eleitores), dos estados de Alagoas (1.919.122 eleitores) e Sergipe (1.412.179 eleitores) e das cidades paulistas de Jundiaí (270.861 eleitores) e Itupeva (27.364 eleitores). A intenção da Justiça Eleitoral é recadastrar, em uma primeira fase desta segunda etapa, 6.127.452 eleitores dessas localidades.



Mais informações sobre a identificação biométrica do eleitor e o recadastramento eleitoral podem ser obtidas no site www.tse.jus/urnaeletronica.

Sindicato Rural entrega alimentos ao SOS‏



O Sindicato Rural de Guarapuava entrega nesta terça-feira, 29, às 14 horas, mais de 200 quilos de alimentos ao Serviço de Obras Sociais (SOS) Airton Haenish.

Os alimentos foram doados por produtores rurais em eventos realizados pelo Sindicato nos meses de fevereiro e março, através da Campanha Produtor Solidário.

Essa foi a quinta etapa da campanha, que iniciou em junho de 2010 e já arrecadou cobertores para o Hospital São Vicente de Paulo, fraldas para o Centro de Nutrição Renascer, brinquedos para crianças carentes e ainda alimentos, materiais de higiene e de limpeza para famílias atingidas pelas chuvas da região serrana do Rio de Janeiro.



Sobre o SOS

O SOS atua em Guarapuava há 46 anos recolhendo adultos com mais de 60 anos de idade comprovadamente desamparados, ou seja, sem parentes próximos.

Atualmente estão internados 43 idosos. O diretor presidente Leônidas Marcondes Ribas diz que o SOS não tem fins lucrativos e depende de doações da comunidade. “Toda doação é fundamental, porque sem ela a entidade não teria como atuar”, completa.

Visitas podem ser feitas às terças, quintas, sábados e domingos, das 14 às 17 horas.

Produtores participam de manifestação para aprovação do novo Código Florestal



Produtores rurais de Guarapuava e região participam na próxima terça-feira, dia 05 de abril, em Brasília, de uma manifestação pela aprovação do novo Código Florestal Brasileiro.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, é importante que todos participem dessa manifestação, porque o relatório do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) não atende aos interesses apenas do produtor rural ou do governo, mas sim de toda a sociedade. “A aprovação do substitutivo do atual Código Florestal é urgente, pois o Brasil não pode parar de produzir. Esse novo código vai permitir a produção de alimentos em harmonia com o meio ambiente”, ressalta.

Para a manifestação do dia 05, o Sindicato Rural de Guarapuava está organizando uma caravana de produtores rurais, com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). A saída do ônibus (leito) será às 6 horas de segunda-feira, dia 04, em frente ao Sindicato Rural (Rua Afonso Botelho, 58).

Em Brasília, produtores rurais de todo o Brasil se reunirão na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pela manhã e à tarde seguirão para o Congresso Nacional. O objetivo é cobrar dos parlamentares a votação do novo Código Florestal Brasileiro em caráter de urgência, já que o prazo final para a sua regulamentação termina em junho deste ano. O retorno para Guarapuava será no mesmo dia, no final da tarde.

Caso o código não seja votado, o decreto do governo federal será reeditado e 90% dos produtores rurais de todo o Brasil estarão com suas propriedades na ilegalidade. “Da maneira como está, o código está desatualizado e limita a produção rural”, observa Botelho.

Produtores rurais interessados em participar da manifestação em Brasília devem dirigir-se ao Sindicato Rural de Guarapuava ou Extensões de Base, em Candói ou Cantagalo. A viagem é gratuita, mas as vagas são limitadas.


Assessoria de Imprensa – Release 419 – 28.03.2011

Sindicato Rural de Guarapuava – (42) 3623-1115 - ACESSE o SITE www.srgpuava.com.br

Campanha de vacinação contra a gripe será realizada de 25 de abril a 13 de maio



A Secretaria de Estado da Saúde prepara a campanha de vacinação contra a influenza, que será realizada entre os dias 25 de abril e 13 de maio, sendo 30 de abril o dia de mobilização nacional. Serão imunizados idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde dos estabelecimentos que fazem atendimento direto à população, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e gestantes, o que representa 1,6 milhão de pessoas no Estado. A meta é vacinar 80% deste público.

A vacinação será em dose única, com exceção das crianças, que receberão duas doses da vacina. A primeira será aplicada durante a campanha e a segunda, após 30 dias. A imunização estará disponível em mais de 2,2 mil postos de vacinação nos 399 municípios.

Os outros grupos – como crianças de dois a cinco anos de idade, doentes crônicos, adultos saudáveis de 20 a 39 anos que receberam a dose da vacina contra a influenza H1N1 no ano passado – não precisarão se vacinar novamente porque já estão imunes, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Ele diz que não há justificativa técnica para imunizar toda a população. “O ano de 2010 foi diferente, pois vivíamos uma pandemia de gripe. Além disso, não foram observadas epidemias da doença no hemisfério norte que possam refletir no hemisfério sul neste inverno”, explicou.

A vacinação só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores. No entanto, a Secretaria da Saúde recomenda que as pessoas que estiverem com doenças agudas febris moderadas ou graves devem adiar a vacina até melhorar. O Ministério da Saúde (MS) também recomenda que seja respeitado o intervalo de 48 horas após a aplicação da vacina para coleta de sangue.

Sindicato Rural reúne lideranças políticas do setor

Cezar Silvestri e César Silvestri Filho já confirmaram presença



O Sindicato Rural de Guarapuava promove no dia 1° de abril, às 9 horas, no anfiteatro da entidade, um encontro entre lideranças políticas ligadas ao setor agropecuário e produtores rurais da região.

Estão confirmadas as presenças dos secretários Norberto Anacleto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Jonel Nazareno Iurk (Meio Ambiente), Cezar Silvestri (Desenvolvimento Urbano), deputado federal Luiz Carlos Setim e deputado estadual Cezar Silvestri Filho.

A reunião tem a pauta focada em assuntos relacionados ao agronegócio e visa apresentar aos produtores rurais os planos de ações voltados ao setor agropecuário. “Queremos aproximar a classe produtora rural desses representantes políticos, promovendo um debate sobre os assuntos que hoje são prioridades para a agricultura e pecuária”, comenta o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho.

Assessoria de Imprensa – Release 415 – 23/03/2011

Sindicato Rural de Guarapuava- (42) 3623-1115- ACESSE O SITE www.srgpuava.com.br

Unicentro recebe comitiva da Universidade de Rottenburg



A partir da próxima segunda (28), até 2 de abril, três integrantes da Universidade de Rottenburg (Alemanha) estarão em visita à Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), onde participarão de encontros técnicos. A viagem é financiada pelo programa Unibral (proposto pela Capes/MEC e pelo Daad, equivalente daquele país à Capes), que prevê financiamento para um dos mais importantes projetos internacionais da Unicentro, com a realização de ações conjuntas na área de Engenharia Florestal entre a instituição e a Universidade alemã.

A comitiva alemã é composta pelos professores Matthias Scheuber, vice-reitor da Universidade de Rottenburg, e Thorsten Beimgraben, coordenador da parte alemã do programa Unibral, e também pelo engenheiro Ulrich Schroeder Caldas, gerente técnico do Unibral (parte alemã).

Entre as atividades, previstas na agenda dos professores da Universidade de Rottenburg, estão visitas aos campi Santa Cruz e Cedeteg, em Guarapuava, e ao Campus de Irati; reuniões; palestras; entrevistas à imprensa; participação no Seminário Embrapa, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba; e, ainda na Capital, visita à Seti.

Em junho de 2009, o vice-reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, acompanhado dos professores Mario Inoue Takao e Afonso Figueiredo Filho (na época, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e diretor do Escritório de Relações Internacionais, respectivamente), representaram a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti/PR) em encontros técnicos no Estado de Baden-Wüttemberg, em especial na Universidade de Rottenburg.

Antes, em março de 2009, o professor Thorsten Beimgraben esteve na Unicentro, onde ministrou uma aula especial aos alunos do Mestrado em Ciências Florestais da Universidade, em Irati.

Mulheres se organizam para combater cantadas de rua



Uma das iniciativas partiu da britânica Vicky Simister, que fundou o Anti-Street Harassment UK (“Grã-Bretanha contra o assédio nas ruas”) depois de ter sido perseguida nas ruas de Londres por um grupo de homens que se insinuou sexualmente para ela.

O grupo internacional Hollaback! está estimulando as vítimas das cantadas indesejadas em todo o mundo a relatar suas histórias online e identificar os locais onde elas ocorreram. Algumas até postam fotos dos homens “inconvenientes”.

“As mulheres são aconselhadas a ignorar (as insinuações), e não costumamos falar a respeito. Em consequência, esses homens continuam a fazer isso e a cada vez mais passar dos limites”, disse Simister à repórter Brigitt Hauck, da BBC News.

As ativistas alegam que é difícil distinguir quais homens se limitarão aos assobios dos que de fato podem ir além das cantadas e evoluir para a violência sexual. E que, ao mesmo tempo em que muito foi feito para coibir o assédio sexual no ambiente de trabalho, há poucas formas de proteger as mulheres nas ruas.

“Isso deriva de uma cultura de gênero baseada na violência”, alega Emily May, a fundadora do Hollaback!. “Para mudá-la, é preciso que as pessoas reajam e digam que o assédio nas ruas não é legal, porque a maioria das pessoas não quer que ele ocorra.”

Comportamento
Para a socióloga Kathrin Zippel, professora associada da Universidade Northeastern (EUA) e pesquisadora do tema, as cantadas nas ruas são vistas, em geral, como um comportamento natural dos homens.

Estes, por sua vez, usam as cantadas para atestar sua masculinidade e se “provar” perante seus amigos. “Muitas vezes isso não diz respeito às mulheres, e sim a uma dinâmica entre homens”, ela afirma.

Alguns países promoveram iniciativas para tentar combater as insinuações inconvenientes. Nos EUA, alguns campi universitários foram equipados com mais postes de iluminação e telefones de emergência, para as mulheres que caminham durante a noite.

Índia e Japão destacaram vagões de metrô para serem ocupados apenas por mulheres. Mas críticos dizem que a medida tem efeitos temporários e insuficientes.

“Acho que essa segregação pública é problemática”, diz Zippel. “No curto prazo, pode ser uma boa solução, mas as mulheres que acabarem entrando nos vagões mistos – onde haverá menos delas – acabarão sofrendo ainda mais assédio.”

Holly Kearl, fundadora do site Stopstreetharassment.com (“Chega de assédio nas ruas”), sugere que organizações obtenham dados sobre as ocorrências para, então, pensar como agir. Ela pede a adesão dos homens que também se opõem às cantadas nas ruas.

“Precisamos da adesão dos homens. Na nossa sociedade é muito fácil que as mulheres sejam vistas como objetos, então é importante que eles se lembrem de que cada mulher assediada é mãe, irmã ou filha de algum deles, é alguém que merece respeito”, diz Kearl.

Briga termina em morte



Uma discussão em um bar na comunidade do Paiquerê, interior de Nova Laranjeiras terminou em morte neste final de semana.

O fato ocorreu na noite de sábado (26/03), por volta das 19h30, quando a vítima Vanderlei Guimarães de Lima, 28 anos estava com alguns amigos no bar e discutiu com Ivo Furquim da Rosa.

Em seguida, ele deixou o comércio para ir embora. Ao sair, foi perseguido pelo seu desafeto, que estava armada com uma faca e agrediu Vanderlei com um golpe na altura da panturrilha.

A vítima foi socorrido por populares e levado ao hospital Municipal de Nova Laranjeiras, porem não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo de chegar no hospital.
O irmão que presenciou o crime confirmou alguns dados para a PM.

Ele disse ainda que Ivo, sai correndo atrás de seu irmão com uma faca, sendo que vitima tropeçou e caiu, quando o acusado aproveitou-se e atingiu Vanderlei com um golpe de faca, em seguida evadiu-se.

A PM acionou a Policia Civil e IML em seguida realizou patrulhamentos na região na tentativa de localiza o criminoso, porém sem êxito.

Governador participa do lançamento de novo modelo de ônibus, em Curitiba



O governador Beto Richa e prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, participaram, na tarde deste domingo (27), da festa em comemoração aos 318 anos da capital paranaense. O governador e a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, cortaram o bolo gigante e distribuíram fatias à população, junto com o prefeito e Marry Ducci, presidente da Fundação de Ação Social.

A festa reuniu cerca de 45 mil pessoas no Parque Barigüi e foi marcada pelo lançamento do Ligeirão, o maior biarticulado do mundo. Os ônibus, movidos a óleo à base de soja e com 28 metros de comprimento, farão as linhas Pinheirinho - Carlos Gomes, na Linha Verde, e Ligeirão Boqueirão, na Marechal Floriano.

“Os curitibanos são os verdadeiros responsáveis por fazer de Curitiba uma cidade modelo no mundo”, afirmou Richa, que teve recepção calorosa da multidão. “Os curitibanos sempre nos recebem com carinho, demonstrando respeito e a amizade que existe entre a população e os gestores da cidade”, declarou Fernanda Richa.

Durante todo o dia, diversas atividades culturais, educativas, recreativas e esportivas divertiram quem foi ao Parque Barigüi. Houve apresentação da Banda Lyra e a bateria da escola de samba Mocidade Azul, campeã do carnaval de Curitiba. Para as crianças a diversão ficou por conta de jogos gigantes, cama elástica, oficinas e brinquedos infláveis.

LIGEIRÃO - O governador Beto Richa afirmou que Curitiba mais uma vez sai na frente, desta vez, com o Ligeirão azul. Os nove coletivos entram em operação nesta semana, segundo divulgado pela prefeitura, e, juntos, transportarão cerca de 50 mil passageiros por dia. Ainda neste semestre, Curitiba terá um total de 24 ônibus deste modelo, com 28 metros de comprimento. A capacidade do ônibus azul é de 250 passageiros.

O projeto, tecnicamente conhecido como B 100 (100% Biocombustível), foi implantado em caráter experimental em agosto de 2009, com seis ônibus da Linha Verde, o que significou uma redução de 50% de emissão de fumaça.

SOLIDARIEDADE - Fernanda Richa, afirmou que a população curitibana mostrou ser solidária, pela ajuda prestada às vítimas das enchentes que devastaram o litoral. Ela fez um apelo para que as doações não parem. “Neste momento, os materiais de limpeza são de extrema necessidade”.

Fernanda é responsável pela coordenação da Campanha de Solidariedade, que conta com 360 postos de arrecadação em todo o Estado: 176 parceiros do Provopar, 30 secretarias e órgãos públicos estaduais, 96 quartéis do Corpo de Bombeiros, 57 quartéis dos bombeiros comunitários, além do barracão do Provopar-Defesa Civil (Rua Sergipe, 1.712, Vila Guaíra, em Curitiba).