sábado, 16 de agosto de 2014

PREFEITURA DE GUARAPUAVA E PARCEIROS PROMOVEM O 10º ENCONTRO REGIONAL DE PRODUTORES DE LEITE

Encontro Regional de Produtores de Leite
A prefeitura de Guarapuava em parceria com a SEAB/PR (Secretaria de Estado da Agricultura), Emater, Sindicato Rural e Coamig (Cooperativa Agropecuária Mista de Guarapuava) reuniu mais de 200 produtores de leite da região neste sábado (16), na sede do Sindicato Rural no 10º Encontro Regional dos Produtores de Leite.
“O principal objetivo deste encontro é proporcionar ao produtor de leite uma troca de experiências para que possam aplicar o conhecimento adquirido em suas propriedades”, explica o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, ao lembrar que, neste encontro, os produtores também têm acesso às novas tecnologias para a ordenha do leite. “As novas tecnologias permitem que os produtores direcionem suas atenções para atividades mais rentáveis, como gerenciamento, manejo sanitário e nutricional do rebanho, entre outras”.

Os participantes do 10º Encontro Regional dos Produtores de Leite também assistiram as palestras “Negócio do Leite – Os segredos de um agricultor de sucesso”, com Sidnei Aparecido Baroni, do Instituto Emater,  e “Silagem, pré-secados e fenação”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Dr. João Ricardo Alves Pereira. Em seguida os produtores visitaram a 39ª Expogua onde acompanharam o torneio leiteiro, julgamento da bezerra, leilão de animais e conheceram o pavilhão do leite e a Feira de Sabores no Parque de Exposições Lacerda Werneck.

8ª EDIÇÃO DO ESPECIALIDADES NOS BAIRROS ATENDE MORADORES DO JARDIM DAS AMÉRICAS E PAZ E BEM

DSC_0060
“A prefeitura está mostrando que se preocupa com a população. Cheguei a pensar que ficaria mais tempo na fila de espera, porém com o mutirão estou saindo com encaminhamento para exames. Fui muito bem atendido”. Essa foi a avaliação do pedreiro Clodoaldo Paiva, 46 anos, que há anos precisava de uma consulta com um ortopedista. Ele e outras centenas de pessoas foram atendidas, na manhã desta sexta-feira (15), na 8ª edição do Especialidades nos Bairros, que aconteceu na UBS Jardim das Américas. O prefeito Cesar Silvestri Filho acompanhou a ação. “É muito gratificante ver o esforço da equipe da Secretaria de Saúde e do Cisgap que estão aqui desde às 6h trabalhando para melhorar a qualidade da saúde no nosso município, além de prestar o melhor atendimento para a população”, afirma.

O mutirão atendeu mais de mil moradores do Jardim das Américas e do Paz e Bem, alcançado mais uma vez o objetivo de equilibrar a lista de espera para consultas em 20 especialidades, influenciando positivamente no fluxo de consultas especializadas e exames na rede pública municipal. De acordo com a diretora executiva do Cisgap e coordenadora do Especialidades nos Bairros, Marcia Andreia de Brito, no total, o mutirão já atendeu aproximadamente cinco mil pessoas no Morro Alto, Vila Bela, Xarquinho e nos distritos da Palmeirinha, Guará, Guairacá e Entre Rios.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PROMOVE 2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO PROFESSORA EVELIN ELIZABETH DEFLON SIQUEIRA

jantar dia do professor (29)
Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria de Educação e Cultura promovem o Prêmio Professora Evelin Elizabeth Deflon Siqueira. O objetivo é identificar ações e projetos pedagógicos desenvolvidos e aplicados por professores e educadores na rede municipal de ensino e socializar essas práticas como referência docente. Dia 20 de agosto é o prazo final para as inscrições, mas os projetos podem ser entregues até 02 de setembro.
As categorias são Professores do Ensino Fundamental e Educadores Infantis. “Valorizar os professores e educadores é dar visibilidade a práticas pedagógicas de sucesso que podem ser difundidas e contribuírem para a melhoria do Ensino Fundamental nos anos iniciais”, avalia a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy. “Além disso, visa resgatar e valorizar o papel do docente como agente formador das novas gerações e divulgar as experiências pedagógicas de sucesso”, acrescenta. Os trabalhos devem ter sido desenvolvidos ou estar em desenvolvimento em sala de aula neste ano letivo por um prazo mínimo de cinco dias. Os resultados dos projetos serão encaminhados à Comissão de Avaliação, que terá a parceria da Faculdade Guairacá.

Prova dessa força transformadora do papel do professor é a trajetória profissional da própria homenageada. A professora Evelin Elizabeth Deflon Siqueira destacou-se na educação pública em Guarapuava, atuando de forma exemplar por vários anos. Iniciou no magistério em 1967 como alfabetizadora, enfrentando todos os desafios educacionais e exigências da época. Também atuou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Professora Silvanira Acyoli Lins Penha, aposentando-se após dedicar mais de 40 anos à educação.

REITOR DA UNICENTRO PROJETA O NOME DE GUARAPUAVA NA ABRUEM


ALDO BONA (assessoria unicentro)
A Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) possui nova diretoria desde a última quarta-feira (13). A solenidade foi realizada na Associação Médica de Brasília, sendo empossados Adélia Prado, reitora da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus, Bahia), e Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), respectivamente, presidente e vice-presidente para o biênio 2014-2016.
O reitor da UEPE (Universidade Estadual de Pernambuco) e presidente da Abruem entre 2012 e 2014, Carlos Fernando de Araújo Callado, afirmou que a associação é uma entidade respeitada e consolidada devido ao trabalho sequencial desenvolvido pelas últimas gestões. O trabalho das gestões anteriores também foi enaltecido pela presidente empossada. Segundo Adélia, o ponto forte do trabalho, que teve início em 2008 sem interrupção até aqui, foi o da identificação e da construção de uma agenda coletiva das universidades associadas. O pronunciamento dela também foi marcado pela enumeração de desafios e compromissos da gestão que tem início.

O vice­-presidente empossado reforçou que o trabalho à frente da Abruem trará benefícios para todas as 45 universidades associadas. Também destacou que terá um significado especial para a Unicentro. “A nossa universidade ganha na medida em que ganha também maior visibilidade e trânsito junto aos órgãos do governo federal”, explica Aldo Bona.