sexta-feira, 29 de março de 2013

Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres inaugura sede

 
“Guarapuava vive hoje a concretização de um sonho”. Com essas palavras a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, inaugurou a sede da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), com a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, secretários municipais, autoridades, representantes de entidades e convidados.
“A criação da nossa secretaria, que hoje inaugura seu espaço físico, é uma ação séria de trabalhos voltados para a redução da violência contra a mulher e a busca de recursos para que as políticas femininas realmente aconteçam em nosso município. Já estamos, juntamente com a Secretaria de Planejamento e o Governo Federal, criando projetos que irão beneficiar e melhorar a qualidade de vida das nossas mulheres”, afirma Eva.
Segundo Cesar Filho, a Secretaria da Mulher terá o auxilio das outras secretarias municipais, para que, em conjunto, proporcionem atendimento digno. “A Secretaria da Mulher é uma secretaria de articulação e tem como missão organizar, estimular e fazer com que todas as secretarias trabalhem em conjunto, criando um arco de proteção, valorização e ações de emancipação para as mulheres de Guarapuava”, enfatiza Cesar Filho, homenageando a vice-prefeita com flores. “A Eva é uma grande mulher, determinada, competente e que lutará de corpo e alma pelos direitos das mulheres”.
Uma equipe de profissionais qualificados irá atender e prestar auxílio às guarapuavanas para combater a violência doméstica, proporcionar a qualificação a mão de obra e prestar assistência jurídica, social e psicológica. “Nós temos muito trabalho pela frente, mas, juntos, iremos lutar e divulgar os direitos das mulheres”, explica Eva Schran, que também foi homenageada pelo Movimento de Mulheres da Primavera.
A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres está localizada na rua Pedro Alves, nº 207, próximo ao Paço Municipal. O telefone é (42) 3622-1342.

 
 

“Um dia de agradecimento!”


 

Depois  de dez dias estou de volta para a vida normal.  Apesar dos hematomas, das dores, costelas e pé quebrados, estou extremamente feliz  e só tenho que agradecer a Deus pela vida!
Eu, assim como muitas pessoas fui vitima da imprudência no trânsito.  Um dia de rotina como outro qualquer, depois de ter deixado a minha neta na escola há poucas quadras da minha casa, fui surpreendida por um carro que não respeitou a preferencial, vindo a me bater violentamente.  Isso eu realmente não esperava!  Meu carro desgovernado veio a colidir com um muro e eu levei uma pancada violenta. Naquele instante só pedi a Deus que não me deixasse morrer!  Só lembro que sentia muita dor no lado esquerdo da face, nas costelas e no pé esquerdo.  Eu chorava muito, e eu, só lembrava de dizer: “meu Deus! Meu Deus! O que foi isso? “ Eu na verdade não tinha noção do que tinha acontecido.  Mas de uma coisa sim eu tinha absoluta certeza. “Deus me deu um livramento”. Eu sobrevivi.  Minha missão aqui nessa terra não tinha acabado.  Com muito esforço, consegui sair de dentro do carro. Queria saber quem tinha feito àquilo comigo.  Um senhor veio ao meu encontro,  pálido pedia perdão e dizia:” Eu to errado”!  No meu desespero da dor que estava sentindo, abracei-o e falei: “Por que você fez isso? Quase que você me tira a vida pela sua imprudência... Ele em momento algum me abandonou. Assumiu o erro,  chamou o socorro, depois ligou para a minha família.

Mais uma vez percebi que a mão de Deus estava sobre ele e além de ter assumido o erro, prestou socorro. 

Hoje completam dez  dias e já estou me recuperando.  Voltei a escrever!  Ver as novidades do Facebook  e das redes sociais. Estava com saudades!   Espero que muito em breve possa estar andando e participando dos acontecimentos dessa cidade e levando até vocês as noticias através do meu blog.  

Agradecimento: “Quero agradecer  primeiramente a Deus, pela minha vida,

e a  todos pelo carinho.  Enfermeiras, médicos , parentes, amigos e a todos que me ligaram, me mandaram mensagens  e  me visitaram.  Muito obrigado!

Agradeço a Deus todos os dias por ter te colocado em minha vida pessoas maravilhosas!

"Deem graças ao Senhor, clamem pelo seu nome, divulguem entre as nações o que ele tem feito. (1 Crônicas 16:8)

Uma feliz Pascoa e que Deus abençoe a todos!

Um abraço!

Sandra Prado  

Visitantes da Toca do Coelho ganham foto de recordação

 
Os  irmãos Maria Fernanda, 5 anos, e João Miguel, 9, aproveitaram a noite desta segunda-feira (25) para fazer um passeio especial. Eles visitaram a Toca do Coelho e levaram para casa uma foto de recordação. “Excelente ideia da Prefeitura de Guarapuava de entregar uma foto das crianças conversando com o coelho e a coelha de Páscoa. Está aprovado”, disse a mãe Mariele Hopco.
 
A iniciativa foi aprovada pela Mariele e dezenas de outros pais que trouxeram os filhos para conhecer a Toca do Coelho, montada na Casa do Imigrante, próximo ao Parque das Crianças. Música, iluminação especial, personagens encantados e ovos iluminados são apenas alguns dos atrativos para encantar os olhos dos visitantes. Também são distribuídos ovinhos e muitos abraços por um casal de animados coelhos.
 
As famílias podem aproveitar ainda os brinquedos infláveis e a praça de alimentação. A Toca do Coelho estará aberta até o próximo dia 30, das 19 às 23h, exceto no dia 29, quando acontece a apresentação da Paixão de Cristo, na Praça da Fé.

Secretaria de Habitação e Urbanismo faz readequação predial em Guarapuava


 
A Secretaria de Habitação e Urbanismo de Guarapuava está readequando a numeração predial para solucionar problemas de repetição em residências e estabelecimentos comerciais. A primeira etapa do diagnóstico deve ser concluída até o final do ano. A cidade possui, hoje, cerca de 5,5 mil residências numeradas e aproximadamente 80 ruas.
O conflito de números é resultado, entre outros fatores, da expansão da cidade, dos prolongamentos das vias, com a instalação de novos loteamentos, e das mudanças de denominação de algumas ruas. A situação prejudica, principalmente, as entregas de correspondências e encomendas em domicílio, que cresceu muito nos últimos anos devido à facilidade das compras pela Internet.
Segundo o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, ressaltou que já foram feitas alterações em toda a rua XV de Novembro e na avenida Aragão de Mattos Leão Filho, antiga avenida Cascavel.“Nosso trabalho, que tem o apoio dos Correios e do Ministério Público, vai melhorar significativamente o sistema de entregas da cidade”.
Os moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais estão recebendo, previamente, um aviso sobre as alterações. Depois de todas as mudanças, os Correios, a Força e Luz e a Sanepar terão acesso à lista reformulada da numeração predial de Guarapuava. “Os benefícios serão maiores que os transtornos iniciais. Ninguém será prejudicado”, reforça o secretário.

Com 92 participantes, corrida fecha programação do Mês da Mulher

 
Mesmo com o tempo instável, homens e mulheres percorreram 6 km pelas principais ruas de Guarapuava, durante a Corrida da Mulher, realizada na manhã deste domingo (24). O evento teve 92 participantes, sendo 29 mulheres. A vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, estava animada com o resultado da primeira edição. “Guarapuava estava carente de eventos esportivos, mas a nossa Secretaria de Esportes está conseguindo organizar diversos eventos e será assim o ano inteiro”.
 
Entre os homens, a diferença de tempo entre primeiro e segundo lugar foi mínima. Giuliano de Oliveira, 32 anos, de Prudentópolis, fechou o percurso em 19’04”; e Alessandro Mariano, guarapuavano de 17 anos, em 19’05”.Tatiane Raquel da Silva liderou no feminino, finalizando a corrida em 21’40”.
 
Mulheres e homens fizeram a primeira edição da Corrida da Mulher ser um sucesso. Os participantes mais idosos - Egon Schallenberger (60 anos), Ênio Nodari (69) e José Maria de Carvalho (75) - estavam animados com mais um desafio vencido. “Corro todos os dias 10 km há cinco anos. Faz muito bem”, afirma seu Egon.
 
A corrida teve premiação em dinheiro para os três primeiros colocados das duas categorias e medalhas os quinze primeiros, também nas duas categorias. O secretário de Esportes, Celso Góes, agradeceu aos apoiadores, Gianny Maria e World Tennis, além do Corpo de Bombeiros, 26ª GAC, Sanepar, Guaratran e Secretaria de Saúde.
Assessoria de Imprensa PMG

Secretaria de Saúde elimina focos do mosquito da dengue

 
Agentes do Departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava encontraram e eliminaram larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Os casos ocorreram no bairro Xarquinho, próximo à saída para Pitanga, e na Vila Carli, próximo à BR-277. “O Aedes foi encontrado, por isso queremos reforçar para a população não deixar água limpa e parada em nenhum local”, alerta o chefe do departamento, Fernando Pedrotti.
A Secretaria Municipal de Saúde tem 25 agentes que fazem vistorias pela cidade. Todos os dias, eles visitam pontos com maiores riscos de proliferação do mosquito, como terrenos baldios, ferros velhos, borracharias e cemitérios, nos quais, geralmente, há objetos que acumulam água, propiciando que o mosquito deposite os ovos.
“De nada adiantam as vistorias e as ações se a população não cuidar do local onde mora ou trabalha”, ressalta Pedrotti. Por isso a prevenção e o combate são a melhor forma de evitar a dengue. Os moradores não devem deixar água parada em latas, embalagens, copos, pneus, vasos de plantas, caixas d´água, tambores, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, calhas, lajes, carcaças de carros velhos, bebedouro para animais, tampinhas de garrafas pet, bromélias, piscinas sem uso, entre outros.
Após encontrarem um foco do mosquito, os agentes realizam a Pesquisa Vetorial Especial, uma varredura num raio de 300 metros ao redor do local. Não há nenhum registro de pessoas contaminadas pela dengue na cidade. Para alertar ainda mais sobre o problema, a Secretaria de Saúde promove palestras nas escolas, distribuindo material educativo. Também está sendo organizada uma campanha de conscientização.
A população pode denunciar ou receber orientações no Setor de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde ou pelo telefone (42) 3621-3745.

Cesar Filho visita Jardim das Américas e Parque das Araucárias

 
A manhã desta sexta-feira (22) começou com mutirão de limpeza e conservação no Jardim das Américas. O prefeito Cesar Silvestri Filho esteve no bairro, visitou a Escola Municipal Dionísio Kloster Sampaio e conversou com moradores. Depois seguiu para o Parque das Araucárias, onde a Secretaria de Meio Ambiente desenvolvia atividades para comemorar o Dia Mundial da Água.
 
O mutirão envolve várias ações, como já aconteceu na Palmeirinha. Poda de árvores, roçada, varrição das ruas, tapa-buracos e desobstrução das galerias pluviais são alguns exemplos. Na escola do bairro, o prefeito foi recebido pela diretora Glaucia Ribas Kramer e pela secretaria de Educação, Sandra Zannette. “Trabalho aqui desde 2005 e é a primeira vez que recebemos a visita de um prefeito e acompanhado de secretários, todos mostrando interesse em melhorar Guarapuava”,opina a diretora.
 
Cesar Filho conversou com alunos, ouviu pedidos, comprometeu-se em fazer melhorias e andou pelo bairro, acompanhado do secretário de Habitação, Flávio Alexandre, e o presidente da Surg, Fernando Damiani. Na rua Céu Azul, disse a dona de casa Cristina Rosa, que o local ficará bem melhor. Também conheceu os terrenos nos quais será construído uma escola e uma praça. “Vai ficar bom”, destaca, muito animada, dona Terezinha Cardoso Dias, 66 anos.
 
Parque das Araucárias
No Parque das Araucárias, estudantes participavam da programação do Dia da Água, que incluía palestra e visita aos diversos atrativos. Cesar Filho esteve em todas as bases, onde técnicos e profissionais do Meio Ambiente explicavam diversos temas. Após o almoço, o prefeito fez a trilha, seguindo para o viveiro, museu e estufa, verificando quais as melhorias necessárias para que o local fique ainda melhor.

Manhã dedicada às mulheres

 
Coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, com a parceria das secretarias de Saúde, Esportes e Assistência Social, além da Procuradoria Geral do Município e Procon, o Ação Mulher aconteceu neste sábado. O evento especial para as guarapuavanas, transferido para este sábado (23) devido à chuva. Apesar do imprevisto, a programação continua a mesma, contando com várias atividades e serviços no Calçadão da XV, em frente à Praça 9 de Dezembro, das 9 às 12h.
A Secretaria de Saúde fará a triagem para testes rápidos de HIV e disponibilizará vacinas contra a Hepatite B. Outro objetivo dos profissionais da saúde é orientar sobre a mamografia. Além disso, será entregue material educativo e feito o agendamento de exames preventivos de câncer de colo de útero. Em parceria com a Saúde, a Secretaria de Assistência Social ofertará cortes de cabelo e massagem para as mulheres que agendarem o preventivo.
Quem estive presente pode tirar dúvidas sobre diversos programas desenvolvidos pela Assistência Social, como o Peti (que busca tirar crianças e adolescentes do trabalho considerado perigoso para a saúde e a segurança), o ProJovem (complementa a proteção social da família e foca na permanência do jovem na escola) e sobre o Bolsa Família.
Em outro espaço, a Procuradoria Geral do Município informa sobre Licença Gestante Estendida e convidados abordarão outros temas. Representantes da OAB, falarão sobre assuntos jurídicos em geral; a professora Patrícia Melhem, da Faculdade Campo Real, e o delegado Italo Biancardi Neto, sobre o combate à violência contra mulher e a Lei Maria da Penha. No mesmo local, também haverá atendentes do Procon.
A Secretaria de Esportes fez com que a manhã ficasse ainda mais alegre com apresentação de capoeira, street dance e ginástica rítmica. Além disso, o professor Telmo Conceição Passos divertirá a mulherada com aulas de ginástica. O Ação Mulher também teve a participação especial da Banda Municipal de Guarapuava.
 

Prefeito recepciona empresários catarinenses nos 10 anos da Kuka Maluka

 
Um grupo de empresários do Grupo Marisol, que tem sede em Jaraguá do Sul (SC), esteve em Guarapuava para formalizar uma importante parceria. Na noite desta quinta-feira, a loja Kuka Maluka, da empresária Mari Claudia Seguro, passou a fazer parte do One Store e comemorou em grande estilo. O prefeito Cesar Silvestri Filho prestigiou o evento.
“A Mari Claudia nos orgulha, por ser uma pessoa jovem, corajosa e empreendedora que, mesmo com as dificuldades do setor, acredita na cidade e contribui com seu crescimento”,disse o Cesar Filho, após cumprimentar o prefeito de Turvo, Marcos Seguro, irmão da empresária.
 
Com o empreendedorismo adquirido em casa com os pais, Mari Claudia, nos 10 anos da Kuka Maluka, inaugura uma nova fase com a Kuka Maluka One Store. O sucesso nos negócios, também com Plug e a Babysol One Store, a empresária dedica a Deus, aos pais, amigos, colaboradores, ao companheiro e às filhas. “Agradeço a todos que fazem parte desta história e contribuíram de alguma forma para que chegasse esse momento, disse Mari Claudia, que, com as três lojas, gera 35 empregos diretos.
 
Segundo o diretor executivo da Marisol, Roberto Kleiber, a parceria com Guarapuava está cada vez mais forte. “A Kuka Maluka entra para um seleto grupo de 150 lojas no Brasil e, com isso, terá uma gama de serviços, como consultoria e treinamentos”, afirma, anunciando um novo empreendimento na cidade. “A partir de agosto, a Mari Claudia terá a licença para a franquia da Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre”.
O evento na Kuka Maluka One Store finalizou com coquetel e desfile de moda. Os pequenos clientes mostraram os mais diversos modelos da loja, para encanto dos pais e convidados.