segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Frente fria provoca ventos de até 115 km/h

 

Chuva começou por volta das 16h desta segunda-feira, em Guarapuava.
Corpo de Bombeiros registrou mais de 20 destelhamentos na cidade.



Do G1 PR, em Guarapuava

Em Guarapuava, ventos chegaram a 77km/h na tarde desta segunda-feira (21). (Foto: Catiana Calixto/G1 PR)Em Guarapuava, ventos chegaram a 77km/h na tarde desta segunda-feira (21). (Foto: Catiana Calixto/G1 PR)
Chuvas intensas marcam a primeira semana do horário de verão em todo o Paraná. A frente fria que avança pelo sul do Brasil nesta segunda-feira (21) provoca temporais com ventos fortes e granizo em cidades da região central do estado. Em Guarapuava, a chuva começou a cair por volta das 16h e os ventos chegaram a 77 km/h. No distrito de Entre Rios, a 18 quilômetros do perímetro urbano de Guarapuava, os ventos atingiram 115 km/h, segundo o Instituto Meteorológico Simepar.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Guarapuava, até as 17h20, mais de 20 destelhamentos foram atendidos pela equipe na cidade, mas afirmam que os números podem aumentar. De acordo com os bombeiros, a maioria dos destelhamentos ocorreram nos bairros Xarquinho e Morro Alto.
No município de Laranjeiras do Sul, também na região central, a equipe do Corpo de Bombeiros afirmou que houve destelhamentos de casas e duas torres de comunicação cairam, uma delas caiu sobre parte do telhado de uma residência, mas ninguém se feriu.
Pedras de gelo que cairam em Irati, no Paraná, tinham o tamanho de ovos de galinha. (Foto: Danile Maira / Vc no G1)Pedras de gelo que cairam em Irati, no Paraná, tinham o
tamanho de ovos de galinha. (Foto: Danile Miara / Vc no G1)
Também foram registrados destelhamentos no município de Pinhão, a 53 quilômetros de Guarapuava. Em Irati, também na região central, a chuva começou a cair por volta das 17h e a queda de granizo na cidade também já foi confirmada.
A internauta e moradora da cidade contou ao G1 que as pedras de gelo do tamanho de ovos de galinha prejudicou a lataria de vários carros, inclusive o dela. "Eu precisei deixar o carro na rua, as pedras eram tão grandes que amassaram todo o capô", afirmou. Segundo ela, a chuva durou cerca de cinco minutos na cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, as equipes estão nas ruas para verificar os estragos.
Até o fechamento da reportagem, não houve vítimas em nenhuma das cidades da região central do Paraná.
  • A forte chuva também já atingiu o oeste e sudoeste do estado na tarde desta segunda-feira. Nas outras regiões também deve chover isoladamente nos períodos de maior aquecimento, de acordo com o Simepar.
Previsão para o estado
Segundo a Somar Meteorologia, a semana será marcada por chuvas intensas em todo o estado. Mesmo com tempo instável, as temperaturas máximas podem passar dos 30ºC em várias regiões do interior. Em Londrina, na região norte, a máxima deve chegar aos 35ºC na quinta-feira (24). Já em Palmas, na região sul, as temperaturas mais elevadas devem oscilar entre 24ºC e 25ºC.

Guarapuava e Poker renovam parceria para disputa na Liga Nacional em 2014

 
Guarapuava e a empresa Poker renovaram a parceria para a disputa novamente na Liga Nacional de Futsal. O CAD (Clube Atlético Deportivo) estreou na competição este ano, chegando à segunda fase, resultado considerado positivo pela diretoria, e com uma das melhores médias de público. Agora, com mais tempo para a preparação, a equipe aposta em um desempenho ainda melhor. A Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria de Esportes tiveram papel decisivo para a definição da parceria e a renovação. “O incentivo ao esporte é um dos principais objetivos da atual administração municipal. Queremos garantir a participação de Guarapuava em eventos estaduais, nacionais e, até mesmo, internacionais, valorizando todas as modalidades”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.

A Poker, empresa gaúcha de materiais esportivos com a atuação em todo Brasil, é a detentora da franquia na Liga Nacional e optou por renovar mais uma vez com o CAD devido a diversos fatores. “Guarapuava é uma cidade que tem uma relação intensa com o futsal, além de o clube contar com uma equipe administrativa séria e boa estrutura física. Por tudo que conversamos até chegar a esta decisão, acreditamos que pode ser um ótimo campeonato para o Poker/Guarapuava”, ressalta um dos diretores da empresa, Rogério Cauduro.

Para um dos diretores do CAD, José Liberato, o acerto com antecedência possibilitará que o time se estruture para brigar não apenas na Liga Nacional, mas também no Campeonato Paranaense. “A experiência que tivemos em 2013, com o apoio da prefeitura, da torcida e da Poker, nos ajudará a chegar ao resultado esperado no ano que vem”, projeta. Nos planos dos diretores está a ampliação e o fortalecimento do grupo de jogadores para avançar ainda mais na elite do futebol brasileiro.
 

Semana de Arte-Educação antecipa Virada Cultural

 
semana-cultural-ana
No próximo dia 26, a partir das 10h, o Parque do Lago será transformado num espaço de cultura, lazer e diversão, durante a Virada Cultural, a primeira do município de Guarapuava. A preparação para o evento será entre os dias 21 e 25, com a Semana de Arte-Educação. Exposições, apresentações, atividades educativas relacionadas ao trânsito e o festival da Canção Ecológica integram a programação. “Com esses eventos, a atual administração vai transformar o cenário cultural de Guarapuava e colocar a cidade no calendário estadual”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.
O palco principal da Virada Cultural será o Conexões, coordenado pelo Governo do Estado, que terá como atração nacional a cantora Fafá de Belém, além de bandas paranaenses. Para promover a valorização da produção artística local, a Prefeitura de Guarapuava terá outros dois palcos, nos quais haverá espaço para música e dança. “Estamos preparando um evento para a família, onde também haverá praça de alimentação, Virada Gastronômica e brinquedos para que todos possam ter excelentes momentos”, reforça a coordenadora geral do evento, Rosevera Bernardim Correa, destacando que a cidade já vive o clima da Virada. Alunos do curso de Publicidade e Propaganda, da Unicentro, estão contribuindo com a divulgação através das redes sociais.
A Virada Cultural é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura, Detran (Departamento de Trânsito do Estado) e Prefeitura de Guarapuava, com apoio da Unicentro, Sesc, Sesi, Faculdade Guairacá, Sanepar, 16º BPM, Corpo de Bombeiros, Guaratran, Força e Luz do Oeste, Rede Sul de Notícias, RPC TV, Rádio Cultura e Diário de Guarapuava.

Programação Semana de Arte-Educação
Dia 21
  • 19h15: Escola Art’Music
  •  19h30: Peça: “Eureka” – grupo de teatro Corpo, Mente e Ação
Ceebja – rua Saldanha Marinho, 2131, Batel

  • 20h: Márcia Rickli – pianista
Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro – rua Marechal Floriano Peixoto, 1399, Centro

Dia 22
  • 20h: Projeto Social Libertare – professora Daniele Krauz e alunos
Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro – rua Marechal Floriano Peixoto, 1399, Centro

  • 20h: Duo Consonâncias – Sonora Brasil
Sesc – rua Comendador Norberto, 121

Dia 23
  •  15 às 16h: Audição instrumental com a Escola de Música Angel’s Som
Praça do Paço Municipal – rua Brigadeiro Rocha, 2777, Centro

  • 20h: Newton Schner Junior – Pianista
Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro – rua Marechal Floriano Peixoto, 1399, Centro

Dia 24
  • 19h: Festival da Canção Ecológica
Pahy Centro de Convenções e Eventos – rua Guilherme Camilo, 129, Boqueirão

  • 19h45: Escola Art’Music
  • 20h: Sorria, Meu Bem, Sorria
Sesc – rua Comendador Norberto, 121

  • 20h: Quarteto de Cordas Becher e João Marcos de Oliveira (piano)
Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro – rua Marechal Floriano Peixoto, 1399, Centro

  • 20h: Madeira de Lei – Circuito Cultural Sesi
Sindicato Rural – rua Afonso Botelho, 58

Dia 25
  • 20h: Ana Vitória Resseti – pianista
Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro – rua Marechal Floriano Peixoto, 1399, Centro

De 21 a 25
  • 10 às 17h: Exposição Trânsito no Museu
Museu Municipal Visconde de Guarapuava – rua Visconde de Guarapuava, 288, Centro

  • 8 às 17h: Exposição Caminho das Cores – artista Inês da Silva Fabiani
Praça do Paço Municipal – rua Brigadeiro Rocha, 2777, Centro

  • 11h30 às 13h: Blitz: Campanha “A Faixa é Nossa” – Movimento Pé na Faixa
Praça 9 de Dezembro – rua Xv de Novembro, Centro

  • 12 às 22h: Exposições: Click Guarapuava; Fotos Impressas em Tela; Simbioze e Pintura em Tela
Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro – rua Marechal Floriano Peixoto, 1399, Centro

De 23 a 25
  • 9 às 12h e 19 às 22h: Oficina de estêncil
Casa da Cultura – rua Alcione Bastos, 211, Centro

  • Mobilidade Urbana – Atividades de Educação no Trânsito
Panfletagem, blitz educativa (cada escola em seu bairro) e palestras nas escolas
 
www.guarapuava.pr.gov.br
www.facebook.com/viradaguarapuava
Instagram: @viradaguarapuava
Twitter: @viradaguarapuava
www.cultura.pr.gov.br

Cesar Filho e Cristina Silvestri entregam diplomas do Pronatec

 
1
Na noite de quinta-feira (17), a Secretaria de Assistência Social de Guarapuava e o Senai promoveram a formatura de 76 alunos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) nas áreas de auxiliar administrativo, costureiro, operador de computador e torneiro mecânico. O evento ocorreu no Ginásio do Colégio Sesi, com a presença do prefeito Cesar Filho e da secretária Cristina Silvestri.
Cesar Filho saudou os formandos e familiares e falou da importância dos cursos para o currículo dos alunos. “O Pronatec é o melhor programa social oferecido pelo governo, pois, com as parcerias da prefeitura e instituições, como o Senai, além da qualificação profissional e melhoria nas condições de trabalho, prepara para a autonomia. A partir do esforço e talento de vocês, com certeza irão se destacar no mercado e serão campeões’, afirma, lembrando que Guarapuava vive um bom momento. Conforme divulgou o Caged, do Ministério do Trabalho, esta semana, o município ficou em 5º lugar no ranking estadual na geração de empregos no mês de setembro. “Estamos trabalhando para atrair novas empresas, que brevemente estarão se instalando, para gerarmos ainda mais vagas em vários setores, promovendo a diversificação”.
Segundo Cristina Silvestri, a parceria entre a Prefeitura de Guarapuava, o Senai e o Pronatec resulta em uma formação profissional de qualidade, com diploma reconhecido. “A Assistência Social atua prevendo a emancipação das famílias. O Pronatec é a porta de saída dos programas sociais, através da qualificação e do esforço, levando jovens e adultos ao sucesso profissional”, destaca.
Durante o curso de costureiro do Pronatec foram confeccionadas 300 peças de roupas que foram doadas à Secretaria de Assistência Social para serem distribuídas à população carente. Solange Caramelo, 63 anos, formou-se como costureira e mostrou que nunca é tarde para se qualificar. “Agora que reiniciei minha vida de estudante, não pretendo parar tão cedo. Quero me qualificar ainda mais e aumentar a renda da família”, diz.