segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Prefeitura mostra agilidade no atendimento às vítimas da chuva



As equipes das secretarias municipais de Assistência Social e de Obras, juntamente com a Surg e a Defesa Civil, trabalharam intensamente desde o último sábado (11) para atender as famílias atingidas pelas fortes chuvas que ocorreram na região de Guarapuava. Em um curto espaço de tempo, o grande volume de água e a intensidade dos ventos provocaram destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos em pontos da cidade. Entre às 19h e 23h de sábado, as equipes (sob a liderança do prefeito Cesar Silvestri Filho) atenderam as 12 famílias que solicitaram auxílio da Prefeitura. Telhas, lonas, cobertores, roupas e alimentos foram rapidamente entregues aos moradores dos bairros São Cristóvão, Vila Bela, Vila Carli e Morro Alto, os mais afetados pelas ações da natureza.

Adelair de Souza, 36 anos, moradora da Vila Carli, teve a casa invadida pelo córrego que passa nas proximidades de sua residência. “No momento da enxurrada, pensei que o teto iria cair sobre a minha cabeça. Minha situação é muito complicada, mas tenho esperança de que a situação melhore com o apoio das equipes da Prefeitura”, afirma. A moradora perdeu todos os móveis, alguns levados pela força da água. Adelair também reforça que, com frequência, há falta de consciência por parte dos moradores. Segundo ela, instantes antes da chuva de sábado, um vizinho havia jogado um sofá no córrego, agravando os problemas.

Na mesma vizinhança, a dona de casa Luiza de Almeida Araújo Andrade recebeu imediatamente o atendimento da Assistência Social. “No sábado mesmo, as assistentes sociais me encaminharam colchões de casal e de solteiro e quatro cobertores. Estou confiante, pois elas me garantiram que em breve eu estarei em uma nova casa, livre de transtornos”, disse Luiza, referindo-se a uma possível contemplação nos programas municipais de Habitação. E, durante a tarde desta segunda-feira (13), quatro equipes da Assistência Social e uma equipe da Secretaria de Habitação estiveram em campo realizando visitas e terminando o mapeamento das áreas atingidas.

Surg realiza obras de manilhamento na Vila Carli


manilhamento vila carli (6)
As ruas Carajás e Tupi, na Vila Carli, estão em obras. Desde a última terça-feira (07), equipes da Surg trabalham nos locais para melhorar o fluxo de água nas galerias pluviais. O problema atinge diversas famílias há anos, principalmente porque um rio próximo ao local transborda nos dias de chuva intensa. Segundo o presidente da Surg, Fernando Damiani, com a intervenção, o objetivo é trocar as manilhas para evitar futuros alagamentos. O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, esteve na Vila Carli, vistoriou a obra e conversou com os moradores.

“O trabalho inicial seria a limpeza das bocas de lobo, mas a equipe verificou que isso seria insuficiente para evitar os alagamentos, pois há manilhas de diâmetros diferentes, o que dificulta a passagem da água. Agora estamos trocando e colocando manilhas com tamanhos iguais”, afirma o prefeito. A obra prossegue até quarta-feira (15). Segundo o presidente da Surg, funcionários da companhia estiveram no local no final de semana e constataram a eficiência do serviço. “Mesmo sem a conclusão da obra, verificamos que melhorou a situação no local em 90%”.

Fernando Damiani adiantou que as ruas receberão asfalto e infraestrutura. “Muitos locais receberam, há alguns anos, apenas a pavimentação. Não há meio-fio e calçamento, o que ajudaria a evitar os alagamentos. Mas está no planejamento do prefeito Cesar Filho o asfaltamento dessas ruas com toda a infraestrutura necessária”, garante. Damiani pede que a população auxilie no trabalho da Surg. “A população não deve jogar lixo nas ruas, pois entopem as galerias e causam diversos transtornos”, finaliza.

Prefeito Cesar Filho visita obras direcionadas à educação em Guarapuava

4 Na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito Cesar Silvestri Filho, junto da secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, e do presidente da Surg, Fernando Damiani, visitou obras das novas creches, além das futuras instalações da Escola Municipal Antônio Lustosa. No percurso entre os bairros, o prefeito também fez diversas paradas para acompanhar outras ações da prefeitura e ouvir sugestões de moradores.
No total são 10 creches que estão sendo construídas com verbas do PAC 2 do Governo Federal, e que devem ser entregues ainda em 2014. Uma décima primeira unidade na Vila Colibri foi aprovada em dezembro de 2013, e entra em processo de licitação nos próximos meses. A dimensão das construções chama a atenção. “É a estrutura de um sonho.É o ideal”, afirma a secretária Doraci. Seguindo os padrões do Proinfância do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), os mais de 1300m² de área construída são ocupados por blocos pedagógicos, administrativos, de serviços e multiusos, espaços adequados para atender 120 crianças em período integral, e que devem empregar de 35 a 40 pessoas, entre educadores e funcionários. “Essas unidades são as meninas dos nossos olhos. Elas atendem aquilo que nos temos como expectativa para dar o melhor para nossas crianças. Uma mãe que trabalha fora tem que ter a tranquilidade de saber que está deixando o seu filho em um lugar que ele será muito bem cuidado”, enfatiza a secretária.
A creche do Jardim dos Américas é uma das que se encontra em estágio mais avançado, assim como Vila Rebouças, São Cristóvão, Planalto e Xarquinho, todas com entre 68% e 83% das obras concluídas. Após o edifício pronto, a verba para compra de mobiliário e equipamentos para as creches é liberada pelo Governo Federal.
No centro de Guarapuava, o prefeito acompanhou o andamento dos trabalhos no futuro Teatro-Escola. A ideia é que o espaço funcione articulado à Escola Municipal Antônio Lustosa, além de atender todas as demais instituições de ensino municipais, com atividades culturais de contraturno. Quanto à nova escola, a expectativa é que a fase final de licitação termine em um mês. O orçamento para a construção é de 6 milhões de reais, e a previsão é de que a primeira turma possa estar em sala em fevereiro de 2016. “São investimentos feitos integralmente com recursos do município, resultado do esforço financeiro que fizemos ao longo de 2013, economia que permite agora uma gestão plena sobre a execução do projeto”, reforça o prefeito.
Cesar Filho aponta que o que se pretende é tornar o local referência para os demais investimentos no campo da educação, além de ser a resposta a um anseio da população que se estende há anos. “É um pleito de quase duas décadas da comunidade, foi prometida diversas vez, chegou a se fazer tapumes anunciando a escola. O tapume caiu, a escola não saiu. Ao longo de 2013, nos dedicamos a resolver o imbróglio jurídico da área e readequar o projeto existente para aquilo que queríamos. Não bastava construir mais uma escola, era necessário algo que representasse um novo paradigma de escola pública de qualidade”, afirma.
O prefeito também destaca que todas as escolas municipais devem passar por reformas nos próximos anos, como pintura, que já está em processo para licitação. Em 2014, seis instituições vão passar a ter quadra esportiva coberta, e outras três terão reformas e ampliações, estas totalizando quase um milhão de reais em investimentos. Outro objetivo para o ano é a busca de recursos para a construção de duas novas escolas, uma na Vila Colibri e outra no Jardim das Américas, junto ao CEU (Centro Unificado de Arte e Esporte) do Paz e Bem, também em construção.


Gostou desta matéria? Então Compartilhe!



Voltar